Como será que funciona o sistema start stop? Bem, muito recentemente temos visto vários modelos de automóveis de algumas montadoras, que exibem um sistema eletrônico que desliga o motor quando o carro está parado.
Popularmente, tal sistema foi batizado de Start-Stop. O sistema foi desenvolvido pela empresa francesa de auto-peças Valeo em 2004 e foi batizado de Stars, mas todos o chamam de Start Stop.
Como funciona o Start Stop?
Projetado para ser usado no trãnsito pesado dos grandes centros urbanos, o sistema é perfeito para se enfrentar congestionamentos em que o veículo fica muito tempo parado e volta ao movimento em pausas longas.
Segundo a Valeo, o Start Stop reduz o consumo em até 19% de combustível nestas situações, além de reduzir muito as emissões de CO2 na atmosfera. Além disso, o sistema permite um menor ruído, maior conforto e segurança para os ocupantes.
- Carro da semana, opinião do dono: Ford Fusion Hybrid 2015
- Ex-vendedor de carros expõe os bastidores das concessionárias
- Carro da semana, opinião de dono: Ford Ranger XLS Flex 2014/2015
O Start Stop parece complicado, mas é bem simples e prático. O sistema consiste de um alternador-motor de arranque, que utiliza as duas funções tanto para carregar o sistema elétrico do carro e bateria, como para fazer o motor funcionar quando desligado.

Quando o veículo pára, o Start Stop desliga o motor enquanto o pedal de freio estiver pressionado, se o motorista liberar o pedal de freio, o sistema religa o motor e quando este já estiver pressionando o acelerador o motor já estará em funcionamento.
Todo o sistema é gerenciado por um módulo de comando eletrônico, que alterna as funções de alternador para motor de partida quando o sistema solicita. O motor de partida-alternador tem potência de 2kw.
O conjunto ainda é completado por uma bateria, uma correia e um esticador. O motorista pode desativar o sistema e passar para o uso convencional, mediante ao acionamento de um botão no painel.
Seria muito interessante e promissor o uso dessa tecnologia em todos os nossos carros, para se enfrentar o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades.
Fonte: Secco.