China Segredos-Flagras SUVs Volkswagen

Skoda Kamiq é um novo SUV do grupo VW na China

skoda-kamiq-1 Skoda Kamiq é um novo SUV do grupo VW na China

A Volkswagen está promovendo a substituição de plataformas antigas para a MQB na China, o que deverá reduzir enormemente os custos de produção e desenvolvimento por lá, afinal, a montadora produz nada menos que 4 milhões de carros por ano só para atender aquele mercado. No entanto, o registro de produtos do Ministério da Indústria recebeu imagens de um novo carro, que utiliza a velha PQ34 em sua versão alongada.



Trata-se do Skoda Kamiq, um utilitário esportivo de porte compacto que a Volkswagen poderia ter lançado não agora, mas há pelo menos uns quatro anos. A base é a mesma do Lavida, tendo 2,61 m de entre-eixos, o mesmo que um Honda HR-V, por exemplo. Mas, o comprimento é maior: 4,39 m. Isso é um centímetro maior que o Karoq europeu, que é feito sobre a MQB e que supostamente deve gerar um equivalente VW, o Tarek.

skoda-kamiq-1 Skoda Kamiq é um novo SUV do grupo VW na China

O Skoda Kamiq tem 1,78 m de largura e 1,59 m de altura, segundo os registros. De acordo com o Ministério da Indústria, ele terá motor 1.5 EA211 16V com 110 cv, mas ainda não se sabe que câmbio será utilizado, sendo provavelmente um manual de cinco marchas e outro de dupla embreagem DSG com sete. Mas, por que agora a Volkswagen teria voltado atrás em termos de evolução?

O que pode estar acontecendo na China é um reposicionamento (para baixo…) da Skoda. A marca tcheca foi adquirida nos anos 90 para ser uma opção barata em relação aos produtos VW, compartilhando peças usadas por estes. De começo realmente foi assim, mas nos últimos anos, a empresa recebeu diversos investimentos que colocaram seus produtos em pé de igualdade com os Volkswagen alemães e com melhor custo-benefício.

skoda-kamiq-1 Skoda Kamiq é um novo SUV do grupo VW na China

Na China, não faz sentido lançar um SUV (ou qualquer outro carro) com a PQ34, ainda mais que a nova geração do Lavida já contempla a MQB, sendo feito ao mesmo tempo em que o Jetta deixa a PQ35. Em termos de custo, porém, o Kamiq deve aparecer no mercado com um preço bem abaixo do equivalente ao Karoq, que deve ser feito pela VW por lá. Também deve acabar mais em conta (de fazer) do que o T-Roc, que também foi registrado recentemente no mesmo órgão.

skoda-kamiq-1 Skoda Kamiq é um novo SUV do grupo VW na China

Com isso, a Skoda pode estar sendo direcionada para sua missão primária na China, que é ser uma marca barata com carros comuns. A Seat, por exemplo, já emprestou para a Volkswagen sua imagem no negócio envolvendo a produção de carros elétricos com a JAC Motors. Sabe-se que estes carros serão da marca chinesa e apenas terão atualização para serem vendidos pelo grupo alemão. Agora fica a pergunta: haverá um equivalente VW? Por essa lógica não, mas como é a China, tudo pode acontecer.

 

COMPARTILHAR:
  • Jordan rodrigues

    é uma plataforma de 20 anos mas tem que lembrar que foi usada no audi tt por exemplo, e acredito que hoje deve ta muito melhorada em comparação a 20 anos atras

  • Filipo

    Uma caixa de sapatos com cantos arredondados. Se o nacional (“Tarek”) for parecido com isso, melhor nem lançar!
    Gosto da VW, mas nem por isso deixo de criticar.

    • Guto

      Parabéns, você não é outro daqueles alienados que infernizam o site pra defender a marca.

  • TunAV

    Senhores, contemplem o novo SUVzinho destinado à Banânia.
    PS: só eu estou achando ele com dimensões de Compass e não de HR-V, ao contrário do que diz a matéria?

    • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

      O Compass tem 4,42

    • ricmoriah

      no texto se refere ao entre-eixos. o Kamiq é evidentemente maior que o Honda e menor que o Jeep.

  • Renato Bandeira

    Que coisa horrível… KKKKKK

  • Eskarmory .

    Gente é muita personalidade pra um carro só, divisor de águas. Fazendo uma analogia no mundo das comunicações, é tipo um daqueles 300 modelos de smartphones entry level da samsumg, não passa de um ”qualquer”.

  • Renato Duarte

    Plataforma PQ34,, se não me engano é a mesma que surgiu por aqui com Golf e Audi A3 ambos modelo 1998

    • Guto

      Mas é VW né, deve ser muito moderna e segura até hoje! se comparada àqueles lixos da Toyota (modo alienado trouxa ON).

  • Handlay P.B.

    Creio que a plataforma PQ34 é de 1998, quando o Golf IV foi apresentado ao mundo, ou seja, é uma base anacrônica e, obviamente, já paga. O Skoda Kamiq deve ter uma dinâmica e qualidade significativamente inferiores ao Karoq. Impressionante como na China as marcas locupletam suas linha com cada vez mais carros, com tecnologias noveis ou obsoletas, talvez um mistifório.

    Os noveis carros elétricos da Seat poderão apenas ser automóveis da JAC com casca da Seat.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email