Gadgets Governamental/Legal Segurança Tecnologia Trânsito

Smartphone é o principal causador de distração ao volante

smartphone Smartphone é o principal causador de distração ao volante

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, uma pesquisa apontou que o maior causador de distração no trânsito é o smartphone. O uso do aparelho móvel durante a condução ou mesmo com o carro parado no trânsito, acarreta multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH do infrator.

A partir de 2000, o uso de celular ao volante já era proibido, mas até então a punição era leve para quem infringia a lei. Com a recente alteração nos valores das infrações, a quantidade registrada pela CET na cidade de São Paulo, foi reduzida em 13% no período entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017. O número de ocorrências caiu de 152.005 no período 2015-2016 para 132.541 entre 2016-2017. Um estudo aponta que 94% dos acidentes são ocasionados por falha humana, sendo sua maioria por distração ao volante.

A CET de São Paulo diz que a fiscalização é difícil e que é necessário mais agentes. Os radares eletrônicos também não podem descobrir se o condutor está ou não usando um smartphone. Ainda assim, para contornar o problema, vários fabricantes apostam nos sistemas Android Auto e Car Play. Sistemas Android e iOS oferecem ainda o Google Assistant e Apple Siri para comandos de voz.

[Fonte: Folha]

Agradecimentos ao Sergio Quintela.
Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend