Segurança

Tapetes: Proteste avalia 31 modelos e reprova todos!

tapete Tapetes: Proteste avalia 31 modelos e reprova todos!

A Proteste Associação de Consumidores avaliou 31 modelos de tapetes originais e paralelos de 11 modelos de entrada do mercado nacional: Gol, Palio, Uno, 207, Clio, Ka, Fiesta, Fox, Corsa, C3 e Celta.



Do total, 29 foram reprovados porque alteraram o funcionamento do acelerador, fazendo com que o pedal ficasse preso no tapete. Assim, ao se necessitar potência para uma ultrapassagem, por exemplo, o condutor ficará em situação de perigo.

Neste caso, apenas os do C3 e Uno tiveram boa avaliação e não impediram o funcionamento do pedal. Já na hora de frear, todos foram aprovados porque não impedem o funcionamento do pedal.

No acionamento da embreagem, sete impediram o curso total do pedal de embreagem, e foram dos modelos Uno (original e paralelo), Palio (paralelo), Fiesta (três modelos) e 207 (original Unicol).

Quando se entra ou sai do veículo, os tapetes não podem sofrer deformação ou mudança de posição. No entanto, os modelos dos carros a seguir foram ruins nesse teste: Clio, Celta, Corsa (Street S0003) e Fiesta (Street S0002).

Foi verificado que apenas sete modelos de tapetes possuem pontos de fixação, presilhas ou velcro. A Prosteste diz que isso não impede que o tapete saia do lugar durante uma viagem, e não recomenda o uso nesses casos, pois nenhum modelo avaliado foi mais do que “aceitável” no teste.

Veja a diferença entre os tipos:

Genuínos – Feito pelo fornecedor com autorização da montadora após teste de qualidade.

Originais – Feito pelo fornecedor com autorização, mas sem teste de qualidade.

Paralelos – Feito por um fabricante sem vínculo com a montadora, podendo ser utilizado em vários modelos de carros.

  • Summers_Viper

    Dá-lhe Toyota fazendo escola !! ;)

    • Kenny_

      Na verdade vários modelos, incluindo alguns que são vendidos nos EUA tem esse problema, como o Fusion que já teve um caso relatado aqui.

      • Summers_Viper

        Sim, mas a Toyota virou referência no assunto :)

        • Cil

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Os tapetes do meu carro não saem do canto. Eles ficam presos por um velcro que vou te contar viu… duro de puxar. O único defeito que eles têm é que quando limpos… ehehehehe… eles ficam grudentos. Na verdade, não sei se é alguma coisa que passam no lava jato que deixo o carro pra lavar.

  • tmsales

    Peraí….tenho um Clio e não entendi como eles verificaram essa mudança de posição ao se entrar e sair do carro. Os tapetes tem presilhas em dois pontos e são curtinhos (não chegam a ficar embaixo dos pedais). Fiquei até curioso porque sempre considerei muito seguros os do clio.

    • Wagner_u

      eu tenho um clio tbm e acho o tapete dele uma porcaria, um ponto fraco do carro.

    • Jurubeba

      não sei o ano do seu clio, mas o meu é 2001 e os tapetes vivem se mechendo. Aos poucos eles vão indo pra direita e ficando tortos, hoje mesmo o meu ficou encomodando debaixo do acelerador.

    • archinho

      Eu também sempre pensei que os meus tapetes do clio fossem bons também, afinal são bem como vc disse, curtos e presos. vai ver eles não acharam as presilhas…. elas ficam meio escondidas pelo extintor.

  • FSaccon

    Negócio é tirar estes tapetes de borracha e colocar chão de busão: Não deformam e não saem da posição. :p

    • Xuneiro detected hehehehe
      Brincadeiras a parte, não entendo como não conseguem prender um simples pedaço de borracha no carro.

      Abraços

      • Victor Motter

        sinceramente , prender um tapete no carro é a coisa mais simples que tem .. é só colocar um velcro (é assim q escreve?) !

    • MajorAutomotivo

      Perfeito. Em caso de acidente ainda pode decepar os pés do manolo.

  • luizfelipebc1

    Proteste é uma Ótima revista deveria ser mais reconhecida no Brasil
    Parabéns pelo trabalho prestado a comunidade brasileira.. Obrigado.

    • Luis Felipe CD

      melhor que nem seja…
      tudo que vira "pop" no Brasil, acaba desandando!

  • Que esses tapetes se deslocam é normal, quase todos os carros fazem isso, só não entendo como não conseguem fazer um sistema de fixação decente e barato para prender esses tapetes e evitar acidentes.
    Se fossem fazer mais testes, iam descobrir tantas coisas que funcionam mal nos carros brasileiros, começando pelo motor Fléquis!

    • paganeli

      Alguns veículos possuem um clipe de fixação, outros presos por velcro. Basta a montadora ter um pouco mais de capricho e atenção ao cliente, mas o fato é que como o consumidor não exige, as montadoras não se mexem. Isso certamente se aplica à vários outros problemas, como você citou e de fato existem.

  • Renato_Valente

    O tapete do meu Corsa sai diversas vezes do lugar, e as vezes acaba imperrando a embreagem.

  • miudinho

    meu deus, quem sabe agente encomenda com os alemães um tapete que dÊ certo….
    acho que fazer um em casa fica melhor.

    • paganeli

      Encomenda com os franceses. O meu popular "premium" francês tem um sistema de clipe que trava o tapete no lugar. Os da VW todos saem do lugar.

  • O_Corsario

    Taí um pequeno detalhe que faz mta diferença…
    Meu tapete é bem ruim, tem os vincos mto altos e isso acaba prendendo o calcanhar em alguns casos.
    Vou ver se troco por um de tecido, embora ache meio cafona.

    • Edson Roberto

      E que se suja que é uma beleza.

      MAs se esse tapete também não ter presilhas ou velcro, vai se mexer da mesma forma. Eu "ganhei" da Citroen tapetes originais de veludo e esses tem velcro. São bons, mas sujam uma barbaridade. Ai, eu instalei tapetes que tinha extra do Uno (carro anterior), além de caber, pelo fato de ser mais curto evita o problema de tocar nos pedais e fica perfeito para quem usa. Somente o traseiro que fica um tanto desproporcional, mas cobre toda a area de se pisar.

  • oliveirajc

    Carro com bate-pé (aquela proteção nos cancanhares) não precisa de sobretapetes. Mas quase nenhum carro nacional vem mais com eles. Meu 206 dava gosto dirigir "pisando no original", como dizia o Bob Sharp, como foi projetado para ser, com altura mantida correta do chão aos pedais, sem interferência,etc. Já no atual Honda tive que recorrer ao genuínos. Não dá pra entender o cara comprar um carro novo e fazer economia e comprar estes tapetes genéricos.

  • MichelVecchi

    O tapete do meu celta vive saindo do lugar e muitas vezes com o uso no trânsito já me atrapalhou o uso do pedal de embreagem…

  • BolGola

    É o controle de qualidade do Brasil se mostrando a mesma porcaria que sempre foi. Pior é que vem uma empresa multinacional, faz uma porcaria do mesmo nível e fica por isso mesmo.

  • brucampa

    aaah, pera lá né….foram só 31 tapetes reprovados!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend