Etc Tecnologia

Sensor de estacionamento eletromagnético – não precisa furar o parachoque

sensor-estacionamento-eletromagnetico Sensor de estacionamento eletromagnético - não precisa furar o parachoque

O Brasil está vendo a proliferação de sensores de estacionamento nos seus veículos. Quer sejam sensores que venham instalados de fábrica quer sejam soluções compradas no mercado paralelo, para suprir essa função.



E o item é realmente muito interessante e cômodo. Quando ficamos uma semana com o Kia Cerato cedido pela marca coreana, pudemos comprovar isso. O modelo vem com sensor de estacionamento de série, na versão que avaliamos, a E.213.

O leitor Fernando nos mandou um email atentando para vários tipos de sensores de estacionamento que estão sendo vendidos na internet hoje em dia, com destaque para o sensor de estacionamento eletromagnético.

Ao contrário do sensor tradicional, que precisa ser colocado no parachoque, com furos feitos na peça, o sensor de estacionamento eletromagnético é muito mais prático, fácil de instalar, e não traz danos ao parachoque traseiro.

Isso porque ele é instalado por trás do parachoque, avaliando se você está perto de algum obstáculo através do plástico do parachoque. Se com o sensor de estacionamento do tipo tradicional você precisa vender o carro com o equipamento, pois não pode vender o mesmo com furos no parachoque, com o sensor eletromagnético isso não é necessário.

Você pode muito bem tirar o sensor e instalar em outro carro. Só que o sensor de estacionamento eletromagnético só pode ser instalado em carros com parachoques de plástico e que não tenham peças grandes de ferro perto da peça, como por exemplo o Renault Logan.

Ele serve em todos os veículos, exceto em carros com parachoque de metal, como o caso de carros antigos e pickups. Dos carros atuais somente Logan e Polo hatch não são compatíveis. Só que, como em todo sensor eletromagnético, ele só funciona se o veículo ou o objeto estiverem em movimento.

Ou seja, se você estiver estacionando e parar seu carro, ele não irá mais identificar o carro que está atrás. Só quando você começar a movimentar o carro novamente, mesmo que lentamente.

Na internet, este tipo de sensor parte de 100 reais.

COMPARTILHAR:
  • felipe_pereira

    "Dos carros atuais somente Logan e Polo hatch não são compatíveis. Só que, como em todo sensor eletromagnético, ele só funciona se o veículo ou o objeto estiverem em movimento." P%$# logo o Polo Hatch!? e se for barato e eu querer um?! bela ideia! mas acho que deveria ter para todos os modelos… fazer o que!

    • Sias

      Dependendo do ano o Polo nem precisa pois já vem de série.

      • loxa

        Acho que so os modelos atuais que vem de serie….

        • Sias

          De 2007 em diante já vem. Agora o parachoque do hatch é igual ao do sedan por dentro….se não serve em um também não serve em outro.

          • AJPINHEIRO

            o problema não é o formato do parachoque, mas sim a proximidade com peças em metal que interfere no funcionamento.

            • Sias

              Por isto disse por dentro. Internamente (construção e posição das peças) é igual, só muda a capa externa.

  • ar15teu

    Sinceramente, se preocupar em tirar um sensor de estacionamento que custa 50 reais na hora de vender o carro? putz
    Só vejo a vantagem desse modelo eletromagnético é que não fica visive no parachoque ja que dependendo do carro, pode deixar o parachoque feio, por outro lado tem gente que deve fazer questão de dizer que tem sensor de estacionamento no carro e não compraria esse modelo que não precisa furar o parachoque

    • fudencio10

      Naõ leu ? parte em 100 reais,já é o dobro.

      • douglasmartins1

        Dobro?? Por R$50 conto eu ponho no meu então?

      • ar15teu

        Ler o q champz? R$100 é esse modelo que não precisa furar! R$50 é o q fura! Quem vai querer economizar os R$50 pra tirar o sensor de estacionamento na hora de vender um carro? Vai querer trocar a roda e o pneu do estepe por um mais detonado tbm? esvaziar completamente o tanque de gasolina? retirar a capa dos bancos, o tapete do carro?
        xD

  • loxa

    Ja tinha visto isso a uns meses atras…. achei bem interessante, porem a versao que eu tinha visto ficava do lado de FORA do para-choque….. neste caso era uma fita transparente bem fina…….

  • RBuriti

    uso faz mais de um ano e é bem preciso, nao deixa a desejar pro de furos. e fica dentro do parachoque, ninguem sabe que tem ;D

    • Sias

      Não teve problema quanto ao fato de precisar estar em movimento para "bipar"?

    • DCald

      RBuriti, vc já usou um carro com esse sistema?
      Já faz tempo que vi os anuncios disso, Mas nunca vi relato de algum comprador, sempre de vendedor… hehe não conheço ninguem que tenha colocado isso já… por isso fiquei com duvida…
      Tava a fim de colocar nos carros aqui em casa… temos cachorro e sempre precisamos prender os cachorros ou alguem ficar vigiando quando entramos/saimos da garagem… mas não queria arriscar gastar dinheiro em gato por lebre.. hehe… até pq se for gato os cães de caça vão detonar os parachoques! hauhau

      Os de furar o parachoque, alem do risco de furar errado e ficar torto (sou bem chato quanto a isso! hehehe) teria que mandar pintar, pq só vem no "preto/prata"… ou seja, é mais complicado e eu não gosto daqueles "parafusos" aparecendo nos parachoques… hehe

      • RBuriti

        Rapaz nao tive problemas ate agora nao, quem instalou foi pai (eu nao vi pq tava dormindo no dia) entao nao sei contar detalhes.

        O carro é um megane 2008, ele colocou atrás daquele borrachao do parachoque traseiro. Tem o display (sem distancia, só luzes verde, amarelo e vermelho).

        Ah, tbm sou chato quanto a defeitos, portanto ao menos nao "vejo" se a fita estiver pouco inclinada.

  • Tiago_Lima

    retrovisor pra que te quero, né?

    • Almeidaplx

      E quando o carro é sedan? Já experimentou estacionar um Civic, por exemplo, que tem a traseira alta? No começo é muito difícil, até hoje não arrisco a estacionar em vagas apertadas perto de moto.

      • Tiago_Lima

        Não só Civic ;)

        • Thgfelipe

          cabeção p/ fora mesmo, pq pelo retrovisor perde-se um pouco a noção

          • bailascomigo72

            Em chuva, ou em cidade com sol arrebentando na "moleira" (coisas beeeeeeem raras por aqui, não? :p), cabeção pra fora nem pensar, né.

        • Kokokil

          Eu sofro com o Corolla.
          Na minha garagem eu inventei um sistema Tabajara, mas na rua é fogo!

        • Almeidaplx

          Esqueci que na internet todo mundo é piloto.

    • DCald

      Eu acho que a maior utilidade é pra quem tem animais ou criança pequena em casa… dependendo do lugar onde ficam, é dificil ver, principalmente se for sedan ou minivan…

    • Tiago_Lima

      Pelo jeito tem mercado pra tudo mesmo…

    • cristian_sp

      dirige uma L200….no retrovisor interno vc tem 3 visoes do carro de trás:

      – frente do carro -> ele está muito longe

      – parabrisa do carro -> ele está próximo

      – teto do carro -> seria a distância de uma baliza bem feita…

      ajuda muito o sensor, agora fiquei com a dúvida sobre o movimento, dependendo a vaga o movimento já pode ser suficiente para apitar ou estralar o parachoque..rs…

    • sam_85

      putz a tecnologia ta ai pra ajudar, pq vc nao faz uma planilha de 1 milhao de linhas na mao em vez de usar o excel?
      pq vc nao manda uma carta em vez do email?

      na boa para com esse pensamento

  • lexbh

    Se algo pode te facilitar pra que eu vou querer complicar? Uso sensor de estacionamento e camera de ré = baliza no corolla mais facil que no palio !

  • Eriesou

    O sensor de estacionamento é um ítem indispensável em qualquer veículo. Quantas crianças morreram esmagadas ou estão deficientes por causa de uma simples manobra de marcha-ré! São duas manobras que considero ter maior atenção: ultrapassagem e marcha-ré. Agora me respondam: "Por que o CONTRAN não torna obrigatório os encostos de cabeça do banco traseiro, cinto de segurança de 3 pontos para o passageiro central e sensor de estacionamento?" Creio que não agregaria valores exorbitantes nos veículos em relação quando são vendidos como acessórios.

    • RBuriti

      né isso, se o sensor fosse de série em todos os carros nao faria questao em pagar 200 reais a mais por ele. Ou poderia ser um diferencial. Poxa, a pessoa tem 40mil pra dar num carro e ter a mao de vaca de nao da 200 pelo sensor? aí arrebenta o parachoque e gasta mais dinheiro pra consertar.

      • Eriesou

        Realmente! O problema é que nós consumidores brasileiros somos "atrasados" no quesito segurança, portanto dificilmente estaremos dispostos a pagar os 200,00 por um sensor de estacionamento, ao passo que, se fossem obrigatórios creio que a história e as estatísticas seriam outras.

        • eduardogege

          Pensando pelo lado de que uma criança pode estar atrás concordo. Mas também é bem mais "legal" estacionar um carro pela noção do espaço e não apenas por um sensor.

          • _Hofmann_

            se o cara não dirige tão bem, não vai achar legal ralar o parachoque toda hora… hehe

            • eds2010

              Me desculpa… essa historia de "saber o espaço do carro" e "inexperiencia" não colam. Segurança não é opcional!

              Será que é tão dificil entender que é mais um item que pode ajudar a evitar acidentes?

              Simples assim. Portanto, sejamos mais coerentes com o que queremos para nos.

          • SeuCanalha

            Legal é, mas imagine o seu carro atrás de um outro estacionando, querendo ser "o legal" e erra o cálculo . . .

    • FernandoVW

      Aqui em casa já virou item de série

  • DouglasGT

    O meu ja veio de serie furado, como o carro é escuro quase nem percebe

  • Thgfelipe

    o sensor de estacionamento da minha esposa é o " PLAFT" ai ela para hehe

  • juanpla

    Além de evitar acidentes com crianças e animais, ele ajuda a estacionar no escuro. Pertinho aqui de casa tem um toco de árvore que só se livra dele quem tem sensor (ou quem conhece o danado do toco).
    Ás vezes o pessoal bota obstáculos nas calçadas (colunas, paralelepídos, etc.) nessa hora o sensor salva o dia.
    Foi a primeira coisa que botei no meu Logão :)

  • the_w

    Nesse link http://www.youtube.com/watch?v=p6EnX0Sx84k tem um comparativo entre o sensor eletromagnetico sem furos e o com furos. Pelo que se percebe o sem furos não é muito confiável.

  • thiagoelero

    Bem melhor pq da dó hein te que fura o para-choque do carro e tambem fica feio o para-choque com aqueles furinhus atras

  • Joselitosilva

    pra quem tem dvd é quase impossivel fazer besteira de ré: câmera e sensor juntos da pra ter instalado por uns 300 reais, até menos eu acho. só acho que fica mt poluido o parachoque com camera e sensor… acho o sensor melhor, por dizer a distancia, nao sei se a camera dá uma nocao boa de distancia… por outro lado a camera eh mt pressao, quando liga a ré aparece a img! kkkkk

  • Paulo_Ricardo

    só naum detecta pedestre esse né? pq do C30 detecta, minha vizinha tem e quando passa alguém atrás do carro ele apita huashuaSHUas.

  • Grizzi

    Essa versão economica só tem um problema… ele se baseia em apenas um ponto de referencia enquanto os de fabrica se baseiam em 4 pontos… ou seja se o objeto (uma lixeira por exemplo) estiver na direção de uma das lanternas o negocio não vai identificar pois em condição normal sera instalado no centro do carro… o que deixa os cantos sem monitoramento…. Porque vc não ve nenhum carro sair de fabrica por esse processo economico?

    • Antonio_Sergio

      Pagar R$100,00 por um dispositivo que tem apenas um sensor é bobagem, O modelo instalado nas concessionárias vem com 4 sensores custa, proporcionalmente menos e é mais eficiente.
      Instalar um desses só para não furar o parachoque é o tipo de economia burra.

  • RAFAMP

    Tenho um desses e posso afirmar que é uma verdadeira M…! Ele não funciona direito! Muitas vezes ele detecta a distância errada ou até mesmo não detecta distância alguma!

    E o que paguei foi exatamente esse preço: R$99,00

  • KzR

    Quem faz questão do sensor de estacionamento, melhor adquirir o equipamento com o carro msm.
    Este aí é um quebra galho e tem suas limitações.

  • Vitão

    Se vier de fábrica tdo bem, mas pagar pra colocar?! Fala sério….

    Sensor de estacionamento eh coisa pra mulher…..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email