Hatches India Mercado Montadoras/Fábricas

Tata Nano: o famoso carro mais barato do mundo morre na Índia

Tata Nano: o famoso carro mais barato do mundo morre na Índia

Ainda não é oficial, mas os números de produção indicam a morte do Tata Nano. O famoso carro mais barato do mundo sucumbiu a si mesmo. Com apenas um exemplar feito em junho ante 275 fabricados no mesmo período de 2017, o pequenino de ultra baixo custo silenciosamente vai saindo de cena no mercado indiano.


Custando agora cerca de US$ 3.500, o Tata Nano fracassou na ideia de que poderia motorizar a Índia, altamente dependente de motocicletas para as massas como um “marco na engenharia frugal”. Com 10 anos nas costas, o modelo teve problemas diversos e a acabou naufragando por causa principalmente do consumidor local, que rapidamente evoluiu para um cliente que exige mais por um valor melhor.

Tata Nano: o famoso carro mais barato do mundo morre na Índia

Ou seja, o Tata Nano e sua simplicidade que nos fazia lembrar do clássico Volkswagen Fusca “pé-de-boi”, não agradou quem se esperava, o consumidor de baixo poder aquisitivo. Além disso, desde o começo a vida do pequenino não foi fácil no país de um bilhão de habitantes. Protestos por causa de fábrica, alta no preço do aço e o pior deles, incêndios constantes.


Tudo isso fez minar a ideia de Ratan Tata de motorização do indiano e a imagem do Nano apenas desceu ladeira abaixo. Simples ao extremo, o veículo foi mais um exercício de engenharia, que correu no sentido contrário dos projetos contemporâneos. Ao invés de buscar o melhor, buscou-se o mais barato possível, para que o preço ao consumidor não passasse de US$ 2.500.

Tata Nano: o famoso carro mais barato do mundo morre na Índia

Como é considerado um mercado “sensível aos preços”, a Índia mostrou que o consumidor evoluiu e que preço ainda é importante, mas o produto precisa ser realmente bom. Diante de rivais mais caros, que apresentavam um conteúdo superior, tanto em engenharia, quanto em qualidade, só sobrou à Tata Motors atualizar o Nano, mas já era tarde.

Com a evolução da economia e o aumento do poder de compra, os consumidores logo miraram em carros mais completos, potentes e seguros que o Nano. Tirando os quadriciclos, bem específicos em seu uso, carros de mesmo porte e proposta do Tata não evoluíram. O que realmente foi para frente foi o mercado indiano em si, fazendo com que marcas populares como a líder Maruti Suzuki, repensassem suas filosofias.

Hoje essa empresa foca em produtos mais caros e consistentes, incluindo até uma sinergia pouco provável até algum tempo com a Toyota. A Hyundai, que no começo era de baixo custo, hoje é considerada marca de valor. Até a própria Tata Motors evoluiu rapidamente seu portfólio para carros mais modernos e eficientes, como os Bolt, Tiago e o belo crossover Nexon. Então, num ambiente cada vez mais atual em termos de produto e preço, não há lugar para o Nano.

[Fonte: Automotive News]

 

Tata Nano: o famoso carro mais barato do mundo morre na Índia
Nota média 4.4 de 5 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email