Chrysler EUA Finanças GM Governamental/Legal Montadoras/Fábricas

Senado negou os bilhões para montadoras? Os tempos serão obscuros

bomba-nuclear Senado negou os bilhões para montadoras? Os tempos serão obscuros







O mundo inteiro discute o que será das montadoras americanas agora que o dinheiro está mais longe do que nunca. Os piores cenários possíveis são catastróficos. A Chrysler mesmo poderia chegar a fechar mais de 20 fábricas, mandar embora mais de 50.000 pessoas e ficar devendo mais de 7 bilhões de dólares para seus fornecedores.

Já a GM ficaria em uma situação pior ainda. Mandaria embora quase 100.000 pessoas, fechando 47 fábricas que tem nos EUA. Ela inclusive já contratou advogados para trabalhar em uma possível falência. Os trabalhadores da General Motors já foram inclusive avisados de possíveis cortes na produção.

Depois desse Armagedom automotivo, cerca de 40% das 6.500 concessionárias da marca fechariam. E tanta notícia ruim para a GM e a Chrysler não significa necessariamente boas notícias para a Ford e outras montadoras que não estão tão mal, já que 70% dos fornecedores da Ford são da GM. Se a GM quebra, uma boa parte desses fornecedores quebram junto.

Já as montadoras asiáticas compartilham 58% dos fornecedores com a GM. Fica ruim pra todo mundo. Se nenhum dinheiro for dado para a GM, ela poderia começar as ações que descrevemos acima já na semana que vêm.

[Fonte: freep.com]



  • Weddly

    Acho que o Senado americano tem que pensar em todo o efeito cascata que esse dinheiro vai impedir que aconteça.
    Não é só os executivos das montadoras que vão sofrer com isso.

  • pablorocha

    É tudo jogo de cena,eles negam depois liberam as lascas pra todo mundo. :banana:

  • Kaique L. Andrade

    Vamos fugir para as montanhas! :owmy:

  • Helio Ribeiro

    Era tudo o que a China queria…

  • Carlos Medeiros

    [Comentario #126247 sera citado aqui]

    HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Po mas falando sério…a parada é sinistra mesmo. Tem gente que fica feliz com a falencia da GM porque gosta de outra marca por exemplo, mas não sabe que isso poderia inclusive acarretar a falencia de outras fabricantes. A GM é um monstro de gigante…. ela tem que se reestruturar, mas falir isso não pode ocorrer em hipótese alguma.

  • hillsantos

    É verdade. Muita gente reclama, xinga e afins aqui com a GM, mas o negócio é parada.
    Pow, não sabia que a GM era tão mostruosa assim… Isso é bom para os Bairristas de plantão deixarem de falar mal da GM, e olhar a realidade ao lado dela, e ao lado de todos nós.

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #126252 sera citado aqui]

    C q pensa, está havendo uma quebradeira feia de fabricantes lá na China também, pior é que muitas fábricas têm conjuntos residenciais onde os funcionários moravam, e esse pessal, além do emprego, perdeu sua moradia, viram suas vidas desabarem da noite para o dia, e são milhares…

    [Comentario #126253 sera citado aqui]

    Pior é que é verdade, a gente fala dos carros, como futebol, um é melhor que outro, etc… mas do ponto de vista empresarial e econômico, a falência da GM vai ser catastrófica, já que essa área move muito dinheiro, sem falar dos fabricantes que compram motores e plataformas da GM e no empobrecimento dos EUA e de muitos países onde as divisões da GM movem a economia, vai ser um efeito dominó aterrador, e os primeiros atingidos, depois da GM, será o povo, que compra Toyota, Volkswagen entre outros produtos de empresas que por hora estão financeiramente bem…

    Isso me deixa de cara com a GM, Ford e com os EUA, eles sabem do tamanho da responsabilidade em suas mãos e das consequências de seus atos, mesmo assim, deixaram as coisas chegarem ao ponto que chegou. :down: :down: :down:

  • Leacs

    O Bush ja comecou a se movimentar para o tesouro americano emprestar o dinheiro,usando parte dos 700 bi que tem para reestruturar os bancos.ja que o senado nao aprovou outro emprestimo.

  • victor

    a gm tinha que torna da opel uma marca mais participativa no mercado americano,por que a opel e uma das poucas marcas da gm que faz carros economicos voltado para o futuro

  • eduardocarrilho

    Pois é amigos, a falência da GM é a derrocada de um SISTEMA ECONÔMICO neoliberal e monopolista, contudo devemos refletir sobre algumas das supostas reações em cadeia. Tomemos como exemplo o caso dos fornecedores para outras marcas: Esta empresas podem e já devem estar fazendo uma busca de novos fornecedores (a GM não possui exclusividade em nada do que ofereça a seus clientes (concorrentes). Estes novos fornecedores podem ser na Ásia ou América do Sul. E isso é bom pro Brasil, China, Argentina entre outros, não?! Os empregos lá vão fazer falta aos cidadãos (QUE TEM MUITA CULPA NA CRISE, POIS ELEGERAM OS PRESIDENTES QUE PERMITIRAm QUE A ECONOMIA VIRASSE UM CASSINO…)e tb ao próprio sistema econômico…mas isso não é próprio do capitalismo????
    Outra coisa, é que existem muitas saídas para a GM sem este ARMAGEDON todo: 1ª – declarar a falência (ganhar um prazo legal para postergar as dívidas) e reestruturar a empresa; 2ª – Vendê-la inteira a um grupo de investidores nacionais ou estrangeiros (algo que o TIO SAM não vai aceitar – vender um símbolo americano para um grupo estrangeiro..));3ª – Vender as marcas do grupo em partes separadas para várias outras empresas (deve ter muita gente aguardando isso).
    Mas o que eu pergunto é: E quando AS DEMISSÕES E o FECHAMENTO DE FÁBRICAS de multinacionais dos EUA ocorrem em suas filiais de países e pobres, como aqui no Brasil nos casos da Dodge e LAND ROVER????? o que o TIO SAM faz????? Então quero mais é que a GM se EXPLODA…E SE SEJA VENDIDAS EM PEDAÇOS….

    OBS: Eles nos roubam, nos empurram carros caros e pouco seguros, ditam as regras da moda e quando vão a falência a gente (contribuinte e cidadão que compra os carros) é paga a conta, é mole???!!!!

  • Kaique L. Andrade

    [Comentario #126257 sera citado aqui]

    Eu duvido que uma empresa gigante como a GM possa falir, o governo americano não vai deixar… esse negocio de negar o dinheiro que as montadoras pediram é só para dar medo no mundo inteiro. Se realmente por acaso a GM falir, muitas empresas vão junto com ela.

  • Emerson Lima

    Em que as montadoras de carros são melhores que outros empreendimentos para se acharem no direito de serem agraciadas em sua incopetência? Se não quisessem perder os empregos dos americanos que não fissezem tanta burrada em nome da arrogância e do tal “american way of life”. A GM já vinha cambaleando e a atual crise passou-lhe a rasteira. Agora terá q ue escolher entra ser vendida p/ um grupo estrangeiro e salvar seus empregos ou falir mantendo o orgulho norte-americano, ou seja, afundar de cabeça erguida.

  • Luis.J.R.

    Até parece que vai falir?O governo americano, não deixaria isso acontecer.Eles sabem que seria um desastre.Logo,logo o governo vai liberar o dinheiro para as trez grandes. :assob:

  • marcodoido

    É o fim de tudo,todos serão afetados direto e indiretamente pela falência da gm.O que acontece com a gm do Brasil,sendo que ela ainda não se desligou do EUA como a ford fez?????Se ferra hahahahahaha :hauhau:

  • Lauro

    sei la em… tanta gente falindo acho q o q pode acontecer em um futuro nao muito proximo (caso venham a falir)… é a tendencia dos carros piorarem a qualidade…
    pensem só…
    GM e FORD fora do mercado… fora outras que viessem a falir tb…
    a obrigação de fazer produtos com mais tecnologia e mais qualidade para disputar o mercado ficaria em segundo plano, primeiro pq a concorrencia ja seria menor e as opções idem, outra seria a falta de grana q as outras montadoras que sobrarem vivas iriam ter…
    muitos iriam dizer AH MAS TEM OS CHINESE BLA BLA BLA… po gente cai na real, a qualidade do carros dos cara ainda tao muito longe de ser boa comparada a GM e FORD e Chrysler… se bem que a qualidade dos carros no Brasil é dificil de piorar, mas acho q caso as 3 americanas venham a falir a tendencia é piorar a qualidade por um bom tempo ate as que sobrarem se reestruturarem novavemente e assim com o tempo e a exigencia da concorrencia voltarem a oferecer qualidade.

  • WDA

    Até quem enfim uma materia para mostrar a realidade… Quem sabe assim aqueles que comemoram os problemas da GM consigam abrir seus olhos!!! E como muitos já disseram não demora muito o governo vai liberar esse dinheiro, tomara!!!

  • Jeff Brown

    [Comentario #126267 sera citado aqui]

    Pouco antes da PanAm, Enron e WorldCom quebrarem, muita gente dizia o contrário.

    E mais: Há uma grande expectativa para terça sobre a possibilidade de fusão da FIAT com PSA, ou ampliação da parceria atual para outros segmentos.

  • Claudio

    Essa gente inventou o capitalismo desenfreado, inventou a globalização e outras coisinhas, tudo pensando e ganhar cada vez mais e quanto maior melhor!Esqueceram da lei da ação e reação!Para toda ação feita se gera uma reação, no caso demorou mas agora a reação esta aparecendo, e é do tamanho da ação, coisa bem grande, eles achavam que sempre ia estourar nos mais fracos, mas agora a vida mostra que não é bem assim!Mesmo que aconteça, a hunanidade não vai acabar por isso, mas espero que aprenda com o exeplo e passe a agir de uma forma mais adulta e respeitável, para que todos possam viver num mundo melhor e bem menos sofrível!

  • O fim delas, teria um efeito cascata sobre todas a montadoras que tem fabricas nos EUA, as ações de praticamente todas as montadoras do mundo iriam cair vertiginosamente devido ao medo de que alguma delas possa quebrar tb. As vendas despencariam e muitas pessoas não iriam buscar um porto seguro em outra marca pois haveria o medo de algumas delas tb virem a não aguentar a falta de fornecedores e as quedas nas vendas. Não seria apenas migrar de uma marca para outra e acabou a crise!

    Sem empregos, sem renda e sem crédito, a economia americana iria descer a montanha russa economica. Mercado menor, estoques maiores, preços maiores, custos maiores, enfim…seria uma cascata de efeitos negativos que certamente não demorariam a chegar aqui.

    Com a atual crise, a quebra dessas duas seria o inicio de uma crise ainda maior, com efeitos catastróficos na economia global.

  • Luis.J.R.

    [Comentario #126292 sera citado aqui]

    Se as trez grandes falirem, a fiat e psa poderia também ser afetadas?

  • LFSP2

    O problema delas é que se comportam igual ao passado, a GM tem hoje pouco mais de 20% das vendas de carros nos EUA mas age como se ainda fosse dona de metade do mercado, um exemplo disso é que ela tem 8 marcas vendendo nos EUA, que fazem modelos que são quase clones uns dos outros e o pior, a GM tem quase 5 mil revendas, a Toyota tem 60% do total de revendas da GM(contando todas as marcas que elas tem) mas vende quase o mesmo que ela.

  • cordigital

    [Comentario #126292 sera citado aqui]

    nenhuma das 3 juntas empregam mais pessoas que a gm sozinha!

  • Jassa Murtab

    [Comentario #126260 sera citado aqui]

    Lá vem o caudilho comunista patético com seu ensaio de “derrocada do capitalismo”. Pergunto! Alguém aqui nesse blog estaria desejando perder sua liberdade, direito de propriedade, anarquismo, assassinatos por ordem de um lider revolucionário e outras mazelas por defender este mal? Sinceramente! É preferível a pior crise econômica mundial que viver neste inferno do proletariado. Tem gente que tem larva de tapuru na cabeça em defender um regime demoniaco desses. :nanao:

  • educ

    Também acho ridículo esses discursos Marxistas mais que batidos!

    A GM quebrando seria péssimo para a economia mundial. A crise já está assolando gente demais, uma notícia ruim dessas seria um golpe duro demais. Além disso, um concorrente a menos nesse mercado seria péssimo, pois centralizariamos ainda mais o mercado.

    De toda forma, não creio que seja de todo verdade. Sabemos do jogo político que há nesses momentos e com certeza a GM está fazendo de tudo, até plantando notícias como essa, pra conseguir ajuda do Governo.


Send this to a friend