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Tata Nano custa R$ 5.232 e é o carro mais barato do mundo

O carro mais barato do mundo é o Tata Nano.

Na Índia, ele custa menos que uma motocicleta com motor de 125 cm3 custa aqui no Brasil. O Tata Nano tem lá um preço equivalente a R$ 5.231,98, de acordo com levantamento da consultoria brasileira Jato Dynamics.


Com isso, o popular indiano continua ostentando o título de carro mais barato do mundo.

A pesquisa de preços dos carros mais baratos do mundo envolveu os mercados de Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, EUA, Inglaterra, Índia, Japão, México e Rússia. Em segundo lugar chega o chinês Jiangnan TT – uma versão local do Suzuki Alto dos anos 80 – que custa R$ 7.597,99.

Em terceiro lugar se apresenta o Maruti-Suzuki Alto indiano com preço equivalente a R$ 8.802,00. A consultoria avaliou também só três carros mais baratos de cada país, sendo que no Brasil, o Chery QQ  aparece em primeiro (R$ 25.990), seguido pelo Renault Kwid (R$ 29.990) e Fiat Mobi (R$ 34.210).

Sem dúvida, ao compararmos os preços dos carros mais baratos do Brasil com os mais baratos do mundo vemos como os nossos carros são incrivelmente baratos!

Tata Nano custa R$ 5.232 e é o carro mais barato do mundo

Confira abaixo os preços em reais dos três carros mais baratos de Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, EUA, Inglaterra, Índia, Japão, México e Rússia:

Tata Nano custa R$ 5.232 e é o carro mais barato do mundo

Tata Nano – Ficha técnica

Motor 2 cilindros, 4 tempos, com 2 válvulas por cilindro, gasolina, com injeção multiponto, bloco de alumínio, 623 cm3
Taxa de compressão 9,5:1
Diâmetro x curso do pistão: 73,5 × 73,5 mm
Potência: 33 cavalos a 5.500 rotações
Torque: 48 Nm a 2500 rotações
Tração traseira, com câmbio de 4 marchas mais a 5a marcha overdrive
Direção mecânica com pinhão e cremalheira

Desempenho

Aceleração: 0 a 100 km/h em 21 segundos
Velocidade máxima: 110 km/h
Consumo (misto entre cidade e estrada): 22 km/l
Capacidade do porta-malas: 100 litros

Suspensão e freios

Freio dianteiro: a tambor
Freio traseiro: a tambor
Altura livre: 80mm
Suspensão dianteira : McPherson
Suspensão traseira : independente tipo tree way

Pneus

Tipo: Radial tubeless
Frontal: 135/70 R12
Traseiro: 135/65 R12

Dimensões

Comprimento: 3043mm
Largura: 1495mm
Altura: 1652mm
Altura do solo: 180mm
Capacidade: 4 pessoas
Tanque de combustível: 15 litros
Peso: 600 kg

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Dionatan

    Se ele viesse ao Brasil não custaria menos de 20 mil aki ninguem joga pra perder fazer o que !

    • Magnus Cordeiro

      Falou tudo eu chuto uns 17 mangos por aqui . . . . . no mínimo .

      • Dedwe

        Na verdade, por R$17.000 não daria pra vender esse carro aqui. Funciona assim, quanto mais barato o carro é, menos imposto você paga. Então o governo perde com isso. Ai as revendedoras aumenta os preços pra uns R$23.000 o governo ganha a parte dele e ela a dela. E se insistissem em não passar o brasileiro pra traz, o governo criaria um IV20K. (imposto sobre veículos abaixo de R$20.000).
        HUheuheuheuheuue

    • Dedwe

      Tudo aqui agora é a preço de “Premium”, não duvido que até passasse esse valor.
      Dá a´te um marketing legal, compacto por fara, compacto por dentro e pesado no bolso.

  • Mazembe 2X0

    A grande maioria dos carros da lista é inferior ao up! e até Fiat Palio.
    Esse Nissan Versa estadunidense dever ter mais equipamentos de segurança que nosso Corolla de 90 mil.

    • ultimate_rr

      E é, em segurança. Possui VDC (equivalente ao ESP) e TCS (equivalente ao ASR). Também possui o monitor de pressão dos pneus que não sei se o Corolla tem. É claro que o acabamento é mais simplório e não possui ar digital. O motor é 1.6 de 109hp. Ah e também não possui airbags de joelho, mas, a versão de entrada já tem o de cortina, ao contrário do nosso XEI de 80 e poucos mil.

    • ultimate_rr

      E, claro, com mais 4 mil vc sai de Sentra.

    • afonso200

      airbags laterais, ESP

  • Mazembe 2X0

    Apesar de o Nano ser o máximo no quesito baixo custo, ele até que é bonitinho, diferente de um certo carro de uma certa empresa oriental.

    • Vitor Almeida

      Nano bonito !!!!!!!!!! até o etios ganha!

      • ultimate_rr

        Pela proposta do Nano? Acho que acertaram no design também.

    • Igor Serra

      Se botar umas calotas e pintar os parachoques fica massa…

  • Carol Vieira

    Me simpatizo com o Nano. As pessoas esquecem que os objetivos dele não é ser tecnológico, seguro e bonito que nem um Volvo ou um Audi. É um carro simples ao extremo, um carro para substituir motos da mesma faixa de preço, um carro para um tipo de família que quer o primeiro veículo, mesmo não tendo muitos equipamentos.

    Sites dizem que a Tata irá lançar a nova geração do Nano em 2016. Se for verdade, tomara que não perca o título do carro mais barato do mundo.

    • Vitor Almeida

      Como vc mesmo disse, simples ao extremo, prefiro andar a pé do que eu andar em um carro desse, deve se 60x pior que um QQ, só de olha pra esse carro da medo, é pequeno, frágil, imagina isso num acidente, nem o volante sobra!
      Não é porque é direcionado as pessoas mais pobres que deve ser um troço desse!

      • PEDAORM

        O que for necessário para fazer um veiculo, com custos, e preço final realmente baratos. Para as classes menos privilegiadas. Por mais inseguro que seja, é muito mais seguro que uma moto… Tenho certeza que um pai prefere levar os 2 filhos na escola com esse carro, tendo o conforto ao contrario de andar a pé ou correr o risco de leva-los de moto.

        • joao vicente da costa

          Perfeito teu comentário. Pessoal parece que só vê um aspecto da coisa toda.

        • ObservadorCWB

          Concordo. O objetivo é esse mesmo: substituir uma motocicleta. Leva os passageiros sem chuva e sol na cabeça. Pena que estamos acostumados a colocar a “nossa” opinião na frente do coletivo. E temos gente criticando as ciclofaixas de São Paulo, gente que acha que devíamos aumentar os impostos de automóveis para venderem menos….

        • Júnior 1000

          Enfim, um comentário sensato. Tem gente que não analisa a finalidade do produto: Um carrinho tipicamente urbano para ser usado em baixa velocidade, muito mais seguro que uma moto.

        • Jackson

          Concordo com o comentário, bem sensato.

      • ultimate_rr

        Sim amigo, todos merecem uma Mercedes Classe S ou um Audi A8L. Logo é melhor andar a pé.

      • Louis

        Se fosse pra eu escolher entre um Nano e uma CG125, eu escolheria o Nano!

      • Linkera

        Queria ver você preferir andar a pé se este fosse o único carro que coubesse no seu orçamento. Pois com certeza as famílias que compram este carro naÍndia não o compram porque gostam docarro ou porque são ecobobos e acham que um carro menor vai tomar menos espaço no transito ou poluir menos.
        Queria ver você preferir andar a pé na hora de trazer as compras do mercado ou sair com a família.
        Entre este carro, que leva 4 pessoas confortavelmente, e uma moto, que leva 2 com desconforto, ficaria sim com o Nano caso esta fosse a minha única opção.

      • Junoba

        O Tata Nano não conseguiu nenhuma estrela no teste de colisão da Golbal Ncap. Se quiser pode ver o vídeo.

        https://www.youtube.com/watch?v=buMXtGoHHIg

        • Dedwe

          Cara, você não entendeu nada. Se tiver airbag e abs, nun precisa ter estrela.
          “Ironic mode on”

      • Carol Vieira

        Então deve ser o que então? Um Volvo S60?

        Vitor, este carro não foca em segurança e design, ele simplesmente tem o papel de ser uma opção muito simples e barata destinada aquelas famílias que não tem condições para ter um carro maior, e que não querem uma moto (que geralmente, custam mais que o Nano até mesmo naquele mercado).

    • Marcos Rebelo

      Realmente ele não pretende ser ícone entre os melhores, seu apelo está essencialmente em proporcionar uma opção para que as pessoas com família, venham aderir a um tipo de transporte, que os proporcionem maior segurança e conforto, sem que para isso, seja necessário dispor de um valor muito maior do que o faria para adquirir uma moto…

  • CharlesAle

    Nossa,agora entendo o porquê a Toyota lançou o Étios na India,pois perto desses,é carrão…….

    • Alligator

      http://www.thehindu.com/multimedia/dynamic/00818/26mpHyundai-Eon3_JP_818743g.jpg

      olha esse aqui custa só R$10.529,00 e é bem mais bonito que o ETIOS

      • Linkera

        Mas não são da mesma categoria, o Etios é maior. Esse i10 é subcompacto.

      • A Hyundai HMB poderia reativar a categoria de subcompactos, trazendo este pra cá. Na faixa de preços do Clio, iria ser competitivo.

        • Alligator

          Nas mãos da HMB sendo fabricado no Brasil até pode ser mais dá Caoa acho impossível pois é um carro de baixa lucratividade ou viria com um preço estratosferico igual ao KIA Picanto

          • Realmente com a CAOA é impossível, assim como importado, devido ao Inovar Auto.

            • Alligator

              Só a Caoa importa pode importar veículos para o BR no maximo o que ela poderia fazer é montar em CKD na fabrica de Goias

              • Na verdade a HMB também pode importar (só não pode comercializar os importados e nacionalizados acima de R$ 68.000 – valor reajustado com a inflação do setor, pois é exclusividade contratual CAOA) e ela tem feito isto pra CAOA, importando o Elantra em sua cota, uma vez que a cota da CAOA não supriria todo volume.

                Nada impede que a HMB monte algum modelo em CKD aqui, desde que ficasse com valores dentro do estipulado em contrato com a CAOA, porém o i10 montado em CKD ficaria com um valor na faixa que o Kia Picanto tinha, ou seja na mesma do HB20 que é maior e praticamente totalmente nacional (mais de 80% produzido com componentes nacionais).

  • pedroo

    Sigla internacional do Real Brasileiro eh BRL e nao BRR

  • Pedro Henrique

    acho que no japão temos combinação de preços em…
    Partiu Chile, Chile a China das américas

    • Linkera

      Cara, eu fui pro Chile e cai na besteira de tirar um dia pra visitar algumas concessionárias.
      Foi a pior coisa que eu fiz.
      Lá, além do preço infinitamente inferior ao nosso (Corolla e Cruze a 35k, Morning [Picanto] a 25k, Sportage a 40k…) eles tem uma diversidade absurda de carros devido ao comercio livre com a Asia, Europa, Mexico e EUA. O que eu vi de carro legal nas lojas e nas ruas não está escrito! Tem pra todos os gostos! De Spark a Escalade!

      Como se diz inveja em español? Hahaha

      • mjprio

        Envidia rsrsrsrsr.

      • Pedro Henrique

        comecei a ler e pensei que você estava dizendo que lá é ruim… kkkkkkkkkk

        o Chile tem proposta inversa ao Brasil, e eu não duvido nada em alguns anos passar o Brasil em IDH, PIB per capita e importância econômica na América do sul, (se já não passou) só acho difícil ficar entre as maiores economias do mundo, por enquanto…

        • Linkera

          Rsrs lá é terrível… e aqui é uma maravilha!
          Aqui é tão bom que eu acho que não mereço tanto! Acho que vou me exilar pra lá…
          bom, deixa eu ir nessa que eu vou cotar a passagem só de ida então lol

  • EVsutil

    Dodge i10 é um Hyundai. Meu deus! A Dodge vender Fiat eu entendo, mas Hyundai…?!

    • PEDAORM

      Qual o motivo do espanto?

      • EVsutil

        Não conhecia essa ligação dos coreanos com a RAM/Dodge/Chrysler e, consequentemente, Fiat.

    • Tosoobservando

      Eu achava que o mais barato no Mexico era o jurassico Nissan Tsuru que no site da Nissan que acabei de olhar esta 127 mil pesos, ou seja, mais barato que esse Dodge.

    • mjprio

      Há muito tempo eles fazem isso!!!

    • Mazembe 2X0

      Mas esse I10 deve ser mais honesto que nossos Fiat Palio e Uno.Melhor para os mexicanos é continuar com o I10 como seu representante no segmento.

  • ultimate_rr

    O importante é saber o preço no país vs salário médio mínimo. Senão daqui a pouco vai aparecer gente falando que um carro nos EUA custa mais que um no Brasil. Fica vendo…

  • Tosoobservando

    Essa lista da uma noção de qt o carro no Brasil é caro. Agora se contar o qt uma pessoa em cada país gasta pra ter os mesmos modelos, ae a situação piora para o brasileiro.

  • RTEC30

    Revoltante, o pior custo benefício é no Brasil.
    Ao menos as porcarias da China e Índia são baratas e não devem fugir muito do Palio fire.
    Continuamos trocando ouro por espelhinhos…

  • Yuri Calmon

    Este SUZUKI ALTO 800 se viesse pelo DOBRO do preço seria bom !!!! melhor que uma moto 300cc !!!!

  • Mazembe 2X0

    A lateral desse Jiangnam TT é muito parecida com a do nosso Mille, e ele é uma versão do Alto dos anos 80.E agora , quem copiou quem?A Fiat ou a Suzuki?

  • Alex Dusfri

    Lembrando que este segundo carro mais barato vendido na Rússia, ou seja, o Daewoo Nexia nada mais é que o Opel Kadett Sedan de última geração com faróis e lanternas, e painel reestilizado. Usa a mesma plataforma e lataria do nosso Chevrolet Kadett mudando a traseira que é sedan modelo que não foi trazido ao Brasil na época pra não fazer concorrência com o Monza. Lá é oferecido em duas versões: 1.5 automático ou 1.8 manual.

  • Ubiratã Muniz Silva

    Curioso que o Nissan Versa 1.6 nos EUA consegue ser ainda mais barato que o Chevy Spark e o Mitsubishi Mirage, ambos 1.2 litro.

  • Gustavo

    imagina só os bonzões na pista da esquerda com ele!
    vale salientar que sou muito a favor de carros de baixo custo, mas, acho que isto deveria vir junto com educação no trânsito!

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