Mercado SUVs

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado
Renegade Trailhawk

O mercado de utilitários esportivos é o que mais cresce no Brasil. Mas, apesar do já grande volume, apenas cinco modelos respondem por quase metade das vendas do segmento, que somou 600.143 unidades nos doze meses de 2019. O quinteto Renegade, Compass, Creta, Kicks e HR-V somam 292.098 unidades, o que representa 48,7% do total. Enquanto isso, os outros 35 modelos juntos somam 308.045 unidades.

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado


É importante destacar que estamos falando dos 40 SUVs mais vendidos. No total, esse segmento tem o dobro de modelos, e suas vendas não acrescentariam praticamente nada ao grupo que briga com esses cinco líderes.

Deve-se lembrar também que existem mais alguns modelos de volume, embora mais modestos, como T-Cross, EcoSport, Captur, Duster, C4 Cactus, Tracker e SW4, que acumularam mais de 170 mil unidades em 2019. Mesmo assim, é uma distância considerável para os mais vendidos.

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

O Jeep Renegade lidera o mercado com 11,45% de participação, seguido de Compass, Creta, Kicks e HR-V. Juntos, o quinteto totaliza 48,67% do segmento. E pelo visto, a onda dos SUVs crescerá ainda mais. Entre as quatro grandes, a VW lançou o T-Cross e prepara outros modelos, como o Tarek, um nível acima, bem como o Atlas.

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

Além disso, a Fiat também terá pelo menos dois utilitários esportivos, fora um derivado do Argo. A Ford deve trazer um produto acima do EcoSport e a Chevrolet deve acrescentar o sucessor do Tracker e mais um segundo SUV. Com o crescimento das vendas, a enxurrada de crossovers e SUVs, irá inflar bastante esse mercado.

SUV: cinco modelos que juntos abocanham metade do mercado

As principais marcas estão preparando novidades, que começam de derivados de hatches compactos até modelos de luxo e híbridos. Só a chinesa Chery quer trazer três modelos, fora o Tiggo 2 atual. A Renault, por exemplo, já possui dois modelos no segmento e classifica seu subcompacto como utilitário, mas planeja ainda o Koleos e confirmou o Arkana.

Embora com tanta oferta, como visto, apenas poucos fazem a diferença no volume, o que não significa exatamente uma ameaça para segmentos como o de carros compactos, apesar de estar atingindo fortemente o segmento de sedãs médios e praticamente enterrando os hatches médios.

[Fonte: Auto Informe]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                Quem somos

                O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                Notícias por email