Japão Mercado Subaru Tecnologia

Subaru celebra 50 anos de motor boxer

subaru-motor-ea81

“EA” é a designação de motor para a Volkswagen, mas não é somente ela quem a utiliza. No Japão, outra marca faz motores com essas duas letras e é igualmente famosa no mundo automotivo, ainda mais que, como a germânica, apostou no conhecido motor boxer ou flat.

subaru-leone-4wd-motor-cambio

Em 1966, a Subaru apresentou seu primeiro motor boxer “EA” ao mercado nipônico e de lá para cá, o propulsor teve nada menos que 16 milhões de unidades vendidas. Do Subaru 1000 ao BRZ, quase todos os carros da marca tiveram propulsores com cilindros opostos. Além da Porsche, é a única que se dedica à fabricação desse tipo de motor.

galeria-fotos-subaru-salao-automovel-2014 (18)

Combinado com uma caixa automática CVT, cardã e diferenciais no mesmo plano, o chamado sistema S-AWD (Symmetrical All Wheel Drive), o EA proporcionou aos carros da Subaru um equilíbrio perfeito, que deu à marca uma reputação mundial, especialmente fora das pistas. Agora, 50 anos depois, a empresa produz variações de quatro e seis cilindros para seu lineup.





  • Ailton Junior

    subaru forester é um boxer bem acessível

  • Boris

    Baixo CG com SAWD permanente. Sensacional a tocada em pistas

  • carnero

    Esses carros andam muito!

  • ObservadorCWB

    Alguns compram carros com conhecimento técnico, outros para curtir a “pilotagem”….infelizmente no Brasil compra-se automóvel para mostrar ao vizinho. Carro “bonitinho e barato” vende.

  • Gian

    Motor boxer tem seu lugar nesse mundo!
    Não é a configuração mais perfeita, mas tem seu charme.

  • Kranz

    estou pensando em comprar um impreza 2010 por ai, o preço está acessível, antes um subaru de 50 mil a um gol 0km

    • fschulz84

      É possível encontrar os 2011 (que normalmente vem com o pack R) por menos de 45k se estivermos falando do 2.0 AT.

    • Darwin Luis Hardt

      esses subarus estão bem baratos… Mas eu não teria um subaru se eu pudesse ter apenas um carro. A hora que precisar de uma peça, dependendo em que cidade tu mora, pode levar alguns meses pra chegar a peça e trocar. Se pensa em ficar com o carro e rodar muito ele, deve pensar nesse quesito. Caso compre um com 60 mil km (que ainda existe de monte por aí) e fique com ele até uns 120 mil km, acho que vale a pena pegar.

      • João Silva

        Peças de subaru são tão difíceis qto peças de citroen, bmw, renault, honda, toyota, VW, fiat, ford, hyundai etc. Ninguém mais tem estoque de peças, elas vão demorar igual, a diferença que Subaru, Honda e Toyota tem uma durabilidade maior que a outras, la fora esses imprezas que aqui tem 5 anos de garantia, lá são 10 anos.

    • Gustavo73

      Até você ver o custo de manutenção.

      • Kranz

        Vdd, deve ser considerado como aspecto principal.

  • octavio cesar godoy

    Eu tenho um Subaru Forester, ano 2010, com 24 mil kilometros, ele numa curva é como se fosse um fórmula 1

  • octavio cesar godoy

    Minhas revisões ficam em média 800 reais, ja fiz 4 porque não espero os 10 mil kms, mesmo porque a revenda mais perto fica a 350 km da minha cidade, e quando estou por perto de Ribeirao preto, já faço, mesmo sem atingir os 10 mil kms

    • Fábio

      O que acha desse preço? Vale a pena pelo carro? O pós-venda é bom?

      • octavio cesar godoy

        Fabio, o carro é muito bom, eu tenho fazenda aqui na minha cidade, ando com ele pela fazenda sem problemas, estavel , muito estavel, o pessoal me atende muito bem

  • octavio cesar godoy

    Meu sonho é uma outback, vou chegar devagarinho, mas na proxima troca eu pego uma peruona daquela

  • Guilherme Kroeff

    o motor EA saiu de linha faz mais de 20 anos. foam substituídos pelos famosos EJ, que foam substituídos pelos FA…



Send this to friend