Só eletrificados: BYD desiste de carros a gasolina

byd seal 1

A chinesa BYD anunciou oficialmente que não produzirá mais carros com motor a combustão. Bom, pelo menos os híbridos permanecerão em linha com os elétricos, que são o futuro da marca.


Em março, a BYD vendeu 104.338 carros híbridos e elétricos, com 50.674 do primeiro e 50.668 do segundo tipo.

Com 9% de participação no mercado de carros elétricos em 2021, a BYD é tida como uma das principais rivais da Tesla, mas a empresa não tem ambições tão veladas quanto a empresa de Elon Musk.

Mesmo estando atrás de Tesla, Volkswagen e SAIC, na produção de carros elétricos, a BYD fomenta sua própria tecnologia, iniciada com baterias de fosfato de ferro e agora com a Blade.

byd seal 2

O mais recente produto da marca, o BYD Seal, é um carro desenvolvido desde o zero para ser um sedã elétrico altamente conectado.

Atualmente, a BYD tem uma série de modelos eletrificados, projetados para usar motores a combustão, não sendo assim um retrato daquilo que a marca quer no futuro, ao contrário do Seal.

Usando um termo militar bem famoso da Marinha Americana, o BYD Seal – outros mais recentes empregam termos militares navais também – tem 4,80 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos.

Hoje, a BYD tem modelos com versões híbrida comum, plug-in e elétrica, assim como produtos sobrepostos com até quatro compartilhando a mesma carroceria.

byd han 3

A tecnologia DM-i é usada pela BYD desde o início como forma de eletrificar seus carros mais rápido e estreará no Brasil no segundo semestre a bordo dos modelos Qin e Song.

Além dos carros híbridos e elétricos, a BYD promove sua imagem com caminhões e ônibus elétricos, incluindo chassis no Brasil, bem como painéis solares e baterias estacionárias.

Por aqui, a BYD tem fábrica em Campinas-SP para chassis de ônibus elétricos e painéis solares.

A marca atua ainda no segmento ferroviário com o monotrilho em São Paulo.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.