Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)
Strada Cabine Estendida

A Strada Cabine Estendida é um dos modelos da picape com a maior variedade de versões no mercado brasileiro.

Briga quase que de igual para igual com a Volkswagen Saveiro. Ambas já ofereceram opções de carroceria cabine simples, cabine estendida e cabine dupla.


Porém, a Fiat Strada Cabine Estendida foi a pioneira a oferecer mais espaço interno para acomodação de bagagens.

Lançada em 1999, a Strada Cabine Dupla foi oferecida por último somente na versão Hard Working com motor 1.4 litro na linha da picapinha da Fiat.

Ela se diferencia do modelo Strada Cabine Simples por contar com um compartimento maior atrás dos bancos, que possibilita acomodar pequenos objetos (como malas e mochilas) dentro da cabine, ao invés de usar a caçamba.

Confira abaixo os principais detalhes e história do modelo:

Strada Cabine Estendida – detalhes

Em relação à versão com carroceria cabine simples, a Fiat Strada se difere pelo maior espaço na cabine e também pela caçamba com espaço menor.

Para criar um compartimento extra atrás dos bancos, a picape tem 30 centímetros a menos no comprimento da caçamba. Em contrapartida, compensa com um espaço de 300 litros na cabine para levar pequenos objetos.

Comparada com a Strada CS, a Strada CE conta com 310 litros a menos na caçamba. São 1.220 litros do primeiro modelo, contra 910 litros do segundo. A capacidade de carga é de 705 kg em ambos os casos.

Vale ressaltar que a Fiat Strada 2020 é um projeto que data de 1998. Ou seja, a picapinha já tem mais de 20 anos e, desde o seu lançamento, recebeu apenas mudanças pontuais no visual, no interior e alguns ajustes na mecânica, como a adoção de novos motores e câmbio.

Sua principal concorrente é a Volkswagen Saveiro, que também dispõe das carrocerias Cabine Simples, Cabine Estendida e Saveiro Cabine Dupla.

A outra é a Chevrolet Montana, só que esta fica num meio termo entre Cabine Simples e Cabine Estendida, com um espaço atrás dos bancos mais limitado.

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Strada Cabine Estendida – história

A primeira versão da Fiat Strada foi apresentada aos brasileiros no dia 24 de outubro de 1998. Ela nada mais era que uma configuração do Palio com caçamba, para servir ao trabalho.

Por conta disso, se posicionava como uma picapinha moderna, ainda mais porque tinha como antecessora a Fiorino Pickup e rivalizava com outros modelos como Ford Courier, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Corsa Pickup.

Ela foi oferecida nas versões Working com motor 1.5 de 76 cv, Trekking com o 1.6 8V de 92 cv e LX com um 1.6 16V de 106 cv, sempre na carroceria Cabine Simples.

Lançamento da Strada Cabine Estendida em 1999

Todavia, o mercado recebeu a Strada tão bem que pessoas passaram a olhar para o novo utilitário da Fiat como um carro de passeio, sobretudo pelos jovens.

Tanto é que logo em 1999, a marca concretizou seus planos e lançou a Fiat Strada Cabine Estendida.

A inédita Strada CE foi anunciada para atender a demanda de clientes de picapes que sofriam com a ausência de um espaço extra na cabine para acomodar objetos menores.

Antes disso, se o proprietário quisesse levar uma simples mala, tinha que acomoda-la diretamente na caçamba.

Para aumentar o espaço atrás dos bancos, a Strada perdeu 30 centímetros de comprimento na caçamba. A caçamba da Strada CS, capaz de acomodar 1.100 litros, passou a levar 800 litros no modelo Strada CE.

Atrás dos bancos, ganhou um compartimento capaz de levar até 300 litros (volume equivalente ao porta-malas de um hatch compacto, por exemplo).

Outro recurso inédito da picapinha com espaço interno mais amplo era a opção do teto solar, o que dava um certo charme para a Fiat Strada.

No ano seguinte, em 2000, a Strada assumiu a liderança no segmento de picapes leves, posto que ocupa até hoje.

Novo visual e chegada da Strada Adventure em 2001

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Passados quase três anos do seu lançamento e dois anos da chegada do modelo Cabine Estendida, a Fiat Strada passou pelo seu primeiro facelift.

A picapinha acompanhou as mudanças do Palio hatch convencional e adotou faróis com desenho mais reto, uma nova grade frontal incorporada ao capô e uma nova tomada de ar na parte inferior do para-choque.

Além disso, o painel recebeu pequenas mudanças, com a adoção de um novo console central e um novo cluster de instrumentos.

Outra novidade foi a chegada da nova Strada Adventure, um modelo com visual mais aventureiro e robusto, seguindo a mesma linha da irmã Palio Weekend Adventure.

Ela se diferenciava pelo para-choque com quebra-mato, faróis de longo alcance, estribos laterais, rodas de liga-leve aro 14 com pneus de uso misto e perfil alto, para-choques na cor preta, adesivos laterais, painel de instrumentos com grafismos amarelos e novo revestimento interno.

A Strada Adventure foi ofertada exclusivamente na Cabine Estendida, com motor 1.6 16V de 106 cv.

Em 2002, porém, o motor 1.6 16V importado da Itália foi substituído pelo 1.8 litro de origem GM. Este propulsor tinha 103 cv e 17 kgfm e equipava de série a Strada Adventure Cabine Estendida.

Com ele, a picape ganhou mais fôlego e passou a entregar um melhor desempenho em retomadas.

Retoques estéticos e motor 1.8 flex em 2004

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

A segunda mudança no visual da Fiat Strada surgiu no ano de 2004. Porém, desta vez, ela adotou retoques mais profundos.

Também acompanhando o Palio, a picape compacta recebeu faróis maiores e com um desenho diferenciado, para-choques mais imponentes, novas rodas de liga-leve e tampa da caçamba com desenho mais limpo.

O interior também mudou consideravelmente.

O painel foi reestilizado, adotando formas mais retas e um console central mais encorpado. Os painéis de porta também mudaram, com um novo apoio de braço e uma considerável área revestida em tecido.

Painel de instrumentos, volante e comandos também mudaram.

Na mecânica, o motor 1.8 GM passou a ser flex. Potência de 106 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm, e torque de 17,5 e 18,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 giros.

Outra mudança no visual da Strada em 2009

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Mais uma vez, a Fiat promoveu novos retoques no design da Strada. A dianteira mudou radicalmente, com o uso de novos faróis mais angulosos e com direito a dupla parábola nas versões mais caras, além de uma nova grade retangular no centro e para-choque redesenhado.

Na traseira, a principal diferença foi a adoção de um par de refletores verticais que simulava um prolongamento das lanternas na tampa da caçamba.

O interior seguiu sem grandes mudanças, ganhando apenas novos detalhes de acabamento.

Chegada da Strada Sporting em 2010

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

As séries especiais da Fiat Strada foram tantas que não dá nem para comentar todas elas. Porém, essa aqui merece um destaque especial: em dezembro de 2010, a marca anunciou a chegada da nova Strada Sporting.

Como o próprio nome indica, trazia um visual esportivo. Tinha Cabine Estendida, motor 1.8 16V E.torQ de 132 cv (que substituiu o 1.8 GM também em 2010) e preço de R$ 46.270.

O modelo contava com faróis com máscara negra, capa dos retrovisores pintada em prateado, moldura da grade dianteira escurecida, spoiler dianteiro, saias laterais, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve diamantadas com desenho exclusivo, adesivo nas laterais, e o nome “Sporting” numa peça prateada logo acima do suporte de placa traseiro.

Por dentro havia bancos com tecidos exclusivos, volante em couro com costura vermelha, painel de instrumentos com grafismo exclusivo, cintos de segurança na cor vermelha, pedaleiras diferenciadas, tapetes em carpete com o nome da versão e alavanca de câmbio e do freio de mão com costura vermelha.

Além disso, o conjunto mecânico recebeu uma nova relação do diferencial e a suspensão adotou uma nova calibragem de amortecedores e molas para oferecer uma tocada mais esportiva.

Ela durou pouco e saiu de linha em janeiro de 2012.

Nova reestilização em 2012

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

No ano de 2012, a Fiat mudou novamente o visual da Strada. A picape ganhou uma nova grade frontal com uma barra cromada com o logotipo da Fiat, para-choque dianteiro com nova tomada de ar e novos faróis de neblina.

Por dentro, o painel foi retocado, com direito a novos comandos do sistema de som e do ar-condicionado, além de novas saídas de ar.

O volante também mudou. De resto, ela seguiu sem mudanças.

Quinta reestilização da Strada em 2014

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

A quinta e última reestilização da Fiat Strada (pelo menos por enquanto) surgiu em 2014. Na dianteira, o para-choque mudou, em especial na versão Adventure, que ficou mais encorpado.

As principais mudanças podiam ser vistas de lateral e traseira. Na lateral, a Strada Cabine Estendida ganhou uma nova segunda janela, agora com desenho que acompanha a janela das portas dianteiras.

Além disso, a caçamba ficou mais alta, ampliando o compartimento em 110 litros no modelo CE.

Já na traseira, ela agora exibe lanternas redesenhadas, com formato mais atual e em posição mais elevada, e uma nova tampa da caçamba. O para-choque traseiro também mudou, com direito a um formato mais envolvente.

Nova geração em 2020

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Depois das várias reestilizações citadas acima, finalmente a Strada recebeu sua merecida e tão aguardada nova geração. O lançamento ocorreu em junho de 2020, quando a picape mudou quase por completo para continuar líder no Brasil.

Ela chegou com cinco versões, mantendo o motor 1.4 de 88 cv em algumas delas e estreando o 1.3 de 109 cv nas mais caras. Com preço inicial entre R$ 63.590 e R$ 79.990, ela veio com as versões de acabamento Endurance, Freedom e Volcano e nas cabines Plus (a cabine simples) e dupla com quatro portas.

O nome Plus foi dado pela Fiat para ressaltar que as duas versões teriam mais espaço. No caso da primeira, uma área de 150 litros é oferecida atrás dos bancos para carregar os pertences, mas sem um banco para passageiros. Enquanto isso, a versão com cabine dupla inovou no segmento ao apresentar uma picape desse porte com quatro portas.

Visualmente, a Strada também mudou bastante, se inspirando em sua irmã Toro na traseira (é muito fácil confundir as duas no trânsito para os menos atentos), com dianteira bem mais chamativa e interior renovado, emprestando partes de outros modelos da marca.

Strada Cabine Estendida – versões

Atualmente, a Strada Cabine Estendida não é mais oferecida, mas a marca lançou as versões Cabine Plus que cumprem o mesmo papel.

Confira abaixo a gama completa da Fiat Strada 2022:

  • Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 2022
  • Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 2022
  • Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 2022
  • Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 2022
  • Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 2022

A picapinha está disponível nas cores sólidas Branco Banchisa (R$ 900), Vermelho Monte Carlo (R$ 900) e Preto Vulcano (R$ 0), nas metálicas Prata Bari (R$ 2.300) e Cinza Silverstone (R$ 2.300) e na perolizada Branco Alaska (R$ 2.500).

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Strada Cabine Estendida – equipamentos

Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2022: ar-condicionado, direção hidráulica, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, protetor de caçamba, preparação para som, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15″ com calotas.

OPCIONAIS:

  • Pack Worker (R$ 3.900): alarme, vidros elétricos, travas elétricas, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico da tampa do combustível, ajuste de altura do banco do motorista, protetor de cárter e capota marítima.
  • Pack Audio (R$ 1.700): rádio, alto-falantes, porta USB frontal e volante multifuncional;
  • Pack Safety (R$ 2.100)
  • Calota Endurance (R$ 180)

Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2022: itens acima + direção elétrica, trio elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, rádio com USB, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, alça para passageiro, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e rodas de liga aro 15.

OPCIONAIS:

  • Pack Safety (R$ 2.100)
  • Pack Tech (R$ 3.200): Central multimídia com tela de 7 polegadas, tweeters, 2ª entrada USB, controles de áudio no volante e câmera de ré.

Strada Cabine Estendida – preços

Confira abaixo os preços da Strada Cabine Plus 2022:

  • Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 2022 – R$ 74.790
  • Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 2022 – R$ 81.890

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Strada Cabine Estendida – motor

A Fiat Strada 2022 pode ser encontrada com os motores 1.4 Fire Evo flex e 1.3 Firefly flex. O 1.4 Fire Evo é um quatro cilindros, com oito válvulas, capaz de desenvolver 85 cavalos de potência com gasolina e 88 cv com etanol a 5.750 rpm.

Já o torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, a 3.500 giros. Junto a este propulsor está um câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

Enquanto isso, o motor Firefly 1.3, que também tem 4 cilindros e 8 válvulas, entrega 101 cv com gasolina e 109 cv com etanol, sempre a 6.250 rpm. Seu torque é de 13,7 kgfm ou 14,2 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. O câmbio é sempre manual com cinco marchas.

Strada Cabine Estendida – consumo e desempenho

Veja abaixo os dados de consumo da Strada Cabine Plus:

CONSUMO CIDADE

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus – 8,3 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus – 9 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina)

CONSUMO ESTRADA

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus – 8,8 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus – 9,8 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)

Veja também o desempenho de cada versão da picape, em aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima:

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus – 12,3 segundos e 157 km/h
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus – 11 segundos e 168 km/h

Strada Cabine Estendida: motor, preço, consumo e versões (fotos)

Strada Cabine Estendida – manutenção e revisões

Como você já deve imaginar, a Fiat Strada é um carro relativamente barato e fácil de se manter. Afinal, trata-se de um veículo de projeto antigo e sem muitas tecnologias.

Na mecânica, compartilha motores e outros componentes com diversos outros carros da Fiat, o que facilita a manutenção.

As revisões da picapinha devem ser feitas a cada 10 mil km rodados ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. A garantia dela é de 1 ano, sem limite de quilometragem.

RevisãoCustoCusto
QuilometragemPreços 1.4Preços 1.3
10.000 kmR$ 344R$ 412
20.000 kmR$ 432R$ 528
30.000 kmR$ 672R$ 424
40.000 kmR$ 664R$ 1.068
50.000 kmR$ 376R$ 440
60.000 kmR$ 1.412R$ 636
TotalR$ 3.900R$ 3.508

Strada Cabine Estendida – ficha técnica

Motor

1.4

1.3

Tipo

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1368

1332

Válvulas

8

8

Taxa de compressão

12,35:1

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 85 cv a 5750 rpm / Etanol: 88 cv a 5750 rpm

Gasolina: 101 cv a 6250 rpm / Etanol: 109 cv a 6250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 12,4 kgfm a 3500 rpm / Etanol: 12,5 kgfm a 3500 rpm

Gasolina: 13,7 kgfm a 3500 rpm / Etanol: 14,2 kgfm a 3500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica/Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Independente, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 15 polegadas

Liga leve 15 polegadas

Pneus

195/65 R15

195/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4474

4474

Largura sem retrovisores (mm)

1732

1732

Altura (mm)

1599

1607

Distância entre os eixos (mm)

2737

2737

Capacidades

Porta-malas (litros)

1.354 (CE) 844 (CD)

1.354 (CE) 844 (CD)

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

720 (CE) 650 (CD)

720 (CE) 650 (CD)

Peso em ordem de marcha (kg)

1078 (CE) 1140 (CD)

1092 (CE) 1167 (CD)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Strada Cabine Estendida – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.