*Destaque Governamental/Legal Japão Mercado Montadoras/Fábricas Subaru

Subaru: falsificação de consumo está sob investigação

subaru-fabrica Subaru: falsificação de consumo está sob investigação

A indústria automotiva do Japão é considera um exemplo de qualidade há bastante tempo, mas recentemente sua imagem foi manchada por escândalos seguidos, envolvendo desde a fornecedora de airbags Takata até a inspeção final de carros da Nissan, por exemplo. Mas nessa história, entram até mesmo aços e alumínios da Kobe e outras práticas comuns no setor nipônico, que vão contra o que o governo local determina.



A Subaru, por exemplo, não escapou de estar incluída em denúncias relativas à inspeção final, onde potenciais defeitos poderiam passar sem a devida atenção do corpo técnico, que não era certificado para a função. Agora, a marca japonesa está sob a mira do governo novamente, desta vez em caso de suspeita de fraude nos dados de consumo e emissão de seus carros.

subaru-fabrica Subaru: falsificação de consumo está sob investigação

O problema estaria no sistema de leitura da quilometragem dos veículos, que poderia estar sendo manipulada. O porta-voz da Subaru, Miyuki Yasuda, disse: “No momento, estamos tentando confirmar se os dados foram realmente fabricados e, em caso afirmativo, como isso aconteceu e quais modelos são afetados”. Porém, Yasuda revela que não haverá um recall por conta disso, visto que tais dados não alteram a segurança veicular, não expondo assim motorista, passageiros e terceiros a riscos de integridade física.

A descoberta ocorreu quando inspetores detectaram discrepâncias na leitura de quilometragem de alguns carros produzidos, revelados em outubro. A Subaru não diz exatamente quantos carros foram adulterados, pois ainda não conseguiu determinar. Para Janet Lewis, que é chefe de pesquisa de transporte para a Ásia na Macquarie Securities, o problema pode ser mais grave.

“Saindo da questão de inspeção certificada, isso pode ser um sinal de um problema maior de como a Subaru gerencia suas operações de fabricação”, disse. Na montadora japonesa, embora o tom seja tranquilizador, a preocupação deve ser bem maior do que transparece. Isso porque alteração nos dados de consumo não teriam grande efeito em termos judiciais, apesar de que clientes lesados poderão entrar na justiça por conta disso.

subaru-fabrica Subaru: falsificação de consumo está sob investigação

No entanto, a questão das emissões de poluentes adulteradas por essa manipulação da quilometragem podem gerar muito mais dor de cabeça para a Subaru, especialmente se parte dos carros afetados foi vendida nos EUA. Ainda é cedo para dizer se essa alteração na leitura poderia impactar tanto nas emissões e se, a EPA, por exemplo, poderia ter sido enganada. O mesmo vale para a certificação do JC08 no Japão e do NEDC na Europa.

Portanto, a marca japonesa, reconhecida por sua qualidade, segurança e performance, pode sofrer um impacto muito maior mais adiante. Só o escândalo da inspeção não qualificada rendeu imediatamente queda de 8,5% em suas ações quando foi revelada e as perdas no geral foram de 10%.

[Fonte: Autoblog]

COMPARTILHAR:
  • Louis

    Que venham logo os elétricos! Carro a combustão já deu o que tinha que dar.

    • Helio Darlan Araujo

      Com todo respeito Louis. Os carros elétricos poluem tanto quanto motores de combustão. Enquanto não se resolver a questão das baterias. Metais pesados são descartados mais e mais.

      • Louis

        As baterias serão recicladas.
        E se for pensar em descarte inadequado, isso já acontece hoje com óleo do motor, no interior do país muita gente troca o óleo em casa, e joga o óleo velho no fundo do terreno.

  • th!nk.t4nk

    Os japoneses estão batendo recordes de picaretagem heim. Quem diria 😲

    • Pedro Henrique

      eles estão batendo recorde é de deflagrações de picaretagem, pq picaretagem todo ele faz

    • carroair30

      Perto de uma ALEMÃ que eu conheço isso é CAFEZINHO PEQUENO !

  • Luis Burro

    O único exemplo de algo no Japão q podemos levar é rigor.Por isto o grande número de suicídios,e tbm não é infalível.
    Não são de hj estes escândalos,tlvz até eles consigam esconder melhor,por isto parecem ter menos.

  • carroair30

    ATÉ TU SUBARU ???!!!!

  • Gilberto DePiento

    “Mais uma vez o Estado estende suas garras e sua sanha arrecadatória para prejudicar o pobre empreendedor indefeso” – diriam os fiéis da igreja de São Mises.

  • Victor Hugo

    Resta saber quem vai comprar

  • leitor

    As regulamentações para atender interesses políticos estão passando do ponto de alcance de empresas que têm as maiores estruturas do mundo. Aí quando aparece um que diz que não vai brigar por isso o mundo quer trucidar. Existem verdadeiras guerras e brigas pelo poder que contam com essas características. O mundo está ficando cada vez mais refém disso. Quem não faz está exigindo mais. Essa história já não é mais nova, só mudam os lugares e personagens.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email