Tata Nano custa R$ 5.232 e é o carro mais barato do mundo

O carro mais barato do mundo é o Tata Nano.

Na Índia, ele custa menos que uma motocicleta com motor de 125 cm3 custa aqui no Brasil. O Tata Nano tem lá um preço equivalente a R$ 5.231,98, de acordo com levantamento da consultoria brasileira Jato Dynamics.


Com isso, o popular indiano continua ostentando o título de carro mais barato do mundo.

A pesquisa de preços dos carros mais baratos do mundo envolveu os mercados de Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, EUA, Inglaterra, Índia, Japão, México e Rússia. Em segundo lugar chega o chinês Jiangnan TT – uma versão local do Suzuki Alto dos anos 80 – que custa R$ 7.597,99.

Em terceiro lugar se apresenta o Maruti-Suzuki Alto indiano com preço equivalente a R$ 8.802,00. A consultoria avaliou também só três carros mais baratos de cada país, sendo que no Brasil, o Chery QQ  aparece em primeiro (R$ 25.990), seguido pelo Renault Kwid (R$ 29.990) e Fiat Mobi (R$ 34.210).

Sem dúvida, ao compararmos os preços dos carros mais baratos do Brasil com os mais baratos do mundo vemos como os nossos carros são incrivelmente baratos!

Tata Nano custa R$ 5.232 e é o carro mais barato do mundo

Confira abaixo os preços em reais dos três carros mais baratos de Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, EUA, Inglaterra, Índia, Japão, México e Rússia:

Tata Nano custa R$ 5.232 e é o carro mais barato do mundo

Tata Nano – Ficha técnica

Motor 2 cilindros, 4 tempos, com 2 válvulas por cilindro, gasolina, com injeção multiponto, bloco de alumínio, 623 cm3
Taxa de compressão 9,5:1
Diâmetro x curso do pistão: 73,5 × 73,5 mm
Potência: 33 cavalos a 5.500 rotações
Torque: 48 Nm a 2500 rotações
Tração traseira, com câmbio de 4 marchas mais a 5a marcha overdrive
Direção mecânica com pinhão e cremalheira

Desempenho

Aceleração: 0 a 100 km/h em 21 segundos
Velocidade máxima: 110 km/h
Consumo (misto entre cidade e estrada): 22 km/l
Capacidade do porta-malas: 100 litros

Suspensão e freios

Freio dianteiro: a tambor
Freio traseiro: a tambor
Altura livre: 80mm
Suspensão dianteira : McPherson
Suspensão traseira : independente tipo tree way

Pneus

Tipo: Radial tubeless
Frontal: 135/70 R12
Traseiro: 135/65 R12

Dimensões

Comprimento: 3043mm
Largura: 1495mm
Altura: 1652mm
Altura do solo: 180mm
Capacidade: 4 pessoas
Tanque de combustível: 15 litros
Peso: 600 kg

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.