Manutenção

Tabela de preço fixo de revisão: só no papel

revisao-hyundai-preco-certo Tabela de preço fixo de revisão: só no papel

Hoje quase todas as fabricantes automotivas tem tabelas de preço fixo de revisão, e as exibem com orgulho quer seja em seus sites quer seja em propagandas por aí. Mas o que temos notado é que esses preços são praticados apenas no mundo da fantasia.



Quer em modelos populares quer em modelos mais caros, os preços sempre são maiores do que os informados nas tais tabelas de preço fixo. A revisão de 40.000 quilômetros de um popular pode custar 600 reais na tabela, mas quando você vai na concessionária recebe um orçamento de 850 reais.

Se o cliente engolir o preço abusivo, lucro pra concessionária. Quando a pessoa reclama do preço, eles reduzem o preço ou retiram itens desnecessários da lista, entrando no preço correto, mas isso acontece mais frequentemente em cidades grandes e em revisões de modelos populares.

A título de exemplo, o preço da revisão dos 20.000 quilômetros do Azera, de acordo com a tabela da CAOA, é de 320 reais. Mas aqui na minha cidade foi informado o preço de 860 reais. Perguntei porque, e recebi a lista do que seria feito. Nela constava também alinhamento e balanceamento, 70 reais, e ainda por cima era um item que não é feito na concessionária, pois eles não tem equipamento para isso, e sim em uma outra empresa.

Ou seja, você deixa o carro na concessionária e ele tem que sair dali nas mãos de uma pessoa que não trabalha na concessionária, para ir até um centro automotivo e fazer o alinhamento/balanceamento.

Recusei o item e também recusei o filtro do ar-condicionado, que eu já tinha trocado em uma empresa especializada em limpeza do sistema do ar-condicionado. O valor da revisão foi reduzido, mas mesmo assim ficou em 650 reais. Reclamei, óbvio, e tive a resposta de que esse era o preço deles. Se eu quisesse um preço menor, poderia ir até outra concessionária.
Mas infelizmente isso significaria me deslocar até São Paulo ou Campinas, a 200 quilômetros daqui.

E este tipo de problema acontece em todo o país. Uma pesquisa feita em São Paulo encontrou preços quase quatro vezes maior. Uma revisão de um Fiat Mille, que deveria custar 156 reais, chegou a ser dado por 887 reais em uma concessionária.

Para quem vive em grandes centros, vale a pena conferir o preço em várias concessionárias diferentes, até encontrar o preço correto, indicado pela tal tabela de preços fixos.

  • rodgutierrez

    CAOA vai ferrar a imagem da Hyundai no Brasil…

    • MTakeo

      Tenho certeza que ja ferrou para quem está bem informado.

      • ALEZAO2

        haha vai ferrar?? só não ferrou ainda para os mesmos que ainda acreditam em coelhinho da pascoa

    • Romulo_Max

      Apesar de tbm não gostar da CAOA, vamos ser justos, essa estrategia de falta de respeito ao preço de tabela é antigo, não é exclusividade da CAOA esse é apenas o exemplo mais recente e como a desconfiança com a CAOA é grande qlqr coisa q ela faça vai pra midia, mas varias pessoas q eu conheço já tiveram esse problema com modelos populares de marcas tradicionais, q ouviram do concessionario q o preço da tabela é "apenas sugerido".

      Vou falar a mesma coisa q falei para os meus amigos, a solução é levar a questão para os orgão de defesa do consumidor como o Procon ou até mesmo formalizar uma denuncia junto ao Ministerio Publico Estadual, existem promotorias de defesa do cosnumidor exatamente pra apurar essas "espertezas". No dia q pararmos de aguentar certos abusos eles vão cessar.

      • R_i_c_a_r_d_o

        Concordo.
        A CAOA (e revendedores)não é a única que mostra essa falta de respeito ao consumidor, pois isso já é de longa data. Na 4R deste mês saiu justamente uma reportagem sobre este assunto.
        E vale repetir: sempre leve uma cópia dos preços tabelados. Caso a concessionária insista em praticar preços mais altos, reclame à representante da marca ( ou a própria marca). E se mesmo assim não for respondido entre na justiça. É demorado e cansativo, mas você estará fazendo a coisa certa.
        Inclusive na propaganda do CAOA sobre as revisões tabeladas, está lá escrito que caso alguma CSS se recuse a praticar os preços oficiais, o consumidor tem todo o direito de ligar ao "SAC" da CAOA. O proprietário desta matéria poderia ter feito o mesmo.

    • MTH_BLago

      A CAOA pode estar protagonizando essa matéria, mas muitas outras concessionárias abusam desse mesmo poder, ainda mais quando são as únicas nas suas cidades.
      E as 4 grandes daqui do Brasil praticam, e muito, esse tipo de coisa. Aqui em casa já tivemos um Celta, e o preço cobrado nas revisões era muito acima do que estava escrito na tabela.
      Acho que se for pra criticar a postura das concessionárias nas revisões que critiquem de um modo geral, pois tem muita gente que é só ler o nome CAOA que já vai criticando e dizendo que é exclusividade da empresa esse tipo de coisa.

  • Rochahofman

    isso que é propaganda enganosa

    • ALEZAO2

      a hyundai deveria criar um anúncio com o jargão "hyundai, a campeã em propaganda enganosa"

      na tabela de preços das revisões eles destacam em letras grandes o custo das peças e duração de cada revisão, induzindo o leitor a pensar que trata-se do preço da revisão e tempo de espera para o carro ficar pronto… só quem atentar as letras miúdas abaixo vai descobrir o preço da mão de obra para multiplicar pelos tempos e chegar ao valor total das revisões… porque não consegue fazer uma simples propaganda transparente?

  • alyalysson

    não é de hoje que o preço anunciado numa propaganga é diferente do que na "vida real".
    graças as letras miudas no pé da propaganda.

  • DanielPilfer

    Prezados, concessionária serve só pra vender carro. Manutenção se faz com mecânico.

    Fica a dica.

    • Então se você tivesse um carro 2009, com cinco anos de garantia, deixaria de fazer revisões desde já e perderia a garantia, vendendo seu carro depois sem garantia nenhuma? Neste segmento é impossível vender um carro que não tenha feito revisões corretamente.

      • L.

        O pior é que na hora da revenda a garantia não pesa tanto assim. Muita gente (e falo com conhecimento de causa) não se importa em conferir o manual de revisões e ver se está carimbado. Eu não compraria carro que não foi revisado sempre em concessionária de jeito nenhum (exceto carros baratos e velhos), mas não é a visão do “mercado”…

        A questão é: Dá pra confiar num mecânico qualquer (sem treinamento da fábrica) pra mexer num importado como o Azera? Se na concessionária já fazem c*gada, imagine fora…

        • Wagner_u

          olha amigo, tem mecanicos especializados em determinadas marcas ai em cidades grandes que são muito melhores que concessionária e cobram preço bem melhor, hyundai acho dificil ter, por ser uma marca mais recente, mas aqui em curitiba, tem ate especializada em franceses por exemplo.

          • MattOKiller

            Em SP tem loja que só vende peças de Franceses

          • DCald

            O duro é vc achar esses caras especializados, com acesso as ferramentas adequadas, né? Muito mais dificil achar um cara desse do que olhar pra cima e ver o logo do fabricante do teu carro, entrar e ter certeza que vc vai ter um cara minimamente conhecedor do seu carro… e qualquer coisa mais complicada ele tera suporte do fabricante pra resolver a parada…

            SEM CONTAR que, se der zica na concessionaria, o fabricante é co-responsavel e, se for o caso, vc consegue entrar na justiça com muito maior probabilidade de conseguir recuperar o preju do que se o mexanico da esquina queimar a ECU ou aquele modulo de 5mil reais do seu carro…

            • Wagner_u

              eu não estou falando do zé da esquina, eu estou falando de oficinas grandes, tem por exemplo a high torque em belo horizonte que é especializada fiat e principalmente marea, as pessoas confiam mais em levar la do q na CSS, são oficinas grandes e de renome.
              claro q se levar no ze da esquina vai dar problema, o ze da esquina so lida com fusca ou motor AP…

        • matheusfr94

          e exatamente isso, muitos carros bons micaram por causa disso, porque o Zé da esquina não sabe mexer,e certas tecnologias usadas há muito lá fora não vem pra cá justamente por causa disso, pela resistencia do brasileiro a fazer a manutenção na própria CSS, aproveitando da garantia, e sim levando seu carro no primeiro Zé mecanico que aparece…
          exemplos de carros bons que viraram mico: o sempre lembrado Marea (além do moderníssimo motor Fivetech, micou porque a Fiat especificou no manual do proprietario o óleo de motor errado, aí os motores viravam "bombas"…); acho que o MB Classe A (além da modernidade o design não era muito do gosto tradicional dos brasileiros); o Clio com bons equipamentos de série (inclusive airbags e ABS, o motorzão 1.6 16v, hoje temos Clio pelado, embora bem mais em conta que seus concorrentes, e sem nem de opcionais airbags e ABS, e Clio Sedan travestido de Symbol, que coisa horrenda!); a Scènic também (mas já foi cortada de vez)…
          e assim caminha o Brasil, na contramão das tendencias mundiais…
          e sobre o comentario do DanielPilfer, é por isso que acontece o que eu falei, deve andar de Gol/Uno/Celta (suposição), porque aí pode ir no mexânico da esquina e pagar menos em vez de ter um serviço bem feito (ou menos mal feito…)

          • Wagner_u

            pois é, eu tenho um clio 1.6 16v, ano 2008, os ultimos lançados, o carrinho é mto bom, anda bem, tem conforto e ainda é um carro 4 estrelas no euroncap, não tem carro no mesmo segmento tão seguro quanto ele, até em segmentos superiores ele acaba sendo mais seguro.
            mas como voce disse, hoje em dia eles detonaram o carro, só q é vendido barato dai o pessoal compra…

        • ThorBH

          dá sim. Pq os caras bons de serviço e/ou mais antigos já picaram a mula, muitos deles para o próprio negócio. O salário oferecido é uma ninharia, e a única maneira de bombar a grana é empurrando peças e serviços no cliente, para dar comissão. Nas concessionárias ficaram um ou outro fera, e o resto todo é composto por novatos, "orêias" e desonestos que ficam o tempo todo tentando empurrar as coisas na gente (desculpa o trocadilho rsrsrsrs).

      • DanielPilfer

        Éber, logicamente houve certa ironia no meu comentário, mas, de maneira geral, quis dizer que na concessionária só se deve fazer o serviço mínimo para não se perder a garantia.

        Serviços de limpeza disso ou daquilo, alinhamento, balanceamento, higienização, etc. há diversas oficinas especializadas e melhores que as concessionárias para realizar, sobretudo pra quem mora nos grandes centros.

    • leitorNA

      Mas no caso da Hyundai/CAOA, fazer a revisão fora da concessionária faz perder a garantia. Confirmem, mas já ouvi dizer que até mandar trocar óleo fora da concessionária faz perder a garantia.

      • DCald

        Qualquer fabricante vai encerrar a garantia assim que alguem "não autorizado" soltar 1 parafuso do seu carro!

    • jttrainer

      parabens pelo seu pensamento….. continue assim…………….

      responde ai.

      pra q serve entao garantia?, qndo seu carro quebrar quem vai saber ajeitar ele? vc mesmo?
      vc deve ser mecanico de todas as marcas pra falar uma coisa dessas…

      num acredito que li isso…

      ————–
      Off:
      ex: vc compra um eletronico qualquer, ele quebra e ta na garantia oq vc vai fz? jogar no lixo? tacar fogo? ou mandar pra loja q vc compro pela garantia? ah eh… tacar fogo ja q a loja serve so pra vender

      • pablo

        Olha, não concordo 100% com o cara justamente porque tem a garantia. Por outro lado, em muitos casos eles vão alegar desgaste natural e vão fazer você pagar. Então acho que o mais fácil é por enquanto não comprar carro desta marca.

        • Vixi pablo, ai que a coisa fica complicada, pq todas fazem isso (curiosamente nunca tive esse problema na Citroen, mas qdo precisa-se trocar as peças acima de 60000km…. é onde eles querem "de volta" o bom tratamento).

        • DCald

          Cara, todas as marcas é a mesma coisa… mas vc tem que ter noção do que é item de desgaste e o que é coberto pela garantia… tbm tem que LER a porcaria do manual e ver o que deve ser feito e o que não deve ser feito em cada revisão… eu sempre pago o valor tabelado (já cheguei até a pagar menos!!!!) ou pouca coisa a mais por serviços que eu ESTOU CIENTE que são itens extras ao preço anunciado – tipo alinhamento/balanceamento)

    • DCald

      To cansado de ver gente apanhando com mecanicos… os caras trocam 1 milhao de peças até descobrir o defeito… dai qdo me perguntam eu falo: leva na concessionaria… dai o cara leva, e os caras acertam e resolvem o problema de cara… e muitas vezes sai mais barato que os mexanicos da vida…
      Não adianta, hoje os carros estão muito mais complexos que a 20 anos atras, e sem os manuais corretos (que toda concessionaria tem – recebem obrigatoriamente junto com o treinamento ), scanners corretos e ferramentas corretas é muito mais demorado/caro/stressante arrumar um carro!

    • MattTr00

      eu também quase não utilizo concessionária, não por causa da má qualidade do serviço, mas por causa da distância. tenho um carro popular para trabalhar, utilizo-o por três anos e não ligo pra garantia, mando sempre num mecânico especializado que faz as revisões no capricho. não tenho tempo pra levar um carro que utilizo diariamente até a concessionária mais próxima. a situação muda com o meu carro de passeio, não ando muito com ele e faço as revisões tudo certinho, na concessionária. só uma observação, o preço de manutenção do Linea é igual ao de um carro popular. as revisões de 15mil em 15 mil ficam em torno de R$250,00. já tive que trocar o parachoque dianteiro, e pasmem, era o mesmo preço do de um siena.

  • MarcosMV

    Vira e mexe têm um safado pra te lesar, é todo mundo metendo a mão sem nenhuma vergonha na cara.

  • zingen

    Imagina quem comprar um Jac! 6 anos de garantia e revisões a cada 5.000 kms. Tem otário pra tudo nesse mundo….

  • vjtarkan

    ainda não entendi pq vc comprou um Hyundai sabendo que iria passar por todos os tipos de problemas que essa marca tem no Brasil por conta da CAOA.

    • L.

      Provavelmente é pq o Azera é encantador. Pra quem tem um carro comum (compacto ou médio de 4 cilindros), basta uma volta num V6 pra ficar abilolado e acabar comprando… (aconteceu comigo, apesar de não ter comprado o Azera)…

      • Pois é… o seu é um Fusion que em mtos lugares tbm precisa de lugar especifico para mecanica que mesmo hoje… vc compra em uma concessionaria Ford e essa pode negar dizendo que nao tem gente especializada.

    • ALEZAO2

      e vc acha que a hyundai está preocupada em tirar a caoa?

      ela é conivente e tão culpada quanto

      • pablo

        Até porque foi a CAOA que fez ela vender por aqui.

  • spok

    Brasileiro povinho safado, quer dar um jeito de ganhar dinheiro em cima de outro na marra.
    Jeitinho brasileiro uma ova é safadeza mesmo.Isso ja vem desde os primordios, nunca vai mudar.

  • renatopadero

    Tenho um Honda. De vez em quando tentam se "soca" o alinhamento/balanceamento. Nunca faço na concessionaria claro. Mas de resto me cobram o preço tabela mais um descontinho (temos 2 Honda tirados zero) mas estou satisfeito.

    • Kenny_

      Mesma coisa aqui em casa. E de vez em quando eles ligam aqui perguntando como está a qualidade do serviço.

  • Gustavo

    Como disse um amigo aqui do N.A que tem um Hyundai, os valores anunciados são apenas uma "sugestão", cabendo às concessionárias aderirem ou não.

  • nasser_ric

    Na minha opinião, levar o carro na concessionária só serve pra manter a garantia.
    E a garantia, só serve mesmo no primeiro ano, depois é bom negócio apenas pra concessionária.
    Logo, quando eu vejo carros com 3 ou 5 anos de garantia, não vejo vantagem nenhuma, ainda mais porque é sabido que eles fazem de tudo pra provar que o ítem que quebrou não é coberto.
    Sem contar que eles podem pegar teu carro e ficar 30 dias com o mesmo pra "investigar o defeito e esperar as peças". Aconteceu com meu irmão, com um Fox. Pra ficar 30 dias sem o carro, não vejo vantagem.

    • Verdade. Acho que se perde mais dinheiro ficando sem carro do que esperando conserto por parte deles.

      Pelo menos em SP, eu gasto mais com condução do que com meu carrpo (considerando apenas preço e gasto de combustivel x onibus). Ah claro o tempo também.

      • [Shw 1981]

        Eu não levo mais na concessionaria faz tempo, o carro até 80mil kM não faz nada que qualquer mecânica faz, que é ver filtros oleos etc
        Peças de desgaste comum como freio, amortecedor, velas tb qq uhm faz!

        Concessionaria é só problema eletrônico e olhe la!

        • Rah990

          Qualquer mecânico faz motor AP, Fire, Sevel… quero ver comprar um Subaru 4×4 com motor boxer e 80mil km e mandar pro sr. qualquer-mecânico dar uma olhada.

  • Luiz

    Verdade.
    Talvez isso explica o volume de vendas dos modelos da Honda e Toyota, pois o pós-venda faz diferença na hora de comprar um carro 0km.

    • renatopadero

      Pra voce ter uma ideia hoje tava passando na concessionaria daqui da minha cidade pra dar uma paquerada na CRV. Uma atendente chegou e ofereceu uma lavagem no Fit. E tambem colocaram 2 calotinhas que cairam no miolo da roda (probleminha que esta ocorrendo em varios Fits [e pensar que, em algumas concessionarias, o pessoal ta tentando vender a calotinha por R$46,00 cada!!!]). Sei que eu ja paguei por essas cortesias umas X vezes quando paguei pelo carro Zero km, mas por ter um pós vendas bom, preço das revisoes razoaveis (tenho um fit 07 com 110 mil km e um fit '10 com 50 mil km e com todas as revisoes feitas na concessionaria), preço do seguro tambem bom, nunca me deixou na mão e sei que quando for vende-los não sera uma tarefa dificil pegar um valor razoavel pelo carro, não troco a Honda por outra assim facilmente. Não sou fanboy da Honda. Gosto dos Hyundai e Kia, mas o pós venda deles ainda tem que pedalar muito para ser uma Honda/Toyota da vida.

      • Principalmente o preço "justo" pelo menos na hora de revisão e peças.

        Curiosamente as situações se invertem… a Honda e Toyota deveriam baixar o preço de seus carros e a Hyundai e Kia baixar o preço das revisoes… será que ainda vai existir uma montadora que vai unir o util ao agradavel?

  • não por isso, imprima a tabela de preços e leve na concessionária, diga que é isso que você vai pagar, se o atendente disser que é um preço diferente vc pega o orçamento e a tabela de preços, vai no juizado especial cível (antigo pequenas causas) e garanto que é causa ganha ;)

    • tiago90j

      não é bem assim não, colega.
      vc deve montar uma petição com embasamento jurídico. chegar com uma tabela de preços não resolve nada.

      • lógico né COLEGA, mas esse material já serve como prova, é isso que quis dizer…

        • tiago90j

          ah, sim..
          isso é mesmo, mas de qualquer forma, vai precisar de um advogado para fins de orientação, mesmo em causas inferiores a 20 salários minimos, de certa forma, inviabiliza provocar a jurisdição, mas dependendo do valor vale a pena sim, e sim o que vc disse tá certo, é uma prova incontestável.

  • Gabriel_Nint

    Na Quatro Rodas desse mês tem uma matéria desse tipo e em todas as concessionárias pesquisadas (FIAT, FORD, VW e GM) e em todas o preço "fixo" foi desrrespeitado.

    A primeira revisão do Uno, que deveria sair por 156 reais, saiu por 887 reais.

    • pablo

      "A primeira revisão do Uno, que deveria sair por 156 reais, saiu por 887 reais. " Como fizeram isso? o.O

      • O_Corsario

        Trocaram o Uno por outro Uno! R$887,00 é quanto ele custa na fábrica! rs

      • Minha irmã pagou R$780 na primeira revisão do Celta dlea. porque? Porque colocaram troca de oleo, troca do filtro de oleo, troca do filtro de ar (não é o condicionado e sim o comum), alinhamento, balanceamento, limpeza de bico injetor, troca de velas e algumas coisas a mais. Era mulher, não quis que alguem acompanhasse os caras sapecaram. Detalhe, ela tinha pre aprovoado o orçamento. Por culpa disso, ela nunca mais leva carro 0km na concessionaria.

    • MattTr00

      realmente tem concessionárias que são mercenárias. absurdo uma revisão do Uno custar 887 reais, falta de honestidade e vergonha na cara do dono.

  • lucas_righi_

    Sou contra preço de revisão tabelado, e a favor de preço de peças e mão-de-obra tabelados. Por exemplo: Se eu sou um barbeiro, que dirige com o pé na embreagem o tempo inteiro, meu sistema de embreagem vai ter vida útil menor do que o de quem sabe como dirigir de forma correta. Não adianta eu ir fazer uma revisão e querer que o preço dela saia o mesmo preço de quem utiliza a embreagem de forma correta, pois a minha precisa ser trocada, por conta do mal uso. Agora, se as peças do sistema de embreagem ou a mão de obra forem muito mais caros em uma concessionária do que em outra, aí dá pra reclamar. Cada carro é usado de um jeito, alguns andam muito na terra, outros andam sempre com muita carga, e todos são dirigidos por diferentes motoristas, não tem como querer que todos tenham um plano de revisão tabelado. Você exige o preço tabelado, o mecânico faz só o essencial, sem se preocupar com o resto do carro, sem olhar sequer se tem alguma luz queimada no seu carro. Quem se dá mal é você.
    Obs.: Não sou a favor da CAOA, e acho um desrespeito esse tipo de atitude "Se não gostou do nosso preço procure outra concessionária", mas sempre achei um engana-bobo essa história de revisão com preço tabelado.

    • Marcelmtm

      Vc está se equivocando….
      O preço da revisão engloba alguns serviços…O q for a parte (por exemplo, ter q trocar a embreagem pq o motorista ferrou ela) é cobrado a parte se o cliente aprovar. Assim podemos defender sim o preço tabelado das revisões, englobando alguns itens básicos. Sempre foi assim.
      O q reportagem está acusando é q em cada concessionária é cobrado um preço, diferente do informado pela própria fábrica.

  • CanalhaRS

    Peraí!!! Se a marca anuncia no pais inteiro revisões com preço fixo, ela precisa cumprir o prometido, senão o cliente pode aciona-la (e a concessionária) nas pequenas causas por propaganda enganosa. Basta as pessoas exigirem o prometido ou procurar o concorrente.
    Sobre a CAOA; não precisa ser especialista de mercado para ver que ela vai ferrar com a imagem da hyundai a médio/longo prazo.

  • Marcelmtm

    Só por lá mesmo.Tem q por tudo no pau….Taca um monte de processo nesses safados aí pra ver se naum param com a robalheira.
    Isso é propaganda enganosa e abusiva…Dá pra ganhar facil facil nos tribunais!

  • cocomaker

    bem, tenho um 307 e depois que nego limpeza de bicos e ar sempre fica o preço do site, fiz 1 revisao do gol g5 e eles tentaram me passar a perna.

  • Felipe_Henrique

    Tenho um Citroën (C4 VTR) e tenho amigos e família com Renault (Clio, Sandero e Megane), Ford (Fiesta e Focus), VW (Fox) e GM (Corsa). Todos os carros passaram por revisões nas concessionárias e estas revisões foram pagas de acordo com a tabela de preço fixo de cada marca. Sempre comento sobre revisões com algum amigo ou parente que tem carro e ninguém nunca me disse algo que desabonasse revisões com preço fixo. Não sei quanto à Hyundai, mas certamente isso afunda a imagem da coreana aqui, ainda mais em um país com grande quantidade de donos desleixados… Procon nessa concessionária, rapaz!

    • Kenny_

      Se na tabela da Hyundai estiver escrita a frase "Preço sugerido" ou algo de igual significado o Procon não pode fazer nada.

      • Felipe_Henrique

        Sim, eu sei… Mas repare na imagem de print que foi postada na matéria.
        Não há asteriscos ou algo que atente à uma observação de que os preços fixos sejam sugeridos… Se essa observação não aparecer em local algum, certamente é ganho de causa ao consumidor.
        Abraço!

  • kikofar

    É…. mas quando levo (de bobo que sou) minha Parati na concessionária VW daqui, nunca recebo um orçamento por menos de 700 reais! É INCRÍVEL!!!!! Daí… começo a cortar as "gordurinhas" tipo limpeza de bicos, hidratação de couro…. e o preço cai pra "normais" 450,00!

    Já o Corolla da minha esposa, com mais equipamentos e um carro ainda mais antigo, nunca ultrapassa os 600 reais, mesmo nas revisões em que há troca de correia dentada e de óleo do câmbio automático!

  • leosilvano

    Pô galera, ninguém até agora falou em PROCON, direitos do consumidor, etc. Pelo menos aqui em Uberaba o PROCON funciona. Muitas empresas tremem nas bases quando ouvem essa sigla mágica. A desobediência à tabela de preços pode levar a multas contra a empresa. Devemos, no mínimo, fazer valer o direito de consumidor!

    • Em SP vc falar sobre Procon e nada da na mesma. mto triste.

  • lmp_aviador

    Falaram ai de propaganda enganosa.

    Lembrei do "cambio multimarchas" anunciado no i30. Multimarchas = 4 marchas. PUXA!!!

    Brasileiro se AMARRA em "nomes dificeis".

  • PossantePotiguarRN

    É por isso que eu sou um feliz proprietário de um Honda. Não conheço esse tipo de dor de cabeça. Nas revisões do meu Fit nunca me surpreendi, aliás, me surpreendi sim, mas positivamente. A primeira revisão custou 120 reais, e, embora ainda não tenha chegado no ponto de fazer, a mais cara, de 40 mil km, me custará a bagatela de 800 reais, de graça se comparado a outras marcas. Aqui em casa também temos um CR-V, da minha mãe e é do mesmo jeito. O Camry do meu pai possui revisões igualmente baratas, acho que é um "mal" dos japoneses. Em compensação o C3 XTR da minha irmã parece carro importado de tão absurdo que é.

    • Curioso, pq no meu C3 as revisoes foram mais baratas que um Fox. (1.0)

  • Renato_Dantas

    A concessionária Honda AUTO JAPAN de BH tem um pós venda fantástico, na revisão de 10.000km do City fui informado das peças a serem trocadas, óleo, filtro de óleo, filtro de gasolina e filtro anti polén, o consultor (antigo atendente), indicou caso eu concordasse balancear e alinhar as rodas tudo isso ficou em R$ 269,46, na de 20.000km além das peças acima, sugeriu além de balancear e alinhar, trocar o filtro de ar sem não antes mostrar-me seu estado, ficou em R$ 316,85, por isso que eu digo os Hondas e Toyotas valem cada centavo pago, e ganhei uma calotinha que tinha caído.

    • renatopadero

      Essa calotinha ta caindo de varios Hondas. Especialmente os das rodas dianteiras.

  • Cil

    Falando na Hyundai-CAOA, ela já é alvo do Ministério Público em função da propaganda enganosa de preços de revisão, como se essa fosse a única propaganda enganosa da empresa…
    http://carros.ig.com.br/noticias/hyundai+e+invest

    Na época do KA, eu fiz as três revisões a preço de tabela. Caso ainda tivesse essa carro, eu ia era brigar para não fazer as revisões mais caras já que o carro não tinha kilometragem para tanto.

  • O_Corsario

    O negócio é se informar bem e pesquisar.
    Em primeiro lugar, LEIA no manual o que é OBRIGATÓRIO fazer para não perder a garantia.
    Assim vc sabe, na Concessionária, que itens pode tirar sem dó ("limpeza de bicos injetores" é o mais comum).
    Enganação se combate antes de mais nada com informação.

  • AlexandreCE

    E quem vive numa cidade que só tem uma concessionária da marca, como são os casos de Honda e Toyota aqui em Fortaleza?

    Bem, informei-me da revisão de 30 mil KM do Fit: R$ 320,00. Não achei tão caro, mas está acima do valor da tabela que existe na autorizada. O motivo? Obviamente a mão-de-obra que as tabelas normalmente não trazem.

  • PoolS

    Tem que se valer o direito de levar os preços anunciados como fixo e esfregar na cara da CSS.
    Eu sempre solicitei o preço das revisões fixa antes de levar o carro na CSS, e funciona. Ao menos na Ford.

    Até mais,

  • SamuelMorais

    Todas as marcas cometem esse abuso, com pouquíssmias exceções. E essa MALDITA E MENTIROSA garantia de 2, 3, ou 5 anos, é a MAIOR MENTIRA E maior ROUBO praticado no BRASIL. Se vc ficar todo esse tempo na concessiona´ria, além de não realizarem as manutençoes corretamente (JÁ É PROVADO QUE NÃO FAZEM NADA NAS REVISÕES) , vd vai pagar 2 carros…. Ridículo!!!!

  • Tenho um Logan e até agora só fiz a primeira troca de óleo na concessionária(10.000 km), o valor foi o mesmo da tabela disponível no site.

    Quando tinha um celta sempre me assustava com as trocas de óleo e revisões da Chevrolet, sempre com o preço abusivo, sem contar que a troca de óleo era de 5 em 5 mil km.

  • takeshi takeshita

    Pagar uma revisão do gol g5 R$ 400,00 para um carro com 16.000 sinceramente é um roubo, usar 4 litros de oleo no valor de R$ 45,00 cada litro, nao levo mais o carro para fazer revisao na concessionaria, o problema se der algum problema no motor ou cambio o caras vai falar que o carro ta fora da garantia pois nao foi feito a revisao na concessionaria……isto é brasil

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