Chevrolet China GM Tecnologia

Será que vem? GM lança motores Ecotec Turbo 1.0 e 1.3 na China

Será que vem? GM lança motores Ecotec Turbo 1.0 e 1.3 na China

A GM lançou na China dois novos motores da linha Ecotec, mas dotados de turbo e injeção direta de combustível. O desenvolvimento visa atender produtos das marcas Buick e Chevrolet. De acordo com Michael Carman, vice-presidente de sistemas de propulsão global da GM China, “a GM está integrando nossos recursos globais incomparáveis ​​com nossas capacidades locais para oferecer sistemas de propulsão confiáveis, duráveis ​​e eficientes”.


O propulsor Ecotec Turbo SIDI 1.0 entrega 125 cv e 17,3 kgfm, enquanto o 1.3 oferece 163 cv e 23,4 kgfm. No Buick Excelle GT, o consumo da versão 1.0 Turbo é de 20,4 km//litro e no 1.3 Turbo, cerca de 17,2 km/litro. O sistema de injeção é dupla e os propulsores possuem moderno sistema antivibração e para reduzir ruído. Com essa dupla, a GM China deve reduzir o uso de motor 1.5 aspirado e mesmo o 1.5 Turbo.

Mas poderiam estes dois motores serem usados no Brasil? Em 2019, a GM deve lançar a próxima geração do Onix. A plataforma a ser usada é uma nova base global que terá participação da divisão chinesa. Com o Rota 2030, provavelmente as exigências em termos de eficiência energética colocarão os atuais motores nacionais da Chevrolet em desuso. Como a tendência é o uso de turbo e injeção direta para reduzir as emissões e ao mesmo tempo conferir melhor performance, a GM Mercosul pode se beneficiar dessa nova gama, pelo menos no caso do motor 1.0 Turbo.

Será que vem? GM lança motores Ecotec Turbo 1.0 e 1.3 na China


Com a potência e o torque anunciados acima, esse tipo de propulsor pode atender bem ao próximo Onix, que deve chegar com um perfil mais próximo dos rivais Fiat Argo e Volkswagen Polo, trazendo mais tecnologia e melhor impressão de qualidade. Nesse aspecto, o uso de um motor 1.0 Turbo com 125 cv e 17,3 kgfm, além da tecnologia flex e câmbio automático de seis marchas, são fundamentais para acirrar a disputa e sedimentar por mais tempo a liderança de mercado.

Prisma, Spin, Cobalt e a sucessora da Montana também podem se beneficiar, assim como um possível SUV de acesso, abaixo do sucessor do Tracker. Neste último caso, o motor 1.3 Ecotec Turbo parece mais indicado, entregando 163 cv e 23,4 kgfm. Sendo flex, pode também acabar nos próximos Cruze e Cruze Sport6, bem como a eventual picape cabine dupla que rivalizará com a Fiat Toro.

Na gama abaixo, o 1.0 Turbo poderia ganhar uma versão aliviada para ficar em torno de 105 cv, ocupando de fato o lugar do 1.4 atual, ostentando assim um torque na casa de 15 kgfm ou mais. Com o enxugamento dos custos em nível global, a GM pode aproximar bem o Brasil da China.

Será que vem? GM lança motores Ecotec Turbo 1.0 e 1.3 na China
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email