Stellantis vai produzir carros elétricos na Sérvia

Fiat 500L Worldwide 330 2017

A antiga fábrica da Zastava, aquela marca da extinta Iugoslávia que fabricou o pequenino Yugo para americano ver, faz carros da Fiat há alguns anos e agora fará também carros elétricos.


Localizada na Sérvia, ela fabricará um novo modelo elétrico em 2024, que substituirá o Fiat 500 L, monovolume derivado do Fiat 500 que nunca tivemos.

Carlos Tavares se reuniu com o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciando investimento de US$ 200 milhões para fazer elétricos no país eslavo.

Além do novo carro, a Stellantis considera um segundo modelo adiante, mas não deu mais detalhes sobre este.

Tavares disse: “Esta nova plataforma para veículos elétricos se encaixará perfeitamente com produtos das categorias A, B e C e aprimorará soluções eficientes e limpas para a mobilidade urbana de nossas marcas”.

Isso significa que o produto deverá ser, no mínimo, um crossover compacto para assumir o lugar do Fiat 500 L, que mede 4,14 m de comprimento na versão de cinco assentos e 4,35 m com sete lugares.

Fiat 500L Worldwide 330 2017 3

Como se sabe, a Fiat oferecerá três SUVs elétricos até 2027 e pelo visto, um deles será fabricado na Sérvia.

Pouco se sabe sobre cada um deles, além de serem sucessores de modelos atuais e algum inédito.

Ainda que os planos europeus da Fiat passem longe de Betim, depois do Fiat 500 elétrico, provavelmente um ou dois desses novos carros serão importados como produtos de imagem.

Acredita-se que pelo menos, meia dúzia de modelos deverão estar no portfólio da Fiat em 2027 e em relação à Sérvia, comenta-se que o segundo carro seria o Novo Panda elétrico.

Este será o carro-chefe da Fiat no mercado europeu, pois, será o elétrico mais em conta na região.

No futuro da Stellantis, a Fiat deve fazer uso somente da plataforma STLA Small, já que sua proposta será atuar com os compactos.

Aqui, o negócio envolverá a hibridização, ainda que comece com o MHEV e vá até o PHEV em alguns anos.

[Fonte: ANE]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.