Coréia Japão Mercado Montadoras/Fábricas

Tailândia crescendo como produtor de veículos, hoje, na Asia, atrás somente do Japão e Coréia do Sul

Com toda a falação ao redor da China e sua indústria automotiva, a Tailândia, muito mais conhecida por nós ocidentais pela sua indústria do turismo, quietamente chegou a um milhão de veículos produzidos no ano passado.

O país é hoje o terceiro maior exportador de veículos da Asia, depois do Japão e Coréia do Sul, com boa parte de seu sucesso devido á atitude tranquila do governo local com relação a investidores estrangeiros.

Ao contrário da China, empresas como General Motors e Toyota não precisam firmar parcerias com empresas locais. Custos baixos de produção fazem com que se torne simples produzir veículos em grande quantidade, principalmente caminhões e pickups, para então exportar para áreas como América do Sul e Austrália.

O interessante é que um estudo feito pelo Japão indica que veículos produzidos por lá tem melhor qualidade do que os produzidos na China ou India.

A indústria tailandesa está diversificando, por notar que poderia ser um ponto fraco produzir apenas veículos comerciais. A Toyota fez do país o centro do seu International Multi-purpose Vehicle, uma única plataforma de onde sairá vários e vários veículos. O país está aumentando a produção e vendendo peças e kits. Finalmente, o governo está se aproximando dos EUA para negociar a taxa de 25% que ele impõe sobre todos os veículos comerciais estrangeiros, como os tailandeses.

[Fonte: International Herald Tribune]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend