Mercado Peruas Volkswagen

SpaceFox sai de cena – Parte a última perua da Volkswagen

SpaceFox sai de cena - Parte a última perua da Volkswagen

Os estoques da SpaceFox finalmente se encerraram e com eles, a Volkswagen vê sua última perua sair do mercado nacional. Desde a Variant em 1969, a marca alemã sempre teve um modelo familiar com muito espaço para bagagem.


Depois da Variant, veio a Variant II e – por um breve período – então a consagrada Parati. Surgiu também a Quantum e com o tempo, a Passat Variant apareceu por aqui também.

Então, há 13 anos, ainda com duas peruas ofertadas no mercado (Parati e Passat Variant), a Volkswagen lançou a SpaceFox, uma familiar diferente, bem mais alta que o normalmente visto em station wagons.

SpaceFox sai de cena - Parte a última perua da Volkswagen


Agora, ausente do site, a SpaceFox dá adeus de fato ao mercado. Com a produção encerrada desde o fim do ano passado em General Pacheco, Argentina, país onde ela era famosa e conhecida como Suran, a compacta encerra um ciclo de 50 anos no portfólio da VW.

Nos últimos meses, a VW tirou de cena sutilmente a Golf Variant e já há bastante tempo não oferecia mais a Passat Variant. Agora, a SpaceFox deixa para trás sua história, com inúmeras versões e séries especiais.

Sendo basicamente equipada com motor 1.6 8V da linha EA111, a SpaceFox teve ainda versão com motor 1.6 16V de até 120 cavalos e opção de câmbio automatizado.

SpaceFox sai de cena - Parte a última perua da Volkswagen

Ganhou também uma versão aventureira, a Space Cross. Após muitos anos de mercado, o modelo começou a deixar de atrair os consumidores, que estavam mudando para os utilitários esportivos.

Dessa forma, a SpaceFox foi perdendo gás nos últimos anos, ainda que o peso da idade não a afetasse tanto quanto em outros modelos – o Fox, por exemplo, continua vendendo razoavelmente bem para sua idade – o avanço dos SUVs minaram suas vendas.

Assim como outras peruas, a SpaceFox foi se apagando nos últimos meses, tendo vendido ainda 1.736 unidades, mesmo já sem ser produzida na Argentina. A última de sua categoria é a Fiat Weekend, que hoje basicamente só atende a frotistas.

SpaceFox sai de cena – Parte a última perua da Volkswagen
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • RicardoVW

    Nunca consegui considerar a SpaceFox uma perua, está mais para um monovolume, minivan, sei lá. Parati sim era uma perua de verdade!

    • Doyle

      Verdade. Meriva então já pode ser considerada perua

      • Verdades sobre o mercado

        Se Kwid é SUV tá tudo liberado…

    • Jonathan

      Concordo, mas ao mesmo tempo eu vejo a SpaceFox como uma espécie de “evolução” necessária da Parati em termos de mercado. Se a vida já foi difícil pra ela que tinha um certo espaço, imagino como seria se ainda tivéssemos, dos anos 2000 pra cá, uma perua derivada do Gol. Ia tomar pau desde sempre e provavelmente já teria saído de cena ainda mais cedo.

  • Feliphe Santos

    Se tivesse versão de 7 lugares, ainda poderia disputar vendas com Spin, que reina sozinha no mercado (de taxistas, principalmente). Enfim, adeus SpaceFox, cumpriu seu papel. Sua substituta deve ser o T-Sport

  • Doyle

    parece uma minivan

  • Descanse em paz.

  • francis

    Ela era na verdade um Fox com um pouco mais de amplitude traseira. A Palio Weekend batia ela fácil nas vendas.

    • Rodrigo Cherigatto

      verdade e ainda ta em produçao!

  • RKK

    Se a VW tivesse investido o que investiu no Gol, com motor 1.6 16v + câmbio AT6, talvez ainda tivesse uma sobrevida no mercado.

    • 4lex5andro

      É um tipo de carro que, infelizmente, o mercado brasileiro não quer mais (em sua maioria claro).

      Foi desse modo com as minivans (Meriva, Idea, Zafira, Scenic).

      • Edson Fernandes

        O preço dela tbm não era nada atrativo (assim como a Palio Weekend)

  • DOD verdadeiro

    Eu acho a traseira original pré-reestilização uma das mais bonitas já feitas pela VW no Brasil. Já o interior pós 2011, minha nossa, foi de um avanço de anos-luz se comparado ao original.

    Aliás, mesmo sendo velharias o acabamento de Fox/SpaceFox dão uma surra nos do Polo/Virtus/T-Cross. Aliás, até Gol, Voyage e Saveiro parecem ter interiores mais “polidos”. Inacreditável como a VW pode regredir a um ponto tão ignóbil nos novos modelos.

    • RicardoVW

      Acabamentos internos vem regredindo na maioria dos carros de todas as marcas desde os anos 90, agora que alguns estão voltando a melhorar, a fase entre 2005 e 2017 foi triste em acabamento interno.

    • Tommy

      Os últimos Fox e Space eram muito legais, tinham multimídia, solda a laser, motor 1.6 16v com 6 marchas manual, teto solar, ESP e controle de tração

      O problema desse painel é que apesar de bonito com relativa área com tecido ele costuma virar uma escola de samba com poucos quilômetros, mas ainda anos luz a frente do Gol e do Voyage.

  • Roberto

    O fox connect tem ótimo custo benefício, mas a vw não o ofertou no SpaceFox.
    Gostava do carro, mas sempre foi muito mais caro do que valia

  • Andre Cupertino

    A Volks nunca poderia ter abandonado a amada Parati em prol da Spacefox, que jamais teve o mesmo apelo e carisma.

    • Verdades sobre o mercado

      Tive Parati 2007 e tive Spacefox 2009, não se compara, a Spacefox é bem melhor, sem desmerecer a Parati.

      • Andre Cupertino

        Eu to falando de Parati de verdade, G4 eu nem considero. Inclusive ela foi tão depenada não G4 justamente pra abrir espaço pra Spacefox. Eu tive uma Parati Crossover 2.0 tirada 0km e sei do q to falando.

      • Andre Cupertino

        G4 eu nem considero. To falando de Parati de verdade. Inclusive a G4 foi depenada justamente pra tirar a força de mercado pra entrar a Spacefox. Tive uma Parati Crossover 2.0 2004 tirada 0km e sei do q to falando. Nenhuma Spacefox se compara.

        • Verdades sobre o mercado

          Se você considerar motor e acabamento faz sentido. Se a preferência for por andar forte (e a Parati 1.8 já anda melhor que a Spacefox), também concordo, mas estou falando do carro como conjunto e dentro da proposta de SW. Spacefox tem ótimo espaço no banco traseiro, algo que na PArati é bem limitado. Spacefox é um projeto bem mais moderno que o da Parati, visto que usa a plataforma PQ-24 de 1999, enquanto a Parati usa praticamente a mesma plataforma do primeiro Gol de 20 anos antes. Motor longitudinal x transversal. Parati é um carro mais bruto, Spacefox é um carro mais suave. Posição mais elevada para todos os ocupantes na Spacefox.

  • Henrique Guedes da Silva

    Uma pena o mercado sofrer mutações mas ja era um carro que tinha uma produção antiga e cara, porém a VW nunca conseguiu ajustar toda a linha Fox, até hoje sofria com suspensão ruidos e motores 1.6 irregulares e beberróes, problemas cronicos no sistema de óleo, que apareciam em alguns com 100 mil km mas sempre foi um carro bonito e desejado

  • afonso200

    ja vai tarde

  • afonso200

    faltou cambio AT6

  • awatenor

    Onde:
    “Depois da Variant, veio a Variant II e – por um breve período – então a consagrada Parati. Surgiu também a Quantum e com o tempo, a Passat Variant apareceu por aqui também.”
    Devia:
    “Depois da Variant, veio a Variant II – por um breve período – e então a consagrada Parati. Surgiu também a Quantum e com o tempo, a Passat Variant apareceu por aqui também.”

  • Bom, dentro dessa nova leva de SUVs que a VW está trazendo para cá muito provavelmente haverá um equivalente ao SpaceFox em espaço.

  • É pena. Sempre que um segmento deixa de existir, acho que o maior prejudicado é o consumidor, que perde uma opção.
    As minivans e peruas sempre foram boas opções pela modularidade e também pelo aproveitamento de espaço interno. A Space Fox englobava um pouco do conceito de minivan no projeto de uma perua. Tinha lá os seus defeitos (compartilhado com o Fox), mas muitas das qualidades eram específicas do modelo, também.

    • Verdades sobre o mercado

      Infelizmente o mercado não quer mais as peruas e minivans (ao contrário da Europa), quer (pseudo-)SUVs.

      • Pois é, Acho tão estranha essa preferência do consumidor… é uma coisa meio “efeito manada”. Os SUV’s são praticamente compactos “engordados” e elevados, mantendo as parcas vantagens em termos de modularidade e espaço interno dos hatchs do qual derivam.
        No fim das contas, nem possuem a amplitude percebida das minivans, nem o amplo porta-malas das peruas.

        • Edson Fernandes

          E os “SUV’s” nem sempre são tão elevados em relação ao seus hatches.

  • 4lex5andro

    Parati foi a última perua da volks, a spacefox era minivan.

    Enfim, um segmento que deixará saudades, mas o Brasil prefere os famigerados SUV, nada mais pode ser feito.

    • Verdades sobre o mercado

      Pois é… na Europa se vê SWs aos montes nas ruas, desde as pequenas (a nova Clio SW está linda) até as grandes das marcas premium (a nova CLS 310 Shooting Break é de babar), mas aqui querem é SUVs e Crossovers.

    • Ducar Carros

      A última foi o Golf Variant.

    • João Senff

      Ela nunca foi minivan. Ela era uma perua com ar de minivan ( mesinha tipo avião e teto elevado ) agora dizer que era minivan já é de mais. Minivan seria a Zafira Scenic Meriva Idea Spin .

  • Daniel Pirolli

    Ja foi tarde. Muito tarde. Uns 10 anos na verdade kkkkkk

  • Caulazaro

    O principal problema dela, foi o preço e qualidade.
    A primeira geração queimou o filme. A segunda, que talvez era para ter ajudado a imagem do carro, a VW quis meter a mão com gosto e virou raro de se ver uma.
    Então, graças a VW, já vai tarde e sem saudades.

    • Gran RS 78

      Esse carro só teve uma geração.

      • Caulazaro

        Eu sei. Mas o povo em geral, principalmente os fãs da VW, se fizeram um facelift no carro, já contam como outra geração.
        Então é melhor escrever assim, para que entendam.

  • V12 for life

    Gigante esse estoque, tem quase um ano que o maquinário de produção dela foi vendida.

  • Eduardo 1981

    Falta a Palio Weekend dar adeus!

  • Danilo

    ja vai tarde… deus me livre. Toda familia Fox os carros mais sem vergonha que a VW lançou. Tanto que aqui na Alemanha “vendeu” por 2 anos e sumiram com ele daqui.

  • Emanuel

    Bonita eu sempre achei, mas a VW tem uma política de preços que conseguiu matar o Golf no mercado… Sem atualizações, preço apenas subia, a moda atual do mercado são os SUVs (hatches altinhos), durou foi muito.

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