Crossovers Mercado SUVs

SUV passa a ser considerado automóvel de passageiro

SUV deve ser classificado como automóvel de passeio ou comercial leve? Sim, todos concordam que se trata de um carro de passeio, mas estes modelos, que fazem tanto sucesso por aqui foram classificados por muito tempo no Brasil como comerciais, o que não faz muito sentido.

A partir deste mês de janeiro de 2015, todos os crossovers e SUVs vendidos no Brasil deixam de pertencer ao segmento de comerciais leves e passam a fazer corretamente parte dos automóveis de passeio, pois realmente o são.


A mudança já havia sido anunciada anteriormente, em 2014. A Anfavea defendia essa mudança de categoria dos SUVs por um bom tempo, pois alega que havia distorção nas análises de vendas há cerca de 10 anos. A mudança só será percebida quando os dados do mercado de janeiro de 2015 forem divulgados agora no começo de fevereiro de 2015.

Em 2014, os automóveis tiveram queda de cerca de 9,4% com um total de 2,5 milhões vendidos, enquanto os comerciais leves cresceram 1,6% com 829 mil vendidos. Em torno de 300 mil vendidos eram utilitários esportivos, que se estivessem no segmento dos carros de passeio, reduziriam a queda das vendas para 8%. Já os comerciais teriam uma pequena alta de apenas 0,4%.

Os utilitários esportivos vem crescendo e muito nas vendas. Eles cresceram em torno de 4% em 2014 e espera-se uma alta ainda maior em 2015, já que pelo menos 10 novos modelos de SUVs surgirão, apesar do fim anunciado do Mitsubishi Pajero TR4.


Destes, pelo menos dois poderão ter grandes volumes de vendas, sendo eles o Jeep Renegade e o Peugeot 2008, que serão importantes players do segmento dos SUVs, ou utilitários esportivos. E você, o que acha dos SUVs? Gosta deles ou tem planos de comprar um?

Se tiver interesse em saber mais sobre SUV aqui no site Notícias Automotivas, pesquise sobre eles no campo de pesquisa no topo do site, sempre temos muitas informações, como lançamentos e também as vendas deles mês a mês.

[Fonte: Auto Data]

SUV passa a ser considerado automóvel de passageiro
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email