Mercado SUVs

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

O mercado de utilitários esportivos é o que mais cresce no Brasil. Mas, apesar do já grande volume, apenas cinco modelos respondem por metade das vendas do segmento, que somou 365.675 unidades. Compass, Kicks, HR-V, Creta e Renegade somam 180.921 unidades, enquanto o restante do mercado acumula 184.754 exemplares.


SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

Nesse restante, estão nada menos que 75 modelos. Ou seja, de 80 produtos, apenas 5 é que realmente vem em grande volume. Deve-se lembrar também que existem mais alguns modelos de volume, embora mais modestos, como EcoSport, Captur, Tracker, Duster e WR-V, que acumula mais de 10 mil unidades emplacadas em 2018.

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado


O Jeep Compass lidera o mercado com 12,12%, seguido de HR-V, Creta, Kicks e Renegade. Juntos, o quinteto totaliza 49,47% do segmento. E pelo visto, a onda dos SUVs crescerá ainda mais. Entre as quatro grandes, a VW prepara o T-Cross, que será apresentado mundialmente no dia 25 de outubro. A alemã ainda trará o Tarek, um nível acima, bem como o Atlas.

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Além disso, a Fiat também terá pelo menos dois utilitários esportivos, fora um derivado do Argo. A Ford deve trazer um produto acima do EcoSport e a Chevrolet deve acrescentar o sucessor do Tracker e mais um segundo SUV. Com o crescimento das vendas, a enxurrada de crossovers e SUVs, irá inflar bastante esse mercado.

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

As principais marcas estão preparando novidades, que começam de derivados de hatches compactos até modelos de luxo e híbridos. Só a chinesa Chery quer trazer três modelos, fora o Tiggo 2 atual. A Renault, por exemplo, já possui dois modelos no segmento e classifica seu subcompacto como utilitário, mas planeja ainda o Koleos e confirmou o Arkana.

Embora com tanta oferta, como visto, apenas poucos fazem a diferença no volume, o que não significa exatamente uma ameaça para segmentos como o de carros compactos, apesar de estar atingindo fortemente o segmento de sedãs médios e praticamente está enterrando o de hatches médios.

[Fonte: Auto Informe]

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Não sinto a mínima vontade de ter nenhum desses

    • yurieu

      O Tracker é relativamente espaçoso, tem vidros amplos, porém tem muito plástico rígido por dentro. Você parece estar dentro de um veículo francês, o assoalho é de hatch, mas o teto e as laterais foram esticadas para fora.

  • Anderson Trajano

    Kicks, Creta e Renegade bombam por conta do PCD.

    O Ecosport possui um bom custo x benefício, mas sofre por não ser novidade. Enquanto a Ford não criar uma versão PCD melhor, nunca entrará entre os líderes. O Tracker é bem equilibrado, mas sofre com as cotas de importação.

    O caso a se estudar é o HRV que não tem versão PCD, é o mais caro, o menos equipado e sempre figura no topo.

    • Caue Fonseca

      ”O caso a se estudar é o HRV que não tem versão PCD, é o mais caro, o menos equipado e sempre figura no topo.”

      É um Honda. Caso resolvido.

      • Cristiano_RJ

        Desculpe-me mas esta é uma explicação simplista para uma hipótese equivocada.

        • Edson Fernandes

          Pode até ser, mas o produto também agrada porque é espaçoso, tem um motor condizente, relativamente silencioso e economico. (principalmente pela motorização)

          Mas o fato de ser um Honda que cobra até mais que os rivais também ajuda a ter essa visão né? Mas ele tem bons atributos como os que citei.

      • yurieu

        E o interior de caminhão também é um espetáculo à parte.

    • Good Doctor

      Comprei uma Eco 1.5 AT e já rodei 19 mil km com ela e estou muitíssimo satisfeito, única coisa que deixa a desejar é o porta malas pequeno (apesar de ainda ser melhor que Renegade e Tracker)

      • Fernando Gabriel

        Creio que o porta-malas da Tracker é ligeiramente maior que o da Eco, não?

        • Good Doctor

          Tracker 306L, Ecosport 362L, Renegade 320 L

          • Fernando Gabriel

            Tem razão, é que “visualmente”, parece ser maior, olhando pela base, mas o do da Eco é mais alto.

    • Cristiano_RJ

      “Kicks, Creta e Renegade bombam por conta do PCD”

      Acho que você está enganado com essa afirmação. Creta, Kicks e Renegade venderam no acumulado entre janeiro e setembro deste ano, respectivamente, 33.860, 33.785 e 33.311. Ou seja, empate técnico! Porém, as vendas no varejo foram bem diferentes, tendo o Creta emplacado 22.019, o Kicks 16.449 e por fim o Renegade 10.893. Ou seja, enquanto a maior parte dos emplacamentos do Creta estão no varejo (65%), no Kicks as modalidades estão dividas ao meio (49% no varejo e 51% nas vendas diretas) e o Renegade praticamente não vende no varejo, que só representa 33% (1/3 do total).

      Outro dado importante, em uma matéria publicada aqui mesmo no NA é a venda por versão. Segundo a matéria cujo link está abaixo, 46,9% das vendas do Creta foram da versão Pulse Plus (que não é PCD), enquanto 35,1% doram da versão Prestige (topo de linha). Ou seja, Ambas as versões representam 82% das vendas do Creta; restando à versão PCD vendas marginais. Portanto, é um erro tremendo afirmar que a explicação para as vendas do Creta está nas versões PCD.

      • Anderson Trajano

        Cristiano, eu quis dizer que as versões PCD “impulsionam” as vendas totais, em especiais nesses três modelos. Mesmo que o Creta tenha menos vendas que os demais, ainda sim elas existem (como você colocou no primeiro parágrafo) e fazem alguma diferença, tanto que em dado momento a YMB suspendeu as vendas da versão PCD do Creta, acredito que pela demanda. Na Nissan, as entregas levam meses. Acho que só a Jeep tem o Renegade PCD a pronta entrega, porque se dedicaram a esse nicho.

        Aqui em São Paulo – SP vejo muitos, mas muitos Cretas, Kicks e Renegades PCD. O único porém, é saber se esses proprietários vão, no futuro, conseguir vender essas versões capadas pelo preço de mercado.

        • Cristiano_RJ

          Pois então, conforme números postados acima, eu diria que a palavra “impulsionam” pode até caber no caso do Kicks e especialmente no Renegade. Mas no Creta, as versões PCD tem contribuição marginal. Elas dão um “empurrãozinho”, não um “impulso”; se é que me entende. A propósito, a versão que mais vejo aqui no Rio, pelo menos na região em que moro, é justamente a Prestige.

          • Edson Fernandes

            E curiosamente do Renegade as versões que eu vejo são as Custom e Longitude. Uma pena a Fiat não melhorar o custo x beneficio dele.

  • Rodrigo

    Na minha opinião os que mais se aproximam da proposta SUV são Compass e Renegade. Pena que, tirando as versões a diesel, os motores não são lá grandes coisas em termos de consumo e prestações.

    • EDU

      Concordo pois apenas Jeep e Land Rover sao mesmo os famosos SUVS de raiz , Foram projetados desde o inicio como SUVS nao derivam de nenhum carro de passeio

      • Caue Fonseca

        Na verdade Jeep e Land Rover foram projetador para serem Jipes. SUV de fato de raiz eu enxergo As Cherokee anos 90. Pathfinder, Range Rover, X5 e ML dentre as alemãs, Rav4, Hilux SW4, Blazer, Durango e por aí vai…

      • Rodrigo

        Pode colocar Suzuki e Mitsubishi (apesar desta última estar revendo essa posição) nessa lista também.

        • Baetatrip

          Concordo!
          SZK sempre tem 1 carro de raiz: Jimny… GV3 saiu de linha….!
          Entrou o bost@ New Vitara!

      • Nicolas

        Compass é Renegade usa pm a base da SUV Fiat 500, derivada de carro de passeio.

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Uma pena a HAVAL não estar no mercado automobilístico brasileiro

    Ela é bastante conhecida/elogiadas pelos seu SUVs até no exterior !

  • Bruno Silva

    Esse mês nos 10 primeiros dias o Tiguan já emplacou 448 unidades, deve passar das 1mil unidades pela primeira vez, creio que com o tempo vai girar entre 1.500-2.000 unidades.

  • Alexandre Maciel

    Remei contra a maré e fui de hatch médio. Poderia ter pegado um Compass mas certamente não seria tão divertido. Nunca fui de ceder a efeito manada.

    • Cristiano_RJ

      Parabéns! Demonstra que tens personalidade e que de fato gosta de automóveis. A propósito, por qual hatch optou?

      • Alexandre Maciel

        Um GTI desses de fim de feira, hehehe, básico com teto, 17/17.

        • Cristiano_RJ

          Carro fantástico. Compacto, versátil para diferentes tipos de uso, discreto na aparência sem ser conservador e um monstrinho em movimento. Os bancos quadriculados são um show a parte. Mais uma vez, parabéns pelo carro e pela escolha!

          • Alexandre Maciel

            Muito obrigado, Cristiano. O carro carrega exatamente as características que você apontou: aspecto bem civil, discreto, agradável para uso convencional e simplesmente estúpido se se pisa um pouco mais no pedal. Os mimos também são um colírio (bancos, barras em led, iluminação interna, etc.).

  • EDU

    Em casa temos 4 veiculos Edge, serie 3 , Renegade e um Fiat 500. Todos tao diferentes entre si e em propostas mas confesso que o que mais gosto de dirigir e o pequenino Cinquecento . Economico , agil e cabe em todo lugar.Quando saio com a Edge as vezes me pego pensando que trombolho meu Deus kkkkk . Mas e fato que os SUV irao dominar o mercado seja por moda seja Para mostrar pro vizinho como muitos dizem , para andar nos shoppings da vida ou para enfrentar o asfalto porco do Brasil. Eles irao enterrar ainda muitos modelos boms de outros segmentos infelizmente.

    • Baetatrip

      …Lembrando que esses carros no mercado nao aguenta pauleira….!
      Encarar estrada de terra com muita frequencia….. Tera trocar batentes de suspensao em curto tempo!
      E saia baixa…….. Vive raspando…!

      • Retrato do Papai

        pegar um carro desses pensando que se darão melhor nas buraqueiras é a maior furada… a maioria usa aro 17″ com perfil 55, a altura em relação ao solo é pouca coisa superior a um hatch (quando não é igual ou até menor) e por serem geralmente mais pesados castigam buchas e amortecedores…

        • Baetatrip

          …. Concordo!
          As x penso…..: qual e o motivo de criar SUV urbano?
          P/ ter mai gasto com a gasolina… IPVA… Etc…
          Seria melhor num carro baixo e dá + prazer ao guiar….!

    • yurieu

      Mas o Edge tem culpa no cartório. A Ford inchou ele em todos os lados, da mesma forma que o Fusion é um sedan inchado.

    • Edson Fernandes

      E na hora de viajar ? Tirando o serie 3, qual prefere?

  • yurieu

    Vendo dois veículos lindíssimos e estilosos como o Tiguan e o Equinox, não consigo entender o gosto por estes veículos que já saem da concessionária com 40 anos nas costas.

  • Fernando Gabriel

    Destes apresentados, gosto do Renegade pelo conjunto (exceto o motor e consumo Flex), dianteira, traseira, laterais, interior conversam entre si, já o Compass é lindo de frente, mas questionável de traseira. A Tracker também acho bacana, a única que o motor é turbo na faixa de preço dela, mas não figurou na lista.

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