Smart #1 estreia como primeiro SUV da marca alemã

smart 1 1

Feito na China, o Smart #1 é a primeira proposta de um SUV compacto da marca alemã, associada diretamente com a Mercedes-Benz, mas aqui com outra origem.


Construído sobre a plataforma modular SEA da Geely, o Smart #1 compartilha a arquitetura com o Zeekr 001 chinês e tem como missão transformar a Smart numa rival direta da MINI.

Com um design amigável e moderno, o Smart #1 chega elétrico e pequeno, medindo 4,27 m de comprimento e com 2,75 m de entre-eixos, medidas que o deixam próximo do Cooper Countryman.

smart 1 2

O Smart #1 usa baterias de lítio-cobalto-manganês de 66 kWh que lhe confere autonomia de até 440 km no ciclo WLTP.

Seu propulsor elétrico tem 272 cavalos e 34,8 kgfm, movimenta os 1.820 kg do Smart #1 de 0 a 100 km/h em 7 segundos e com máxima de 180 km/h.

Suas células de energia podem ser recarregadas rapidamente em até 80% num período de três horas no carregador de 22 kW.

smart 1 7

Já numa estação de 150 kW, o mesmo ocorre em apenas 30 minutos, permitindo assim que possa realizar viagens usando carregadores potentes no caminho.

Para viagens assim, os clientes podem dispor do bagageiro de 411 litros na traseira, além de um compartimento de 15 litros na frente para os cabos de recarga.

Com rodas aro 19 polegadas, o Smart #1 será atraente para o público jovem, sempre um alvo da marca alemã.

smart 1 8

Tendo faróis escurecidos full LED, assim como lanternas e até os vidros, o Smart #1 usa ainda a mescla de cores exteriores nas laterais e teto para destacar o produto.

Dentro, o ambiente do Smart #1 é dominado por uma tela de 12,8 polegadas central, que funciona como multimídia, além de um pequeno cluster de 9,2 polegadas.

Cores brilhantes e um console vistoso, com elemento vazado, chamam atenção, assim como o bom acabamento dos bancos em couro.

Atrás ele também tem um bom espaço para pernas e conforto de carro grande. O preço ainda não foi revelado, mas este Smart #1 será enviado logo para Europa e talvez EUA.

Smart #1 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.