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Suzuki estuda lançar motor de dois cilindros para kei cars

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A Suzuki tem observado grande perda em termos de arrefecimento nos motores de três cilindros, além da vibração característica desse tipo de propulsor.

Pensando em ampliar a eficiência energética, durabilidade e funcionamento mais linear, a montadora japonesa estuda introduzir motores de dois cilindros em seus carros, começando pelos kei cars.

A maior exemplo para a Suzuki vem da Fiat, que percebeu esses detalhes no motor de três cilindros e assim partiu para algo mais ousado, o propulsor TwinAir, que utiliza dois pistões e sobrealimentação para obter melhor rendimento.

Os resultados em termos energéticos são melhores no propulsor 0.9 da Fiat do que nos de três cilindros 0.66 usados obrigatoriamente nos carros kei no Japão. Praticamente todos os fabricantes nipônicos utilizam a mesma receita em seus carrinhos urbanos.

Recentemente a Suzuki apostou no 1.0 Boosterjet de três cilindros como forma de seguir a tendência downsizing no mercado indiano e europeu, embora esteja desenvolvendo um motor de dois cilindros 0.8 (foto no alto) para o mercado indiano. Este pode ganhar uma versão 0.66 com ou sem turbo para o Japão, sempre combinado com CVT, o que ajudará na redução do consumo.

[Fonte: Car Sensor]





  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Coloca um e vamos andar de Tobata.

    • ObservadorCWB

      Tira um cilindro. tira uma roda…..tira uma porta….tira o limpador do parabrisa do lado direito… tira…tira…..

  • Marcos Medeiros

    Se for um boxter é melhor ainda.

    • João Cagnoni

      Um Boxter 2 cilindros? A Porsche fecharia as portas.

      • Mr Andrey

        A Porsche que eu saiba não é dona dos motores boxters, ela apenas utiliza esse tipo de motor assim como a subaru.

        • João Cagnoni

          Foi brincadeira minha. Boxter é um modelo de carro, Boxer é o nome do motor.

          • Mr Andrey

            Rsrs, obrigado pela correção.

  • João Carlos

    A experiência dos japoneses com esses motores tricilindricos já é de décadas. Lembro dos kei jidosha que vieram pra cá na época do Collor, e não tem diferença nenhuma de vibração perto dos que agora chegaram como fabricação nacional. Relembrei andando a uns 2 meses atrás num Cuore, e mesmo com mais de 20 anos e coxins e suportes já usados, também não vibrava, não transmitia nada para pedais e volante. O Ka é o mais perceptível dos atuais. A indústria automobilística tem essa prática, inteligente, de malhar sua solução anterior pra vender a nova. Mas não precisa chegar a tanto, pois hoje há muita informação, e sabemos que mantendo a mesma cilindra e diminuindo o número de cilindros, a cilindrada unitária chegará mais próxima do ideal, assim como diminuirá o atrito, e o motor só tem a ganhar com isso.

  • Franco da Silva

    Ah, deve ser a resolução desse dilema que a GM está esperando para fazer um novo 1.0 no Brasil! Só pode…
    Mas, brincadeiras a parte, seria uma boa, só tem que ver o ruído. Os 3 cilindros não fazem muita diferença na rua, mas o twinair da FIAT é bem estranho.

    • Matthew

      Já dirigiu um desses? Confesso ter um certo preconceito com esses motores de 2 cilindros, a não ser que seja em moto…

      • T1000

        é um motor premiado, com um ótimo consumo e desempenho. Procure o 0-100 de um 500 com este motor no youtube.

      • Franco da Silva

        Só vi (e ouvi) passar. Na Itália tem muitos daquele 500ão com esse motor.

      • DiMais

        é um motor de muitas qualidades, a única coisa que comentam contra ele é o ronco do motor totalmente atípico.. até a trepidação que seria um problema por serem apenas dois cilindros a Fiat conseguiu reduzir bastante.
        uma pena que ele seja uma opção cara, pois acho que seria até mais interessante que a família GSE aqui no Brasil.

    • cepereira2006

      Se não me engano foi esse motor da Fiat que o Jeremy Clarkson da 4R se rasgou em elogios. E olha que o cara é chato, mete o pau em tudo.

  • Pedro Henrique

    como eu queria esses keizin aqui no br…
    ia ser uma mão na roda, já que na maior parte do tempo as pessoas andam sozinhas no carro.

    • Redpeak77

      Já tentaram vender no passado, mas nem rolou.
      Se mal vendem o Up! ou o Mobi (detalhes à parte), imagine se teria demanda para kei-cars…

      • Pedro Henrique

        po mas comparar mobi (lixxxxo) e up (é subcompacto mas é grande perto de um kei) com um kei é complicado
        ainda mais os keizin do japão, cheios de tecnologia, cambio cvt/aut, start stop, ar digital, cmm com gps, porta treco pra da e vender, tudo elétrico, rebatimento de retrovisor, aquecimento de banco!!! até aqueles sensores de colisão que freiam o carro… a gente não tem isso nem em carro de 150 mil reais
        fora o consumo né

  • delvane sousa

    Esses Kei cars não vingam no Brasil. O país tem dimensões continentais e a maioria das famílias não tem condições de ter um veiculo pra cidade e outro pra viajar. Falo por mim. Tenho um C3 e todas vez que vou viajar com a esposa e filha é um problema. Porta malas pequeno sendo uma dificuldade pra carregar as bagagens, mesmo quando vou deixar o carro no aeroporto.

  • Douglas Afonso Bonin

    Apoio a ideia de downsizing, com menos cilindros por cm³ é menor a perda de energia nas paredes do cilindro através do calor, menor o atrito, ou seja, mais eficiência, melhor consumo. Ainda ocupa menos espaço no carro, é mais leve, motor é mais compacto facilitando em diversos fatores, precisando de menos material para conservar a robustez do bloco. Até o comando de válvulas fica bem mais leve.

    E quando tiver que fazer manutenção: 2 velas, cabos e bicos injetores a menos. Quem sabe até a quantidade de lubrificante poderia ser um pouco menor.
    Agora as desvantagens podem ser contornadas, como por exemplo a vibração maior, que aparece apenas em baixa rotação, existem diversas técnicas para reduzi-la.

  • Rodrigo

    Tenho curiosidade em dirigir um kei car…

    • Mr Andrey

      São dois amigo, o Maputo teria fácil.

  • afonso200

    FIAT PANDA com 2 cilindros é uma desgraça pra acelerar,,,,até o TOP GEAR da inglaterra a uns 7 anos fez uma materia



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