Fiat Montadoras/Fábricas SUVs Tecnologia

TAC Stark terá motor turbo-diesel da Iveco

tac-stark-tera-motor-turbo-diesel-da-iveco TAC Stark terá motor turbo-diesel da Iveco







Enquanto a Troller apresentava seu novo T4 Trilha 2009 no Nordeste, a TAC apresentava no Sul a nova motorização para seu utilitário Stark.

O Stark, um utilitário 4×4 desenvolvido pela empresa catarinense, possuía em seu projeto original um motor Volkswagen AP1.8 “flex”. Possivelmente em virtude das características do Stark, a montadora resolveu introduzir um novo motor.

Desta vez, o Stark terá um motor diesel turbo-alimentado da FPT(Fiat Powertrain Tecnologies). Trata-se do motor S23 de 2.3 litros utilizado no furgão Daily da Iveco.

Com 127cv e 300nm, este motor diesel conta com intercooler e é manufaturado em Sete Lagoas/MG. A marca pretende começar a produção do Stak em 2009 e pretende ter uma capacidade de 100 unidades/mês até 2010.

Fonte: Revista Quatro Rodas/Automotive Business.



  • Claudio

    Parabéns para a TAC!
    Jipinho moderno, bonito, descolado e agora com um motor a altura de um carro dessa categoria!
    Ta vendo como é bom quando se acredita em um sonho e luta para virar realidade!
    Que venham muitos outros,Tacs e Trollers!

  • Luis.J.R.

    Achei legal o design do jipinho?E foi bom eles usar um motor a diesel mais moderno e mais potente!Acho que vai agradar os jipeiros esse tac. :cool:

  • fr_amaral

    Achei legal! Mas tem gente falando que vai custar 70 mil. Ai prefiro um Troller T4.

  • Giovanni

    A TAC está mesmo de parabéns, uma montadora 100% nacional e com um belo jipinho. Quem disse que jipe precisa ter visual rústico imitando o Jeep original de décadas atrás? Oras o Stark é muito mais moderno e estiloso. Ele inova também na arquitetura tubular, um belo projeto que contempla resistência mecânica e facilidade de fabricação. Lógico que os jipeiros tradicionais vão torcer o nariz, por serem contra qualquer novidade, mas eu teria um sem dúvidas. Bonito e bom. Que venha logo o Stark! :clapp:

  • vitor_gf

    Moro em joinville e acompanho as noticias sobre o lançamento do carro,que tá sendo sempre adiada! Mas dessa vez sendo de certeza, dou os parabens pra marca pelo jipe e tomara que faça tanto sucesso quanto a Troller.

  • Gustavo Souza

    Pra usar motor a diesel ele tem que ter caixa reduzida e capacidade de carregar 1 tonelada, duas coisas que eu não acredito que esse carro foi projetado pra ter ou fazer!

  • Raimundo

    Esse carro promete. So o fato dele ter suspensao independente nas 4 rodas ja eh um grande avanço comparado ao Troller, pois ajuda bastante numa conducao mais confortavem na cidade, pula menos, e contribuir tambem para uma melhor capacidade de aderencia no off-road. Seu design, pra mim, eh mais interessante q o do Troller tambem.

  • IGAUM

    MORIAH…

    Cara…tem algo estranho nesse motor.

    Aqui no Brasil, temos:

    IVECO: Linha Daily, 2 motores:

    1- 3.0L/136cv@3.500rpm/31Kgfm@1400rpm

    2- 3.0L/155cv@3.500rpm/41Kgfm@1700rpm

    NÃO SEI…mas acredito que são da familia S30(http://www.ivecomotors.com/en-uk/Product/Automotive/Diesel/Pages/S30ENTC.aspx)

    Provavle que a diferença desses motores, ou seja Turbina de geometria variavel, ou o modelo mais potente possuir intercooler e o outro não.

    ok…

    FIAT: Linha Ducato, temos 1 motor no Brasil:

    1- 2.8L/127cv@3600rpm/30,6Kgfm@1800rpm > este é familia S23, mas não 2.3L e sim 2.8L…(http://www.ivecomotors.com/en-uk/Product/Automotive/Diesel/Pages/S23ENTC.aspx)

    Como vc cita esse motor de 2.3L… achei estranho… A NAO SER QUE… seja uma nova versão de motor…não exclusivo para o TAC, mas já prevendo a futura picape Xenon.

    Por isso achei estranho. Sera q tem como colher mais informaçoes?

    Vlw.

  • GugaZ

    Segundo a própria marca o STARK não é um UTILITÁRIO!!! Então não precisa ter espaço para carregar 1ton… é veículo é de nicho, para os apaixonados por lameiros – mesmo que desses menos de 10% usa o carro para trilhas!!! O preço já falaram em rodar de R$70~80mil… O presidente da TAC já falou o objetivo da marca é chegar a 0,4% do mercado consumidor desse produto (sendo conservador).
    Vejam o site http://www.tacmotors.com.br/pt/home/index.asp

  • uruca

    Sou mais o troller!!!

  • Tomaz Priante

    Pelo que estava lendo em outro site,o motor vai ser exclusivo,não é motor Fiat não!!!

  • JDFortuna

    Parabéns à TAC e à Santa Catarina, pelo veículo.

    Como perdemos a Troller pra Ford, dá-lhe TAC!

    De qualquer forma, eu tenho saudade da JPX.

  • luky

    [Comentario #108973 sera citado aqui]

    O motor dele será inédito aqui no Brasil, utilizado pela IVECO na europa.

    Com apenas 2,3 litros ele consegue arrancar 300Nm a 1.800 rpm!!!

    Os freios são a disco nas 4 rodas, o vão livre é de cerca de 25 cm e os ângulos de ataque e saída são 45º e 48º. A capacidade do tanque é de 75 litros.

  • Rodrigomc

    agora sim!!! até q enfim eles fizeram um Troller mais bonitoo só faltou ele ser preto!! :inluv:

  • uruca

    [Comentario #108996 sera citado aqui]realmente JPX faz muita falta!!!

  • rlaranjo

    Vai custar 80k. Infelizmente muito caro. E para quem não sabe, veículos 4×4 COM REDUZIDA podem ter motor a diesel. O diesel não é exclusivo de utilitários e comerciais…

  • IGAUM

    [Comentario #109008 sera citado aqui]

    pqp… é de gente assim que esse blog precisa!

    Valew luky!

    Então esse propulsor é novo heim! Maravilha! Realmente impressiona o torque. E deve ser bem suave tbem.

    Faço muita fé no TAC. Tomara q não caiam na besteira de vender a Marca depois… esse é o mal do brasil.

    Infelizmente hj a marca “Puma”…pertence à ford inglesa…pqp… dá vontade de…

    dexa pra lá.

    :censor:

  • marcelo.faria

    Jipinho da hora!!!, tem personalidade própria e acho que será um enorme sucesso!!! :clapp: :clapp: :clapp:

  • Rafael FM

    QUEBROU O TROLER NO MEIO >>>>>>>>>>>>> :rayban:

  • Giovanni

    [Comentario #108990 sera citado aqui]

    É Fiat sim, aliás é um belíssimo motor Fiat que deve virar referência em economia e torque :clapp:

  • macarrone

    Beleza!! se o motor é diesel, melhor ainda! Mas que seja um diesel europeu, por favor!!! :drinkk:

  • macarrone

    Dá-lhe FIAT!!!!!!! :banana:

  • Mach5

    Só uma coisa:

    ADEUS TROLLER! :banana:

    PARANÉNS TAC!!!!!!!! :drinkk:

  • helmygalindo

    Rapaz… se ele tiver mesmo o mesmo motor da Ducato este Jipinho vai voar…

  • carlostar

    ele parece ter mais personalidade que o troller

  • ALE

    essa foto nao faz juz ao jipinho,pessoalmente ele eh mto mais bonito, seu acabamento humilha o troller. Seu projeto eh de ponta e mto bem dimensionado.
    Essa eh uma empresa q da orgulho, so espero q nao se entregue aos estrangeiros.
    (Digo isso pq participei de uma palestra da marca na ufsc)

    Seria legal tbm se surgisse um compacto nacional barato, pra meter na chinesada e cia. Qm sabe nao exista mais alguns brasileiros com visão e dispostos a encarar desafios.

  • Diego Felipe

    [Comentario #108948 sera citado aqui]

    Também moro em Joinville, já vi esse jipinho algumas vezes é um carrinho mto bacana.
    HEHEHEHE
    Que venha o novo concorrente da Troller.

  • Diguinho

    Gostei do jipinho :cool: :banana: e com o motor a diesel, q mel em :hauhau:

  • vitor_gf

    [Comentario #109196 sera citado aqui]

    aham :D
    um amarelo eu vi
    :clapp:

  • [Comentario #108973 sera citado aqui]

    Opa! A Daily tem um motor 2.3 litros com 96, 114 e 136cv na Italia. Se eles vão fazer este motor aqui, é pq vai vir algo mais que um Stark. Acredito que seja o Xenon versão Fiat e até mesmo quem sabe um Massif basico, embora não seja esse tipo de motor que ele use.

    Um colega mencionou bem sobre a reduzida, pois o veiculo deverá ter esse equipamento. No Brasil é facil hj vc comprar todo o trem de força de um veiculo das mesmas caracteristicas do Stark.

    Acho que se a marca irá casar com a Fiat, um motor à gasolina tb não seria mau. :cool:

  • Carlos Andrade Ferreira

    por favor deixe o projeto vingar o brasil merece. sou angolano vivo em lisboa nunca estive no brasil e desejo do fundo que o brasil tenha uma montadora 100% nacional :banana: :cool: a troller foi vendida e tinha um lindo projeto de expansão,a montagem da mesma em angola era o um sonho…………. Stark força. :banana: :banana: :banana:


Send this to a friend