Skoda Slavia é um Virtus tcheco para os indianos

Skoda Slavia é um Virtus tcheco para os indianos

A marca Skoda é atualmente uma das mais importantes do grupo VW, atuando desde a Europa até a China. Sem presença nas Américas, a marca tcheca terá um novo sedã compacto com base em projeto brasileiro, o Virtus. Nesse caso, o carro será o Slavia.


Revelado parcialmente pela Skoda, o Slavia ampliará a presença do grupo alemão na Índia, onde atualmente a VW vende o antigo Vento ou Polo Sedan em outras regiões. No caso do tcheco, o modelo usará a plataforma modular MQB-A0 IN, reduzindo assim o custo de produção local e usando a carroceria do Virtus.

Já visto em testes na Índia, o sedã compacto feito em São Bernardo do Campo é um sucessor natural para o Vento, vendido como Polo Sedan na Rússia. A VW ainda não fez a mudança, mas esta será necessária e obrigará a introdução do Polo global no mercado indiano, também em versão IN.

Skoda Slavia é um Virtus tcheco para os indianos

Para a Skoda, é a chance também de vislumbrar uma atualização do Rapid em algumas regiões ou mesmo sua substituição pelo Slavia, especialmente em mercados da Ásia e também na China. A sinergia entre as filiais da Volkswagen permitiu a existência do novo sedã para a Índia.

De modo a promover o Skoda Slavia, a marca de Madlà Boleslav fez um concurso de design para camuflagem do sedã, ganhando Shreyas Karambelkar. A Skoda disse: “Seu design reflete uma mistura homogênea das culturas indiana e tcheca. Queremos dar os parabéns aos segundos classificados por apresentarem um concurso saudável – os designs apresentados mantiveram o júri contemplado durante muito tempo. Gostaríamos também de agradecer a todos os participantes por se apresentarem e fazerem do concurso um sucesso”.

Na Índia, o Skoda Slavia deverá ser equipado com motor EA211 1.0 TSI de 110 cavalos e 17,5 kgfm, além de transmissão manual ou de dupla embreagem de sete marchas.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.