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Takata: airbag explode e faz vigésima vítima fatal

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A bordo de um Honda Civic 2004, a explosão de um airbag nesta semana provocou a morte de mais uma pessoa nos EUA. No total, a bolsa inflável defeituosa da japonesa Takata já provocou 20 mortes em todo o mundo. O acidente não aconteceu agora, mas em 10 de julho de 2017. Com as investigações da NHTSA e da marca nipônica, apurou-se que o condutor a bordo do sedã morreu por conta da destruição da bolsa ao inflar numa colisão.



O caso aconteceu em Baton Rouge, capital da Luisiana, EUA. A investigação determinou que a bolsa protetora se rompeu durante a inflação e que estilhaços teriam provocado a morte. O que assusta nesse caso é que, de acordo com a Honda, o airbag presente no Civic 2004 não era dele, mas sim de um modelo 2002, recuperado e instalado no sedã.

Segundo a lei federal que rege o mercado de peças de reposição, é perfeitamente legal que se recupere bolsas infláveis de proteção de veículos destruídos e às disponibilizem em lojas de peças recondicionadas, para serem utilizadas em carros ainda rodando.

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Para piorar a situação, segundo a LA Times, nenhum órgão federal monitora esse comércio, o que põe em risco milhares de pessoas a bordo de seus carros. Apesar disso, as montadoras geralmente atendem aos chamamentos para recall e trabalham junto ao governo federal para investigar possíveis falhas. Por ora, 180 pessoas ficaram feridas com o dispositivo só nos EUA.

Um produto químico chamado nitrato de amônio foi utilizado pela Takata como gás insuflador das bolsas dos airbags. Porém, o gás é explosivo e sua carga rompe o saco de proteção, projetando estilhaços no condutor e passageiros, podendo assim provocar lesões graves e até a morte. Por ser mais barato, o dispositivo nessa configuração foi fornecido para diversos fabricantes e em quantidades colossais.

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Só nos EUA, o recall dos airbags defeituosos da Takata alcançou 42 milhões de veículos e 69 milhões de dispositivos. Diante de tamanho volume e com insuficiência para cumprir a reposição dos componentes defeituosos, a empresa japonesa se encaminhou para a falência, mas a chinesa Key Safety Systems comprou o controle acionário e pretende utilizar o fornecedor para as montadoras americanas e futuras marcas chinesas no País.

Milhões de carros em todo o mundo e de diversas marcas estão passando pelo recall da Takata. Como a japonesa não pode atender todo mundo, alguns fabricantes simplesmente desligaram as bolsas de proteção, mantendo assim um risco elevado de morte ou lesão grave nos clientes em caso de colisão. É aquilo, não há para onde correr. Se ele ativar e explodir, as chances de morte são altas. Se não ativar, os ocupantes terão um risco tão grande quanto sem a proteção dos airbags.

[Fonte: LA Times]

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  • No_Name

    Nesse caso como o airbag era de outro carro/ano e ainda por cima recuperado (provavelmente recarregado o gás e reaplicado talco na bolsa para conservação) creio eu que a fábrica não tenha muitas responsabilidades sobre o acontecimento, talvez enquadrem como solidária. E a fábrica ainda deve questionar a validade do mesmo. Muita gente se esquece desse detalhe mas sim, os airbags precisam ser trocados após alguns anos.

    • Fuscao

      Não existe “recarregar” airbag, e nem gás, a bolsa é inflada com explosivos, que são mais rápidos. Nesse caso ai, alguém recuperou o carro e trocou a bolsa por uma usada, mas não deflagrada, de outro Civic mais antigo, que tinha o defeito.

      • No_Name

        Verdade, escrevi bobagem sobre recarga. É que estava olhando numa loja um airbag colete daqueles pra motociclistas um dia desses e no caso destes utilizam um gás e é recarregável, mas dos autos realmente é um mecanismo diferente. Abs.

  • Fabio Marquez

    O Corolla do meu pai está há 3 meses com o dele desativado depois que atendemos o chamado do recall, sem previsão nenhuma de troca do insuflador, já que a demanda por eles é gigantesca em todo o planeta. Estou quase sugerindo a ele entrar com ação contra a Toyota para que tomem uma providência, pois é um veiculo usado para trabalho. Imagina colocar o carro a venda com aquele adesivo horroroso em cima da tampa do porta luvas.

    • Louis

      Na minha Livina, fizeram recall e foi trocado o do motorista, mas eu fico preocupado porque não falaram nada sobre o do passageiro, que provavelmente também é da Takata…E nem desligado foi.
      Mas, apesar do gravíssimo problema, 20 mortes no mundo todo, temos mais chance de morrer por bala perdida ou assalto aqui no Bananistão.

      • GAN

        Não são todos os insufladores Takata que estão sujeitos ao potencial defeito. A Takata possui uma gama considerável de tecnologias não baseada em nitrato de amonia e/ou com aspectos diferenciados que não apresentam risco até o momento. A NHTSA está seriamente envolida na investigação desses casos….

    • Ivan Grego Lemos

      O Corolla do meu pai ficou desde abril/2017 com ele desativado, só foi atendido o recall no inicio deste mês, realmente demora pois a demanda é muito grande.

    • Hiboria

      O meu trocaram o do motorista, quanto ao do passageiro está com o adesivo, porém pode vender normalmente, pois quando chegar o dono do veículo, não importa quem, é realizado no veículo sem custo. Inclusive tem duas pessoas que querem adquirir o meu kkkk.

    • RRodrigo Souza

      Entendi mas a culpada foi a Takata, a Toyota é apenas uma montadora que junta as peças de outras fabricantes, e infelizmente a Toyota não fabrica esse produto ela mesmo, pois se ela fabricasse pode ter certeza que seu caso e de quase todos os toyotas já teriam cido resolvidos, como pode ver a própria takata já abriu falência e outra empresa comprou e mesmo assim não conseguem atender todos .como você mesmo informou a demanda do planeta é gigantesca , Se você colocar na justiça a Toyota o que você ganhará será um dinheiro sobre esse erro,mas mesmo assim você continuará com o carro com defeito, ai você vai fazer o que ?continuar com o carro e com o dinheiro que ganhou? ou vai pegar o dinheiro que recebeu e vender o carro e pegar um novo que talvez não tenha esse problema?

  • Rodrigo Pasini

    As “4 grandes” usam airbags de qual fabricante?

    • GAN

      Takata, ZF/TRW, Autoliv e KSS

      • Davi Millan

        A Chevrolet usa Takata não? A VW se não me engano usa ZF/TRW.

        • GAN

          Todas as montadoras utilizam um mix bem eclético entre esses 4 fabricantes. GM possui bags Takata, assim como das outras empresas até em um mesmo modelo, devido ao volume produtivo. Ser da Takata não é o problema, e sim utilizar a tecnologia errada. Vw tbm tem Takata.

    • RRodrigo Souza

      todos os produtos ,todas as peças vai conforme a demanda, você pode ir hoje comprar um carro zero KM exemplo VW,Fiat,GM,FOrd e os faróis dos carros serem de fabricas diferentes exemplo, carro branco com um farol da arteb, e o carro azul com farol da marca cibie/valeo ,

  • Rodrigo

    Deve estar cheio de airbag defeituoso nos Mercado Livre e OLX da vida.
    E deve ter gente comprando achando que fez um super negócio.

  • Maycon Farias

    Do meu Corolla anterior troquei na primeira semana que anunciaram o chamado, levou apenas um tarde. Já o Civic troquei 3 dias depois que comprei em Março e levou apenas uma manhã. Avisei amigos e eles também conseguiram trocar imediatamente. confesso que se nao pudessem trocar na hora eu compreenderia, nenhuma grande empresa estaria preparada para esse defeito “COLOSSAL”. Acho que esse capítulo vai se arrastar por um longo tempo… já ouvi colegas dizer que nem sabia sobre esse recall.

    • carroair30

      Essa TAKATA AINDA EXISTE ??

    • Retrato do Papai

      como trocou tão rápido assim? tem gente que está esperando a meses e sem previsão alguma…

      se pá colocaram outro takata no lugar huehuehue

      • Luciano RC

        Os primeiros conseguiram trocar, mas quem esperou ou agendou mais distante, sofreu com falta de peças. O mercado de Air Bag entrou em parafusos com esse recall. Realmente é preocupante e complicado. Acredito que nem a concorrência conseguiria atender o mercado da Takata.

      • Maycon Farias

        Pois é, alem de tudo A Toyota ainda me levou em casa até o carro ficar pronto horas depois. Na Honda me ligaram para agendar a troca Meia hora depois que me cadastrei na internet e marcaram para 3 dias depois.

  • vicegag

    Este Civic 2004 era muito zicado ou o motorista era ruim de braço, era o segundo air bag que foi acionado.

    • Daniel

      Provavelmente o motorista era muito ixperto e comprou o carro ‘semi-velho’ de algum brasileiro que fica babando nos leilões de carros batidos nos EUA.

      Aqui no Brasil tbm tem isso… o cara compra carro batido, “recupera” com um monte de gambiarra, e vende como se fosse ‘semi-novo’ imaculado.

      Fui muito criticado quando dei baixa na documentação de uma Meriva que tinhamos e capotamos. Só vendi o carro após a baixa da documentação… e um monte de gente me chamando de “otário”, pq dava pra “recuperar” o carro.

      Bom, posso ter “perdido” dinheiro, mas, durmo tranquilo sabendo que a pessoa que comprou o fez para aproveitar a mecanica e itens de acabamento numa outra Meriva que já estava cansada de uso.

      • raf mandwolf

        Nem me fala, não sei como tem gente que dorme a noite sabendo que vendeu carros com vícios ou problemas ocultos.

  • Danilo

    Alguém tem a tabela de recall?

  • Mr. Pennybags

    Meu sogro está há mais de 6 meses com o airbag desligado. O novo airbag dele é um adesivo amarelão dizendo q o q salva mesmo é o cinto de segurança! Se acontecer alguma coisa ele amortece e cara no adesivo e fica tudo bem!

  • Luis Burro

    Mais um exemplo de barato q saiu caro!
    Vai ficar muita dúvida tbm agora q é chinês o controle da empresa,se a qualidade melhorará.

    • RRodrigo Souza

      a qualidade vai ser complicado, mas infelizmente só saberemos depois de muitos anos, se formos reparar esse recall saiu depois de quantos anos sendo enviado pela takata com este defeito, vamos por exemplo colocar que começaram a vir com defeitos desde o ano 2000 e só viram agora depois de 17 anos. essa nova leva pode ter certeza que será a mesma coisa, pq ninguém vai ficar testando com frequência os carros tipo crash test para ver se o airbag está com qualidade boa ou não . eles podem simplesmente fazer um lote com qualidade e outro sem.

      • Luis Burro

        Boa questão, não é possível ver nos crashs a qualidade dos equipamentos?

        • RRodrigo Souza

          não, Luiz , vamos colocar o caso do polo novo, foi testado no crash test e teve boa nota, produtos com qualidades, amanha quem fornece para a VW pode diminuir a qualidade de algum componente e a mesma não ficará batendo ou testando todos os carros um a um, só saberemos de alguma informação de qualidade quando muitas pessoas novamente comprarem e reclamarem ,ai vai fazer um recall informando falha ou defeito em algum item.

  • GPE

    Tenso

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