Mercado Skoda

Skoda pode lançar carro para o Brasil e outros mercados emergentes

Skoda-Citigo-2017-3 Skoda pode lançar carro para o Brasil e outros mercados emergentes

O Grupo Volkswagen quer ampliar a sua participação em mercados emergentes através da tcheca Skoda. De acordo com o chefe de estratégia do grupo alemão, Thomas Sedran, a empresa deve anunciar um novo automóvel de baixo custo para países emergentes (o que inclui o Brasil) até meados de 2020.



A Skoda desenvolveu “uma série de ideias” para um carro barato para a Índia e outros mercados como o Brasil e o Irã, segundo o executivo da empresa. Este projeto, porém, não tem a ver com a parceria firmada entre a Skoda e a Tata Motors na Índia, que foi abortada. Ambas as fabricantes anunciaram no início deste mês que as negociações estratégicas terminaram pelo fato de ambas não terem alcançado uma economia de custos conforme o planejado.

A parceria entre a Skoda e a Tata teve início em março deste ano. As duas marcas assinaram um memorando de entendimento para uma parceria de longo prazo para explorar o desenvolvimento conjunto de novos veículos. Todavia, as negociações foram abortadas já que a plataforma AMP da Tata não seria suficiente para esses novos modelos, para que eles pudessem cumprir os requisitos de segurança em crash test e níveis de emissões de poluentes.

Pelo menos por enquanto, ainda não há qualquer detalhe a respeito do novo carro emergente da Skoda. Porém, é bastante provável que o modelo seja um compacto.

No Brasil, pode-se esperar por um novo carro aos moldes do Renault Kwid, com uma série de itens mais simplórios para reduzir os custos, mas, ainda assim, com uma boa oferta de equipamentos para atrair os consumidores. Este modelo não iria rivalizar com o VW up!, visto que ele foi “reposicionado” na linha atual, com preços mais elevados em relação aos rivais.

[Fonte: Automotive News]

  • Luciano RC

    Lá vem…

    • vicegag

      …. m€rd@ para o terceiro mundo, Skoda normal, nada né (Skoda que já é meio baixo custo).

      • Catucadao

        skoda não é de baixo custo coisa nenhuma vc ta por fora

        • vicegag

          Um copo pela metade, está meio cheio, ou meio vazio? Então porque quando falo meio, vc acha que é meio vazio?
          A Skoda melhorou muito com sua aquisição, pela VW, mas esta empresa já foi chamada de “estoque de riso do mundo automotivo”, e depois de “Honesta”.

          • thi

            já foi ? e se foi…passado

          • Deadlock

            Qualquer carro produzido por socialistas era piada (aliás, o próprio socialismo é piada), mas a Skoda já melhorou muito com os capitalistas da VW injetando tecnologia.

      • Catucadao

        gol não é ruim, ruim é seu entendimento sobre carros, skoda é um marca de ponta e vende citigo que nada mais é o Up! importado como carro de entrada, não como a vw brasil que vende como premium a mais de 45 mil.

      • Airplane

        Já tem bem pior e já está entre nós: Mobi.

      • thi

        tem , uno,onix zero estrela… entre outros

      • 4lex5andro

        O gol consegue vantagem, mesmo sendo um projeto relativamente antigo, frente a Onix, Mobi, e uno, por exemplo.

        Não que superar esses carros seja um feito incrível. Mas o mercado brasileiro é, em sua maioria, composto de modelos “low cost” ao extremo.

        • José Barbosa

          No que o Gol supera? Pois tem menos espaço e anda menos.

      • Luciano RC

        Quer dizer, vão piorar o que já foi feito pra ser barato. Tenso…

    • Catucadao

      carro de entrada da skoda é o Citigo se não me engano é o up importado.

  • Leonardo

    Que medo do que terei que ver, pelo jeito o UP vai virar compacto super premium

    • Catucadao

      skoda usa o up como nome de Citigo carro de entrada da marca

      • Handlay P.B.

        Não, a versão Skoda do up! se chama Citigo. Mii é o up! modificado pela Seat.

        • Catucadao

          sim eu confudi mais ambos são a mesma coisa, eu tava vendo essas dias sempre vejo essas marca que são as que não estamos acostumado a ver sempre tem carros bonito e forte gosto bastante tipo o seat leon sc

      • Pedrob

        A incrível arte de comentar a mesma coisa 20x no mesmo tópico!!

        • Edson Fernandes

          Para com isso… eu estou acompanhando o topico…

          • Pedrob

            Calma tio!

  • Pedro Evandro Montini

    Skoda é baixo custo somente para os padrões da Europa.

    • Catucadao

      o citigo é o up vendido como carro de entrada

      • Pedrob

        A incrível arte de comentar a mesma coisa 20x no mesmo tópico!

  • medo do que pode sair

  • Erick da Silva

    Só uma dúvida: os vidros traseiros são fixos ?

    • Pedro Henrique

      na europa é super comum…
      o up até foi “melhorado” nesses sentidos quando veio pra cá. (porque brasileiro tem 1 carro só pra usar como carro da família num geral)
      esses carrinhos lá são city car, pra levar não mais que 2 pessoas e ocasionalmente 4 (isso mesmo, 4, porque nem se quer possui cinto e apoio de cabeça pra um 5º ocupante)

      • Erick da Silva

        Curioso… Obrigado pela resposta !!!

      • Handlay P.B.

        Mas obviamente dá para encher o tanque e dar a volta ao mundo e rodar centenas de milhares de km com os city cars como qualquer carro comum.

        • Pedro Henrique

          claro, é um carro como todo outro, mas com aptidão voltada a cidade, universitários, primeiro carro…

          • Edson Fernandes

            E que na finalidde dele, eles utilizam dessa forma. E quem precisa viajar, usa por muitas vezes um carro alugado ou vai de outra forma ao destino.

    • Rogério R.

      Vendo outras fotos dá para ver que os vidros das portas traseiras são basculantes, como as janelas laterais traseiras dos antigos carros de duas portas.

      • Erick da Silva

        É verdade, eu pesquisei no google e são basculantes mesmo… valeu !!!

        • V12 for life

          É assim em todos os derivados do up! Só o brasileiro que é diferente pois aqui o consumidor não aceita isso.

        • Pedro Henrique

          o curioso é que se o up deles tiver vidro de manivela eles acham estranho, e pensam “nossa isso é tão antigo, quem usa isso ainda…” pra eles ou é vidro elétrico ou esses basculantes

          • Leandro

            E o motorista só possui o botão do vidro do motorista. Se ele quiser fechar o vidro do passageiro, terá que se esticar até o outro lado.

            • Pedro Henrique

              essa eu não sabia… isso do up? ta que não precisa se esticar muito no up pra fazer isso kkkkkk
              eu que sou baixo se esticar meu braço pro lado a ponta do dedo do meio alcança a coluna B do outro lado do carro kkkkkkkk da nem pra se espreguiçar no carro

  • Mr. Car

    Eu quero a linha Skoda aqui. Toda, he, he!

    • André

      A Skoda é para pessoas inteligentes de primeiro mundo. Para patetas, cheios de preconceitos e seguidores de manadas de terceiro mundo, não rola.

      • Rogério R.

        Será assim: Skoda = VW de baixo custo = VW do Brasil. Ou seja, irão mudar os logos.

        • André

          A VW do Brasil tem que pedalar muito para chegar no nível da Skoda.

          • Rogério R.

            Pelo o que estão dizendo a VW Alemanha, Brasil e a Skoda irão trabalhar juntas, assim com já ocorre com as engenharias da Renault França, Brasil, Dacia da Romênia e Renault Samsung Motors nos projetos dos carros feitos aqui e na América Latina, agora teremos que esperar o que a união da VW Alemanha, Brasil e Skoda irá produzir aqui, acho que não ficará num carro só não.

            • Handlay P.B.

              Se a VW fazer um carro barato, robusto, algo tipo Gol G4, com oferta boa de equipamentos creio que tal carroça poderia vender muito bem.

          • thi

            a vw brasil oq??se a vw é vw que é dona da skoda que fabrica os carros ..buguei..se a vw brasil é assim é pq a propria vw ver que não tem como trazer qualidade por bond preços,nao só ela como todos, afinal seu pais é uma m3rd@

          • Romualdo Vieira

            Na verdade a qualidade das fábricas da VW Brasil é sim de primeiro mundo, aliás das melhores! O que ocorre é que nosso povo não tem grana pra comprar toda a tecnologia que ela pode oferecer. E o custo Brasil termina de fuder com tudo.

    • Handlay P.B.

      Não com aquelas grades dianteiras as quais eu acho horríveis por lembrarem uma abóbora de Halloween.

    • Catucadao

      gostaria tbm da seat tbm

  • Gueu Barboza

    Vamos pensar pelo lado bom… se a Skoda aqui vai ser de baixo custo, é capaz de comprarmos Octavia a preço de Corolla… e todo mundo sabe que o Octavia é um carrão da po#%%a

    • Handlay P.B.

      Sim, mas o Octavia (assim como qualquer Skoda) tem uma grade dianteira que eu acho horrorosa e que lembra uma abóbora de Halloween.

      • E justamente o que dá a personalidade nos carros da Skoda. Muito melhor que as frentes dos VW normais. Mas, claro, gosto é gosto.

    • Zé Mundico

      Não se engane tanto. Apesar de ter boa tecnologia e reputação, a Skoda é a versão baixo-custo da Volkswagen na Europa.
      Mal comparando, seria a Dacia da Renault…….

      • marc west

        A Dacia usa bases e até peças antigas da Renault. A Skoda usa as mesmíssimas plataformas da VW. O único é que algumas duram um pouco mais. Exemplo: a PQ25 ainda é usada no atual Fabia e nos Rapid/Spaceback, mas as próximas gerações já usarão a MQB.

  • Tochio

    Não tem como sair coisa boa dai !!!….

    • Handlay P.B.

      Provavelmente sairá uma carroça do terceiro mundo, exatamente como o povo brasileiro gosta.

    • thi

      pior que mobi nao sai

  • Rogério R.

    Tava demorando para a VW ver que a receita que a Renault usa na América Latina dá certo. A Renault do Brasil só deslanchou nas vendas após a chegada da linha Dacia by Renault no Brasil passando de 100 mil carros vendidos por ano aqui, coisa que não conseguia no início dos anos 2000 vendendo Clio, Megane e Scenic idênticos aos vendidos na Europa na época e esse aumento de vendas da Renault aqui foi o motivo da ampliação da fábrica de automóveis e tbém da de motores no PR. A Ford tbém vendo isso já está projetando no Brasil um hatch para substituir o Fiesta, pois o europeu não vem pra cá e a PSA tbém vendo isso está projetando um hatch de baixo custo que entrará no lugar do 208.

    • André

      Zeronix, HB20, Gol, Fox, Etios, Ka estão aí para reforçar o que voce disse, todos vendem bem e foram desenvolvidos para nosso mercado. Só o Sandero e agora o Ka vende no primeiro mundo.

      • Erick da Silva

        TRISTE REALIDADE !!!

      • Rogério R.

        O Sandero pelo que eu já pesquisei várias vezes, ele foi projetado pelas engenharias da França, Brasil e Romênia, por isso ele é vendido na Europa, ele é vendido em 59 países no total pelo que eu vi num vídeo no canal da Renault. Agora o Ka acho que só foi projetado pela engenharia daqui, então a Ford do Brasil até que tá com moral por estar vendendo o Ka na Europa.

        • Edson Fernandes

          E na India tbm.

      • Handlay P.B.

        Com a grande exploração do Governo, das marcas e o baixo poder de compra do povo brasileiro, se torna inviável comercialmente trazer carros do primeiro mundo para cá posto que ficam caríssimos. Nos EUA, o governo e as marcas não exploram o povo americano e estes tem grande poder de compra e Corolla é carro popular…

    • Handlay P.B.

      Sim, carros do primeiro mundo têm tendência de venderem mal no Brasil por serem + caros para o submundo por causa do refinamento tecnológico. O povo brasileiro quer carro popular robusto, barato e que se desvalorize o mínimo possível não se importando com a segurança ou engenharia avançada.

      • Dario Lemos

        Triste realidade brasileira.

      • D136O

        Não é bem por vontade né, mas é isso ai.

    • D136O

      Sim a entrada desses modelos ajudou principalmente a compor uma linha mais completa e com preço atrativo, mas houveram outros fatores que influenciaram o grande aumento de vendas de veículos nesse período, todas montadoras tiveram altas.
      Essa tendencia foi anunciada a tempos quando disseram que estrategia de produtos globais iria dar lugar a produtos desenvolvidos localmente, infelizmente existem diferenças culturais e principalmente econômicas que nos impedem de ter melhores produtos.

      • Rogério R.

        Ainda que Sandero1 e 2, Logan 2 e Duster foram projetados na França, Brasil e Romênia e Sandero e Logan são vendidos em 59 países. Então apesarem de serem projetos de baixo custo, podem ser considerados carros globais. Talvez seja isso que a VW faça aqui com a Skoda.

        • D136O

          Pode ser, projetos globais de 3 mundo, semelhante o polo vivo onde o modelo recebeu atualizaçoes esteticas em 2012 e seguiu sendo comercializado no Brasil, Africa do sul, China e mais alguns

  • Wagner Lopes

    Como se já não bastasse as carrocinhas da VW por aqui…

  • Ednei Gonçalves

    Será que seria o Gol G8?

    • Esquilo Tranquilo

      Se for da Skoda vai se chamar ŠKODA GÖL GSUPERB

  • Dreidecker

    O verdinho não passa de um Up! disfarçado…

    • Pedro154

      Mas ele é, de fato, um Up! de outra cara. Na Europa, as marcas Skoda e Seat têm versões próprias do Up!.

  • Handlay P.B.

    Esse carro poderia ser a nova geração do Gol ou um rival para o Kwid, com a mesma proposta deste que é ser robusto e ser barato, assim como o Gol G4. Pelo rumo que as marcas estão tomando, pelo gosto do Brasileiro e pelo fato de o Brasil ser terceiro mundo, creio que sempre teremos carros emergentes…

    • Erick da Silva

      “creio que sempre teremos carros emergentes…” isso e muitas outras coisas acabam, quando FINALMENTE o governo brasileiro for composto, de somente, políticos direito…

  • Ricardo Blume

    Tudo isso é o chamado efeito Kwid. Há pouco tempo atrás saiu a notícia de que a VW lançaria um modelo de baixo custo (?) para o mercado brasileiro. Já que ela fez a lambança com o Up!, elevando o pequenino a super ultra gourmet city car, a alternativa seria mesmo a Skoda. Havia pensado também na possibilidade da VW lançar algum modelo de baixo custo com o badge da Seat em nosso país.

  • invalid_pilot

    Projeto deve ser pra substituir Fabia, Gol e aquele sedan pequeno que vendem na Índia

  • D136O

    Se vir como skoda nao vai vender, é só lembrar outros exemplos onde o mercado virou e quem comprou ficou com uma bomba na mão. Se nacionalizarem como VW talvez. O foda é a tendencia de cada vez mais termos “sub carros” com “superpreços”

  • carnero

    Como já dizia o célebre ditado:

    “Vai aqui, se Skoda aí”

  • Zé Mundico

    iihhh..lá vem m……

  • Cristian Dorneles

    Ainda verei carros no Brasil serem vendidos sem portas, rodas e volante, por valores módicos.

    Simplificação.

  • Vi Vendo

    Carro do Povo !

  • Antonio Sergio

    Ainda bem que ainda estão nos considerando um país emergente. Do jeito que as coisas estão, logo seremos um país “submergente”. Aí a coisa vai lascar…

  • Pelo menos aquele SUV da Skoda cairia como uma luva para a VW Brasil deslanchar no segmento. Duvido a Skoda vender aqui, mas nao ficaria surpreso de ver alguns aqui com emblema VW.

    • 4lex5andro

      Difícil se nem a lenda do T-roco não vem. E o mercado brasileiro virou série B do cenário automotivo internacional, definitivamente.

      Depois da Renault ter trazido a Dacia, a Volks traz a Skoda, e resta a Chevrolet trazer a Lada [o sedanzinho classic tinha uma versão lada até recentemente], pra combinar com um Brasil soviético.

      Por que burocracia, corrupção, partidos comunas e impostos já estão em maioria no país do caixa2, e faz tempo.

  • Pedro154

    Novo Gol? Será que vai ter um motor 1.0 MPI “capado” como a Renault fez com o SCe do Kwid?

  • Vattt

    Essa coisa de baixo custo não cabe no Brasil. Do que adianta ter baixo custo se o carro continua caríssimo, só pra piorar a qualidade e a segurança.

  • From Rivia

    interessante acharem o citigo um carro de entrada, e a skoda uma fabricante “abaixo” do VW, mas o citigo, como dá pra ver na imagem aí, tem até teto panorâmico, coisa que só tem nos VW acima dos 100 mil aqui. Então o quão ” de entrada” é o carrinho, a gente se pergunta.

  • Luis Burro

    A volks poderia fazer um minijipe do up,era soh encorpar esta carroceria dele.Nao sei pq acham ele feio.

  • Luis Burro

    Pq jah nao trazem os clones chineses,mais baixo custo q estes soh de papelao msmo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend