Stellantis registra Peugeot 308 atualizado no Brasil

Stellantis registra Peugeot 308 atualizado no Brasil

Não comemore antes de saber que o segmento de hatches médios no Brasil, vendeu somente 244 carros em setembro. Em processo de extinção, esse “nicho” de mercado ainda sobrevive por causa do Chevrolet Cruze Sport6, bem como pelos importados. Longe de ser atrativo, não parece ideal para o Novo Peugeot 308.


Ainda assim, ele apareceu por aqui, pelo menos sua imagem como desenho industrial. No INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – o hatch médio da Peugeot se mostra com visual atualizado, orientado com base no Novo 208.

Stellantis registra Peugeot 308 atualizado no Brasil

Em outros tempos, seria um bom sinal de que a extinta PSA estaria preparando a chegada do produto ou usando seu estilo para moldar o modelo argentino. Mas, na situação atual, o registro serve mesmo como proteção de direitos e mais nada.

Atualizado no começo deste ano, o Peugeot 308 é um player importante na Europa, um verdadeiro anti-Golf, que foi eletrificado pela marca francesa e deve receber uma variante 100% elétrica em 2023. Feito sobre a plataforma modular EMP2, o hatch ficou mais agressivo e adotou o logo novo da Peugeot, inspirado num antigo.

Stellantis registra Peugeot 308 atualizado no Brasil

Com novos faróis full LED, grade estilizada e para-choques redesenhados, o Novo 308 no INPI teve boa parte destas e de outras peças, como os para-lamas dianteiros, igualmente registrados no serviço de patente. Desde a grade até as lanternas de LED foram registradas no Brasil.

Contudo, como já dissemos, não há plano para trazê-lo aqui, mas os argentinos podem ter esperança, visto que lá os hatches médios ainda são apreciados. Tendo uma belíssima variante perua, o Peugeot 308 se apoia em duas versões híbridas plug-in.

Stellantis registra Peugeot 308 atualizado no Brasil

A primeira tem motor Puretech 1.6 Turbo de 150 cavalos, enquanto a outra dispõe de 180 cavalos. Respectivamente, essas opções alcançam 180 e 225 cavalos, usando ainda transmissão automática de oito marchas.

Fora isso, contempla ainda versões Puretech 1.2 com 110 ou 130 cavalos, bem como diesel 1.5 BlueHDi de 130 cavalos. Aqui, importado, chegaria no máximo com o velho 1.6 THP a gasolina com seus 165 cavalos e 24,5 kgfm que todos conhecem…

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.