Mercado Preços SUVs

SUV compactos de luxo no Brasil

suv-compactos-premium-620x412 SUV compactos de luxo no Brasil

Para quem quer um utilitário esportivo acima de R$ 100.000, mas não deseja um carro de marca tradicional, a escolha imediata recai sobre os SUV compactos de luxo, os modelos de acesso das marcas Premium. Geralmente mais caros que equivalentes maiores de marcas mais comuns, os SUV compactos de luxo atraem muitos consumidores que querem entrar no segmento Premium com um veículo mais robusto para enfrentar nossas péssimas ruas, além da sensação de maior proteção.



Para conquistar este tipo de consumidor, geralmente do sexo feminino, as marcas Premium lançam mão de plataformas de compactos ou médios já produzidos para dar corpo maior e suspensão elevada, além de um visual mais parrudo e robusto. No Brasil, temos algumas opções em pronta entrega e outras que em breve desembarcarão. Mas no que já está disponível para compra, temos os seguintes modelos: Audi Q3, BMW X1, Land Rover Freelander, MINI Countryman e Volvo XC60. Para outros consumidores, modelos como Jeep Compass, Jeep Cherokee ou Subaru Tribeca, por exemplo, podem representar essa entrada no segmento Premium.

suv-compactos-premium-1-620x411 SUV compactos de luxo no Brasil

O Audi Q3 utiliza a plataforma do VW Tiguan, que na verdade é derivada da antiga base do Golf V. Feito na Espanha, o utilitário esportivo é a porta de entrada dos SUV da marca alemã. Aqui, ele utiliza os motores 2.0 TFSI com 170 cv ou 211 cv, ambos equipados com transmissão de dupla embreagem S tronic. Com visual moderno e atraente, o modelo pode ser encontrado a partir de R$ 139.900 nas revendas da marca.

suv-compactos-premium-2 SUV compactos de luxo no Brasil

Rival do modelo acima, o BMW X1 chegou antes e apresenta visual inspirado no clássico X5. Baseado na plataforma da Série 3 anterior e derivada do X3, o SUV da marca bávara reúne elegância e sofisticação, sendo oferecido aqui nas versões sDrive18i (2.0 de 150 cv), sDrive20i (2.0 Turbo de 184 cv) e xDrive28i (2.0 Turbo com 245 cv). Sempre com transmissão automática, o SUV germânico pode ser encontrado nas lojas a partir de R$ 129.950.

suv-compactos-premium-3-620x412 SUV compactos de luxo no Brasil

O inglês Land Rover Freelander 2 já tem algum tempo de estrada e em breve deverá ganhar uma nova geração. Derivado do Ford Mondeo e do Volvo XC60, entre outros de base do oval azul, o SUV agora é a opção de acesso da marca britânica no país, oferece luxo e estilo característicos da terra da rainha, sendo disponibilizado nas versões SI4 (2.0 Ford GDTi/EcoBoost de 240 cv) e SD4 (diesel 2.2 Ford TDCi com 190 cv), além dos níveis S, SE, Dynamic e HSE. Pode ser encontrado a partir de R$ 139.900 na rede LR.

suv-compactos-premium-4-620x465 SUV compactos de luxo no Brasil

Outro oriundo das ilhas britânicas é o MINI Countryman, a segunda arma da BMW no mercado Premium. Apesar da marca inglesa é feito em Graz, Áustria, pela Magna Steyr. Com 4,11 metros, ele é o menor de todos, mas isso não significa ser o mais barato. Com estilo jovial e divertido, o SUV até está oferecendo uma bicicleta dobrável de forma promocional até 31 de março. Disponível com motor 1.6 de 120 cv ou 1.6 Turbo com 184 cv. O utilitário pode ser encontrado nas lojas a partir de R$ 116.950. Em breve a MINI ganhará o reforço do crossover-cupê Paceman.

suv-compactos-premium-5 SUV compactos de luxo no Brasil

Por fim, o Volvo XC60. Recentemente remodelado na Europa, o SUV sueco tem design muito atraente, mesmo o antigo em relação ao facelift. Feito em Ghent, Bélgica, o modelo é o maior de todos e apresenta sofisticação e segurança. Disponível nas versões T5 (Comfort, Dynamic, R Design) com motor 2.0 Turbo (Ford GTDi/EcoBoost) de 240 cv e T6 (Top e R Design) com motor seis cilindros 3.0 twin-turbo de 304 cv. Em fase de mudança, o modelo poderá ser encontrado com bons descontos em breve. Atualmente é oferecido a partir de R$ 135.900.

E então, se você decidiu por um SUV de acesso ao segmento Premium, com qual deles você se identificou mais?

  • ricardo78scs

    Um modelo que não está entre os citados, mas que está virando até figura comum nas ruas (vejo mais de um todo dia) é o Range Rover Evoque.
    E olha que parte de cerca de 170 pilas…

  • dudupruvinelli

    Sempre me identifiquei com a XC60, mas pode ser que eu mude de ideia quando a X1 começar a ser fabricada aqui.

    • Vellored02

      Faz um teste drive na XC60 o carro é ótimo ja temos um à um mês na Versão T6 R-Design, ele é perfeito em tudo, só elogios, e ele não é tão beberrão assim. Ele muito bem disposto, na estrada com o carro carregado não teve nenhum problema em ultrapassar em subidas de ladeiras, o espaço é ótimo, vale muito a pena mesmo.

  • Henrique Oliveira

    e o Evoque??

    • hugogyn94

      O Evoque custa mais de R$ 160.000,00,neste momento sao SUVs que custa menos de R$ 140.000,00.

  • edy_caceres

    Não pensaria 2vezes XC60 na cabeça.

    • AniBALL1975

      Se comparado com os concorrentes a compra mais sensata de todos .

      • Debraido

        Isso se você não precisar de espaço interno.

        • Edson Roberto

          Ou de assistencia técnica para todas as marcas…

  • Daniel Ramos

    São carros excelentes, pena que aqui são considerados carros de LUXO DE FATO, oq lá fora(historia que todos nós aqui ja conhecemos de rabo a rabo) é coisa totalmente reversa….enfim, mais nao tira o brilho desses belos compactos !

  • DiMais

    Volvo ou Land Rover..

    • racs63

      Eu iria de Volvo.

    • cepereira2006

      eu, de Land Rover

  • Magnus

    Como proprietário de uma perua volvo T5 . . . . . minha escolha é óbvia . . . . continuo na marca sueca , pois só quem tem ou ja dirigiu sabe o que é bom . . . .

  • vini_B

    Também iria de Volvo XC60, mas ele já está no fim do seu primeiro ciclo, então é melhor esperar a versão reestilizada chegar.

    • Renan21

      Eu também iria de Volvo.
      Mas esperava o novo modelo chegar, para pegar desconto no modelo antigo.

    • lbonventi

      Eu iria de Volvo XC60 fácil também. Acredito que ele tenho o melhor custo-benefício dos SUVs citados. Além disso, ele concorre com a BMW X3 e com o Audi Q5 na maioria dos outros países, como por exemplo, nos Estados Unidos.

      • carDebate

        Os preços da volvo aqui no Brasil colocam os seus carros como melhor custo beneficio e olha que ela não tem os incentivos fiscais que a BMW conseguiu porque vai fabricar seus carros aqui.

        Não duvido nada que o Volvo V40 chegue custando 90 mil igual ao Serie 1 mesmo a volvo pagando muito mais imposto que a BMW e em outros mercados como UK e Alemanha ambos tem preços similares.

  • Francisco

    Q3 o melhor.

  • YoOdEx

    Bons carros! Só não iria de Mini, e BMW de 150 cavalos. Os demais parecem uma ótima escolha. É fazer test drive, conhecer os detalhes e optar!

    • Dragoniten

      Pai de um amigo meu dizia a mesma coisa. Comprou um Countryman com 8 mil km (mandou fazer a primeira revisão esses dias) há pouquíssimas semanas e não poderia estar mais contente com o carro. Tração 4×4, motor 1.6THP com 184cv e câmbio CVT. Na cidade ele está fazendo 13km/l, em um carro que faz 0-100 em menos de 8s.

      Eu nunca botei muita fé no carro, mas depois de saber que era tração integral e com câmbio CVT numa performance destas, um dos poucos defeitos é o preço do carro e revisões, rs.

      • dsgdude

        Mini com cambio CVT? Acho que nao, hein.

      • Edson Roberto

        Dragon, o Countryman tem cambio de 6 velocidades…..

        • Dragoniten

          Podia jurar que tinha lido na ficha técnica em algum site a relação de marchas máxima e mínima dele e que tinha sim um câmbio CVT.
          Pelo jeito confundi com outro carro… x_x

  • Guilherme

    X1 tá longe de ser SUV

    • dorovanius

      Na verdade este termo SUV compacto é confuso mesmo. Muita gente ainda usa SUV ao invés de usar Crossover. O ideal na matéria seria colocar como Crossovers compactos.
      O XC60 fora do Brasil concorre com a X3 e Q5. Certamente seria a melhor escolha por conta dos preços praticados pela BMW e Audi no Brasil. No resto do mundo os preços são parecidos da X3, Q5 e XC60 (pouco mais barato geralmente).

  • vini_B

    Tava chegando em casa (faz uns 20 minutos) e vi passando uma BMW X1 28i M Sport na cor Orange Valencia, pqp que carro lindo.
    Detalhe: Era uma mulher que dirigia.

    • Jymonotaka

      Mulheres preferem muito mais SUV, pq aparenta ser mais seguro por ser mais alto e robusto.

      • vini_B

        O estranho é ser um M SPORT Orange Valencia né (é uma edição especial), essa mina ou deve ter muito conhecimento de carro pra tê-lo ou o propriatario oficial é um homem. rs'

        • Edson Roberto

          Ou as vezes ela goste do produto e para mulher, pouco muda em ser mais alto ou não ocnsiderando ser uma BMW…

  • fpfor

    Esse Mini Paceman que vai lançar está muito bem feito. Se viesse um desse, na versão JCW.. Perfeito para mim que sou solteiro e jovem.

  • Brunocarro1998

    Na minha ordem:
    1° XC60
    2° Tiguan
    3° Q3
    4° GrandCherokee
    5° Freelander

  • alanvnb

    XC60 sem duvida!!

  • 16vti

    A XC60 é equivalente no tamanho a BMW X3 e Audi Q5, e no preço a X1 e Q3.

  • TonyMontana

    Detalhe importante: o único desses ai que aguenta o tranco no fora de estrada é o Freelander. Iria de Land fácil ;)

  • Guilherme

    X1 ta apartir de 116 mil!

  • ViniciusSantoro

    Acho que tudo depende da necessidade de cada um, mas obviamente dentre as escolhas cada um puxa a sardinha pro seu canto. Por mim qualquer um satisfaz, são ótimos carros… ( esse XC60 ainda me traz suspiros, mesmo tendo o mesmo desenho há um booom tempo. )

  • zemarreta

    Eu acho q esse motor diesel da freelander nao eh ford, mas sim um Peugeot Hdi!

  • Felipe_Henrique

    A foto do XC60 tá estranha… Mas é a mais racional entre as opções.

  • Roms

    E o outlander?
    Edit: Eu sei que a própria MIT considera ele um crossover, mas é bem maior que o Mini, que está nesta matéria.

  • Flavio

    Vou de AUDI q3 sem pensar 2 vezes!!maravilhoso

  • Ground_Zero

    Alguém aqui esqueceu o Troller. Está ligeiramente abaixo dos R$ 100k, tem distância entre eixos de um hatch compacto, movido a diesel, tração, reduzida. Não é exatamente de luxo, mas não é nenhuma carroça também. É o único no mercado que compensa a falta de equipamentos de conforto com desempenho de sobra.

  • Ground_Zero

    Digite o texto aqui![youtube XsQEwMSsI_E http://www.youtube.com/watch?v=XsQEwMSsI_E youtube]

  • kikofar

    Com 130 conto no bolso o sujeito tem uma gama de opções muito boa no Brasil hoje em dia. Dá pra ficar 15 dias só fazendo test-drives! rsrsrsrs

  • Diggo

    O Freeland é o único que eu gostaria de ter, os outros acho estranhos e e não me interesse muito.

  • pegadasdamarcha

    Freelander não é v6?

  • xam72

    Eu ficaria com uma Forester S-Edition turbo 280hp

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend