_Destaque Crossovers Europa Mercado SUVs Volkswagen

T-Cross é o próximo SUV compacto na lista da Vokswagen

vw-t-cross-nurburgring-1 T-Cross é o próximo SUV compacto na lista da Vokswagen

De acordo com a revista Autocar, a Volkswagen tem uma lista com 19 utilitários esportivos que serão lançados nos próximos anos, respondendo assim com um mix de 40% das vendas totais do grupo alemão. Embora tenha chegado tarde na briga pelo segmento que mais cresce no mundo, mesmo com Tiguan e Touareg, a VW promete brigar muito para estar em evidência nesse segmento.



Por isso, haverá uma enxurrada de SUVs com ou sem o logotipo VW. Esta ofensiva começou há pouco tempo e iniciou-se com a dupla Atlas/Teramont, respectivamente para atender os dois principais mercados individuais do mundo: EUA e China. De lá para cá, vários protótipos foram vistos em testes e o Tiguan renovou-se com direito a uma variante longa. Agora é a vez do T-Roc, que chega como primeiro compacto da marca nesse segmento. Essa categoria cresce muito rapidamente na Europa e China.

vw-t-cross-nurburgring-2 T-Cross é o próximo SUV compacto na lista da Vokswagen

Tendo isso em mente, o próximo da lista de SUVs compactos da Volkswagen será o T-Cross. Ele será um irmão do Seat Arona e medirá em torno de 4,15 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, utilizando a mesma plataforma modular MQB-A0 do Volkswagen Polo 2018. O modelo será, por enquanto, a porta de entrada da marca para o segmento, mas sua aparição só deve ocorrer em 2018, a fim de não ofuscar o recente lançamento.

Pequeno e familiar, o Volkswagen T-Cross será fabricado também no Brasil, mais provavelmente em São José dos Pinhais-PR, compartilhando com os Polo 2018 e Virtus 2018 a MQB-A0. Na Europa, as vendas serão centradas no motor 1.0 TSI de 115 cv e aqui não deverá ser diferente, mas com até 128 cv. Lá, o conceito T-Cross Breeze supostamente faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos com máxima de 188 km/h e consumo de 24 km/litro com 115 g/km de CO2. Então, o SUV de produção deve fazer menos, pois não será conversível como o conceito.

vw-t-cross-nurburgring-3 T-Cross é o próximo SUV compacto na lista da Vokswagen

Fora da marca, a Volkswagen investiu nas marcas Seat e Skoda com seus próprios SUVs, bem como na ampliação da gama da Audi e até na Bentley, isso sem contar um futuro crossover da Lamborghini e os bem-sucedidos da Porsche. Ainda assim, nenhum deles chegou aos mercados emergentes como players de peso, onde está uma boa parte do crescimento.

Mesmo na China, a gama do grupo é quase inexistente em termos de produtos locais. O país é um ávido consumidor de SUV e já está trocando o sedã por esse tipo de veículo. A Europa também não fica atrás, no caso dos SUV compactos. A VW fala em 10,6 milhões anualmente ante os atuais 6,4 milhões. Assim, ter mais produtos nesse filão significará ter vantagem no jogo.

[Fonte: Autocar]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend