Ecologia Tecnologia

Stars: Saiba como funciona o sistema Start-Stop

stars-saiba-como-funciona-o-sistema-start-stop Stars: Saiba como funciona o sistema Start-Stop







Muito recentemente temos visto vários modelos de automóveis de algumas montadoras, que exibem um sistema eletrônico que desliga o motor quando o carro está parado.

Popularmente, tal sistema foi batizado de Start-Stop. O sistema foi desenvolvido pela empresa francesa de auto-peças Valeo em 2004 e foi batizado de Stars.

Projetado para ser usado no trãnsito pesado dos grandes centros urbanos, o sistema é perfeito para se enfrentar congestionamentos em que o veículo fica muito tempo parado e volta ao movimento em pausas longas.

Segundo a Valeo, o Stars economiza até 19% de combustível nestas situações, além de reduzir muito as emissões de CO2 na atmosfera. Além disso, o sistema permite um menor ruído, maior conforto e segurança para os ocupantes.

O Stars parece complicado, mas é bem simples e prático. O sistema consiste de um alternador-motor de arranque, que utiliza as duas funções tanto para carregar o sistema elétrico do carro e bateria, como para fazer o motor funcionar quando desligado.

Quando o veículo pára, o Stars desliga o motor enquanto o pedal de freio estiver pressionado, se o motorista liberar o pedal de freio, o sistema religa o motor e quando este já estiver pressionando o acelerador o motor já estará em funcionamento.

Todo o sistema é gerenciado por um módulo de comando eletrônico, que alterna as funções de alternador para motor de partida quando o sistema solicita. O motor de partida-alternador tem potência de 2kw.

O conjunto ainda é completado por uma bateria, uma correia e um esticador. O motorista pode desativar o sistema e passar para o uso convencional, mediante ao acionamento de um botão no painel.

Seria muito interessante e promissor o uso dessa tecnologia em nossos carros, para se enfrentar o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades.

Fonte: Secco.



  • heldermm

    Interessante, acho que já tinha ouvido falar disso.
    Que modelos estão sendo apresentado com esse sistema?

  • IGAUM

    Já vi um astra rodando com isso. Ai esse ano foi um Punto. A Fiat do jeito q é…acaba sendo a 1ª. a lançar.

  • Giovanni

    Olha só o que fizeram: substituíram ao mesmo tempo o alternador, motor de arranque e starter por uma única peça. Genial. A Valeo é apenas uma das dezenas de empresas que estão apresentando seus sistemas de start/stop. Irá equipar 100% dos carros dentro de até 10 anos, segundo pesquisas. E não demora até chegar por aqui :clapp:

  • Anderson Puff

    Otima ideia, esta é daquelas “como ninguem pensou nisso antes” talvez porque a gasolina não fosse tão cara na Europa e Eua como é hoje….

    Precisamos e merecemos esta tecnologia URGENTE no Brasil, pelo menos como opcional em todos os carros novos lançados por aqui…

  • LFSP2

    [Comentario #107977 sera citado aqui]

    No Brasil só virá quando pedirem, ainda mais que aqui os motores bebem uma barbaridade.

  • eduardogege

    Isso já não existia no Brasil? Se não me engano o carro era o C3.

  • Luis.J.R.

    Nossos carros mais beberões tem que ter essa tecnologia?A gm tem que colocar no vectra, e picapes também. :cool:

  • Gomes

    Sem dúvida que é um ótimo sistema para se economizar combustível e diminuir a poluição, apesar de não ser mais uma novidade, pois já se fala nesse sistema há algum tempo.

    Porém tenho uma dúvida, como fica o funcionamento do ar condicionado enquanto o motor está desligado??

  • duhehe

    Já usei um carro com isso na europa !
    é horrivel !
    isso é uma coisa que agradeço que não tenha no brasil !

  • Diguinho

    Todos os modelos deviam ter esse sistema, muito interessante :cool: :banana: :clapp:

  • V8

    o peugeot que está para ser lançado vem com “isso aí” :hauhau:
    acho q é bom isto,para não ter que empurrar o carro até o posto mais próximo,em alguns casos :hauhau:

  • ACR

    Fico intrigado com a durabilidade desse sistema num congestionamento nas marginais de SP, será que aguenta?


Send this to a friend