Etc

Significado de marcas e símbolos: Alfa Romeo

alfa-romeo-logo

Sabe qual é o significado do nome da marca de carros Alfa Romeo? O nome da marca italiana, que foi fundada no dia 24 de junho de 1910 pelo francês Alexander Darracq em Milão, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) complementada com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, que dirigia a empresa.


Nicola Romeo assumiu a direção da empresa no ano de 1916 e converteu a Alfa Romeo numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e dos seus países aliados durante a fatídica Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918.

Mas e o bonito símbolo redondo da Alfa Romeo, qual é o seu significado completo? O símbolo conquistou fãs em todo o mundo. Nele está estampado a bandeira com a cruz vermelha do lado esquerdo, o que nada mais é que o brasão de Milão, na Itália. No lado direito, a serpente com o homem completa o desenho e representa a família real milanesa.

Sim, do lado direito do símbolo da Alfa Romeo, a serpente gigante está comendo um homem! No Brasil os carros da Alfa Romeo foram vendidos entre os anos de 1960 e 1986 e depois novamente entre os anos de 1991 e 2006, deixando então o país por conta de vendas insatisfatórias, muito fracas.


Aliás, isso não aconteceu apenas no Brasil, mas no mundo todo. Nas últimas décadas as vendas da Alfa Romeo caíram drasticamente, passando por exemplo de um número de 208.000 carros produzidos em 1999 para 103.000 em 2008, e pior ainda, 56.000 em 2015.

É claro que esperamos que a Alfa Romeo consiga dar a volta por cima, o que já está começando a acontecer, pois a empresa produziu 117.000 carros em 2017, um bom aumento perante o ano de 2015!

Para você que é fã da Alfa Romeo, confira também uma matéria especial que fizemos sobre a opinião de dono de um proprietário de uma Alfa Romeo 145 Quadrifoglio 1996.

[Fonte: site G1 e Wikipedia]

COMPARTILHAR:
  • Vinícius

    uheauhauhuhae,

    eu jurava q era um foguinho saindo da cobra

    • Felipe Chieregato

      kkkkkkk eu tb cara

  • Diego Lip

    Nossa, a cobra com o homem na boca.
    Nunca vi, é bem agressivo.
    :banana: :cool:

    • Josemar santos

      Agora está vendo!!!

  • kaique

    esse simbolo é muito chique mas oque eu acho mais top é o da lambhrghiene com aquele touro desbravando sua força, :inluv:

  • Diguinho

    Bastante interessante :eyess: Numca que eu ia saber que tinha um homem na boca da cobra :banana:

  • pablorocha

    poderia ser traduzido tambem como una macchina bella … :inluv:

  • Jr

    gostaria de saber sobre o da BMW

    • Jeff Brown

      BMW é uma hélice.

      A empresa começou como fabricante de motores de avião.

      • dudumarinheiro2008

        na verdade, o simbolo da BMW é a badeira do estado de Munique, na Alemanha

    • bmw

      o da bmw significa uma helice.

  • Fernando

    BMW-
    A sigla é a abreviatura de Fábrica de Motores da Baviera (BAYERISCHE MOTOREN WERKE). A marca foi criada em1917 na Alemanha para produzir motores de avião e seus criadores foram os irmãos Karl Rath e Gustav Otto. Antes de produzir carros produziram motos. O símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera. O primeiro carro a ter o símbolo estampado foi em 1928.

  • Gustavo A.

    E o da Pontiac? Alguém sabe…

    • Osprey

      Parece que é a representação de uma flecha de um indio que deu origem ao nome da empresa…

      • Luquinha

        Vi no site g1.globo.com histórias breves de marcas.
        Tem um monte lá.

        E foi de lá que cheguei aqui.

  • Fernando1421

    Quero ver o da Chevrolet, porque nem o AE nem outras fontes que vi tinha, só ha suposições.
    Muito boa essa nova coluna Eber, acertastes em cheio :clapp: parabéns.

    • Osprey

      O da Chevrolet parece que foi copiado de um desenho de um papel de parede de um hotel….

  • jorge

    gostei deste artigo, deveria fazer um desses todos os dias! ;D

  • kokokil

    apelido do engenheiro Nicola Romeo…
    .
    Apelido ou sobrenome?

  • Romanus

    Gostaria de saber da VAUXHALL, RENAULT, HONDA,TOYOTA, NISSAN e MITSUBISHI.

    Quanto ao da Alfa Romeo, que esquisito o símbolo da família real ( uma cobra com um homem na boca), imagina outros símbolos de famílias nobres da Itália quando a mesma não havia sido unificada.

  • MAIS MAÇÔNICO IMPOSSÍVEL!

    :pao: DIZEM OS ESPECIALISTAS EM SIMBOLOGIA E ARQUEÓLOGOS QUE A SERPENTE SIGNIFICA SABEDORIA BEM COMO A INFLUÊNCIA DA RAÇA HUMANA PELOS SERES REPTILIANOS QUE VISITARAM A TERRA A MILHARES DE DEZENAS DE ANOS ANTES DE CRISTO PARA TRAZER CONHECIMENTOS AOS HUMANOS E QUE ESSES HABITANTES DE OUTRA GALÁXIA SÃO VENERADOS COM REPRESENTAÇÃO À INTELIGÊNCIA DELES COM SÍMBOLOS DE RÉPTEIS, E A COBRA É O MAIS ÁGIL DELES TODOS.

    EU SIMPLISMENTE DESGOSTO DE SÍMBOLOGIA DE RÉPTEIS COMO COBRAS ALÉM DOS DRAGÕES, TUDO ISSO É MUITO FEIO. SABE-SE QUE OS DRAGÕES TAMBÉM ERAM UMA ESPÉCIE DE RÉPTEIS E OS QUE RESTAM PELO MUNDO NÃO SOLTAM FOGO PELA BOCA, MAS BASTA UMA GOTA DA BABA DO BICHO PARA MATAR QUALQUER SER VIVO EM QUESTÃO DE 1 MINUTO!

  • Luciano

    O emblema da Chevrolet é uma gravata borboleta estilizada. Foi desenhado pelo próprio Louis Chevrolet em um hotel em Paris. A estampa do papel de Parede do Hotel eram gravatas borboletas. Louis Chevrolet era piloto e fundador da marca Junto com Willian Durant. Devido a divergências, Louis vendeu sua parte para Willian e a empresa passou a chamar-se GM. A Marca Chevrolet ainda continuou a ser utilizada, porém não era mais a razão Social. Louis Chevrolet fundou uma fábrica de carros de corrida, com pouco sucesso. Diz-se que ele não tinha o tino para negócios. Será? empreendedor certamente era! Curiosidade: até início da década de 1990, metade de todos os carros do mundo foram produzidos por alguma fábrica ou empresa do Grupo General Motors. A partir de 1990, além do surgimento de centenas de empresas Chinesas, a Toyota avança ano a ano até assumir a liderança do mercado mundial.

  • Luciano

    A Mitsubishi é uma marca antiga japonesa. Iniciou suas atividades como Estaleiro, fabricando navios. Em 1917 construiu seu primeiro automóvel, baseado num modelo fiat. Passou a fabricar motores de aviões. Em 1933 a empresa produziu seu primeiro veículo 4×4, o PX33, um carro aparentemente normal, com tração 4×4 e motor diesel, para uso militar, sobretudo. Em 1953, a empresa uniu-se a Wyllis Overland(EUA) para produzir o jeep CJ-3 no Japão. Desde cedo a empresa tem tradição em produzir véiculos OffRoad e o resultado é o Mit. Pajero, um dos melhores e mais tradicionais Off Roads do mundo ao lade de Jeep, Toyota e Land Rover. Mitsubishi significa, 3 diamantes, como no desenho do emblema da marca. A empresa também é fabricante de motores, máquinas, condutores elétricos e eletrodomésticos.

    • Fernando.Max

      Vc eh colunista do NA agora pra acabar com a graça dos artigos? :down:

    • Gadernal

      Sim bonitão…o nome da Mitsubishi é “três diamantes” alem do simbolo tb ser três diamantes vermelhos…mas vc sabe uq são esses tais diamantes vermelhos? São os três filhos do fundador da marca! É uma homenágem!

  • MATHEUS REIS

    alguen sabe o significado da GM ? :OoO:

    • VOLKS

      GENERAL MORTOS :cavera:

  • Coelhinho

    Volkswagen
    O nome da empresa pode ser traduzido como “carro do povo”. Seu radical vem da palavra volks (pronuncia-se folks – do povo, para o povo) e wagen (carro, perua, van).
    A origem da empresa foi na década de 1930 na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como “Fusca”, em Portugal como “Carocha”, na Alemanha como “Käfer” e nos Estados Unidos como “Beetle”. O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato, e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo através de um sistema de poupança voltado para sua aquisição. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.

    Ferrari
    O cavalo negro empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião do Conde Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca a Condessa Paolina, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923, porém adicionou um fundo amarelo, símbolo de sua terra natal, Modena. Em 1929 fundou a Ferrari e adicionou as iniciais de Scuderia Ferrari.

    show de bola kra… :clapp:

  • lorraine e laira

    é um homen engolindo uma cobra seus antas

  • Desperta Brasil

    Real significado do símbolo da marca Alfa Romeo:
    Para começar, o proprietário era satanista.
    A serpente simboliza satanás; o homem é Cristo; a posição de braços abertos que dizer que trata-se do homem da cruz (a saber, Jesus); em cima ainda aparece a representação de uma coroa, como se a serpente (satanás) tivesse tirando o lugar de Senhor (Rei) de Jesus.
    Mas é importante que saibam, Jesus é e sempre será o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email