T-Cross Highline: detalhes, equipamentos, preços, motor e fotos

T-Cross Highline: detalhes, equipamentos, preços, motor e fotos

Lançado no Brasil há um ano, o T-Cross é um dos SUVs compactos mais vendidos por aqui. E mesmo sendo o modelo mais caro, o Volkswagen T-Cross Highline responde por mais de 40% do mix de vendas das versões do utilitário-esportivo.


Isso pode ser explicado pelo fato de o T-Cross Highline ser o único da gama a usar o bom motor 1.4 TSI flex de 150 cv. Além disso, ele tem a maior oferta de equipamentos de série e opcionais.

Veja abaixo tudo sobre ele:

Volkswagen T-Cross Highline – detalhes

A versão Highline é a mais completa, potente e sofisticada da gama do T-Cross que o seu dinheiro pode comprar. Este modelo é o único da gama que usa o motor 1.4 TSI turbo flex de até 150 cv e 25,5 kgfm, herdado do Jetta, Golf e Tiguan. Atinge os 100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 198 km/h.

É fato que o Volkswagen T-Cross não é o SUV compacto mais sofisticado e belo da categoria. O seu visual externo segue a mesma concepção dos últimos lançamentos da marca, que embora tenham ficado mais ousados, ainda segue à risca aquela tradição da escola alemã.

Por dentro, ele abusa demais dos plásticos no acabamento, sem qualquer material emborrachado no painel como existe no Renegade, da Jeep, ou ainda detalhes em couro no painel e console como no HR-V, da Honda.

Seu espaço interno é abundante por conta do entre-eixos de 2,65 metros herdado do Virtus – ele, o sedã e o Polo usam a plataforma modular MQB-A0 e compartilham vários componentes. Por outro lado, o porta-malas não é tão espaçoso e comporta 373 litros de bagagens (pode chegar a 420 l, mas com uma configuração do banco traseiro com encosto mais ereto que elimina parte do conforto).

A lista de equipamentos de série do carro é interessante. Mas ele fica melhor com alguns opcionais, podendo receber o sistema de som premium da Beats, teto solar panorâmico e até Park Assist de estacionamento semiautônomo.

Dá para dizer que o carro é um Polo mais sofisticado, espaçoso e potente. Combinado a isso, oferece uma boa posição de dirigir que agrada quem busca isso em um SUV.

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Volkswagen T-Cross Highline – equipamentos

Segurança: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo de cortina), sistema de desativação do airbag do passageiro, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, faróis de neblina com luz de conversão estática, luzes de condução diurna em LED, sistema de frenagem automática pós-colisão, indicador de controle da pressão dos pneus, alarme antifurto, detector de fadiga do motorista, entre outros.

Conforto: ar-condicionado digital “Climatronic”, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função one touch nos dianteiros, banco do motorista com ajuste de altura e ajuste lombar, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, banco traseiro bipartido e rebatível, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, descansa-braço dianteiro central com porta-objetos, saídas de ar e duas tomadas USB para o banco traseiro, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com função tilt-down no lado direito, piloto automático, porta-luvas refrigerado, porta-malas com ajuste variável de espaço, sensores de luz e chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, partida do motor por botão, tomada 12V no console central e porta-malas, entre outros.

Visual e acabamento: volante, alavanca de câmbio e alavanca do freio de estacionamento revestidos em couro, bancos revestidos em couro, rodas de liga-leve de 17 polegadas, barras longitudinais de teto na cor prata, tapetes em carpete, pedaleiras esportivas em alumínio, detalhes visuais cromados, lanternas traseiras em LED, iluminação ambiente em LED, faróis com máscara negra, colunas centrais com aplique em preto brilhante, entre outros.

Tecnologia: painel de instrumentos Active Info Display, computador de bordo com tela multifuncional, central multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, suporte para celular no painel com entrada USB para carga, volante multifuncional com paddle shifts, sistema start/stop de desligamento automático do motor, câmera de ré, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

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Volkswagen T-Cross Highline – opcionais

Pintura Bicolor I (R$ 2.230): teto pintado na cor Preto Ninja e retrovisores pintados na cor do teto;

Pintura Bicolor II (R$ 2.230): teto pintado na cor Cinza Platinum e retrovisores pintados na cor do teto;

Pacote Sky View (R$ 5.610): teto solar panorâmico e duas luzes de leitura dianteiras;

Pacote Tech & Beats (R$ 7.060): sistema de som premium “Beats Sound” com subwoofer, regulagem automática do facho do farol, faróis full LED , luzes de condução diurna em LED integradas aos faróis e assistente de estacionamento Park Assist 3.0.

Volkswagen T-Cross Highline – preços

Confira abaixo os preços do novo T-Cross na versão Highline como 0 km:

  • Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI 2022: R$ 136.890
  • Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI 2022 + opcionais + cor perolizada: R$ 153.700

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Volkswagen T-Cross Highline – cores

O T-Cross Highline é o SUV compacto com uma das maiores ofertas de cores disponíveis no mercado.

Ao todo, são 12 configurações diferentes disponíveis, incluindo sete tonalidades sólidas, metálicas ou perolizadas, em diferentes variações com retrovisores, colunas e teto com pintura na cor da carroceria, em Preto Ninja ou em Cinza Platinum.

Todavia, vale ressaltar que, para incluir a pintura em dois tons, o comprador precisa incluir um pacote opcional que custa R$ 2.230 extras (veja no tópico “opcionais” acima).

Confira abaixo as cores e seus respectivos preços para o T-Cross 2022:

  • Preto Ninja (sólida, sem custo adicional)
  • Preto Ninja com Cinza Platinum (sólida, sem custo adicional)
  • Branco Puro (sólida, por R$ 595 adicionais)
  • Branco Puro com Preto Ninja (sólida, por R$ 595 adicionais)
  • Azul Norway (metálica, por R$ 1.410 adicionais)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.410 adicionais)
  • Cinza Platinum com Preto Ninja (metálica, por R$ 1.410 adicionais)
  • Prata Sargas (metálica, por R$ 1.410 adicionais)
  • Prata Sargas com Preto Ninja (metálica, por R$ 1.410 adicionais)
  • Vermelho Crimson (metálica, por R$ 1.410 adicionais)
  • Bronze Namibia (perolizada, por R$ 1.910 adicionais)
  • Bronze Namibia com Preto Ninja (perolizada, por R$ 1.910 adicionais)

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Volkswagen T-Cross Highline – motor

O motor usado do T-Cross topo de linha é uma exclusividade do modelo mais caro dentro da gama do SUV compacto. Além do SUVzinho, outros modelos como Jetta e mais recentemente os esportivos Polo GTS e Virtus GTS também são equipados com tal propulsor.

Trata-se do conhecido, moderno e eficiente 1.4 TSI flex. Ele é dotado de quatro cilindros em linha, turbocompressor, intercooler, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas na admissão e escape, coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando por correia dentada e quatro válvulas por cilindro.

O 1.4 TSI flex consegue desenvolver 150 cavalos de potência, a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina e de 4.500 rpm a 6.000 rpm com etanol. Já o torque é de 25,5 kgfm, entre 1.500 rpm e 3.800 rpm com gasolina e 1.500 rpm a 4.000 rpm com etanol. Ou seja, ele consegue entregar os mesmos números de potência e torque independentemente do combustível utilizado, apenas com faixas de rotação diferentes.

Ele está atrelado ao câmbio automático Tiptronic de seis velocidades com conversor de torque, que atende também pela sigla AQ250-6F, projetado pela Aisin. A tração é sempre dianteira.

O conjunto do carro inclui ainda freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, sempre com sistema de ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Já a suspensão usa sistema independente McPherson na frente e eixo de torção atrás.

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Volkswagen T-Cross Highline – consumo

Confira abaixo os números de consumo do T-Cross 250 TSI na versão Highline, conforme os dados divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

  • Consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina.

Volkswagen T-Cross Highline – desempenho

De acordo com os dados da Volkswagen, os números de desempenho do T-Cross Highline 2022 são os seguintes:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com etanol;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 198 km/h com etanol
  • Velocidade máxima de 198 km/h com gasolina.

Como dá para reparar, o desempenho do T-Cross é o mesmo independente do combustível utilizado. Mesmo com as entregas de potência e torque em faixas de rotação ligeiramente diferentes, o Volkswagen consegue entregar bons números de aceleração e velocidade máxima com etanol e/ou gasolina.

A exemplo dos outros VW com o 1.4 TSI, o novo T-Cross Highline rende bem e entrega um bom desempenho, em especial pelo torque elevado disponível já em baixa rotação.

O câmbio conversa bem com o motor turbo. Sobretudo no modo Sport, o conjunto é agressivo e trabalha sempre “cheio”, garantindo bom desempenho em retomadas, para uma ultrapassagem na rodovia, por exemplo.

Pelo fato de o motor entregar uma boa dose de torque em baixas rotações, você dificilmente vai precisar pisar fundo no acelerador para obter boas respostas do carro. Isso ajuda no consumo de combustível, que é bom para a média da categoria, podendo fazer 13 km/l com gasolina na estrada.

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Volkswagen T-Cross Highline – garantia e revisões

Uma das vantagens do T-Cross é que ele oferece as três primeiras revisões gratuitas. Isso é parte do programa “Revisão de Série” da Volkswagen, disponível também para os modelos Golf, Golf Variant, Tiguan Allspace, Virtus Highline e Jetta.

Confira abaixo os preços das revisões do T-Cross Highline 250 TSI:

  • Revisão de 10.000 km ou um ano: gratuita
  • Revisão de 20.000 km ou dois anos: gratuita
  • Revisão de 30.000 km ou três anos: gratuita
  • Revisão de 40.000 km ou quatro anos: R$ 1.279,28
  • Revisão de 50.000 km ou cinco anos: R$ 589,85
  • Revisão de 60.000 km ou seis anos: R$ 732,87
  • Revisão de 70.000 km ou sete anos: R$ 589,85
  • Revisão de 80.000 km ou oito anos: R$ 1.279,28
  • Revisão de 90.000 km ou nove anos: R$ 589,85
  • Revisão de 100.000 km ou dez anos: R$ 732,87

Sendo assim, as seis revisões do T-Cross até os seis anos de uso ou 60 mil quilômetros rodados terão um custo de R$ 2.602 para o proprietário do carro. Trata-se do valor mais baixo entre todos os SUVs compactos.

A Volkswagen vende o SUV compacto com garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Volkswagen T-Cross Highline – concorrentes

Nissan Kicks Exclusive Pack Tech 1.6 CVT – R$ 125.790

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O concorrente mais em conta do T-Cross é o Nissan Kicks topo de linha. Apesar do motor fraco (ele usa um 1.6 flex de só 114 cv e 15,5 kgfm) com câmbio CVT, ele oferece uma boa oferta de equipamentos por pouco mais de R$ 125 mil, sem opcionais.

Sai de fábrica com faróis de LED, rodas aro 17, retrovisores externos com rebatimento elétrico, detector de objetos em movimento, sensor de estacionamento, chave presencial, partida por botão, painel de instrumentos com tela de sete polegadas, central multimídia, seis airbags, piloto automático, câmeras com visão 360º, alerta de colisão com assistente de frenagem, entre outros.

Hyundai Creta Prestige 2.0 AT – R$ 122.590

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Outro rival do Volkswagen é o Hyundai Creta, um dos SUVs mais vendidos do Brasil. Em sua versão topo de linha Prestige, ele sai equipado com um motor 2.0 flex aspirado de até 166 cv e 20,5 kgfm, com câmbio automático de seis velocidades.

Oferece recursos como ar-condicionado automático digital, chave presencial, partida por botão, piloto automático, saída de ar traseira, banco do motorista com ventilação, pulseira Smart Key Band com funções exclusivas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador wireless para smartphones, retrovisores com rebatimento elétrico, seis airbags, faróis com projetor, entre outros.

Jeep Renegade Limited 1.8 AT – R$ 129.490

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Apesar do motor fraco para um carro pesado, o Renegade faz sucesso entre os amantes de SUVs compactos. O carro de entrada da Jeep tem a versão Limited como a mais completa e cara entre as configurações flex. Usa um 1.8 flex de até 139 cv e 19,2 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

Dispõe de sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, faróis e lanternas em LED, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, sensores de luz e chuva, rodas de 19 polegadas, piloto automático, painel de instrumentos com tela de sete polegadas, chave presencial, partida por botão, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, entre outros.

Honda HR-V EXL 1.8 CVT – R$ 131.800

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Por último, o HR-V aparece como outro principal rival do T-Cross no Brasil. Em sua versão topo de linha EXL (exceto a Touring, que muda o motor), ele é vendido por R$ 131,8 mil e também é dotado de motor aspirado. Neste caso, um 1.8 flex de 140 cv e 17,4 kgfm, com câmbio CVT que simula até sete marchas.

Oferece recursos como seis airbags, freio a disco nas quatro rodas, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, sensor de luminosidade, bancos em couro, sensores de estacionamento na frente e atrás, piloto automático, câmera de ré, central multimídia com tela de sete polegadas, rodas de 17 polegadas, entre outros.

Volkswagen T-Cross Highline – ficha técnica

Motor

1.4 TSI

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.395

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

150 cv a 5.000 rpm

Torque Máximo

25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática Tiptronic de 6 marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 polegadas

Pneus

205/55 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.199

Largura (mm)

1.760

Altura (mm)

1.570

Distância entre os eixos (mm)

2.651

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

448

Tanque (litros)

52

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.292

Porta-malas (litros)

373 a 420

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,362

Volkswagen T-Cross Highline – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.