Chevrolet História Minivans

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Carro com traje aventureiro é moda no mercado brasileiro e isso não é de hoje. Tudo começou com o Palio Weekend Adventure, da Fiat, no final da década de 1990. O Chevrolet Spin também surfa nesta onda e oferece a versão Chevrolet Spin Activ desde o fim de 2014.


Atualmente uma das versões mais caras do Spin no mercado brasileiro, o Activ 2020 traz plásticos por todos os lados na carroceria, rodas exclusivas e outros adereços “inovadores” para tentar dar a impressão de ser um carro mais robusto.

Porém, não tem suspensão elevada ou ângulos de entrada e saída maiores, o que não favorece uma melhor performance nas ruas esburacadas e cheias de lombadas.

Sem qualquer concorrente direto no mercado brasileiro, o Chevrolet Spin Activ praticamente nada de braçadas no mercado nacional.


É um dos únicos carros mais em conta que consegue atender famílias grandes sem muito sufoco, já que tem a opção de sete lugares no interior.

Além disso, tem uma lista de equipamentos aceitável, embora fique devendo recursos como airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e outros supérfluos, como ar-condicionado digital.

Confira abaixo os principais detalhes do Chevrolet Spin Activ:

Chevrolet Spin Activ – história

Lançamento do Spin Activ em 2014

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Chevrolet Spin Activ começou a ser vendido em novembro de 2014. Ele trouxe um certo apelo fora de estrada para a linha da minivan, que chegou por aqui em junho de 2012.

Seu preço era de R$ 62.060 com câmbio manual de cinco marchas e R$ 65.860 com a transmissão automática de seis velocidades.

Um dos destaques do Spin na versão Activ era o estepe fixado do lado de fora da carroceria, com solução de abertura ao estilo Volkswagen CrossFox e Citroën Aircross.

Oferecia ainda para-choques diferentes, adesivos na carroceria, faróis e lanternas escurecidos, rodas aro 16 com pneus de uso misto, entre outros.

Por dentro, apenas bancos revestidos em tecido preto e cinza com faixas centrais, além de plásticos igualmente pretos com detalhes na cor cinza. A mecânica permaneceu inalterada, a não ser pela suspensão recalibrada devido ao pneu reserva e as novas rodas e pneus.

Nova linha do Spin Activ com mudanças no motor em 2016

As primeiras alterações na linha da minivan aventureiras foram aplicadas em setembro de 2016. Na ocasião, a Chevrolet anunciou a chegada dos modelos Spin 2017 e Cobalt 2017 com mudanças no motor 1.8 flex, visando menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

O propulsor 1.8 Econo.Flex, que passou a se chamar 1.8 SPE/4 ECO, recebeu mudanças em mais de 100 componentes, o que envolve também a transmissão, sistema de arrefecimento, sistema elétrico, direção, freios, pneus, suspensão e carroceria.

Com essas alterações, o Spin ficou 33 kg mais leve.

Outra novidade foi a adoção da grade dianteira ativa do radiador, que abre e fecha as aletas automaticamente quando não há demanda pelo sistema de arrefecimento ou ar-condicionado, restringindo a entrada de ar e, assim, reduzindo o arrasto aerodinâmico e diminuindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

O modelo passou a ser vendido somente com câmbio automático, pelo preço de R$ 69.990.

Spin Activ ganha nova central MyLink 2 em 2017

Em maio de 2017, o Chevrolet Spin recebeu a nova central multimídia MyLink de segunda geração, com comandos renovados e mais acessíveis, novo layout e a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay para o espelhamento de smartphones.

O novo recurso era de série para o Spin Activ e para outras versões da linha. Com a novidade, a minivan aventureira passou a custar R$ 71.990.

Chevrolet Spin Activ reestilizado e com versão de sete lugares em 2018

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As últimas mudanças foram anunciadas em julho de 2018. O Spin 2019 recebeu um visual totalmente reestilizado, perdendo aquele aspecto de “capivara” e adotando formas semelhantes às do Cobalt.

O interior também foi renovado e a lista de equipamentos ficou mais recheada.

O Spin Activ 2019, em especial, adotou faróis mais afilados e com recorte mais reto, nova grade bipartida interligada aos faróis, para-choques mais robustos, novas rodas de alumínio de 16 polegadas, lanternas traseiras horizontais invadindo a tampa do porta-malas, entre outros.

Por dentro, o painel foi redesenhado, o painel de instrumentos ganhou um novo design com mostradores analógicos e uma tela para o computador de bordo, novos detalhes de acabamento, entre outros. Passou a contar ainda com itens como luzes diurnas de LED, sensores de luz e chuva, entre outros.

Outra novidade foi a chegada do Spin Activ7, versão de sete lugares da minivan aventureira. Os preços variavam de R$ 79.990 a R$ 83.490.

Chevrolet Spin Activ – detalhes

Apesar do visual mais imponente, o Spin Activ nunca escondeu a sua vocação de conquistar famílias mais tradicionais. A minivan aventureira tem penduricalhos exclusivos por todos os lados.

A primeira linha do modelo, em especial, chamava a atenção pelo estepe com roda de alumínio preso na tampa do porta-malas, deixando-o ainda mais longo e menos versátil para ser manobrado.

Apliques em plástico preto nos para-choques, para-lamas e parte inferior das portas, faróis e lanternas com máscara negra, rodas de alumínio de 16 polegadas calçadas com pneus de uso misto, adesivo nas portas laterais, rack de teto, bancos com revestimento exclusivo em tecido, entre outros, tudo isso fazia e ainda faz parte do pacote do Chevrolet Spin Activ.

Por outro lado, a minivan tem poucas diferenças em movimento. Os pneus de uso misto apenas deixam o modelo um pouco mais “forte” para enfrentar terrenos mais acidentados.

A suspensão, apesar do acerto modificado, não ficou mais alta, o que tira um pouco a liberdade de passar por valetas e lombadas sem muita preocupação.

Em sua linha reestilizada, lançada em 2018, o Chevrolet Spin Activ recebeu um visual bem mais harmônico. As linhas foram amplamente melhoradas, assim como aconteceu há alguns anos com o Cobalt, enquanto o interior foi renovado e a lista de equipamentos ganhou novos recursos.

Perdeu o estepe na traseira, o que foi um alívio para muitos, visto que a peça prejudicava a visibilidade traseira e exigia um certo espaço extra para a abertura do porta-malas, já que o estepe tinha abertura lateral.

Além disso, o Spin Activ agora é uma opção para famílias maiores, já que passou a contar com a versão Activ7 com interior para até sete pessoas na configuração 2+3+2.

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Chevrolet Spin Activ – versões

Confira abaixo as versões do Spin Activ comercializadas atualmente pela Chevrolet:

  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2020
  • Chevrolet Spin Activ7 1.8 AT 2020

Chevrolet Spin Activ – cores

O Spin Activ está disponível nas seguintes cores:

  • Branco Summit (sólida)
  • Azul Blue Eyes (metálica)
  • Preto Ouro Negro (metálica) – R$ 1.400 adicionais
  • Prata Switchblade (metálica) – R$ 1.400 adicionais
  • Cinza Satin Steel (metálica) – R$ 1.400 adicionais

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Chevrolet Spin Activ – equipamentos

Chevrolet Spin Activ 1.8 AT 2020

Segurança: airbag duplo, alarme antifurto, freios ABS com EBD, sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, sistema de imobilização do motor, trava de segurança nas portas traseiras, luzes de posição em LED, repetidores de seta nas laterais, faróis e lanterna de neblina, ajuste de altura do facho dos faróis, alças dianteira e traseiras no teto, alerta de pressão dos pneus, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, entre outros.

Conforto: banco do motorista e volante com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, rebatível e com trilho corrediço, ar-condicionado, chave tipo canivete dobrável, direção elétrica progressiva, desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro, piloto automático, faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidros elétricos nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e abertura e fechamento pela chave, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, entre outros.

Visual: adesivo de coluna na cor preta, retrovisores externos na cor preto brilhante, grade frontal com detalhes cromados escurecidos, maçanetas externa na cor do veículo, molduras de proteção lateral na cor preta, para-choques na cor do veículo e preto com detalhes em prata brilhante, rodas de alumínio de 16 polegadas, rack de teto com barra dupla, saias laterais com detalhes em prata brilhante, faróis e lanternas escurecidos, entre outros.

Acabamento: alavanca do freio de mão com detalhe cromado, maçanetas internas cromadas, painel de instrumentos em preto “Jet Black”, alavanca de câmbio com detalhe em preto brilhante, volante com revestimento premium e detalhes na cor prata, acabamento interno em preto e cinza claro, bancos com revestimento premium e tecido, entre outros.

Tecnologia: volante multifuncional, computador de bordo, câmera de ré, central multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, rádio AM/FM, entrada USB, conexão Bluetooth e controle das configurações do carro, sistema de som com quatro alto-falantes e antena no teto, entre outros.

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Chevrolet Spin Activ – preços

Os preços do Spin Activ 0 km são os seguintes:

  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2020: R$ 87.890
  • Chevrolet Spin Activ7 1.8 AT 2020: R$ 91.350

Veja também os preços do Spin Activ no mercado de seminovos e usados:

  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 MT 2015: R$ 45.800
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 MT 2016: R$ 47.520
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2015: R$ 46.870
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2016: R$ 50.360
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2017: R$ 56.070
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2018: R$ 62.830
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2019: R$ 72.560
  • Chevrolet Spin Activ5 1.8 AT 2020: R$ 75.490

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Chevrolet Spin Activ – motor

Assim como o Cobalt, o Chevrolet Spin conta com o motor 1.8 litro SPE/4 ECO flex de quatro cilindros, derivado da linha GM Família I.

Ele é dotado de duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, injeção multiponto e comando por correia dentada.

Tal motor consegue desenvolver 106 cavalos de potência na gasolina e 111 cv no etanol, a 5.200 rpm. Já o torque é de 16,8 kgfm e 17,7 kgfm, respectivamente, a 2.600 giros.

Desde que o Spin Activ foi introduzido no mercado, este motor passou por alguns aprimoramentos. O principal deles foi na linha Spin 2017, anunciada em setembro de 2016.

Na ocasião, mais de 100 peças foram modificadas para diminuir o consumo de combustível sem provocar perdas no desempenho.

Entre as novidades, o propulsor passou por 65 alterações em sistemas como motor, transmissão, arrefecimento, sistema elétrico, direção, suspensão, freios, pneus e carroceria. Houveram alterações no conjunto de pistões, bielas e anéis, que foi redesenhado e ficou 13% mais leve.

Ele recebeu ainda um cilindro com novo brunimento para diminuir o atrito, taxa de compressão de 12,3:1, óleo do motor de baixíssima viscosidade (0W20), coletor de admissão redesenhado para melhorar o fluxo de ar, novas bobinas individuais para cada cilindro, módulo de gerenciamento eletrônico do motor mais rápido, novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas, entre outros.

Fora isso, o Spin recebeu uma grade ativa do radiador, que tem controle de abertura e fechamento das aletas, restringindo a entrada de ar para o compartimento do motor quando não há demanda por parte do sistema de arrefecimento ou ar-condicionado.

Ele reduz o arrasto aerodinâmico, melhora o consumo e diminui a emissão de poluentes.

Apesar da potência fraca para um motor 1.8 flex e também para um carro deste porte, o Chevrolet Spin não é um carro que desaponta totalmente em desempenho. Ele tem respostas ágeis, muito por conta do torque que atinge seu máximo em rotação mais baixa.

Chevrolet Spin Activ – consumo

De acordo com as aferições do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), estes são os números de consumo do Chevrolet Spin Activ:

Chevrolet Spin Activ 1.8 AT 2020

  • Consumo de 7 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “B” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Chevrolet Spin Activ – desempenho

Os números de desempenho da versão aventureira do Spin são os seguintes:

Chevrolet Spin Activ 1.8 AT 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos;
  • Velocidade máxima de 168 km/h.

Chevrolet Spin Activ – garantia e revisões

A garantia de fábrica de todas as versões do Chevrolet Spin 2020 é de três anos, sem limite de quilometragem. Confira abaixo as revisões da minivan com preços fixos:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 256
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 540
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 668
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 520
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 424
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.076
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 404
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 540
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 668
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 692

As seis primeiras revisões do Spin Activ totalizam um valor de R$ 3.484.

As revisões da minivan têm preços acessíveis, visto que o modelo tem uma mecânica simples e que inclusive é compartilhada com outros carros da Chevrolet.

Os preços das revisões se assemelham a de modelos menores da marca, como Onix e Prisma.

Spin Activ: história, versões, equipamentos, preços, cores, consumo

Chevrolet Spin Activ – ficha técnica

Motor

1.8 SPE/4 ECO

Tipo

Dianteiro, transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.796

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

 106 cv com gasolina e 111 cv com etanol a 5.200 rpm

Torque Máximo

16,8 kgfm com gasolina e 17,7 kgfm com etanol a 2.600 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16 polegadas

Pneus

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.624

Largura sem retrovisores (mm)

1.764

Altura (mm)

1.686

Distância entre os eixos (mm)

2.620

Capacidades

Porta-malas (litros)

162 (7 lugares) e 553 (5 lugares)

Tanque (litros)

53

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

495 (7 lugares) e 450 (5 lugares)

Peso em ordem de marcha (kg)

1.275

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Chevrolet Spin Activ – fotos

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Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • El Gato!

    Que saudade da Zafira…

    • MarcioMaster

      Nenhuma, tive as duas a spin é melhor.

      • Arlindo Campos

        Fale mais sobre isso Márcio, por favor. Estou pensando numa Spin para a família…

        • MarcioMaster

          Comprei para a patroa, e 120 mil Km depois nem penso em trocar, é um tanque, nada de ruidos, manutenção zero, consumo adequado, 9/10KmL na cidade, 12Km, estrada, cambio preciso e motor muito bom, força em baixa chega a impressionar. Ltz 2014 manual. Ainda continuo achando ela feia desde a compra rsss, mas vale a pena.

        • Fernando

          Endosso tudo que o Marcio disse e mais: A nova versão de 2018 para cá, deixou ela melhor. Não tem concorrentes nessa categoria, é muito confortável e realmente familiar, até para levar a sogra no último banco.Peças e manutenção de Onix, ou seja, simples e de preço justo.Quem é saudosista da Zafira, lembro que são carros diferentes, e se a Zafira estivesse em linha hoje, custaria o dobro de uma Spin e como não está em está linha, só temos Zafiras usadas e a grande maioria surradas com GNV, ou seja, comparação no mínimo, sem base alguma.

          • Dick Buck

            A questão é que a Spin teve a missão de Substituir ao mesmo tempo a Meriva e a Zafira. Aí acabou pegando a simplicidade da primeira com a praticidade dos sete lugares da segunda. Aí se tornou um produto intermediário entre os dois. Mas o povo não entende e quer ficar comparando a Zafira com ela. Comparar Zafira com Spin chega a ser tão absurdo quanto comparar uma Parati com uma Golf Variant.

    • Dick Buck

      A única semelhança da Zafira com a Spin é o fato de possuírem opções com sete lugares. Ambas são modelos com propostas totalmente distintas. A Zafira era mais voltada ao “premium” e a Spin é para o “povão”. A comparação seria mais válida se você considerasse a Meriva.

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