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Será que vem? Seat pode fabricar no México visando América do Sul

seat-arona-2018-2 Será que vem? Seat pode fabricar no México visando América do Sul

A Seat está querendo expandir-se na região, a partir do México, onde já atua na comercialização de alguns modelos. No entanto, a marca espanhola está analisando uma produção local, visando a América do Sul, bem como o próprio mercado local.



De acordo com o site espanhol IberoEconomía, a Seat prepara um avanço sobre a região vizinha ao Brasil. Segundo, Wayne Anthony Griffiths, vice-presidente comercial da marca, o México se converterá em uma plataforma de expansão para os mercados regionais. O executivo disse: “é o principal mercado na América e quarto no mundo [para a Seat], e deve se tornar nossa plataforma de lançamento na região”.

Com boa aceitação no México e resultados financeiros positivos na Europa, onde a Seat obteve lucro de 154 milhões de euros no primeiro semestre de 2017. A empresa já pensa em expansão após muitos anos de prejuízo. As vendas no mercado europeu subiram 13,4% até outubro. A aposta da marca hispânica é na gama de produtos bem atualizada e com foco num design atraente, atendendo primeiramente os segmentos que crescem, como o de utilitários esportivos.

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A expansão se deu com o SUV Ateca, primo do Novo Tiguan. Agora, as atenções são voltadas para a dupla Ibiza (já em nova geração) e Arona, outro primo de VW, que no caso será o futuro T-Cross. O Leon atualizado reforça o time. Mas, além de continuar lucrando daqui para frente, a Seat pensa no México como trampolim para Argentina, Chile, Peru e Colômbia, citados por Griffiths, que acenou com a possibilidade de produção no país, ao ser questionado sobre redução de custos e logística com fabricação no México. O executivo disse que a empresa analisa a situação e que uma decisão não foi tomada.

Nos países citados, Griffiths diz que a preferência é pela comercialização dos modelos Ibiza e Arona, ambos sobre a plataforma modular MQB A0, bem como Leon e Ateca, feitos sobre a MQB padrão. Como se vê, numa eventual produção “americana” da Seat, poderia haver uma estrada com duas mãos.

seat-ateca-2017 Será que vem? Seat pode fabricar no México visando América do Sul

Como a Volkswagen tem Anchieta e São José dos Pinhais (e também Pacheco, na Argentina) como locais de produção atual e futura da MQB A0, Ibiza e Arona poderiam ser feitos ali para exportação aos vizinhos e ao México. Na outra mão, Puebla abriria espaço para Leon e Ateca nas linhas de montagem de Golf – que vai embora em 2019, segundos os mexicanos – e Tiguan Allspace, reforçando a produtividade na planta mexicana.

Nesse cenário, a Argentina sairia com vantagem na troca com o México, por conta da presença da Seat no país. E aqui? A marca espanhola teve presença no país nos anos 90 e início dos anos 2000, sendo usadas em tempos recentes para ocupar espaço no Salão do Automóvel, quando era no Anhembi, em São Paulo. Voltará ao Brasil algum dia?

[Fonte: IberoEconomía]

  • CanalhaRS

    Se toda a linha atual da VW fosse trocada pela Seat (com a marca da VW) eu acho que venderia muito bem aqui, pois o brasileiro gosta de desenho moderninho. Mas as duas marcas juntas, com certeza não daria certo.

    • Jesse James

      Ue porque nao, acho que tem mercado para as duas marcas sim, inclusive a Volkswagen deveria fazer um esquema onde as CCS possam vender SEAT na mesma estrutura da concessionaria VW igual acontece na Europa.

      • th!nk.t4nk

        Se o Brasil voltasse a crescer, talvez até tivesse espaço pras duas mesmo. Mas do jeito que está, nao acredito. No máximo importando 1 ou 2 modelos do México, a curto/médio prazo. Já se for pra fabricar localmente, creio que aguardariam mais um pouco (e aí quem sabe seria uma oportunidade pra VW se tornar menos popularzona, quem sabe).

      • thi

        justamente, a vw ta dando bobeira, a fiat não faz isso com a fiat tb ????
        acho muito burra a gestão da vw aqui, cara e se a seat fizer um baita de um sucesso ,foi obviu q a fiat adorou a jeep fazer sucesso com o renegade e ou outro la

    • DevXav

      Esse é meu medo.. de vir e acontecer igual a Dacia: Reduzir o padrão de qualidade AINDA MAIS já que o consumidor daqui é totalmente desinformado e gosta apenas de ostentar “carrinho do ano”, assim cada vez o preço continua a aumentar..

      Enfim, em um cenário onde o mercado interno realmente fosse competitivo seria muito bem vindo, mas em terras tupiniquins, creio que virá apenas para ocupar o lugar da VW e fazer os preços dos da VWB subirem ainda mais.

      Ai a VW vai ocupar o lugar da Audi apenas no valor dos produtos, claro, e a Audi vai ficar de escanteio vendendo esportivos da linha S, SUVS e R8
      pros ricos, enquanto o mercado interno continuará cada vez sendo considerado
      ainda mais de terceiro mundo do que já é…

      Foi o que aconteceu com Dacia vulgo Renault aqui.
      Hoje fabrica as mesmas carroças que sempre tivemos por aqui, pelos mesmos preços exorbitantes das carroças antigas e o consumidor paga achando bom.

    • Matthew

      Depende… o Ibiza achei bem mais bonito que o Pólo. Já o Golf acho muito superior ao Leon, sobretudo em acabamento. Salvo engano o Seat médio ainda não usa a MQB.

      • George

        Concordo contigo O Leon atual, embora seja bonito, não tem o mesmo padrão de qualidade do Golf. O mesmo pode se dizer do Ibiza, já que na Europa o Novo Polo tem painel emborrachado e o Ibiza não.

  • Debraido

    Seria concorrente direta da VW. Faria mais sentido a Skoda. Os equivalentes são maiores e pouca coisa mais simples que os VW, porem o preço é inferior.

    • George

      Seria uma boa concorrência, onde quem ganharia seria sempre o grupo VW :)

    • thi

      a vw não perderia nada.e quem sabe faria como a hunday que ate intem nunguem nem conhecia

      • thi

        desculpem o português rsrs

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Se vier provavelmente o será com status premium e preços entre os VW e os Audi. Nestas condições é dispensável.

  • heliofig

    Não interessa para a VWB… Talvez até Skoda fosse melhor que Seat, pois são carros um pouco mais diferentes dos VW.

  • George

    Podiam fabricar na Argentina.

  • Wellington Myph13

    A VWB já esta adotando formas de reduzir os preços como podemos ver com o Polo. O Tharu vai ser um projeto feito pela Seat pra VW, o T-Roc já não vem pra cá, etc etc etc…
    Com essas reduções e novos modelos com projetos mais baratos, não vejo como caberia entrar outra marca deles junto.
    Talvez se a VW decidisse virar “sub-Premium” de vez, e adotasse acabamento de Golf desde o Gol, subisse a faixa de preço de vez, ai faria sentido entrar uma outra marca deles pra vender mais barato. A Marca VW é forte e não faria sentido algum decidirem enfiar o pé na jaca e subir tudo…
    Eu dei minha opinião, com plataforma e tecnologias de segurança presentes, baixar o nível do acabamento pra mim não foi nenhum absurdo. O desenho de todo o painel do Polo é agradável e o material mais simples nem é assim o fim do mundo como aqueles Caminhões de brinquedo que custam 5 reais como alguns gostam tanto de falar.
    Vamos esperar pra ver o que mais vem por ai…

  • thi

    VW TRAZ A SEAT LOGI E BOTA MAS FOGO NO MERCADO.

    • Rafael Pereira da Silva

      Gosto mais da Skoda. A seat seria a Dacia da vw (o Arona eh igual ao Ateca, só muda o tamanho… o leon tem personalidade, assim como o Ibiza (mais bonito q o Polo, inclusive)

  • Danilo

    se viesse o Ibiza pro Brasil, acabaria com a graça do Polo.

    Eh muuito mais bonito, esportivo e interessante em termos de design. Fora que Seat eh mais barato mas nem por isso perde em qualidade. Pelo menos aqui na Alemanha Polo e Seat tem a mesma qualidade de construção.

    Mas a VW do Brasil nunca vai deixar isso acontecer.

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