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Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Em sua quarta geração aqui no Brasil, o Subaru Forester começou a ser produzido há mais de duas décadas, no ano de 1997.

Com design questionável, principalmente nas primeiras versões, o Subaru Forester começou a ser fabricado a partir da plataforma do sedã Impreza.


Quando lançado, o “Pokémon” da montadora japonesa fazia parte da categoria station wagons (perua) e ganhou reconhecimento por mesclar configurações diferentes em um mesmo veículo.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

A partir da terceira geração, em 2008, a Subaru resolveu transformar o Subaru Forester em um SUV – chegando ao Brasil um ano depois.

O visual nunca foi o forte desse modelo, porém, não há como negar que o Subaru Forester se destaca pela robustez mecânica.

Além de oferecer equipamentos de qualidade, o interior segue de um bom SUV: boa dirigibilidade, ótimo espaço, confortável e com comandos em regiões bem localizadas.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

No ringue dos concorrentes, o japonês disputa espaço com Volkswagen Tiguan, Jeep Compass e Chevrolet Equinox.

O utilitário esportivo atual é comercializado em três versões:

A de entrada Forester L, com motor 2.0 boxer, 150 cavalos e 20,2 mkgf. O câmbio é automático CVT e a tração é 4×4 – valor R$118.900 (com rodas de alumínio de 18 polegadas, chave com controle remoto, porta-copos dianteiros e traseiros, câmera de ré e outros).

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

A Sport é a “intermediária”, que traz como diferencial o teto solar panorâmico. Além de borboletas para trocas de marcha e partida do motor através de botão, sem a necessidade de chave.

Também entrega: faróis automáticos, faróis de LED com auto nivelador, retrovisores elétricos rebatíveis, volante em couro, rodas de alumínio de 18 polegadas.

No mais, ele segue a mesma configuração da versão L – valor R$134.900.

O Subaru Forester XT Turbo é a topo de linha, custando R$168.500, tem como diferencial o sistema Harman/Kardon – o mesmo utilizado no Volvo XC40 – a motorização é de 240 cv, 35,7 de kgfm.

De série, o XT Turbo oferece: faróis com acendimento automático, faróis de neblina dianteiros, retrovisores elétricos rebatíveis, limpadores de para-brisa intermitentes com desenho lâmina, racks de teto, aerofólio, banco do motorista elétrico ajustável em 8 eixos com memória, vidros elétricos com função antiesmagamento e botão um toque para o motorista e passageiro, tomadas 12V no painel, console central e porta-malas, ar condicionado automático de duas zonas com filtro anti-pólen, áudio com compatibilidade Bluetooth, borboletas para trocas de marcha, dentre outros.

Subaru Forester 1998 – primeira geração

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Desde o final dos anos 80, a Subaru já estava produzindo carros do segmento station wagons. Com o Forester não foi diferente, o modelo nasceu a partir da plataforma do emblemático Impreza, que foi lançado em 1992.

O Subaru Forester foi apresentado oficialmente em 1997, mas chegou ao Brasil apenas em 1998. Na época, o veículo surgiu como uma perua aventureira, mas também como um automóvel para a família.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Para essa primeira versão, elogios não faltam, era um legítimo japonês, mesmo com design considerado “feio”, a perua agradava pela boa dirigibilidade, potência, conforto, segurança e estabilidade. Consequentemente, ganhou muitos fãs, fiéis até hoje.

Na parte mecânica, era vendido em duas versões com motorização turbo 2.0 e opção de transmissões automática e manual.

Entre os equipamentos oferecidos no Subaru Forester, havia o teto solar com acionamento elétrico – considerado um dos pontos fortes deste modelo. Ainda oferecia de série: freios ABS, airbag duplo, alarme antifurto, ar condicionado, CD Player, controle eletrônico dos retrovisores, direção hidráulica, regulagem da coluna de direção, trava elétrica das portas, vidros elétricos, relógio digital e porta óculos.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

O interior era bem trabalhado com revestimentos em couro. Os bancos ganharam quatro tipos de regulagem.

O japonês se sobressaia muito bem, até mesmo em vias mal pavimentadas, graças à suspensão independente.
Com seu perfil urbano x off road, com o auxílio da tração integral, o Forester encarava bem os caminhos de terra.

Outro ponto que chamou a atenção na época foi o seu vidro grande, que facilitava a visão na cidade.

Curiosidade: nos anos 2000, a General Motors (GM) tinha participação acionária juntamente da empresa controladora da Subaru, por isso, o Subaru Forester foi comercializado na Índia pela Chevrolet.

Subaru Forester 2002- segunda geração

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Entre 2000 e 2002, os holofotes ficaram para a segunda geração. Mas no Brasil ele só chegou oficialmente em 2003.

Aqui, ele seguiu com a mesma proposta da anterior, um mix de utilitário esportivo com carro de passeio. Entre as novidades, estava a alteração nos faróis, na grade e no para-choque.

Houve um redesenho também na tampa do porta-malas e nas lanternas – uma das principais mudanças. O silêncio interno foi outro grande diferencial nesse modelo 2000.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Com motorização quatro cilindros, entregava motor turbo e configuração boxer. Com os seus 170 cv de potência e suspensão independente nas quatro rodas, o Subaru Forester dos anos 2000 se destacava pelas retomadas e velocidade máxima.

O que não agradou muito foi o câmbio manual, mesmo com engates precisos, ele deixava a desejar no conforto ao motorista.

Meses depois, a Subaru lançou a versão com câmbio automático. A geração recebeu versões com transmissão automática e manual. O preço inicial chegou a assustar: R$ 75 mil.

Subaru Forester 2009 – terceira geração

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Em 2009 foi a vez da grande reformulação do Subaru Forester. Enquanto as primeiras gerações ficaram no desenho quadrado, a terceira evoluiu na estética e lembrou um jeep luxuoso.

Na parte dianteira, houve arredondamento nos dois cantos, lembrando um verdadeiro utilitário esportivo. A traseira foi modificada e o destaque ficou para a dupla saída de escape, desta vez, cromada.

As atualizações deram um ar de mais esportividade ao SUV da montadora japonesa.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Que o carro oferecia conforto e bom espaço desde a versão de 1997/1998, isso não era novidade para ninguém. E em 2009, nada de decepções. Três adultos até iam bem acomodados nos bancos traseiros, exceto para quem for ao meio.

Entre outros acertos, está: a posição de dirigir e o revestimento em couro na versão 2.0 X2, na época, custando R$ 105 mil.

Avaliando a estética interior, deixou de conquistar com texturas que não ficaram bem trabalhadas, além disso, os plásticos eram rígidos. Concorrentes como Toyota RAV4 e Chevrolet Captiva conquistaram nesse quesito.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Os instrumentos contavam com uma iluminação azulada, para alguns, desnecessária. Mas para os fãs, nada de reclamação.

Aqui no Brasil, a versão mais barata do Subaru Forester foi a XS, com os seguintes itens: air bag duplo, ar condicionado, controles de tração e estabilidade, freios ABS, CD Player com MP3 e rodas de 16 polegadas.

O motor oferecido era boxer com 2.0 e 160 cv de potência, câmbio de quatro velocidades permitindo trocas sequenciais e tração integral.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

A outra configuração é a XT, na época, seu motor também era turbo, 2.5 de 230 cavalos. Além de todos os itens oferecidos na versão XS, essa opção oferecia aerofólio e rodas de 17 polegadas.

Disponível no Brasil entre os anos 2008 e 2012, a Subaru comemorou em 2011 o sucesso do carro por aqui, pois, em 2010, o utilitário-esportivo representou 60% das vendas da fabricante. A partir daí, eles resolveram lançar o Subaru Forester S-Edition, apenas na opção topo de linha.

Por R$ 135 mil, o motorista levava junto como itens de série: ar-condicionado digital de duas zonas, direção hidráulica, rodas de liga leve de 17”, airbag, bancos em couro, controlador de velocidade, tração integral, freio a disco com ABS/EBD e câmera de ré.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

As outras versões já disponíveis no mesmo ano estavam:

  • Forester 2.0 XS: R$ 89 mil;
  • Forester 2.0 XS Top: R$ 99 mil;
  • Forester 2.5 XT Turbo: R$ 118 mil.

Subaru Forester 2014 – quarta geração

No final de 2013, a Subaru apresentou, digamos, a sua a atual versão para o mercado brasileiro. Na época, a fabricante aproveitou o aquecido mercado de SUVs por aqui e atualizou o modelo.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

O automóvel ganhou uma reformulação total, e teve que encarar concorrentes de peso: Hyundai Santa Fe, Mitsubishi Outlander GT e Volvo XC60.

Em duas versões: S (R$ 110 mil) e a XT (R$ 135 mil), ambas com transmissão automática CVT e tração integral. A grande diferença estava na motorização:

  • Versão S: 2.0, aspirado, 150 cavalos;
  • Versão XT: 2.0, 240 cavalos – turbo.

O visual mudou mais um pouco, mas o destaque mesmo vai para a clássica segurança e potência que já é a marca registrada do Subaru Forester.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Os elogios não são à toa. O veículo foi evoluindo a cada geração e, graças ao investimento feito, consequentemente, o Forester recebeu nota máxima (5) nos testes de colisão – certificado pelo Top Safety Pick+ (2014 IIHS).

No topo de linha, outra novidade são as opções de condução: assistente de declive e paddle shift.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Em 2017, a CAOA começou a importar para o Brasil a nova versão do Subaru Forester XT Turbo. O preço sugerido ficou em R$ 159.600.

Entre as novidades: nova parte frontal, novos faróis com máscara negra, bi-xénon e Steering Responsive Headlights (sistema direcional do facho de luz que acompanha o sentido do movimento realizado no volante durante as curvas).

A “Sport” também já estava sendo comercializada.

Nas laterais, o destaque ficou para as novas rodas de 18 polegadas. Já na traseira, o modelo apresentou novas lanternas com assinatura em LED.

Em novembro do mesmo ano, a Subaru anunciou o lançamento do Forester L – nova versão de entrada da consagrada linha.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Também importado, o preço partiu de R$ 118.900 e segue até hoje. O automóvel chegou equipado com motor boxer 2.0, com 150 cavalos de potência, transmissão automática Lineartronic, tração integral, rodas aro 18”.

Além disso, há outros equipamentos de série: airbags (duplo dianteiro, lateral do tipo cortina e laterais nos bancos dianteiros); ar-condicionado automático Dual Zone; sistema de som com tela touch screen de 6,2”, com rádio AM/FM, MP3, entrada auxiliar e viva-voz integrado; suspensão traseira com sistema autonivelante; Controle Eletrônico de Estabilidade; Controle Eletrônico de Tração; sistema de distribuição eletrônica de frenagem; câmera traseira para auxílio em marcha a ré; assistente de partida em aclive (Hill Start Assist); acendimento automático dos faróis sensor de chuva; sistema de Controle de Velocidade de Cruzeiro; volante de direção multifunção e revestido em couro; revestimento dos bancos em tecido; fixação de cadeiras para crianças do tipo ISOFIX; computador de bordo; encosto dos bancos traseiros rebatíveis 60/40; duas tomadas 12V para conexão de acessórios e console central com porta-copos e descanso de braço.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Subaru Forester 2019 – quinta geração (atual)

A quinta geração foi apresentada no ano passado em New York.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

O SUV passou a oferecer diversos itens novos e atualizados como: display multimídia com tela maior para acesso ao Google Android Auto e Apple Car Play, nova configuração no ar condicionado dual zone, novo volante e agora mais ergonômico, DriveFocus, permitindo que motorista e passageiros personalize individualmente as funções do carro (disponível para até cinco ocupantes).

Ainda na tecnologia, o sistema que faz a detecção de pedestres e ciclistas (EyeSight) passa a ser um item de série. A partida, agora, conta com código de segurança e o freio de estacionamento passou a ser elétrico.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)

Para quem não conhece as versões anteriores, provavelmente, nem vai notar tanta diferença no visual. Embora a Subaru mantenha a sua linha tradicional, porém, é possível destacar algumas novidades:

  • Faróis ganharam LEDs diurnos;
  • O para-choque agora tem contornos com mais destacados nas laterais;
  • Molduras cromadas;
  • Novas maçanetas;
  • Na base da carroceria, houve atualização nas molduras;
  • A mudança radical ficou nas lanternas, com fluído, passou a ficar mais sofisticada;
  • O para-choque exibe proteção central mais saltado.

Subaru Forester: gerações, modelos, motores (e detalhes)
Com relação ao motor, o SUV continua com o seu 2.5 de quatro cilindros. O toque recebeu mais energia: 185 cavalos de potência e 24,3 kgfm.

Como apenas 5% dos compradores tinham interesse na configuração 2.0 de quatro cilindros turbo, a Subaru, então, resolveu encerrar sua produção.

O Forester 2019 tem câmbio de 7 velocidades, paddle shifts e tração S-AWD.

Ao Notícias Automotivas, a assessoria de imprensa da CAOA, distribuidora oficial da Subaru no Brasil, informou que não há previsão da quinta geração chegar ao mercado brasileiro.

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

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