Segurança

Sistema keyless se mostra vulnerável em teste na Alemanha

keyless nissan sistema

O sistema keyless, que consiste no destravamento das portas de um veículo apenas com a aproximação da chave, foi introduzido em carros de luxo e hoje já é oferecido até em modelos mais baratos. No entanto, de acordo com um estudo realizado pelo Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (ADAC), um clube de proprietários de automóveis, esta tecnologia pode ser facilmente burlada por ladrões.

O teste foi realizado com 24 veículos equipados com o keyless de 19 fabricantes diferentes, incluindo a Audi, BMW, General Motors, Ford, Kia e Toyota, sendo que alguns deles estão à venda no Brasil. Foi constatado que, com o uso de um dispositivo eletrônico de baixo custo (de aproximadamente US$ 225), os ladrões conseguem captar o sinal da chave keyless e entrar no automóvel em uma distância bem maior.

Dentro do automóvel, os pesquisadores (que se passaram por ladrões) seriam capazes de dar partida no veículo e conduzi-lo normalmente, já que em muitos modelos o motor continua em funcionamento mesmo quando o controle keyless está fora de alcance.

A solução, ainda segundo a ADAC, seria manter a chave do veículo dentro de algum envoltório capaz de isolar as ondas de rádio que ela emite quando não estiver em uso, com em um freezer de geladeira.

Confira a lista dos carros testados:

Audi – A3 (2015), A4 (2015) e A6 (2014)
BMW – Série 7 730d (2015)
Citroën – DS4 CrossBack (2015)
Ford – Galaxy (2014) e EcoSport (2015)
Honda – HR-V (2015)
Hyundai – Santa Fé (2015)
Kia – Optima (2015)
Lexus – RX 450h (2015)
Land Rover – Range Rover Evoque (2015)
Renault – Traffic (2015)
Mazda – CX-5 (2015)
MINI – Clubman (2015)
Mitsubishi – Outlander (2013)
Nissan – Qashqai+2 (2013) e Leaf (2012)
Opel – Ampera (2012)
Ssangyong – Tivoli XDi (2015)
Subaru – Levorg (2015)
Toyota – RAV4 (2015)
Volkswagen – Golf 7 GTD (2013) e Touran 5T (2015)





  • Blessa

    Aqui no Brasil já tem registro de roubos de carros com essa tecnologia, pelo menos aqui em São Paulo já vi relatos de proprietários de Golf, Focus, Audi entre outros, o ladrão esta sempre um passo a frente, ainda mais com uma lei como a brasileira.

    • rafa93

      pois é, infelizmente nosso país possui um contexto um tanto diferente, lembro-me que há um sistema que intercepta até a ativação do alarme.
      provavelmente uma breve solução seria uma opção permitindo o desligamento da chave para bloquear a emissão dos sinais de rádio.

      • radiobrasil

        Pior que tinha pra vender num site por ae.. CANSEI de denunciar ao site que era produto “suspeito” mas nunca tiravam do ar.

  • Paulo

    Até ladrãozinho de step já abre esses carros que usam esse sistema… Minha cunhada teve o carro arrombado, sem nenhum estrago, marca de nada…

    • Gian

      Já ía perguntar sobre isso.

      Roubaram o estepe do carro de um amigo e o carro estava imaculado. Nenhuma marca de arrombamento.

      • “Perguntador”

        O meu levaram o estepe sem estragar nada. No RS é comum eles usar um dispositivo que impede o travamento do carro. Depois que o proprietário sai, eles simplesmente abrem e levam. Agora estou sempre “testando” a porta. Travo e tento abrir para ter certeza que fechou.

  • Mestre Fioda

    Não existe sistema infalível. Aliás esses eletrônicos e sofisticados na minha opinião não valem nada, e estamos pagando caro por isso. Os fabricantes fazem o Marketing como se fosse coisa boa. Na realidade poderia retirar esses conteúdos dos automóveis e reduzir os preços, pois evitaria investimento de engenharia também. Ultimamente a trava mecânica está se saindo melhor que esses sistemas. Os bandidos estão cada vez mais modernos e aqueles que sabiam roubar carros com travas mecânicas são raridade. Deve dar mais trabalho pra eles que esses sistemas modernos.

    • Louis

      Sistema infalível: pena de morte.
      Nunca mais comete crime.

    • th!nk.t4nk

      Não precisa ser infalível. É só pra dificultar um pouco. Roubo de carros na Alemanha é bem raro. O problema é nos EUA e em países como o Brasil, onde sinceramente tem que pensar em resolver a raiz do problema, ao invés de quebrar a cabeça com paliativos.

  • Pedro Henrique

    nenhum sistema é perfeito…
    se até a NASA pode ser invadida por um moleque de 14 anos, porque o sistema keyless seria melhor?

  • The Monster Man

    Nesse ponto o Brasil é campeão, tem ladrão mais capacitado que engenheiro de montadora.

  • th!nk.t4nk

    Lembrando que não é exatamente que “em muitos modelos o motor continua em funcionamento mesmo com o controle fora de alcance”, e sim que isso é programável. Você pode desativar o sensor de confirmação de presença da chave, mas perde em segurança. Como esse equipamento dos bandidos não faz a rotação de sinais, se o sistema tiver ativado o cara não conseguirá ir longe. O problema é que isso vem por padrão vem desativado, e muita gente nem se toca de alterar a configuração no carro.

  • Vagnerclp

    Se o BMW, Land Rover, Mini e Lexus são vulneráveis, imagine o resto.

  • Jose Silva

    Olha, já vi uns 10 vídeos no youtube de roubos de carros com esse sistema, a maioria se não me engano na Alemanha, os carros roubados eram da marca BMW. Só procurar no youtube que vocês vão encontrar, um deles lá usou um Notebook com uma antena plugado no USB, devem ter feito um software ou algo do tipo que pega o sinal do carro e em segundos acha o código e abre o carro e da partida em menos de 1 minuto.

    • Jose Silva

      Hoje se você procurar keyless hack car você vai ver vídeos de carros roubados no mundo inteiro

  • Sandro

    Isso que dá ficar fazendo sistemas para as pessoas se mostrarem melhores que outras. Qualquer sistema com RFID é extremamente passível de ser hackeado.



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