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SW4 Diamond: detalhes, equipamentos, preços, motor, revisões

SW4 Diamond: detalhes, equipamentos, preços, motor, revisões

O Toyota SW4 Diamond mostra que os consumidores de SUVs estão dispostos a pagar uma cifra a mais por uma certa exclusividade e requinte extras. Ele custa uma Honda Biz 0 km a mais que um SW4 SRX, recompensando o proprietário com alguns itens adicionais.


Este modelo é o melhor que a linha Toyota SW4 2020 pode entregar e tenta se diferenciar ainda mais de modelos como Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport, além de outros concorrentes indiretos, como Land Rover Discovery e Volvo XC60.

Confira abaixo todos os principais detalhes do SW4 Diamond:

Toyota SW4 Diamond – detalhes

Lançado no mercado brasileiro em abril de 2018, o Toyota SW4 Diamond se posiciona como a versão mais completa e cara da linha do SUV turbodiesel. Até então, tal posto era ocupado pelo SW4 SRX, seu modelo de base.

Este modelo custa expressivos R$ 11 mil a mais que o Toyota SW4 SRX. Na prática, os dois modelos são praticamente os mesmos. Todavia, o Diamond tenta justificar essa cifra extra por alguns recursos exclusivos de visual e de acabamento, além de novos equipamentos de série.

Do lado de fora, o Toyota SW4 Diamond pode ser reconhecido pelo protetor de para-choque frontal na cor preta e as novas rodas de 18 polegadas, que hoje estão presentes também na versão topo de linha da picape Hilux. Há ainda o nome da versão posicionado na base da tampa do porta-malas.

Pulando para o lado de dentro, o carro ganha acabamento com couro branco nas portas e no painel, além de material sintético na cor bege. No console central, há material na cor bronze, em substituição à textura amadeirada presente no SW4 SRX.

Há também alguns recursos extras, como tapetes, soleiras e painel com o logotipo “Diamond” e chave exclusiva na cor branca. Os bancos, inclusive, têm revestimento em couro perfurado, sendo que o do motorista e do passageiro oferecem sistema de ventilação comandado através do sistema de climatização.

Falando dos equipamentos, além dos bancos dianteiros ventilados, o carro tem um sistema de som Pioneer com 10 alto-falantes da marca JBL (sendo um subwoofer). E só. De resto é tudo igual no SW4 SRX, o que não é um demérito do carro, visto que esta versão é bem equipada, com direito a tampa do porta-malas elétrica, sete airbags, bancos dianteiros elétricos, faróis em LED, central multimídia com tela de oito polegadas, entre outros itens.

Porém, o SW4 2020 fica devendo vários recursos que estão disponíveis em seus rivais. O Trailblazer Premier 2020, por exemplo, sai de fábrica com aviso de saída de faixa, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e alerta de movimentação traseira. Já o Pajero Sport conta com teto solar elétrico e ar-condicionado de duas zonas, por exemplo.

Um dos destaques do carro é o amplo espaço interno. Acomoda com conforto até cinco adultos e mais duas crianças, estas instaladas na terceira fileira de bancos, lá no porta-malas. A segunda fileira tem encosto reclinável e ajuste de distância do assento, além de um apoio de braço central.

Todavia, quando não utilizados, o sexto e sétimo bancos ficam dobrados nas laterais do porta-malas. Isso rouba espaço no compartimento de cargas, atrapalha um pouco a visibilidade e também limita a inclinação do encosto na segunda fileira.

SW4 Diamond: detalhes, equipamentos, preços, motor, revisões

Toyota SW4 Diamond – equipamentos

Segurança: sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, assistente de descida, assistente de reboque, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e BAS (assistência em frenagem de emergência), sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, bloqueio do diferencial traseiro, luz auxiliar de freio em LED, faróis e lanternas de neblina, luzes diurnas em LED, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital, bancos dianteiros ventilados, tampa do porta-malas com abertura elétrica e função de memória para ajuste de altura da tampa, bancos dianteiros elétricos, banco traseiro bipartido, reclinável, rebatível e com descansa-braços, chave presencial, partida do motor por botão, direção hidráulica, modos de condução Eco e Power, retrovisores externos com ajuste elétrico, repetidores de seta e iluminação de boas-vindas, saídas de ar para a segunda e terceira fileiras com controle de intensidade, vidros elétricos nas quatro portas com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis com acendimento automático, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Visual: faróis alto e baixo em LED com nivelamento automático, faróis com temporizador Follow me Home, lanternas traseiras em LED, vidros verdes, para-brisa degradê, soleiras de porta, retrovisores externos na cor da carroceria, barras longitudinais de teto, aerofólio traseiro, maçanetas externas cromadas, moldura das janelas cromada, para-barros dianteiros e traseiros, rodas exclusivas de 18 polegadas, entre outros.

Acabamento: acabamento em padrão madeira no console central e volante, bancos revestidos em couro perfurado na cor bege, grade do radiador diferenciada, protetor de para-choque, badge Diamond, chave exclusiva, tapetes exclusivos, entre outros.

Tecnologia: sistema de som JBL com 10 alto-falantes e um subwoofer, computador de bordo com tela TFT de 4,5 polegadas, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, navegador GPS, TV digital, conexões USB, auxiliar e Bluetooth e MP3 player, câmera de ré com visualização na tela da central, volante multifuncional com paddle shifts, entre outros.

SW4 Diamond: detalhes, equipamentos, preços, motor, revisões

Toyota SW4 Diamond – preços

Veja abaixo o preço da versão topo de linha do Toyota SW4 2020:

  • Toyota SW4 SRX Diamond 2020: R$ 282.990
  • Toyota SW4 SRX Diamond 2020 + pintura perolizada: R$ 285.340

Toyota SW4 Diamond – cores

O SW4 Diamond 2020 pode ser encontrado em quatro cores diferentes para a carroceria. Destas, somente uma delas tem custo adicional. Veja abaixo todas as opções disponíveis:

  • Marrom Urban (metálica, sem custo adicional)
  • Cinza Granito (metálica, sem custo adicional)
  • Preto Attitude (metálica, sem custo adicional)
  • Branco Perolizado (perolizada, por R$ 2.350 adicionais)

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Toyota SW4 Diamond – motor

O motor da versão Diamond é o mesmo encontrado nas demais configurações turbodiesel do Toyota SW4 2020. Debaixo do capô, o modelo esconde um motor 2.8 D-4D turbodiesel de quatro cilindros, com turbocompressor de geometria variável, intercooler e injeção direta de combustível tipo Common Rail.

Ele consegue desenvolver 177 cavalos de potência, a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm de torque, entregue entre 1.600 e 2.400 giros.

Junto a este propulsor está uma transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante. Batizada de Super ECT 6, esta transmissão consegue adequar o desempenho do SUV japonês conforme o estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga.

A tração é sempre 4×4, com os modos 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida, que podem ser operados através de um botão seletor no painel do carro.

Toyota SW4 Diamond – consumo

Abaixo, você pode conferir os números de consumo de combustível do SW4 2020 com motor 2.8 turbodiesel, câmbio automático e tração 4×4, conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

  • Consumo de 9 km/l na cidade com diesel;
  • Consumo de 10,5 km/l na estrada com diesel;
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “D” na comparação absoluta geral.

SW4 Diamond: detalhes, equipamentos, preços, motor, revisões

Toyota SW4 Diamond – desempenho

A Toyota divulga os seguintes números de desempenho do SW4 2020:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 180 km/h.

Toyota SW4 Diamond – garantia e revisões

Assim como os outros carros da Toyota produzidos e comercializados no Brasil, o SW4 Diamond 2020 tem garantia de fábrica de cinco anos, sem limite de quilometragem. Trata-se de uma mudança aplicada recentemente pela marca em sua linha no País, visto que seus modelos tinham a garantia convencional de três anos.

As revisões periódicas do SUV a diesel têm preços tabelados e divulgados no site da Toyota. Confira:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 678,80
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 1.089
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 1.206
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.782
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 948
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.296

Sendo assim, as seis revisões do SW4 2020 até os 60 mil quilômetros rodados ou seis anos de uso totalizam um valor de R$ 6.999,80. Ou seja, um valor bastante expressivo, sendo mais de R$ 1.400 mais caro que o pacote de revisões do Trailblazer Diesel, mas abaixo dos R$ 7,5 mil cobrados pela Mitsubishi nas revisões do Pajero Sport.

Toyota SW4 Diamond – concorrentes

Chevrolet Trailblazer Premier Diesel – R$ 243.890

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Um dos principais concorrentes do Toyota SW4 2020 é o Chevrolet Trailblazer. Disponível em versão única, ele é quase R$ 40 mil mais em conta que o SW4 Diamond, mas também não oferece o mesmo nível de “requinte” e a quantidade de “mimos” que o Toyota.

Entre os principais recursos, tem seis airbags, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, alerta de movimentação traseira, sensor de chuva, chave presencial, botão start/stop, partida remota do motor, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som premium, direção elétrica, entre outros.

Seu motor é um 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. Assim como o SW4, o SUV também tem sete lugares.

Mitsubishi Pajero Sport HPE Diesel – R$ 271.990

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Ainda falando dos “SUVs raiz”, a Mitsubishi vende o Pajero Sport, que é baseado na L200 Triton. O modelo é rival direto do SW4 e do Trailblazer, com motor a diesel e interior capaz de levar até sete pessoas. Seu preço também é inferior ao do SW4 Diamond, com uma diferença de R$ 11 mil.

É equipado com faróis em LED, teto solar elétrico, ar-condicionado de duas zonas com 10 saídas de ar, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sensores de luz e chuva, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, aviso de colisão frontal, acabamento interno em couro, entre outros.

Na motorização, há um 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida.

Land Rover Discovery Sport SE Diesel – R$ 274.500

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Um dos SUVs de entrada da Land Rover, o Discovery Sport também pode ser considerado um concorrente do Toyota. Este modelo na versão SE Diesel oferece um motor 2.0 litros a diesel, que rende até 180 cv e 43 kgfm, com transmissão automática de nove marchas e sistema de tração integral inteligente.

Entre os equipamentos de série, o Discovery Sport SE Diesel oferece farol alto automático, retrovisores externos com aquecimento, rodas de 20 polegadas, detector de fadiga do motorista, sensor de estacionamento 360º, Park Assist, alerta de saída de faixa com correção, monitor de tráfego em ré, tampa do porta-malas elétrica, chave presencial, retrovisor interno antiofuscante, entre outros.

Neste caso, há a terceira fileira de bancos, totalizando sete lugares, como opcional.

Volvo XC60 D5 Momentum Diesel – R$ 281.950

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Rival direto do Discovery Sport e indireto do SW4, o Volvo XC60 é outra alternativa ao Toyota. O modelo na versão de entrada Momentum com motor turbodiesel custa quase R$ 1 mil a menos que o Diamond. É o único desta lista, porém, que não oferece sete lugares.

É equipado de fábrica com sistema de som High Performance com 10 alto-falantes, central multimídia com navegador GPS, bancos dianteiros com ajuste elétrico e memória para o motorista, ar-condicionado de duas zonas, painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, seis airbags, frenagem automática de emergência com visão noturna, alerta de colisão frontal e de mudança de faixa, chave presencial, piloto automático adaptativo, sensores de luz e chuva, faróis full LED, entre outros.

Seu motor é um 2.0 turbodiesel de 235 cv e 48,9 kgfm, com transmissão automática de oito marchas e tração integral.

Toyota SW4 Diamond – ficha técnica

Motor

2.8 D-4D

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

2.755

Válvulas

16

Taxa de compressão

15,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

177 cv a 3.400 rpm

Torque Máximo

45,9 kgfm de 1.600 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 6 marchas

Tração

Tipo

4×4 com reduzida

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos ventilados (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira

4-link (4 pontos de fixação) e molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

265/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.795

Largura (mm)

1.855

Altura (mm)

1.835

Distância entre os eixos (mm)

2.745

Capacidades

Porta-malas (litros)

500 (5 lugares) e 180 (7 lugares)

Tanque (litros)

80

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

590

Peso em ordem de marcha (kg)

2.130

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Toyota SW4 Diamond – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Baetatrip

    Qual é diferença do SRX p/ diamond? Quase nada…..
    Só acabamento que custa 11 mil a +……..
    Como a Toy adora cobrar até peças minimas p/ ter requinte plus….
    Motor ainda e pifio 2.8 177CV/46KG…… !
    Prefiro comprar a TrailBlazer por 242.000 pratas e oferece maior torque …Bela diferença de 6KG!
    E usar nas viajens e outreas coisas (43K)
    A Toy está pensando que a galinha choca ovos de ouro nesse casso e a categoria são =
    A suprasumo Pajero Full dá 10 a 0 nessa SW4 (Fora o cambio)

    • Eng. Mecânica 2014

      A Blazer Premier 2020 a diesel na realidade sai por uns 215-220 mil, os descontos são enormes na GM. Agora experimente pedir mil reais de abatimento numa Hilux que os consultores da Toyota vão rir da sua cara.

  • Aí é papo de rico… nem entro nessa, simplesmente, fora da realidade! aff

  • radiobrasil

    Pelo preço essa jerigonça cara se arrasta… Tem que ter “coragem” ou uso específico pra encarar isso.

  • MonHoe

    Preços completamente malucos desses SUV da Toyota, Chevrolet e Mitsubishi. Primeiro que não tem nada de especial pra disputar com um veículo de luxo de verdade, como Land Rover, Volvo, Audi, Mercedes, etc.
    Mas a Pajero fora a feiura da traseira é o melhor dos 3.

  • Tom Costa

    O nome está certinho, afinal já tem preço de diamante.

  • mizerave

    Um dos carros mais polêmicos do Brasil.
    Desperta ódio, raiva, inveja, ressentimento…

  • Daniel Pirolli

    Talvez esse seja o cúmulo do cúmulo. O absurdo dos absurdos. Nao existe nada nesse carro que justifique a compra dele.

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