Carros Conceito Europa Pickups

Skoda Mountiaq: é revelada a picape show car do grupo Volkswagen

Skoda Mountiaq: é revelada a picape show car do grupo Volkswagen

A marca tcheca Skoda apresentou o show car Mountiaq, uma picape criada a partir do Kodiaq, SUV de porte médio da empresa. Feito por 35 estagiários e demandando 2.000 horas de trabalho, o veículo foi construído na sede da montadora em Mladá Boleslav.


A Skoda Mountiaq tem tamanho maior que o SUV, embora com aproveitamento da base da carroceria original do Kodiaq, medindo 4,999 m de comprimento, 2,005 m de largura, 1,710 m de altura e 2,791 m de entre eixos, pesando 2.450 kg e motor 2.0 TSI de 190 cavalos.

Skoda Mountiaq: é revelada a picape show car do grupo Volkswagen

Os estagiários demoraram oito meses para construir essa picape, que apresenta um visual radical, conservando a mesma frente do Kodiaq, mas com faróis full LED e grade com acabamento em preto brilhante e vermelho. O para-choque foi modificado e apresenta faróis de neblina e auxiliares em LED.


O protetor dianteiro também ostenta um guincho elétrico, assim como uma barra de impulsão. A Skoda Mountiaq tem ainda protetor de aço na parte inferior do veículo. As rodas de liga leve são personalizadas e apresentam desenho bem expressivo, além do acabamento preto.

Skoda Mountiaq: é revelada a picape show car do grupo Volkswagen

As portas dianteiras do Kodiaq foram aproveitadas, mas das colunas B para trás, houve um corte abrupto para criação da caçamba de carga. Nas laterais, foram criados apoios de pé em aço para facilitar o acesso, já que a suspensão da Mountiaq foi elevada. Ela tem ainda retrovisores em preto brilhante e snorkel desenvolvido especialmente para o veículo.

O teto apresenta ainda um conjunto de luzes de LED para ampliar a visibilidade no off road noturno. Na cabine, a Skoda criou um ambiente estendido com vigiais laterais e novas colunas C, bem mais curtas. A caçamba possui compartimento abaixo do assoalho de aço. O volume é pequeno, mas a Mountiaq foi desenvolvida para lazer.

Skoda Mountiaq: é revelada a picape show car do grupo Volkswagen

No interior, bancos e painel com costuras laranja, assim como acessórios exclusivos. Até o volante tem aplique nessa tonalidade. A Skoda Mountiaq tem um sistema de som de 2.000 watts, assim como comunicador de rádio.

Skoda Mountiaq Concept – Galeria de fotos

Skoda Mountiaq: é revelada a picape show car do grupo Volkswagen
Nota média 4.3 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Natán Barreto

    Tirando essa caçamba minúscula e essa traseira horrorosa que existem em todos os produtos Skoda, eu curti.

    • Raimundo A.

      Ver e não entender. Essa picape é maior que o Toro, mas com entre-eixos menor. Pela configuração da caçamba, a capacidade volumétrica parece maior que o modelo da Fiat. Então, não tem nada de pequeno.

      Dita uma picape média monobloco, comparada as médias cabine estendida, a caçamba é menor porque estas usam as medidas das cabine dupla. Esse Skoda é como se fosse aqui a Strada CE e CD que reduzem o espaço da caçamba por conta do comprimento fixo.

      No grupo VW, esse conceito estaria acima do Tarok e abaixo do Amarok.

  • globonãotemjapa

    Bom pra enfrentar inundaçao em SP

  • zekinha71

    Só o snorkel que ficou bem gambiarra.

    • Mr. Pereba

      Parece o braço daqueles churrasqueiros gourmet jogando sal na carne.

      • Capitão Caverna

        Eu entrei na matéria só para comentar isso também! kkkk

      • JP

        Parece o Zé Bonitinho, “o perigote das mulheres”.

  • Domenico Monteleone

    Acho que dava pra fazer um trabalho melhor na parte de trás da cabine

  • Os estagiários demoraram 8 meses para fazer uma adaptação que eu sozinho faria no “paint” em alguns minutos.

    • Só que a sua do paint não sai da sua tela. Essa foi construída e pode ser usada.

      • Eu tô falando de design.

        • Kkkk só fazer 4 anos em design e se especializar na parte automotiva… vai que contratam.. Porém, como nimguém nunca tá satisfeito, sempre terá 1 pra reclamar kkk

          • Você sempre está satisfeito com tudo? Nunca reclamou de nada?

            • Depende… reclamo do que for direito meu, ai sim é um direito meu a reclamar.. nesse caso do carro, eu nem devo reclamar, até porque a Skoda nem vende aqui… então não vai me agregar, em nada. E relacionado a ficar satisfeito, depende do ponto de vista de cada 1… Se eu tenho 1 emprego, recebo salário e ainda consigo me manter.. é algo satisfatório.. porem, pode surgir coisa, que eu não goste e reclame ou não fique satisfeito. Ai vem o velho ditado, nada é como nós queremos.. Um exemplo disso, é o Etios.. bonito, ele não é… Mas, vende bem.. mesmo pessoal, reclamando… e você? Sempre está satisfeito com tudo? Nunca reclamou de nada?

      • Vinícius Sza

        Coragem para usar

        • cepereira2006

          Teria uma agora, se pudesse. Desenho melhor do que todas as tralhas do nosso mercado. Sem aquele snorquel, claro.

  • Coloca como “All new Saveiro”, e pronto.
    De quebra, os ESTAGIÁRIOS da Skoda mostraram pra Renault como adaptar uma picape de um SUV sem ficar uma coisa 100% porca.

  • Mauro Moraes

    Achei feia. frente genérica e traseira sem lógica. Cortaram um Suv e pronto.

  • João Senff

    A lateral e traseira me lembrou a primeira geração da Evoque

  • Marcelo

    Desnecessária, a Tarok é mais bonita. Próximo.

  • Guilherme Martins

    Eu gosto do design da Skoda , é um básicao, que fica legal.
    Só acho que a traseira tá muito Fiat atual.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Este peso está correto, 2450KG?

    • LArtur

      Me chamou a atenção também, tem chassis??

      • Murilo Soares de O. Filho

        Acho muito peso, ainda mais para um conceito?

  • LArtur

    Estagiários fazendo estagiarisses hahahaha

  • lucas de jesus

    É uma ideia interessante, mas ficou um pouco estranho, o veículo base tem um design bem limpo e um tanto elegante, mas botaram um monte de detalhes que deixou o visual meio poluído ficou parecendo uma Pick-up europeia dizendo “Mamãe, eu quero ser Pick-up Americana”, fora isso parece uma Pick-up que seria util pra trabalhos de entregas por exemplo na cidade, mas para uso diário acho que para a maioria não daria certo por ser somente dois acentos, mas deve dar pra fazer uma versão Pick-up deste SUVs (só tem que tirar esse tanto de trecos poluindo o design do carro que não combina e talvez fazer uma versão cabine dubla junto dessa e uma cabine simples, poderia dar muito certo)

  • cepereira2006

    Tem horas que um estagiário vale por 50 engenheiros.

  • Fabiano Navas

    Essa “chaminé” aí nela é sério mesmo??? kkk
    É possível criar um snorkel bem mais bonito… na boa.

  • Hodney Fortuna

    Pesa 450 quilos a mais que uma Hilux CD SR5.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email