Mercado

Seminovos: Locadoras movimentam R$ 2,5 bilhões – Usados têm alta 3,1% em julho

mercado-2 Seminovos: Locadoras movimentam R$ 2,5 bilhões - Usados têm alta 3,1% em julho

O mercado de seminovos está dando um ótimo resultado para as principais locadoras de automóveis do país. As três principais empresas do setor conseguiram nada menos que R$ 2,559 bilhões com a venda de veículos de frota de aluguel. O negócio já é a principal fonte de renda dessas empresas.



Só a Localiza teve alta de 16,6% no primeiro semestre ante o resultado de 2016, tendo uma frota total de 151.750 carros e faturamento de R$ 1,526 bilhão enquanto o locação de veículos representou R$ 1,159 bilhão. A empresa até adquiriu a Hertz no Brasil, fechando o primeiro semestre com lucro líquido de R$ 249,5 milhões e até atraindo a atenção de um fundo americano, que adquiriu 5,26% das ações da companhia. Lembrando que, nos EUA, o setor está em declínio.

Já a Movida teve crescimento de 45,3% nas vendas de seminovos no mesmo período, faturando R$ 716 milhões e lucrando R$ 486,5 milhões. O mesmo crescimento nas vendas foi verificado na concorrente Unidas que, no entanto, faturou R$ 413,8 milhões com o negócio e teve mais R$ 357 milhões com o aluguel de automóveis. A aposta da empresa foi nos feirões de veículos usados, a fim de ampliar sua participação nesse mercado.

Nas vendas de carros novos no primeiro semestre, as locadoras adquiriram 194.099 unidades, que representaram 23% do total. As vendas diretas no mesmo período subiram 27% em relação ao mesmo período de 2016. No varejo, as vendas recuaram 8,5%.

Mercado de usados

Na primeira meta de 2017, as vendas de carros usados subiram 9,89% com a comercialização de  5.070.460 automóveis e comerciais leves. As marcas mais negociadas foram Volkswagen, Chevrolet e Fiat com 22,11%, 20,98% e 20,46%, seguidas de Ford e Renault com 10,09% e 4,43%, respectivamente.

No mês de julho, apesar da queda nos negócios em junho, as vendas voltaram ao patamar de maio com 947.211 unidades, alta de 3,10% sobre o mês anterior. No acumulado do ano, o setor cresceu 9,0% em 2017. O mês passado também foi melhor se comparado com o mesmo período de 2016, elevando os números em 4,46%. De janeiro a julho, o Brasil consumiu  6.017.671 de automóveis e comerciais leves usados.

Volkswagen, Fiat e Chevrolet foram as mais negociadas no mercado de usados com 21,99%, 21,11% e 20,45%, respectivamente. Ford e Renault ficaram com 10,12% e 4,47%. No acumulado do ano, a VW continua a preferida no mercado de usados, seguida pelas demais citadas. Entre os automóveis usados, o mais procurado é o Gol, seguido de Uno e Palio. Clássico, o Fusca ficou em 24º lugar. Líder entre os novos, o Onix só aparece em 17% no mês de julho. A Strada domina o mercado de segunda mão e a longeva Kombi ficou na sexta posição no mês passado.

Confira abaixo os 50 automóveis e 50 comerciais leves usados mais vendidos em julho de 2017:

Automóveis

1º GOL 87.835
2º UNO 54.745
3º PALIO 53.497
4º CELTA 32.068
5º CORSA 26.300
6º FIESTA 23.813
7º FOX 23.650
8º SIENA 22.421
9º CLASSIC 19.689
10º COROLLA 19.006
11º KA 16.327
12º CIVIC 16.096
13º SANDERO 14.137
14º VOYAGE 13.837
15º ECOSPORT 13.121
16º FIT 10.980
17º ONIX 10.904
18º PRISMA 10.900
19º HB20 9.085
20º PALIO WEEKEND 8.365
21º VECTRA 8.238
22º C3 8.071
23º GOLF 8.000
24º FUSCA 7.595
25º ASTRA 7.507
26º FIESTA SEDAN 7.094
27º PARATI 7.044
28º CLIO 6.882
29º PUNTO 6.639
30º LOGAN 6.166
31º IDEA 5.811
32º FOCUS 5.415
33º AGILE 5.272
34º DUSTER 5.244
35º TUCSON 4.989
36º 206 4.971
37º COBALT 4.893
38º PAJERO 4.729
39º CITY 4.720
40º MERIVA 4.676
41º ESCORT 4.672
42º CORSA SEDAN 4.474
43º POLO 4.240
44º CROSS FOX 4.138
45º CRUZE SEDAN 4.038
46º MONZA 3.927
47º 207 3.901
48º SPACE FOX 3.709
49º POLO SEDAN 3.679
50º I30 3.651

Comerciais Leves

1º STRADA 25.194
2º SAVEIRO 19.082
3º S10 13.870
4º HILUX 9.576
5º MONTANA 8.817
6º KOMBI 6.513
7º RANGER 5.803
8º FIORINO 5.413
9º L200 5.243
10º FRONTIER 2.951
11º AMAROK 2.854
12º PAMPA 1.896
13º F1000 1.755
14º COURIER 1.691
15º DUCATO 1.562
16º D20 1.547
17º HR 1.460
18º MASTER 1.294
19º TORO 1.152
20º F250 984
21º KANGOO 743
22º K2500 699
23º DOBLO 592
24º D10 503
25º DAILY 3514 490
26º BESTA 479
27º SILVERADO 454
28º BOXER 364
29º SPRINTER 313 362
30º OROCH 361
31º HOGGAR 293
32º JUMPER 287
33º UNO 272
34º TOWNER 263
35º TRANSIT 242
36º F100 240
37º CHEVY 231
38º SPRINTER 226
39º PARTNER 211
40º C10 199
41º SPRINTER 311 195
42º F75 188
43º RUIYI 173
44º C20 157
45º H100 143
46º RAM 126
47º K2700 123
48º TOPIC 109
49º DAKOTA 107
50º BANDEIRANTE 103

[Fonte: Fenabrave]

 

 

 

  • Ailton Junior

    Deixa algum bobão (que não são poucos) comprar um 1.0 completo por 50 miL, dois anos depois o mais informado compra o usado completo por 40 miL e ainda em garantia.
    Não é bom negocio comprar carro novo atualmente.

    • João Cagnoni

      Eu também não compraria um 1.0 completo com 2 anos de uso. Se for pra economizar, eu pego um carro mais antigo. E não adianta dizer que eu iria gastar muito com manutenção pois isso não é nem 10% do valor perdido com um carro novo e sua desvalorização.

    • Lyn

      Do jeito que os preços estão aumentando rapidamente é capaz de vc comprar o 1.0 pelos mesmos 50 mil. rs

    • Mancelmo

      O que seria dos “espertões” se não fossem os “bobões” comprarem carros novos…. fala sério sempre essa ladainha… as locadores compram com um desconto enorme, ganham rios com a locação como a reportagem mostra e vende pelo mesmo preço que comprou e os “espertões” compradores de usados se acham….pakabá…

      • Verdades sobre o mercado

        Na verdade as grandes locadoras vendem até mesmo com lucro sobre o preço de compra, de tão generosos que são os descontos, afinal são compradores que tem alto poder de barganha.

        • Alexandre Viotto

          E, convenhamos, difícil achar alguma compra boa entre estes veículos de locadoras, pois são carros usados, muitas vezes, em condições desfavoráveis!

          • Luciano RC

            Depende… tudo vai dar região.

            Se você for comprar os modelos em regiões turisticas, sim. Agora os carros das locadoras que são vendidos nas grandes cidades, normalmente são usados profissionalmente e vem num bom preço com baixa km e garantia. Eu compraria sem problemas.

    • MMM

      Bobão é quem acha que sabe o que os outros devem fazer com seu dinheiro.

      • Franco da Silva

        ^^ Resposta definitiva ^^

      • William

        O problema é quando os bobões impactam o mercado como um todo, prejudicando os espertalhões a conseguirem comprar carroças, ops, carros com o preço que realmente vale ;D

    • Igor Pricandi

      Bom se não houver o bobão, não haverá o espertalhão dois anos depois. São irmãos siameses. Mas Ailton, você já pensou que se um novo 1.0 custasse uns 30mil completão? Quanto valeria o usado dele? Bom, o que define o preço do usado é o novo. Se os novos caissem de preço, ou melhor o governo deixasse de cobrar quase a metade do valor em impostos seria bom não é mesmo. Um UP sairia por uns 25/30 mil. E o seu usado que está na garagem que você pagou 30, amanheceria valendo uns 12. Não questiono que os preços de carros no brasil sejam pela hora da morte. Mas dai a ofender quem compra o zero são outros quinhentos. E como disse aqui há alguns dias. O mercado de carros não é feira, não tem hora da xepa. Se a demanda cair, eles segurarão o estoque e farão pequenas campanhas, deixando a batata quente para os concessionários. Se demorar ainda mais, eles cortam a produção para empatar com a demanda. O tempo ideal de estoque para as montadoras é de 20/25 de demanda. No auge da crise chegou a bater em 48/60, e nem por isso os preços cairam. Em vez de ofender quem compra o zero, ofenda o governo que ganha entre 4 e 5 vezes mais que a montadora por veículo zero. Apenas para registro, o ganho médio por veículo da montadora é 8%, nos populares é menor e nos mais caros maior, daí a média. Os impostos icms, ipi, pis, cofins, etc., podem chegar a quase 50%. Então Ailton, quem está roubando? A montadora, o otário que paga o carnê do zero. Pense antes de falar meu jovem. Quem compra o zero, financia o seu usado, gera empregos, bota a economia pra rodar. E só compra usado, quem não pode comprar zero.

      • RPM

        Gostei do seu comentário….vc só errou no final quando diz que só compra usado,quem não pode comprar zero….está generalizando igual ao comentário que vc respondeu….eu mesmo comprei um usado recentemente,mas podia comprar qualquer zero à vista…

        • Alexandre Viotto

          Você poderia comprar “qualquer” carro zero à vista? Tá milionário hein! Kkkk

          • RPM

            Rsrsrs….ferraris e lambos não né…me refiro a carros “normais”…

    • Pedro Henrique

      1.0 completo 57 mil seminovo com 1 ano de uso e 3 anos de garantia (restando 2 anos) 19 mil km 44 mil…
      se for hyundai é 5 anos de garantia, cm um ano de usado resta 4 anos (bem mais do que garantia de carro zero) e com vantagem de já ter desvalorizado o maior baque

      • Deadlock

        Poderia ser um carro chinês, com 6 anos de garantia, ainda sobrariam 5 anos garantidos. Mas, peraí…

        • José Barbosa

          A Renault já fala em 8 anos… mas aí, sem saber direito, imagino que dê para comprar uns três carros fazendo revisão em loja que vai valer quase o preço do carro.

          • afonso200

            pois é, nao da nem pra trocar uma bucha de bandeja, ou braço axial ou pastilha fora da CCS que ja perde a garantia

    • Erick

      Yes brother!
      Sandero 1.6 (com menos de 30 mil Km rodados) por 32 mil na Localiza de Goiania. Melhor que Prisma/Onix/HB 20 1.0 por 50 mil acima…

    • José Barbosa

      Será? Quantos brasileiros tem bucha para dar isto, à vista? E quando vão financiar, as taxas são idênticas? Os custos de seguro? O que importa para cada usuário? Aliás, se ninguém comprar carro novo, quem vai vender?
      No Brasil, TODOS os carros são absurdamente caros. Moro do lado de um feirão, todo o domingo aparecem algumas tralhas na rua que o cara deveria PAGAR para se livrar de despesa, e ainda COBRA, muitas vezes, CARO.

  • Ricardo

    Certamente carros com km adulterada!

    • Douglas

      Os de locadora acho difícil, em geral passam pouquíssimo tempo com o carro e já vendem.

      • Ricardo

        Mas quem usa carro de locadora e o detona isso não há como negar!

        • Marcelo Nascimento

          Não é verdade. Uso carro de locadora com muita frequência e não detono, ando normal, como se fosse meu. E conheço 3 pessoas que usam direto e também não detonam…

          • Ricardo

            Isso em cidade né, pois em estrada de chão é um saco ficar andando devagar para não detonar o carro, quando é alugado duvido que não toquem o foda-se!

          • Alexandre Viotto

            Eu tbm não costumo fazer mau uso de carros locados, mas na minha última viagem ao Nordeste peguei umas estradas de terra e cascalho indo para algumas praias mais desertas que, mesmo tomando cuidado, deu dó do Sanderinho… Kkkkk

        • José Barbosa

          Para o cara sair detonando o carro ele tem que ignorar completamente o contrato, e em prejuízo próprio: o carro vai beber mais e ele quem completa o tanque; se houver um acidente, vem custos e dor de cabeça. A maioria anda igual, ou até com mais cuidado, naquilo que não é dele.

          • afonso200

            ihhhh quando alugo a categoria tipo fluence ou focus, dale pau no chao batido, 5 dentro, malas cheia, e ja era, 2 dias faço quase 900km

          • lucas

            exatamente. Fora que se a maioria das pessoas andassem igual o vacilão ai os preços iriam subir. É tipico comportamento de pessoa desprovida de inteligencia, aka burro.

      • V12 for life

        Não é bem assim, a maioria fica com o carro até ele se pagar, o que alugando para empresas demora pouco mais de meio ano, é por isso que os seminovos são só lucro.

  • Leonel

    Se o mercado de seminovos depender de mim, vão continuar tendo muito lucro he he…

    Com carros de entrada e compactos atingindo preço (em versões topo de linha) de médios, fica difícil mesmo pensar em um zero KM. Enfim, enquanto os novos persistirem com preços completamente fora da realidade, continuarei “mirando” em seminovos…

    • klaus

      é a melhor opção mesmo

    • Munn Rá : O de Vida Eterna

      É preferível um usado ” completão ” que um novo ” peladão “

      • MMM

        Melhor um novo completão.

        • Munn Rá : O de Vida Eterna

          pode até ser mas com esses preços esdrúxulos praticados no Brasil

          • MMM

            Preços de usados são tão esdrúxulos quanto de novos.

            • Munn Rá : O de Vida Eterna

              discordo : embora os usados sejam sobrevalorizados o preço dos carros novos consegue a proeza de ser mais esdrúxulo e não é á toa que isso é motivo de críticas por parte de vários consumidores

              • MMM

                É só você ver o caso das locadoras. Eles compram o carro, alugam por 6 meses pra gente que não tem o menor cuidado e vendem o usado por valor mais caro do que compraram novo.

                Cada um sabe o que é melhor para si, mas eu não compro carro usado. Compro novo, ando 5, 6 anos só com manutenção básica e troco.

                • Munn Rá : O de Vida Eterna

                  Tudo bem direito seu ( interessante ficar cerca de 5 anos com o carro ) porém isso não minimiza o fato dos carros novos terem preços tão esdrúxulos ( inclusive como dito acima criticados por isso )

                  Além disso o caso explicitado por você é específico ( locadoras ) mas estou falando de forma geral

      • Leonel

        É só pegar o caso do Onix topo de linha, que passa dos R$60 mil. Outro exemplo, o Argo que fica acima dos R$70 mil. Então começamos a ter faixas de preço onde a gama de seminovos são, de fato, muito interessantes. Mas enfim, sigo o que falei acima ainda rs

    • Leonel

      Então @disqus_ZxzfBs2wO9:disqus , realmente manter um carro é um custo elevado, com impostos, seguro e afins. Eu, hoje, sem carro, seria bem complicado, porque tenho bastante compromissos ao longo da semana e fim de semana. Mas no futuro, quem sabe eu possa seguir essa mesma linha.

  • donthavejournalistjaps

    cade Etios?

  • Antonio Carneiro

    Só lembro da Captiva que tenho – 2.4; 6 marchas; 185HP Injeção Direta e afins: R$ 34.000,00 (2 anos de alegria e muitas viagens). No mercado de usado, quando se pesquisa, dá para tirar algo bom. Antes, um Fluence da Localiza, tranquilão!

    • jean

      34000? pela descrição seria no minimo a 2012, que gira nos 50mil…

      • Antonio Carneiro

        O cara tava ‘aperreado”. E ela tava maltratada.

    • Alexandre Viotto

      Só elogios à Captiva, mas esqueceu de citar que ela faz 5Km/l na cidade! Kkkkkkk. Para quem roda 50Km por dia como eu, faz uma diferença grande no final do mês…

      • Antonio Carneiro

        Não pago prestação de carro assim, gasto com gasolina e a minha faz 7.1

  • Franco da Silva

    25% do mercado é das locadoras, que compram o que for mais barato. Depois aparecem os especialistas que analisam a qualidade dos carros pelo ranking de vendas… ficam torcendo pro carro X passar o Y…

  • Franklin Diego

    Esse número se reflete em alegria para os bancos. Tendo em vista que a grande maioria é comprado por meio de financiamento.

    • Alexandre Viotto

      Pura verdade, assim como a maioria dos zero km!

  • thiago souza

    alguém aqui já comprou carro de locadora? existe barganha? Aqui em manaus pelo menos não vejo vantagem alguma em comprar carro de locadora, os carros que vi tem as vezes apenas R$ 2000 de diferença se comparado com um novo, isso já com mais de 20 mil km rodados…o hb20 principalmente, vi na loja da movida a preços muito próximos de um zero. Mesmo podendo passar 10 mil reais no cartão em 10 vezes em juros, não achei que valeria a pena em hipótese alguma

    • Lucas Fernando

      Sim, já comprei duas vezes, eu acho que vale muito a pena, o primeiro foi um Celta LS com 18 mil KM, custou uns 3000 R$ abaixo do valor de mercado e ainda teve garantia completa por 1 ano. Comprei recentemente um Ká 1.5 hatch na Unidas com + ou – 31 mil KM por 31 mil R$, com 1 ano de garantia e assistência (inclusive guincho). (Região de Campinas, em SP capital os preços são ainda melhores.)

  • Erick

    Sandero 1.6 (com menos de 30 mil Km rodados) por 32 mil na Localiza de Goiania. Melhor que Prisma/Onix/HB 20 1.0 por 50 mil acima…

  • Leonidas

    Como que esses carros de locadora compensam? Não é atoa que lucra mesmo. Vi na localiza cobalt LT 1.4 16/17 com 28 mil km rodado 51 mil reais. Preço tabela fipe: 46.600 reais. Preço de um cobalt LT 1.4 17/17 zero km promoçao 52.290.
    http://www.chevroletnova.com.br/oferta/Cobalt-LT-SEDAN-1_4-2017-SP-1022
    Meu Deus …

  • Ediomar

    Aqui em Santa catarina ta cheio de onix e hb20 placa O e P de Belo Horizonte ,carros inclusive com valores bem altos na minha opinião,os garagistas vão la compram e revendem com um lucrao em cima,o pior é que trazem só as tranqueiras e tem gente que compra e acha vantagem ainda.

  • afonso200

    geralmente a localiza usa o carro 11 meses e ja o leva pra venda

    • Samluzbh

      Esse critério já mudou, são 10 meses ou 25 mil km, aqui em BH já tem espera dos 17/17 da Localiza, o mercado de seminovos de locadora já esta se prostituindo.

  • Ricardo Blume

    Ao menos aqui na minha cidade, as lojas da Localiza e Movida possuem bons semi-novos a venda e com baixa quilometragem. Conheço vendedores de ambas as lojas e eles me garantiram que não há adulteração de km. Quanto ao preço, seus carros eram mais em conta, agora da a impressão que cresceu o olho e estão cobrando mais pelos mesmos, algo como o valor que o mercado cobra mesmo. Vale pela estado dos veículos e pela garantia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend