Nissan Sentra 2015: versões, consumo, equipamentos, preço, etc

Nissan Sentra 2015: versões, consumo, equipamentos, preço, etc

O Nissan Sentra 2015 ganhou poucas novidades em ser apresentado ao mercado nacional. O sedã médio da marca japonesa era importado de Aguascalientes, México, e vendido aqui em quatro versões.


Concorrente direto do Honda Civic e do Toyota Corolla, o Sentra apresentava uma proposta tradicional e na linha 2015, veio com bancos de couro na versão SV, enquanto a SL passou a ter opção sem teto solar elétrico.

Fora isso, o Sentra 2015 manteve-se o mesmo, com bom conteúdo de série e preços que começavam em R$ 64.090. O modelo trazia motor 2.0 16V com 140 cavalos e 20 kgfm, independente do combustível usado.

Esse propulsor tinha uma calibração que não dava vantagem ao combustível vegetal, que produzia ainda um consumo bem elevado no sedã da Nissan, mesmo com transmissão CVT X-tronic, que não tinha simulação de marchas.

Nesse câmbio, havia a opção de overdrive off, que permitia subir a rotação em 1.000 rpm, garantindo assim melhor desempenho. Em realidade, a programação longa desse câmbio era encurtada para melhorar as retomadas.

Nissan Sentra 2015 – detalhes

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O CVT do Sentra não tinha opção Sport, por isso, contava com o botão OD/Off (overdrive off), que ficava abaixo da trava de segurança da alavanca. Outra função era a L (low), que encurtava ainda mais a relação para vencer aclives e declives.

No Nissan Sentra 2015, o pacote incluía ar-condicionado dual zone, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, chave presencial com botão de partida, bancos em couro, sistema de som com CD player e USB, e alarme.

Também havia faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 ou 17 polegadas, lanternas em LED, multimídia, navegador GPS e câmera de ré, bem como freios com ABS, teto solar elétrico, volante em couro, entre outros.

Com bom espaço interno, o Nissan Sentra 2015 media 4,62 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,51 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, tendo um porta-malas de 503 litros.

Feito sobre a plataforma V da Nissan, o Sentra tinha uma estrutura que seguia as normas estipuladas pelo governo japonês, mas também tinha um conjunto bem tradicional em termos mecânicos, como suspensão por eixo de torção.

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De linhas elegantes, o Sentra tinha um visual bem-comportado e trazia um equilíbrio estético exemplar para sua categoria. Por dentro, o ambiente era preto, mas com detalhes em cinza. Bem-acabado, não tinha detalhes alusivos ao luxo.

Ainda assim, com bancos em couro e até teto solar, o Sentra 2015 era um carro muito confortável e prazeroso de dirigir, especialmente por ter assistência elétrica. Recursos como ar-condicionado dual zone e GPS enriqueciam o produto.

No mercado de carros usados, é uma boa opção para quem quer um sedã médio confortável de dirigir, especialmente pela boa força do motor 2.0 e da transmissão CVT, que tem funcionamento linear e agradável.

Esta recebeu atualização da Jatco, empresa que pertence à Nissan e que fornece a chamada X-Tronic. A caixa ficou 13% mais leve, assim como reduziu o atrito em 30% com a adição de 60% de componentes novos.

A opção manual de seis marchas é rara, mas existe e deve ser considerada com cuidado, dada a desvalorização. Revisões feitas e histórico de ocorrências também precisam estar na pauta. Antes, consulte defeitos e problemas comuns do Sentra.

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O Nissan Sentra 2015 tinha faróis duplos curvados com lentes claras, que possuíam parábolas simples, piscas integrados e luzes diurnas em LEDs integrados. A grade formava o V-Motion com molduras cromadas, assim como os frisos internos.

O para-choque tem molduras laterais com faróis de neblina, enquanto a grade central era ampla e acabamento interno preto. Já os retrovisores eram na cor do carro, assim como as maçanetas. Eles tinham repetidores de direção.

Além disso, na versão SL, havia ainda rebatimento elétrico dos mesmos. Esta opção tinha ainda acabamento cromado nas maçanetas. Já as rodas de liga leve eram de aro 16 polegadas nas versões S e SV, mas com aro 17 polegadas na SL.

Para calçá-las, os pneus eram 205/55 R16 e 205/50 R17. Na traseira, as lanternas eram horizontais e iluminação em LED com diodos individuais, com a tampa tendo um acabamento cromado sobre a placa de identificação.

Ela também abrigava a câmera de ré da versão SL, enquanto o para-choque era liso e dispunha de sensores de estacionamento e refletores. Havia ainda frisos cromados nas janelas e teto solar elétrico de tamanho padrão na SL.

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O Sentra 2015 tinha ainda vidros verdes e o traseiro era térmico, além de para-brisa degradê com palhetas de limpador aerodinâmicas. Dentro, o sedã médio da Nissan vinha com acabamento preto, mas com detalhes em cinza.

Nesse caso, molduras nas portas e difusores de ar laterais no painel, assim como moldura central do mesmo e console da transmissão. O volante de três raios tinha detalhes prateados e acabamento em couro, com comandos multifuncionais.

Estes eram de computador de bordo, mídia, telefonia e controle de cruzeiro. A coluna tem ajuste em altura e profundidade, com a direção sendo elétrica. Já o cluster era analógico e simples, tendo conta-giros e velocímetro.

Também havia medidores de nível de combustível e temperatura da água. Ao centro, difusores de ar no alto, com sistema de som com CD player e MP3, além de USB e Bluetooth. Nas versões SV e SL havia multimídia com tela de 4,3 polegadas.

Sensível ao toque, ela tinha ainda navegador GPS com mapas em 3D, além de câmera de ré. O sistema de som tem tweeters nessa versão, diferente das demais, que só dispunham de quatro alto-falantes.

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Abaixo, ficava o ar-condicionado dual zone com display digital e um cinzeiro junto à alavanca de câmbio, que tinha trava de marcha e botão do Overdrive Off. O freio de estacionamento era manual e havia apoio de braço na frente.

Já o painel tinha ainda botão de partida, pois, a chave era presencial, permitindo a entrada no caso sem apertar botão, exceto do sensor na porta. O porta-luvas tem iluminação e era espaçoso.

Nos bancos, havia ainda revestimento em couro a partir da versão SV, sendo que o assento do motorista tinha ajuste em altura. Atrás, o banco era bipartido com Isofix e apoio de braço central com porta-copos.

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Havia cintos de segurança de 3 pontos para todos, assim como apoios de cabeça ajustáveis. Na frente, eram somente dois airbags e os cintos pré-tensionados, que podiam ser ajustados em altura.

Nas portas, o acabamento em couro ia nos apoios de braços e havia ainda os botões dos vidros elétricos, bem como as “travas japonesas”, integradas às maçanetas cromadas.

 

Na entrada do motorista, havia ainda comando dos retrovisores e seu basculamento na SL. No teto, espelhos iluminados nos para-sois, bem como retrovisor interno dia e noite. O Nissan Sentra 2015 tinha ainda luzes de leitura e alças no teto.

Já o porta-malas era grande, com 503 litros, tendo ainda iluminação, forração em tecido e sistema anti-sequestro com travas internas. Ele podia ser ampliado com o rebatimento total ou parcial do banco traseiro.

Nissan Sentra 2015 – versões

Nissan Sentra 2015: versões, consumo, equipamentos, preço, etc

  • Sentra 2.0 S manual
  • Sentra 2.0 SV CVT
  • Sentra 2.0 SL CVT
  • Sentra 2.0 SL CVT com teto

Equipamentos

Nissan Sentra 2015: versões, consumo, equipamentos, preço, etc

Sentra 2.0 S manual -Motor 2.0 e transmissão manual de seis marchas, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, faróis duplos com luzes diurnas em LED, faróis de neblina, lanternas em LED, sensor de estacionamento, vidros verdes, para-brisa degradê, desembaçador traseiro, limpadores de para-brisa flat blade, antena no teto, retrovisores com repetidores de direção, bancos em tecido, volante em couro, banco do motorista, travamento central elétrico, chave presencial, botão de partida, computador de bordo, sistema de áudio com CD player e MP3, Bluetooth, USB, volante multifuncional, piloto automático, luzes de leitura, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, alças no teto, banco traseiro bipartido, apoio de cabeça para todos, cintos de 3 pontos para todos, airbag duplo, freios com ABS, freios a disco nas quatro rodas, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, iluminação no porta-malas, travas anti-sequestro no porta-malas, Isofix, porta-revistas, porta-copos, porta-objetos, porta-luvas com iluminação, fonte 12V, apoio de braço traseiro, trava de segurança nas portas traseiras, bloqueio dos vidros, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, detalhes em cinza, sistema de som com quatro alto-falantes, tapetes em carpete, entre outros.

Sentra 2.0 SV CVT – Itens acima, mais transmissão CVT com overdrive off, bancos em couro, ar-condicionado dual zone, maçanetas externas de abertura das portas cromadas, sistema de som com seis alto-falantes e multimídia com tela de 4,3 polegadas.

Sentra 2.0 SL CVT – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 205/50 R17, navegador GPS, câmera de ré e retrovisores com rebatimento elétrico.

Sentra 2.0 SL CVT com teto – Itens acima, mais teto solar elétrico.

Preços

Nissan Sentra 2015: versões, consumo, equipamentos, preço, etc

  • Sentra 2.0 S manual – R$ 64.090
  • Sentra 2.0 SV CVT – R$ 70.390
  • Sentra 2.0 SL CVT – R$ 74.690
  • Sentra 2.0 SL CVT com teto – R$ 75.990

Nissan Sentra 2015 – motor

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O Nissan Sentra 2015 tinha um motor da família MR da marca japonesa, que surgiu em 2004 numa parceria com a Renault, que o identifica como M. Trata-se de um motor com construção em alumínio e técnicas de redução acústica.

Ele é caracterizado por dispor de corrente de comando, que aciona duas árvores de cames com admissão variável, tendo ainda bobinas individuais e quatro válvulas por cilindro, bem como coletor de admissão variável.

Mas, ele surgiu originalmente como 1.6 litro, além de gerar versões 1,5 e 1.8, além da 2.0 litros. Todos tiveram versões com injeção direta de combustível (DD) e até mesmo turbocompressor (DDT), mas o MR20DE era aspirado.

Existiu ainda as variantes diesel, denominadas M9R e M9T na Renault. No Brasil, o motor MR foi usado ainda nos modelos Tiida e Livina, mas March, Versa e Kicks usaram e ainda usam o HR, emprestando inclusive para a Renault.

Com 1.997 cm³, o MR20DE tinha 9,7:1 de taxa de compressão e entregava 140 cavalos a 5.100 rpm com 20 kgfm a 4.800 rpm, o que chamava atenção pela pouca diferença de rotação entre potência e torque.

Os números eram os mesmos com gasolina ou etanol, mas o consumo deste último era muito maior proporcionalmente e mais que o normal. O sistema flex usava o tanquinho com injeção de gasolina no sistema multiponto do motor.

Já a transmissão era manual de seis marchas no Sentra S, enquanto os demais usavam uma caixa CVT X-Tronic feita pela Jatco, com conversor de torque e três programações básicas, sendo a L (Low) a mais curta.

No Drive, o overdrive funcionava e as três funcionavam variavelmente. No OD/Off, apenas as duas primeiras programações de relações infinitas operavam, deixando o giro subir. Esse seria o modo Sport dessa transmissão.

Desempenho

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  • Nissan Sentra 2.0 manual – 9,9 segundos e 196 km/h
  • Nissan Sentra 2.0 CVT – 10,1 segundos e 186 km/h

Consumo

  • Nissan Sentra 2.0 manual – 7,2/8,7 km/l e 10,5/12,9 km/l
  • Nissan Sentra 2.0 CVT – 6,9/9,1 km/l e 10,2/12,9 km/l

Nissan Sentra 2015 – manutenção e revisão

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O Nissan Sentra 2015 tem plano de manutenção com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, com a marca japonesa tendo os preços tabelados até o modelo 2007, o que é raro no mercado automotivo nacional. Até 60.000 km são R$ 3.449,00.

O serviço consiste em troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar da cabine (pólen), velas, correia em V, fluido de freio, óleo da transmissão CVT, fluido para para-brisa, palhetas dos limpadores, entre outros.

Também são feitos serviços de troca de pneus, rolamentos, batentes dos amortecedores, molas, amortecedores, buchas de bandeja, pivôs de direção, bieletas, coxins de motor e câmbio, pastilhas de freio, discos de freio, entre outros.

As revendas Nissan ainda possuem serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, rodízio de pneus, funilaria, pintura, higienização, limpeza oxi-sanitária, lavagem, recall, instalação de acessórios e cristalização de pintura.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
2.0 16VR$ 294,00R$ 697,00R$ 487,00R$ 807,00R$ 487,00R$ 677,00R$ 3.449,00

Nissan Sentra 2015 – ficha técnica

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Motor2.0
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31997
Válvulas16
Taxa de compressão9,7:1
Injeção eletrônicaIndireta
Potência máxima140 cv a 5.100 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo20,0 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 6 marchas ou CVT
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 16 e 17 polegadas
Pneus205/55 R16 ou 205/50 R17
Dimensões
Comprimento (mm)4.625
Largura (mm)1.761
Altura (mm)1.513
Entre eixos (mm)2.700
Capacidades
Porta-malas (L)503
Tanque de combustível (L)52
Carga (Kg)411
Peso em ordem de marcha (Kg)1.288 (MT) 1.348 (CVT)
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,29

Nissan Sentra 2015 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.