Fiat História Pickups

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos
Strada Cabine Estendida

A Strada Cabine Estendida é um dos modelos da picape com a maior variedade de versões no mercado brasileiro.

Briga quase que de igual para igual com a Volkswagen Saveiro. Ambas oferecem opções de carroceria cabine simples, cabine estendida e cabine dupla.


Porém, a Fiat Strada Cabine Estendida foi a pioneira a oferecer mais espaço interno para acomodação de bagagens.

Lançada em 1999, a Strada Cabine Dupla é oferecida atualmente somente na versão Hard Working com motor 1.4 litro na linha da picapinha da Fiat.

Ela se diferencia do modelo Strada Cabine Simples por contar com um compartimento maior atrás dos bancos, que possibilita acomodar pequenos objetos (como malas e mochilas) dentro da cabine, ao invés de usar a caçamba.


Confira abaixo os principais detalhes e história do modelo:

Strada Cabine Estendida – detalhes

Em relação à versão com carroceria cabine simples, a Fiat Strada se difere pelo maior espaço na cabine e também pela caçamba com espaço menor.

Para criar um compartimento extra atrás dos bancos, a picape tem 30 centímetros a menos no comprimento da caçamba. Em contrapartida, compensa com um espaço de 300 litros na cabine para levar pequenos objetos.

Comparada com a Strada CS, a Strada CE conta com 310 litros a menos na caçamba. São 1.220 litros do primeiro modelo, contra 910 litros do segundo. A capacidade de carga é de 705 kg em ambos os casos.

Vale ressaltar que a Fiat Strada 2020 é um projeto que data de 1998. Ou seja, a picapinha já tem mais de 20 anos e, desde o seu lançamento, recebeu apenas mudanças pontuais no visual, no interior e alguns ajustes na mecânica, como a adoção de novos motores e câmbio.

Sua principal concorrente é a Volkswagen Saveiro, que também dispõe das carrocerias Cabine Simples, Cabine Estendida e Saveiro Cabine Dupla.

A outra é a Chevrolet Montana, só que esta fica num meio termo entre Cabine Simples e Cabine Estendida, com um espaço atrás dos bancos mais limitado.

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Strada Cabine Estendida – história

A primeira versão da Fiat Strada foi apresentada aos brasileiros no dia 24 de outubro de 1998. Ela nada mais era que uma configuração do Palio com caçamba, para servir ao trabalho.

Por conta disso, se posicionava como uma picapinha moderna, ainda mais porque tinha como antecessora a Fiorino Pickup e rivalizava com outros modelos como Ford Courier, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Corsa Pickup.

Ela foi oferecida nas versões Working com motor 1.5 de 76 cv, Trekking com o 1.6 8V de 92 cv e LX com um 1.6 16V de 106 cv, sempre na carroceria Cabine Simples.

Lançamento da Strada Cabine Estendida em 1999

Todavia, o mercado recebeu a Strada tão bem que pessoas passaram a olhar para o novo utilitário da Fiat como um carro de passeio, sobretudo pelos jovens.

Tanto é que logo em 1999, a marca concretizou seus planos e lançou a Fiat Strada Cabine Estendida.

A inédita Strada CE foi anunciada para atender a demanda de clientes de picapes que sofriam com a ausência de um espaço extra na cabine para acomodar objetos menores.

Antes disso, se o proprietário quisesse levar uma simples mala, tinha que acomoda-la diretamente na caçamba.

Para aumentar o espaço atrás dos bancos, a Strada perdeu 30 centímetros de comprimento na caçamba. A caçamba da Strada CS, capaz de acomodar 1.100 litros, passou a levar 800 litros no modelo Strada CE.

Atrás dos bancos, ganhou um compartimento capaz de levar até 300 litros (volume equivalente ao porta-malas de um hatch compacto, por exemplo).

Outro recurso inédito da picapinha com espaço interno mais amplo era a opção do teto solar, o que dava um certo charme para a Fiat Strada.

No ano seguinte, em 2000, a Strada assumiu a liderança no segmento de picapes leves, posto que ocupa até hoje.

Novo visual e chegada da Strada Adventure em 2001

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Passados quase três anos do seu lançamento e dois anos da chegada do modelo Cabine Estendida, a Fiat Strada passou pelo seu primeiro facelift.

A picapinha acompanhou as mudanças do Palio hatch convencional e adotou faróis com desenho mais reto, uma nova grade frontal incorporada ao capô e uma nova tomada de ar na parte inferior do para-choque.

Além disso, o painel recebeu pequenas mudanças, com a adoção de um novo console central e um novo cluster de instrumentos.

Outra novidade foi a chegada da nova Strada Adventure, um modelo com visual mais aventureiro e robusto, seguindo a mesma linha da irmã Palio Weekend Adventure.

Ela se diferenciava pelo para-choque com quebra-mato, faróis de longo alcance, estribos laterais, rodas de liga-leve aro 14 com pneus de uso misto e perfil alto, para-choques na cor preta, adesivos laterais, painel de instrumentos com grafismos amarelos e novo revestimento interno.

A Strada Adventure foi ofertada exclusivamente na Cabine Estendida, com motor 1.6 16V de 106 cv.

Em 2002, porém, o motor 1.6 16V importado da Itália foi substituído pelo 1.8 litro de origem GM. Este propulsor tinha 103 cv e 17 kgfm e equipava de série a Strada Adventure Cabine Estendida.

Com ele, a picape ganhou mais fôlego e passou a entregar um melhor desempenho em retomadas.

Retoques estéticos e motor 1.8 flex em 2004

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

A segunda mudança no visual da Fiat Strada surgiu no ano de 2004. Porém, desta vez, ela adotou retoques mais profundos.

Também acompanhando o Palio, a picape compacta recebeu faróis maiores e com um desenho diferenciado, para-choques mais imponentes, novas rodas de liga-leve e tampa da caçamba com desenho mais limpo.

O interior também mudou consideravelmente.

O painel foi reestilizado, adotando formas mais retas e um console central mais encorpado. Os painéis de porta também mudaram, com um novo apoio de braço e uma considerável área revestida em tecido.

Painel de instrumentos, volante e comandos também mudaram.

Na mecânica, o motor 1.8 GM passou a ser flex. Potência de 106 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm, e torque de 17,5 e 18,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 giros.

Outra mudança no visual da Strada em 2009

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Mais uma vez, a Fiat promoveu novos retoques no design da Strada. A dianteira mudou radicalmente, com o uso de novos faróis mais angulosos e com direito a dupla parábola nas versões mais caras, além de uma nova grade retangular no centro e para-choque redesenhado.

Na traseira, a principal diferença foi a adoção de um par de refletores verticais que simulava um prolongamento das lanternas na tampa da caçamba.

O interior seguiu sem grandes mudanças, ganhando apenas novos detalhes de acabamento.

Chegada da Strada Sporting em 2010

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

As séries especiais da Fiat Strada foram tantas que não dá nem para comentar todas elas. Porém, essa aqui merece um destaque especial: em dezembro de 2010, a marca anunciou a chegada da nova Strada Sporting.

Como o próprio nome indica, trazia um visual esportivo. Tinha Cabine Estendida, motor 1.8 16V E.torQ de 132 cv (que substituiu o 1.8 GM também em 2010) e preço de R$ 46.270.

O modelo contava com faróis com máscara negra, capa dos retrovisores pintada em prateado, moldura da grade dianteira escurecida, spoiler dianteiro, saias laterais, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve diamantadas com desenho exclusivo, adesivo nas laterais, e o nome “Sporting” numa peça prateada logo acima do suporte de placa traseiro.

Por dentro havia bancos com tecidos exclusivos, volante em couro com costura vermelha, painel de instrumentos com grafismo exclusivo, cintos de segurança na cor vermelha, pedaleiras diferenciadas, tapetes em carpete com o nome da versão e alavanca de câmbio e do freio de mão com costura vermelha.

Além disso, o conjunto mecânico recebeu uma nova relação do diferencial e a suspensão adotou uma nova calibragem de amortecedores e molas para oferecer uma tocada mais esportiva.

Ela durou pouco e saiu de linha em janeiro de 2012.

Nova reestilização em 2012

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

No ano de 2012, a Fiat mudou novamente o visual da Strada. A picape ganhou uma nova grade frontal com uma barra cromada com o logotipo da Fiat, para-choque dianteiro com nova tomada de ar e novos faróis de neblina.

Por dentro, o painel foi retocado, com direito a novos comandos do sistema de som e do ar-condicionado, além de novas saídas de ar.

O volante também mudou. De resto, ela seguiu sem mudanças.

Quinta reestilização da Strada em 2014

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

A quinta e última reestilização da Fiat Strada (pelo menos por enquanto) surgiu em 2014. Na dianteira, o para-choque mudou, em especial na versão Adventure, que ficou mais encorpado.

As principais mudanças podiam ser vistas de lateral e traseira. Na lateral, a Strada Cabine Estendida ganhou uma nova segunda janela, agora com desenho que acompanha a janela das portas dianteiras.

Além disso, a caçamba ficou mais alta, ampliando o compartimento em 110 litros no modelo CE.

Já na traseira, ela agora exibe lanternas redesenhadas, com formato mais atual e em posição mais elevada, e uma nova tampa da caçamba. O para-choque traseiro também mudou, com direito a um formato mais envolvente.

Strada Cabine Estendida – versões

Atualmente, a Strada Cabine Estendida 2020 pode ser encontrada somente na versão Hard Working com motor 1.4 flex e câmbio manual.

Confira abaixo a gama completa da Fiat Strada 2020:

  • Fiat Strada Working CS 1.4 2020
  • Fiat Strada Hard Working CS 1.4 2020
  • Fiat Strada Hard Working CE 1.4 2020
  • Fiat Strada Hard Working CD 1.4 2020
  • Fiat Strada Freedom CS 1.4 2020
  • Fiat Strada Freedom CD 1.4 2020
  • Fiat Strada Adventure CD 1.8 2020

A picapinha está disponível nas cores sólidas Branco Banchisa (R$ 680), Vermelho Monte Carlo (R$ 680) e Preto Vulcano (R$ 0) e na metálica Prata Bari (R$ 2.250).

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Strada Cabine Estendida – equipamentos

Segurança: airbag duplo, freios ABS com EBD, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Fiat Code de segunda geração, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, apoia-pé para o motorista, direção hidráulica, faróis com follow me home, vidros verdes, volante com ajuste de altura, bolsa porta-objetos nas portas, entre outros.

Visual e acabamento: ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, moldura nas caixas de roda, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, parede divisória em carpete, protetor de caçamba, rodas de aço de 14 polegadas, tampa da caçamba removível e com chave, porta-escadas, console central com porta-objetos e porta-copos, luz de iluminação na caçamba, entre outros.

Tecnologia: preparação para som com dois alto-falantes nas portas e antena no teto, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), painel de instrumentos com conta-giros, entre outros.

Opcionais: Pack Convenience (R$ 2.900, com rádio com entrada USB, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, abertura elétrica da tampa de combustível, rodas com calotas, protetor de cárter e barra de proteção do vidro traseiro), Kit Protection (R$ 700, com protetor de cárter e barra de proteção do vidro traseiro) ou Pack Worker (R$ 1.700, com protetor de cárter, barra de proteção do vidro traseiro, vidros e travas elétricas e abertura elétrica da tampa de combustível).

Strada Cabine Estendida – preços

Confira abaixo o preço da Strada CE 2020:

  • Fiat Strada Hard Working CE 1.4 2020: R$ 68.590

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Strada Cabine Estendida – motor

A Fiat Strada 2020 pode ser encontrada com os motores 1.4 Fire Evo flex e 1.8 E.torQ flex. Curiosamente, o propulsor menor equipa praticamente todas as versões da linha, com exceção da Adventure, que usa a unidade mais potente.

O 1.4 Fire Evo é um quatro cilindros, com oito válvulas, capaz de desenvolver 85 cavalos de potência com gasolina e 88 cv com etanol a 5.750 rpm.

Já o torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, a 3.500 giros.

Junto a este propulsor está um câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

Strada Cabine Estendida – consumo e desempenho

Veja abaixo os dados de consumo da Strada Hard Working 1.4 2020 de acordo com o Inmetro:

  • Etanol: 7,4 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada
  • Gasolina: 10,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e na comparação absoluta geral

A respeito do desempenho, a Fiat diz que a Strada 1.4 acelera de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos.

Já a velocidade máxima é de 173 km/h.

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos

Strada Cabine Estendida – manutenção e revisões

Como você já deve imaginar, a Fiat Strada é um carro relativamente barato e fácil de se manter. Afinal, trata-se de um veículo de projeto antigo e sem muitas tecnologias.

Na mecânica, compartilha motores e outros componentes com diversos outros carros da Fiat, o que facilita a manutenção.

As revisões da picapinha devem ser feitas a cada 10 mil km rodados ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. A garantia dela é de 1 ano, sem limite de quilometragem.

Veja abaixo os preços tabelados de revisões da Strada 1.4 2020:

  • Revisão de 10.000 km: R$ 208
  • Revisão de 20.000 km: R$ 436
  • Revisão de 30.000 km: R$ 668
  • Revisão de 40.000 km: R$ 600
  • Revisão de 50.000 km: R$ 408

Strada Cabine Estendida – ficha técnica

Motor

1.4 8V Fire

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.368

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,35:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

85 cv com gasolina e 88 cv com etanol a 5.750 rpm

Torque Máximo

12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida ou hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo rígido, com molas parabólicas de lâmina única

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 14 polegadas

Pneus

175/70 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.438

Largura (mm)

1.664

Altura (mm)

1.590

Distância entre os eixos (mm)

2.718

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

705

Tanque (litros)

58

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.113

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

Strada Cabine Estendida – fotos

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo, versões, equipamentos
Nota média 4.5 de 2 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Allifen Marques

    Sempre um passo à frente pra amiguinha Saveiro “se inspirar”

  • Bruno Ricardo Pereira

    Está errada a matéria, não existe mais cabines estendida na nova saveiro!

    • Ananias Anacleto

      Pepper CE… olha no site da VW.

      • JMG

        No modelo 2020 já não existe mais CE. Parou de fabricar as versões CE.

  • Domenico Monteleone

    O que não entendo é como metade de Palio de 1998 com projeto mais que pago tem preço tão alto, embora hoje mais de 90% das vendas sejam PJ com valores bem mais baixos.

  • zekinha71

    Tive várias CE, eram guerreiras, quase tanque de guerra, nunca apresentaram um problema sequer, nem lâmpada queimada, e olha que eu usava pra trabalho, chegava a encher de lenha até a altura do teto.
    Mas que já está passando da hora de ter uma nova geração, mas que mantenha as qualidades, porquê se for pra baixar deixa do jeito que está.

  • Dod

    Uma velharia e caríssima mas justiça seja feita, a Strada é a mais valente das picapes pequenas, praticamente um trator, aguenta tudo. Tenho uma tia que tem fazenda no interior de Goiás e os carros de uso da propriedade são duas Stradas, um CS pelada antigona e uma Adventure CD mais nova, e segundo ela e o marido não tem carro pequeno melhor. Uma Saveiro G4 que eles tinham se desfez toda no mesmo serviço.

    Eu particularmente, se fosse pra usar no trabalho na cidade, iria de Monstrana. Quase tão resistente quanto uma Strada mas bem mais barata, tanto no custo de aquisição quanto de seguro, já que ladrão adora a Fiat. Mas não julgo quem compra ela, fora a confiabilidade tem o fator revenda, a Strada é cheque visado no mercado de usados.

  • globonãotemjapa

    So falta ter Etios picape.

  • Ricardo Blume

    Pode ter mil defeitos, mas para a porrada do dia-a-dia não tem. Gosta de trabalhar a bichinha.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Está defasada, mas é um tanque de guerra.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email