_Destaque Honda Mercado Motos Shineray

Shineray é condenada a indenizar Honda por cópia de motocicletas

shineray-max-150 Shineray é condenada a indenizar Honda por cópia de motocicletas

Se você é ligado no mundo das motocicletas, provavelmente já se deparou com uma Shineray que é uma cópia fiel de algum modelo da Honda. O modelo Max 150, por exemplo, é praticamente idêntico à CG 150 Titan de antiga geração. No entanto, este quadro acaba de se reverter: a chinesa Shineray foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar indenização à Honda pela cópia de duas motocicletas.

Esses modelos são, justamente, a Max 150, e a GY Explorer 150, esta última uma cópia da NXR 150 Bros, da Honda.

A Shineray foi obrigada a interromper a importação, comercialização, exibição, distribuição ou promoção dessas duas motos. Além disso, a fabricante asiática não poderá mais usar a marca “Pro-link”, que é de propriedade da Honda para designar um sistema de suspensão projetado e usado pela empresa japonesa desde os anos de 1980 nos modelos trail, e que também era encontrado nas motocicletas chinesas.

shineray-gy-150-explorer-1 Shineray é condenada a indenizar Honda por cópia de motocicletas

Serão duas indenizações a serem pagas pela Shineray para a Honda, cada uma de R$ 31.520, por danos morais à Moto Honda da Amazônia e à Honda Motor Corporation. Para a Honda, há um prejuízo de R$ 130 milhões com as cópias.

Todavia, apesar de retirar a Max 150 e a GY Explorer 150 do catálogo, a Shineray continua oferecendo outras cópias da Honda no mercado nacional, como a Jet 50 e Jet 125 (praticamente idênticas a Honda Biz 125) e a Mind 50, uma cópia da Honda Grom 125 oferecida lá fora.

[Fonte: Jornal do Carro]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend