Governamental/Legal Japão Montadoras/Fábricas Segurança Subaru

Subaru também fez inspeções irregulares em suas fábricas

subaru-fabrica Subaru também fez inspeções irregulares em suas fábricas

Até tu, Subaru! Pois é, o espanto não é só por conta do fabricante nipônico, bem conceituado dentro e fora do país, estar realizando uma prática ilegal, mas também porque isso só reforça uma impressão bem negativa do que ocorre no cenário japonês, escândalos e mais escândalos surgindo em sequência, abalando assim o prestígio e a reputação, até agora intocável, da precisão e qualidade da indústria automotiva do país.



Poucos dias atrás, o Ministro da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão Keiichi Ishii, disse que a prática de ter inspetores sem licença no processo final da linha de montagem “é extremamente lamentável, causando ansiedade para os usuários e sacudindo a base do sistema de certificação”, em referência ao caso da Nissan. Pois agora, de acordo com o jornal Nikkei, a Subaru também utilizou funcionários não qualificados para inspeção final em seus carros. Isso teria ocorrido em suas plantas no norte do país.

Uma investigação interna feita pela empresa, descobriu que a inspeção final dos carros estava sendo executada por profissionais não certificados para aquela função. Com isso, a Subaru teria trabalhado com o governo para determinar se seria necessário fazer ou não um recall para reinspeção veicular da frota afetada. O motivo é que os fabricantes japoneses são obrigados a realizar uma inspeção de segurança em todos os carros que saem das fábricas.

A Subaru, por exemplo, conta com 250 inspetores certificados, mas ainda não se sabe como, alguns não possuíam qualificação e exerciam a função normalmente. A inspeção final é necessária para atestar que a segurança do veículo está no padrão exigido e assim este, em caso positivo, é enviado para as concessionárias ou terminais portuários para exportação.

Na região de Gunma, descobriu-se que técnicos ainda em treinamento estavam executando as inspeções sem a aprovação final para executar a tarefa. O que torna a situação ainda mais perigosa é que, de acordo com a investigação, a empresa liberava profissionais que julgava ter habilidades e conhecimento interno da montadora para realizar a inspeção mesmo sem certificação para tal, pulando assim um processo de treinamento que varia de dois a seis meses.

Estima-se que até 300 mil carros tenham sido inspecionados de forma irregular na Subaru. Os demais fabricantes de automóveis do Japão já enviaram relatórios ao ministério informando que não encontraram falhas de certificação em seus processos de inspeção de segurança, sendo assim apenas a Nissan comprometida pela prática, obrigando uma paralisação temporária da produção nacional e um recall de 1,2 milhão de veículos feitos nos últimos três anos. Agora, a expectativa é que o governo reveja os métodos de certificação no país para manter a boa reputação dos carros japoneses no mercado automotivo mundial.

[Fonte: Nikkei]

  • Alvarenga

    kkkkkk, e alguem acha que no Brasil existe isto ?????

    • Dario Lemos

      Para que mais uma etapa (mais custos para a montadora) se ainda tem gente que menospreza os crash-tests já que “não compraram carro para bater”. Arrisco a dizer que esse tipo de inspeção no Japão não será implantado aqui nem nos próximos 50 anos.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        250 anos

  • thi

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk depois do escandalo que começou com a vw..saiu escândalo pra tudo q é lado…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Hix Modern

    Quanta besteira

  • VW_Freak

    hmmm parece que os japoneses não são tão confiáveis assim han?

    • PEDAORM

      OFF

      Engraçado como hoje vemos japoneses como pessoas sérias, confiáveis e até bondosas, estereótipo de turista inocente, esquecendo a loucura que causaram na guerra com a China e ao se aliarem a Alemanha nazista na 2ª guerra logo na sequência, só se acalmaram depois de duas bombas atômicas.

      • Pedro Henrique

        fizeram tudo isso a mando do antigo imperador, eram e ainda são um país imperial, na verdade o único no mundo que ainda tem um imperador(apesar de não exercer poder algum), e são extremamente nacionalistas pois assim como a Alemanha de Hitler, foram ensinados a crescer na base da guerra e do militarismo…
        e mesmo desde os tempos remotos são conhecidos por serem aficionados pelo que fazem, buscando a perfeição em tudo, vulgo os antigos marceneiros e fazedores de espadas… isso claro só um exemplo pois em todas as áreas no japão existem profissionais que aperfeiçoam técnicas tradicionais buscando a perfeição.
        numa guerra soldados são apenas peões treinados pra matar e fazem oque os superiores mandam.
        nada disso justifica em hipótese alguma o lançamento de duas bombas atômicas sobre zonas civis com inocentes que a unica culpa que tiveram foi de nascer no país errado, na época errada

        • PEDAORM

          Se consideravam raça superior aos chineses, e depois junto com os “arianos”, seriam superiores ao resto do planeta… Não coloco tudo na conta do império ao mesmo tempo que não defendo bomba atômica. Quanto ao esmero e perfeccionismo, de fato é marcante na cultura japonesa.

          • Pedro Henrique

            isso de raça superior se deve a um tipo de militarismo pra justificar o avanço…
            é mais fácil isso do que tentar criar alguma outra justificativa plausível (lembremos que isso pra época…)
            hitler se fez do mesmo, criando a justificativa pra poder continuar o avanço.
            tipica tática de país altamente militarizado o que cria um ideal nacionalista extremo, no caso do japão foi mais fácil ainda criar isso dada a longínqua história de china e japão que para os que não sabem, japão era dominado pela china e teve o nome de terra do sol nascente justamente porque o sol nasce primeiro no japão e depois na china

  • octavio cesar godoy

    Tenho um Subaru Forester 2010, uso pouco esta com km de 32 mil kms, nao tem carro na categoria dele hoje igual.
    Pode ficar sem inspeção final, não tem problema, agora imaogina os carros feitos aqui

    • PEDAORM

      É um ótimo carro, parabéns! Mas elogiar qualidade do carro e dizer que não precisa de inspeção considero hipocresia, precisa sim de inspensao final profissional, carro nao é brincadeira. É a mesma história de Corolla não precisa de ESP pq ja é estável.

      • Vitor C

        Exato, todo carro carro precisa de inspeção. A subaru tem sim muita qualidade mas não é imune de falhas e etc.

        • Dario Lemos

          Por isso a procura pela perfeição mesmo sabendo que nunca se chegará a ela.

  • FearWRX

    Decepcionante. É minha marca número 1 e tenho um carro da marca mas algo assim é lamentável.
    Espero que analisem bem a fundo para ver o que aconteceu e que sejam feitas as correções necessárias.

  • Bruce Wayne

    Pow Subaru. até tu. Mas ao que parece, diferente das outras ela esta vendo se será necessário recall.

  • CanalhaRS

    Toda a empresa precisa de lucros para se manter, isso é natural e saudável. Mas baixar a qualidade, ou por consumidores em risco, para ganhar mais é o que os fabricantes tem feito com cada vez mais frequência e isso é inaceitável.
    Infelizmente são grandes grupos econômicos, que contribuem com muita arrecadação e possuem um forte lobby, então raramente são punidos exemplarmente, como deveriam.

  • Iran Borges

    Uma coisa tenho que confessar: só não tive um subaru ainda porque nunca morei em uma cidade que tivesse concessionária da marca, pois a imagem que a Subaru passa pra mim não é tanto de beleza, mas de tradição e qualidade, superior até mesmo a audi e bmw, e igual a mercedes-benz. Essa falha descoberta agora é lamentável. Será que existe alguma empresa sem podres e totalmente idônea?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend