China SUVs Volkswagen

Skoda Kamiq: SUV feito sobre plataforma antiga aparece na China

skoda-kamiq-flagra-1 Skoda Kamiq: SUV feito sobre plataforma antiga aparece na China

Como seria um SUV recente da VW sobre a plataforma PQ34? A resposta é o Skoda Kamiq. O modelo é um desenvolvimento localizado na SAIC para atuar numa faixa de preço inferior ao Karoq no mercado chinês. Para reduzir os custos, a empresa utilizou a antiga plataforma usada no Lavida, que por sua vez era uma variante alongada da base que sustentou o Golf IV durante muitos anos no Brasil.



Com um porte semelhante ao Karoq, que deu origem ao Volkswagen Tarek (Tharu na China), o Skoda Kamiq também faz uso de portas traseiras grandes para facilitar o acesso ao banco traseiro. Com 4,390 m de comprimento, 1,781 m de largura, 1,606 m de altura (com barras no teto) e 2,610 m de entre-eixos, o modelo parece atender bem em termos de espaço interno e porta-malas, que ainda não teve seu volume revelado, mas que provavelmente não será pequeno.

skoda-kamiq-flagra-1 Skoda Kamiq: SUV feito sobre plataforma antiga aparece na China

Por fora, o estilo é bem sóbrio, característico da marca tcheca. A grade possui elementos cromados e em preto brilhante, enquanto os faróis duplos possuem projetores para o facho baixo, que pode ser de LED. Falando nisso, o para-choque parece abrigar também LEDs diurnos. Na traseira, as lanternas serão compactas, mas não se sabe se terão os diodos emissores de luz. Nas laterais, as rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/55 R17, seguem um estilo bem VW.



Nisso, também pode ser notado o aplique com o nome da versão entre para-lamas e portas dianteiras. Retrovisores com repetidores de direção e barras prateadas no teto completam o visual. A traseira já foi vista, assim como o interior. Neste, o Skoda Kamiq terá um painel bem amplo e dotado de acabamento metalizado na parte inferior, além de multimídia Discover Media “chinesa” com comandos apenas do lado esquerdo. Apesar de o foco ser o baixo custo, o ar-condicionado é dual zone.

skoda-kamiq-flagra-1 Skoda Kamiq: SUV feito sobre plataforma antiga aparece na China

O cluster é analógico e o volante é simples, contendo alguns comandos remotos. O console apresenta alavanca de câmbio automático, que na verdade é o DSG de dupla embreagem com sete marchas. Mas, o Skoda Kamiq terá também câmbio manual de cinco marchas. Já o motor será o novo 1.5 MSI, uma variante aspirada e de injeção indireta do propulsor EA211 1.5 TSI existente na Europa. Nesse caso chinês, ele terá 110 cavalos de potência para mover o utilitário esportivo sino-tcheco.

Por ora, não se sabe se o Skoda Kamiq será vendido fora da China, mas é provavelmente que isso não aconteça, tal como ocorreu no caso do Lavida e outros modelos localizados naquele país. O Karoq já foi conformado para a Índia e será vendido também na China, ou seja, não haverá necessidade de algo similar com a base antiga da VW.

Skoda Kamiq – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • dallebu

    Kamiq, Tarok, Kareq, os nomes dos SUVs do grupo VW estão cada vez mais complexos, acho que eles mesmo devem se confundir.

    • pedro

      Tem ainda Kodiaq, Karoq, Yeti, Tarek, ainda pensaram em Taigun. O próprio nome Tiguan é esquisito, apenas não estranhamos porque já nos acostumamos.

      • dallebu

        Verdade, então, recapitulando: Kamiq, Tarek, Tharu, Karoq, Kodiaq, Taigun, Tiguan… Yeti é bem diferente o nome, não dá pra se embolar.

        • Alvaro

          Nossa até me deu tontura só de soletrar todos os nomes…. hahahaha. Quando só tinha o Touareg, até havia um ar de exclusividade pelo seu nome excêntrico. Agora ficou confuso e ficou banal, muito também culpa dessa enxurrada de SUV que Skoda e VW estão lançando em conjunto no mercado, somado as particularidades do mercado chinês.
          Melhor daqui a pouco fazer como a Audi…VW T1, T2, T3…. Skoda K1, K2, K3…. hahahahahahaha

        • Eric Locatelli Martini

          Acho que deve estar cada vez mais difícil dar nome a carros. Só pode!

        • Eric Locatelli Martini

          Só pra complementar a conversa, esses dias captei uma conversa de loucos, rs:
          – Comprei um Peugeot 2008.
          – Uai, mas porque não comprou um carro zero? Pegou um com 10 anos de uso??

          • Cosi fan Tutti

            Se falar que pegou o 3008 então, vai achar que voa? Kkk e o que dizer do 5008?

    • th!nk.t4nk

      Sao modelos pra mercados diferentes, entao nao tem problema :)

  • Cleidson

    O grupo VW na China já deve ter se perdido nas centenas de modelos que tem por lá. É quase uma salada. E lá tem tanta jabuticaba que nem no Brasil.

  • alfista

    Seria boa opcao para o brasil, suv barato com uma plataforma boa de custo de manutencao barata

  • oscar.fr

    Parace ser um bom carro, mas que será alvo dos amantes de plataforma, que só existem na Internet.

    • André

      Me fala uma coisa, se souber? Existiu no Brasil Peugeot 106 com ar condicionado de fábrica? E direção hidraulica?

  • Djalma

    Pela menos os chineses tem opções, então não dá para deixar de sentir um pouco de inveja já que aqui é tão difícil de as coisas acontecerem.

  • duhehe

    Prefiro a plataforma velha de um medio que nova vindo de compacto.
    A tiguan mesmo com mais de 10 anos de estrada da uma surra nos lançamentos vindo de compactos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email