Skoda Slavia é brasileiro da VW que fala tcheco para indiano ver

Skoda Slavia é brasileiro da VW que fala tcheco para indiano ver

A Skoda apresentou oficialmente na Europa o Slavia, irmão do sedã compacto brasileiro da Volkswagen, o Virtus. O modelo, apesar de a marca ser de origem tcheca, será direcionado para os consumidores indianos.


Baseado na plataforma modular MQB-A0 IN, uma versão simplificada para reduzir os custos de produção na Índia, o Skoda Slavia é a primeira variante do Volkswagen Virtus, fora do Brasil.

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Sucessor do Rapid, o Slavia é uma boa indicação de como será o sucessor do Vento ou do Polo Sedan vendidos nas regiões da Ásia Central e Leste Europeu. Suspeita-se que o Virtus seja lançado na Índia com essa proposta.

Diferente do sedã feito na Anchieta, o Skoda Slavia tem faróis maiores e com projetores em LED, assim como grade característica da marca e capô com vincos acentuados. O para-choque também é exclusivo e dotado de faróis de neblina.

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Com índice de nacionalização de 95%, o Slavia reduzirá muito a dependência de importação de peças e componentes, o que nos tempos atuais, é uma proteção com a falta de semicondutores e outros insumos.

Para a Índia, o Skoda Slavia – que pode acabar parando na Rússia e talvez em outros mercados, como a China – terá motores EA211 1.0 TSI de 115 cavalos com 17,8 kgfm e 1.5 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm.

Com transmissão manual ou automática de seis marchas no 1.0 TSI, ou DSG de dupla embreagem no 1.5 TSI, o Slavia tem carroceria sedã como a do Virtus, mantendo deste as portas e demais linhas básicas da carroceria.

Skoda Slavia é brasileiro da VW que fala tcheco para indiano ver

Na traseira, as lanternas em LED tem linhas bem expressivas. Por dentro, o Skoda Slavia tem painel com três tonalidades e revestimentos, com acabamento em preto brilhante. O cluster é digital e tem tela de 7 polegadas.

O ar-condicionado é automático e digital, com display touchscream, enquanto a multimídia tem tela de 8 polegadas, com projeção sem fio para Google Android Auto e Apple CarPlay. Tem câmera de ré e pacote de segurança com airbag duplo, ABS e controles de tração de estabilidade, entre outros.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.