Linha 2018 SUVs Suzuki

Suzuki Jimny 2018: detalhes, fotos, motor, preço, equipamentos

suzuki-jimny-2018-3 Suzuki Jimny 2018: detalhes, fotos, motor, preço, equipamentos

O Suzuki Jimny 2018 é vendido com preços a partir de R$ 67.490. O utilitário 4×4 vem em quatro versões, todas com motor 1.3 e câmbio manual de cinco marchas. Feito em Catalão-GO, o modelo já foi fabricado em Itumbiara-MG.



Em abril de 1970, o Suzuki Jimny surgiu como um produto oriundo de outra empresa. Dois anos antes, a marca japonesa comprou a rival Hope Motor Company, que tinha um projeto de veículo 4×4 com dimensões de kei car, chamado HopeStar ON360. A primeira geração do modelo ficou conhecida como LJ10, que tinha motor de dois cilindros com 359 cm3, resfriado a ar e com dois tempos de funcionamento. Ele entregava apenas 27 cv e não passava de 75 km/h. No 4×4, limitava-se a 30 km/h.

No entanto, o LJ10 teve de ganhar refrigeração líquida em 1972 por conta das emissões. Em 1975, o Suzuki Jimny L20 ganhou três cilindros e teve o volume aumentado para 539 cm3, alcançando 80 km/h. Por fim, manteve os dois tempos de funcionamento. Apenas no lançamento do Jimny8, que foi em 1978, é que a Suzuki introduziu um motor de quatro cilindros com quatro tempos. O modelo passou a ter designação SJ e chegou a ter versão picape, além de conversível. Os SJ10 e SJ20 seguiram em frente até 1980.

A partir do ano seguinte, surgiu o SJ30, que deu origem à segunda geração. Esta durou de 1981 até 1998 e foi vendida inclusive no Brasil. É o modelo mais popular do Jimny, que recebeu diversos nomes, dependendo do país onde atuaram, mas todos se referiam ao mesmo produto, entre eles Samurai, Caribian, Katana, Santana, Potohar, SJ410/413 e Serra.

O Jimny SJ30 durou até 1987 e foi o único a ainda ostentar o velho motor dois tempos LJ50. O SJ40 passou a ter motor 1.0 com 52 cv e uma variante feita pela Santana Motors, na Espanha, foi chamada de SJ410. Também foi vendido como Holden Drover, uma picape leve 4×4. Na Índia, virou o Maruti Gypsy.

O SJ413 de 1984 surgiu com motor 1.3 e foi chamado de Samurai. Essa geração chegou a ter chassi longo ou curto, bem como versão van e também cabine-chassi. Foi produzido no Japão, Indonésia, Tailândia, Índia, Colômbia (GM), Quênia, Espanha (Santana) e Paquistão.

Essa geração teve diversas versões e modelos específicos ao longo dos anos e nos mais diversos mercados, incluindo os EUA. O Jimny foi o preferido em muitos lugares sem assistência, cujas rodovias eram de péssima qualidade e onde aventureiros buscavam um 4×4 barato e versátil.

A atual geração surgiu em 1998. Batizada de JB, a terceira geração do Suzuki Jimny veio com chassi de longarinas tipo escada e caixa de redução dupla. A carroceria era mais moderna, mas as dimensões se mantiveram. O motor G13BB foi usado até 2000, quando o atual M13 com comando de válvulas variável entrou em ação e assim permanece até hoje.

As versões conversíveis Canvas Top foram feitas pela espanhola Santana até 2009. Em 2012, o grupo Souza Ramos decidiu produzir o Jimny, inicialmente em Itumbiara-MG e depois em Catalão-GO, onde mantém operação da Mitsubishi. Foi vendido na Colômbia, onde também era produzido, como Chevrolet Jimny. Na Mazda, ficou conhecido como AZ Offroad. Os nomes Wide e Sierra também foram usados.

Além do motor 0.66 Turbo de 64 cv usado no Japão, o Suzuki Jimny também dispõe de um 1.5 litro. No mercado nipônico, ele é vendido como kei car e por isso não passa de 3,39 m. Fora de lá, o tamanho aumento para 3,67 m. Esperada para 2018, a quarta geração do modelo manterá o mesmo estilo e porte, mas deverá ter soluções melhores para chassi e carroceria, a fim de torna-lo mais eficiente e melhor no off road.

De janeiro a setembro, o Suzuki Jimny vendeu 1.344 unidades, sendo 146 no mês passado, embora tenha emplacado 241 unidades no mês de agosto. O pequeno utilitário esportivo está em 29ª posição no ranking de seu segmento, ficando 4 unidades a frente do Suzuki Vitara.

Focado no 4×4, o modelo vem com sistema de tração cuja mudança é feita por meio de um botão. O dispositivo permite 15 combinações de tração, sendo basicamente distribuída em 2WD, para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L, que dobra o torque e permite enfrentar o off-road com mais capacidade.

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Suzuki Jimny 2018 – detalhes

Disponível nas versões 4ALL, 4Sport, 4Work e 4Work Off-Road, o Suzuki Jimny 2018 custa R$ 67.490,00 na versão 4Work , voltada para o trabalho, que traz, além da tração nas quatro rodas, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e sistema de áudio com CD/USB e Bluetooth.

O modelo mede apenas 3,64 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,70 m de altura e 2,25 m de entre-eixos, pesando 1.120 kg. Com visual bem característico, o Suzuki Jimny 2018 tem aspecto quadradão, que chama a atenção pela tomada de ar no capô, snorkel e molduras em grafite nas caixas de roda e laterais do veículo, reforçando o aspecto robusto e off-road. O motor é 1.3 16V abastecido apenas com a gasolina, entregando 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm a 4.100 rpm. A transmissão é manual de cinco marchas.

Suzuki Jimny 2018 – novidades

O Suzuki Jimny 2018 chega com novidades em termos de conectividade e acabamento. O pequeno utilitário 4×4 é feito em Catalão-GO e agora chega com preços a partir de R$ 67.490. Ele traz um quadro de instrumentos completamente redesenhado, com novo grafismo e elementos prateados, bem como um display multifuncional com nível de combustível e temperatura da água, entre outros. Outra novidade do SUV da marca japonesa é o volante com três raios, que apresenta visual mais esportivo e acabamento em couro na versão 4Sport.

OO raio de giro é de 4,9 metros, permitindo manobras em locais muito apertados, bem como altura livre do solo de 200 mm e ângulos de entrada de 35º e de saída de 45º. Nas mudanças, o jipinho passa a adotar multimídia com tela de 7 polegadas que permite o espelhamento de smartphones com os sistemas Android e iOS, permitindo também a instalação de acessórios, tais como câmera de ré e TV digital. As rodas de liga leve são aro 15 polegadas com pneus 205/70 R15. O 4Sport tem ainda engate traseiro de série.

Ele foi revelado no Salão de Tóquio de 1997 e chegou a ser fabricado pela espanhola Santana por 10 anos. Mas, toda essa trajetória – que incluiu as marcas Chevrolet e Mazda, bem como produção na Colômbia e atualmente no Brasil, onde é feito pelo grupo HPE, o mesmo da Mitsubishi, mas agora compartilhando a mesma planta de produção. Há quase 20 anos, o Suzuki Jimny está no mercado mundial. O compacto e versátil 4×4 se tornou bastante famoso por suas capacidades no fora de estrada e robustez.

Agora, surgiram imagens vazadas de uma apresentação da Suzuki com a proposta para a próxima geração do Jimny, que deve chegar ao mercado mundial em 2019, mais de 20 anos após a anterior. A frente é mais vertical e remete muito ao modelo da segunda geração. O visual visto na tela de apresentação mostra o jipinho nipônico com linhas bem mais simples e enxutas em comparação com o modelo atual.

As saias de rodas são proeminentes e destacadas em cor cinza, enquanto as portas apresentam ligeiro rebaixamento perto dos retrovisores. Os dois faróis circulares não apresentam lentes sofisticadas e os para-choques são igualmente práticos, sem pretensão de serem mais robustos ou visualmente agradáveis.

Até as janelas laterais são comedidas em comparação com o atual. As rodas de aço estampado também contribuem para o aspecto clean do Suzuki Jimny 2019, que não chamaria a atenção para a grande maioria das pessoas. Tudo muito simples e prático. Na traseira, uma porta com abertura lateral, estepe embutido e para-choque com lanternas.

Se por fora esse suposto Suzuki Jimny 2019 parece não surpreender, por dentro, ele já é bem atual. A instrumentação é embutida no conjunto e é analógica. A alavanca de transmissão CVT está bem à frente e forma um par com o volante de três raios. Os controles de climatização são convencionais, assim como os difusores de ar centrais, que ficam posicionados mais acima. O painel tem um formato robusto e bem horizontal, mas vem com uma destacada multimídia com tela que pode ter de 8 a 10 polegadas.

Não é surpresa a ideia de redução drástica nos gastos com o Suzuki Jimny, já que seu objetivo é ser acessível, pelo menos no mercado internacional. O baixo custo aparece na forma da tampa do airbag do passageiro, por exemplo. Mecanicamente ele também não deve ir muito longe, substituindo o motor 1.3 pelo novo DualJet 1.2 com potência semelhante ao atual. O câmbio de cinco ou seis marchas manual, mais o CVT e a tração 4×4 simples com redução também deverão fazer parte do pacote.

O estilo terá leve inspiração no conceito XA, mas de acordo com fontes nipônicas, o conjunto chassi-suspensão manterá a rusticidade para continuar enfrentando terrenos ruins. No Japão, o Novo Jimny continuará com a versão “kei” dotada de motor 0.66 Turbo de três cilindros e 1.3 para o mercado externo.

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Suzuki Jimny 2018 – versões

  • Jimny 4All
  • Jimny 4Sport
  • Jimny 4Work
  • Jimny 4Work Off Road

Suzuki Jimny 2018 – equipamentos

Jimny 4All – Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos, multimídia com espelhamento de smartphone, detalhes externos em cinza grafite, airbag duplo, freios com ABS e EDB, pneus de uso misto, rodas de liga leve aro 15 com pneus 205/70 R15, entre outros.

Jimny 4Sport – Itens acima, mais engate traseiro e dianteiro, snorkel, detalhes na cor do carro e painel na cor do carro.

Jimny 4Work – Itens do 4All, mais rádio com entrada USB e Bluetooth, volante em borracha, entre outros.

Jimny 4Work Off Road – Itens do 4Work, mais snorkel.

Suzuki Jimny 2018 – preços

  • Jimny 4All – R$ 68.890
  • Jimny 4Sport – R$ 76.690
  • Jimny 4Work – R$ 67.490
  • Jimny 4Work Off Road – R$ 75.290

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Suzuki Jimny 2018 – motor

O motor do Suzuki Jimny 2018 é o M13A, um propulsor de quatro cilindros em linha 1,3 litro que equipa também outros modelos da marca japonesa no exterior. Totalmente feito em alumínio, ele apresenta duplo comando de válvulas no cabeçote, bem como sistema de injeção multiponto, mas sem tecnologia Flex. Ou seja, é puro gasolina.

O M13A entrega no Suzuki Jimny 2018 cerca de 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm a 4.100 rpm. Os números são fracos diante dos motores 1.3 mais modernos, refletindo sua idade. Junto com ele, o utilitário 4×4 feito em Catalão-GO, tem caixa de transmissão manual de cinco marchas, que traz um diferencial central e tração nas quatro rodas com bloqueio para o 4×4, bem como reduzida e opção de 4×2, além da transferência de força de uma roda para a outra quando necessário.

Sem opção automática no Brasil, o Suzuki Jimny 2018 aposta sua carreira no motor 1.3 e em sua performance, que é bem fraca, fazendo de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e com máxima de somente 146 km/h. Para a estrada, é bem pobre, mas para o meio off-road, o motor se mostra valente.

Suzuki Jimny 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Suzuki Jimny 1.3 4×4 – 15,1 segundos e 146 km/h

O Suzuki Jimny 2018 é um veículo bem rústico, porém, apresenta uma performance que pode encarar tranquilamente a cidade. Nesse caso, o pequeno utilitário de pouco menos de 3,65 m de comprimento se mostra um carrinho ágil e valente, topando qualquer buraco, ladeira ou vias alagadas onde, aliás, se dá muito bem, atravessando áreas onde os carros comuns não passam. Assim, em enchentes, o dono de um Jimny não terá muitos problemas, já que até snorkel o carro tem.

O motor M13A 1.3 de apenas 85 cv e 11,2 kgfm é suficiente para a proposta do 4×4, que possui câmbio manual de cinco marchas e caixa de redução dupla, garantindo no 4×2 um desempenho bom. As respostas são satisfatórias para um jipinho que parece leve, mas que pesa 1.120 kg. De qualquer forma, ninguém vai esperar dele um rendimento de esportivo.

Modulando bem as marchas, o condutor consegue até um ânimo extra do M13A, mas o Suzuki Jimny 2018 ainda não está em seu habitat natural. Na cidade, o consumo de gasolina chega a 9,5 km/litro, o que é muito bom para um veículo com proposta off-road. Fácil de estacionar, ele apresenta direção hidráulica leve, freios suficientes, mas a suspensão é dura. O motivo é o foco no fora de estrada. De qualquer forma, está dentro do esperado.

Na estrada, o desempenho do Suzuki Jimny 2018 é regular. O 4×4 apresenta falta de força em retomadas e é necessário atenção nas ultrapassagens. Para rodar até o limite da rodovia – no máximo 120 km/h no Brasil – ele até que vem bem. O consumo rodoviário é um pouco reflexo disso, obtendo ele apenas 10,7 km/litro na gasolina, única opção de combustível para o japonês.

Nas curvas, ele se mostra equilibrado no início, mas requer atenção em trechos mais fechados, por conta da altura em relação à largura. Ele é pouco suscetível a ventos laterais. O conforto a bordo é moderado e dá para encarar centenas de quilômetros sem muita dificuldade. O espaço a bordo é pequeno e o bagageiro menos ainda. Direção e freios atuam bem, enquanto a suspensão mostra que o asfalto de rodovia não é seu forte.

Mas, a coisa muda de figura quando o Suzuki Jimny 2018 vai para o off-road. Ali, o jipinho nipônico se dá muito bem. Dependendo da versão, a 4Work Off-Road é a que mais aguenta o tranco extremo, o utilitário consegue passar por trechos que parecem impossíveis para seu porte. Os bons ângulos de entrada e saída garantem passagem pelas dificuldades da trilha em qualquer situação, mesmo que o fundo do carro queira se fundir com o chão.

Em pêndulo, o Suzuki Jimny 2018 não torce e apresenta grandes cursos no conjunto, mesmo o traseiro de eixo rígido. Com o 4×4 reduzido e bloqueado engatado, o veículo modula bem as forças nos dois eixos e nas quatro rodas, permitindo assim sair de trechos bem ondulados ou enlameados. Também é possível cruzar pequenos cursos d´água, bem como subir rampas bem íngremes, assim como desce-las e inclinar-se sobre as pedras grandes.

Mesmo em atoleiros, basta manter o volante de um lado para o outro para que o M13A e o sistema 4×4 faça o restante. Por conta de suas características adequadas para o off-road, bem como pela diversão de ter um jipe bem pequeno, o Suzuki Jimny 2018 é preferido por muitos aventureiros, que buscam nele uma alternativa barata e interessante de ingressar no mundo 4×4. A próxima geração deve trazer mais do mesmo, mas talvez com motor 1.0 Turbo, por exemplo.

suzuki-jimny-2018-1 Suzuki Jimny 2018: detalhes, fotos, motor, preço, equipamentos

Suzuki Jimny 2018 – consumo

Cidade

Suzuki Jimny 1.3 4×4 – 9,5 km/litro com gasolina

Estrada

Suzuki Jimny 1.3 4×4 – 10,7 km/litro com gasolina

Suzuki Jimny 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.3

10.000 km

R$ 464

20.000 km

R$ 563

30.000 km

R$ 491

40.000 km

R$ 563

50.000 km

R$ 662

60.000 km

R$ 590

Suzuki Jimny 2018 – ficha técnica

Motor

1.3

Tipo

Dianteiro transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1328

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 85 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 11,2 kgfm @ 4100 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Tração

Tipo

4×4 com reduzida

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

205/70 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3645

Largura sem retrovisores (mm)

1600

Altura (mm)

1705

Distância entre os eixos (mm)

2250

Capacidades

Porta-malas (litros)

113

Tanque (litros)

40

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

330

Peso em ordem de marcha (kg)

1120

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Suzuki Jimny 2018 – fotos

4.0

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