India Mercado Montadoras/Fábricas Skoda Tata Volkswagen

Tata-Volkswagen: Skoda lidera o projeto de parceria na Índia

tata-vw-skoda-india Tata-Volkswagen: Skoda lidera o projeto de parceria na Índia

Tata Motors e Volkswagen formalizaram nesta sexta (10) uma parceria focada no mercado indiano, onde a representante do grupo germânico será a tcheca Skoda, que irá liderar o projeto local, que visa estudos conjuntos em serviços de mobilidade, componentes e desenvolvimento de produtos. O acordo foi assinado por Guenter Butschek (Tata Motors), Matthias Mueller (Volkswagen AG) e Bernhard Maier (Skoda).

Para a Volkswagen, a parceria será benéfica para a criação de soluções de mobilidade para consumidores de mercados emergentes. Apesar do foco principal ser a Índia, a experiência das duas empresas se estenderá para outros mercados do BRICS. Para a Tata Motors, o acesso ao conhecimento técnico da VW será fundamental para alavancar as vendas no mercado indiano, onde Maruti e Hyundai possuem dois terços do total.

Não se falou em compartilhamento de plataformas ou motores, mas é certo que a busca pela redução de custos necessária para gerar preços competitivos deve se beneficiar desses dois pontos importantes. Motores VW EA211 e a plataforma MQB-A0 se mostraram caros demais para a realidade do mercado indiano. No entanto, a base AMP e os motores turbo Revotron da Tata Motors, parecem atender os requisitos de baixo custo dentro do panorama local.

Skoda – representando a VW – e a Tata deverão divulgar nos próximos meses os detalhes desse acordo, cujos trabalhos em conjunto devem gerar o primeiro produto para a marca indiana em 2019. Pode ser que a tcheca venha a lançar sua variante com DNA local no mesmo ano ou em 2020. Com isso, a Volks encerra a procura por um parceiro para focar no BRICS. Antes, o grupo alemão chegou a conversar com a Proton e até entrou de sócio na Suzuki, parceria que deu errado.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend