Crossovers Mercado SUVs

SUV: segmento já tem 24% do mercado brasileiro

honda-crv-2019-2 SUV: segmento já tem 24% do mercado brasileiro

Os utilitários esportivos continuam com força no mercado brasileiro. O segmento já acumula 24,33% no primeiro trimestre de 2018 ante 20,88% do mesmo período do ano passado. A participação dos SUVs agora só perde para os hatches compactos, que ainda compõem a maior parte das vendas no país.



Em março, o segmento representou 25,25%. Na tabela da Fenabrave, por pouco os SUVs não passaram os hatches pequenos, separados daqueles considerados de entrada pela entidade que reúne os revendedores. O utilitário esportivo caiu no gosto do brasileiro, assim como no restante do mundo, porém, aqui os preços ainda são proibitivos para a maioria dos consumidores.

Só em 2018, existem 22 lançamentos esperados apenas para esse segmento, mostrando que o Brasil deve aumentar ainda mais o percentual de SUVs na composição das vendas. O país dobrou as vendas de utilitários esportivos em seis anos e grandes players do mercado ainda estão fora do filão, que é o segmento compacto. No primeiro trimestre, 109.825 unidades foram vendidas. Parece pouco se multiplicarmos pelos quatro períodos iguais do ano, mas de janeiro a março, as vendas são naturalmente mais baixas.

honda-crv-2019-2 SUV: segmento já tem 24% do mercado brasileiro



Especialistas dizem que as vendas do segmento continuarão subindo e o Brasil vai no mesmo caminho de EUA e China, por exemplo, onde os SUVs já representam 40% das vendas. No volume atual, o país ganha de Alemanha, França e Índia, por exemplo. Dos grandes mercados consolidados, o menor índice é do Japão com apenas 8%. Lá, os kei cars são muito fortes, assim como os sedãs. Em termos globais, o utilitário esportivo já detém 31,2% das vendas com 29,5 milhões de unidades. Um volume mais que o dobro do registrado em 2010, quando apenas 14% do mercado mundial era desse segmento.

Aqui no Brasil, o percentual só não aumenta mais porque muitos segmentos avançaram em preço sobre os SUVs, como hatches e sedãs compactos, que mesmo tendo custo parecido com o de alguns utilitários esportivos, acabam ainda atraindo a atenção. Outro ponto é o preço, já que poucas opções existem na gama de entrada, próxima dos R$ 60 mil e o leque vai até pouco mais de R$ 1 milhão.

As faixas de preço entre R$ 70.000 e R$ 100.000 são as mais disputadas, com outra de R$ 120.000 a R$ 150.000 num segundo escalão de emplacamentos. Mesmo assim, os demais segmentos vêm perdendo espaço nos últimos anos, em especial os sedãs médios, pois os hatches médios agora minguam num segmento que já foi muito disputado. Hoje, os SUVs ocupam uma faixa que abraça estes segmentos, que sem novidades, acaba por ficar de lado na preferência do consumidor.

[Fonte: Exame]

COMPARTILHAR:
  • Igor Guimasi

    Kwid tá nessa conta?

    • Fanjos

      Opa…assim como o Ka Trail, dois SUVs Offroad fantásticos!

      • Cesar

        WRV

        • Fanjos

          Vomitei

    • REDDINGTON

      Piada, mas sim, está.

  • “CROSSOVER: segmento já tem 24% do mercado brasileiro”

    ¯_(ツ)_/¯

    • ObservadorCWB

      Boa. Vamos colocar os pingos nos iiii(s)…

  • MIN💀S

    SUV… SUV…. SUV…
    Quantos SUVS deu?

  • Rodrigo Pasini

    “A participação dos SUVs agora só perde para os hatches compactos”
    Tá, mas nessa conta estão somando todas as vendas de SUV e comparando com uma parte de um segmento? E se for comparar com o total de vendas dos hatchs, não só os compactos?

    • Mauro Schramm

      Acho que não muda nada. rsrsrs

  • Daniel

    Dos 24% dos “Suvs” por aqui, 21% devem ser EcoSport, Kwid, WR-V…

  • Cardoso (não aquele)

    Esse aumento dos “suvs” é algo que me surpreendeu. As estradas aqui nao são particularmente largas, nossas vagas de garagem são apertadas, e gasolina é super cara. Do ponto de vista lógico, suvs não fazem sentido nenhum no Brasil.

    • Felipe

      Exato, porém quando se trata de carros, poucos brasileiros pensam de forma racional e lógica, Algumas argumentos para se adquirir um SUV, segundo os compradores, são: mais conforto no asfalto lunar de qualquer cidade, aquela “sensação de poder” de estar em um carro mais alto e robusto, mostrar pro vizinho que tem um carro maior e por aí vai.

      • Mauro Schramm

        Também tem isso, mas modelos como HR-V e Kicks, por exemplo, aliam um bom porta-malas com ótimo consumo. Então, são escolhas racionais sim.

    • carlos arriel

      Realmente! só as vias de péssima qualidade não explica. É moda! O fator emocional prevalece. Aliás, o “não é aquele”, kkkk

    • Ricardo

      Já vi caso de uma pessoa comprar uma SUV e ter que deixar na rua pois não cabia na garagem do prédio! Hahahaha. Temquesefuder!

    • Cesar

      Tu já viu que os tais SUV, não tem nada de SUV?
      Na verdade, não passam de adaptações dos Hatch menores.
      Fiesta – EcoSport
      Sandero – Duster
      Fit – HRV
      March – Kicks
      Veja que os principais SUVs, não tem nada de trambolho e cabem em qualquer lugar.

    • IPZ.4

      Dá até tristeza quando só tem vaga ao lado de SUV. Logo se imagina aquele motorista lambão e desleixado amassando sua porta.

  • Diego

    Nem tudo que é denominado SUV assim pode ser considerado, beira o ridículo chamar Renegade, 2008, kwid, Creta, Compass & cia de SUV.

    • daneloi

      Pra mim o Renegade é um SUV sim

  • FrankTesl

    Lembro de um episódio do top gear de alguns anos atrás quando eles tiravam sarro do ‘caravaners’

  • Ricardo

    E fodasse quem não gosta!! Pensam assim as montadoras!

  • FocusMan

    Vamos chegar a um dia que todos os carros serão SUV branco no Brasil… que tédio.

  • afonso200

    fico no meu sedan grande luxo

  • Ricardo Blume

    As montadoras aproveitam esta febre e vão para cima. Ponto negativo para a diversificação dos segmentos. Não esqueçamos que as wagons já partiram desta para melhor e os hatches médios estão indo ladeira abaixo. SUV, você ainda vai ter um (mesmo que não seja isso que você queria).

  • Rubem

    mina de ouro das montadoras. como vender um carro de uma categoria pelo mesmo preço da categoria superior, gastando pouco? R= SUV ou melhor, crossover.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email