Elétricos Mercado Tesla

Tesla abre patentes para quem quiser usar de “boa fé”

Tesla abre patentes para quem quiser usar de "boa fé"

Elon Musk deu mais uma declaração que pode mexer com o mercado automotivo americano e, potencialmente, o mundial. O executivo líder da Tesla, disse por meio das redes sociais que a empresa está abrindo todas as suas patentes de tecnologia de carros elétricos para quem quiser utiliza-las, desde que seja de “boa fé”.


Aparentemente, seria mais uma nota no Twitter já costumeira do bilionário sul-africano, mas ele mesmo lincou para o site da Tesla, onde está fielmente reproduzida sua declaração, indicando que a mesma já é oficial dentro da companhia. Musk explica que desde a antiga Zip2, ele vem considerando que o mercado precisa de menos patentes e mais inovação.

Para o executivo, as patentes seguram o evolução de muitas tecnologias, em especial no setor automotivo, o que impede um avanço mais rápido. Ele disse que esse travamento faz apenas “consolidar as posições de corporações gigantescas e enriquecer os profissionais da área jurídica, em vez dos inventores reais”.

Tesla abre patentes para quem quiser usar de "boa fé"


Na Tesla, havia o temor inicial de que as grandes marcas iriam forçar a competição contra a marca, se esta tivesse liberado suas patentes no começo, quebrando a empresa no mercado automotivo. Entretanto, Musk disse que estava errado ao imaginar isso, visto que apenas 1% das vendas são contabilizadas por carros elétricos nos grandes fabricantes.

Assim, a Tesla não vê concorrentes agressivos suficientes para atrapalhar seu progresso. Musk também diz que muitos fabricantes nem estão apostando em elétricos e outras marcas sequer possuem carros assim. Mas, por que liberar as patentes? Para Elon Musk, hoje o mundo beira os 100 milhões de carros por ano e a frota está em 2 bilhões.

Tesla abre patentes para quem quiser usar de "boa fé"

Apenas a Tesla não será suficiente para mudar o panorama do mercado em pouco tempo, tendo assim que contar com outros fabricantes para que o percentual de carros elétricos avance, reduzindo a emissão de carbono no mundo. Elon Musk também disse que o código-aberto de seus carros permitirá que outros possam ajudar nessa missão e, ao contrário do que se imagina, o movimento fortalecerá a posição da Tesla e não a diminuirá.

As palavras de Elon Musk parecem se encaixar com declarações da VW, feitas recentemente. A marca alemã vê que metade do mercado de carros elétricos será da Tesla e que, a companhia de Wolfsburg, quer ter a outra parte. Por isso, há poucos dias, afirmou que pretende oferecer a plataforma MEB à terceiros. Obviamente, a montadora quer vende-la e não liberar suas patentes, mas já é um começo nesse sentido.

[Fonte: Tesla]

Tesla abre patentes para quem quiser usar de “boa fé”
Nota média 5 de 3 votos

  • Zé Mundico

    Os chineses devem ter adorado essa declaração….

    • CanalhaRS

      Você está insinuando que o chineses são copiadores, fabricantes de clones e mal intencionados???
      Que absurdo!!!

      • Tygra

        Como está escrito: “quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Qual país não utilizou dos mesmos mecanismos usados pelos chineses para desenvolver suas tecnologias? O mundo é assim, hoje são os chineses, ontem eram americanos, japoneses, etc.

        • zekinha71

          Exclua o Huezil, aqui nos inventamos a tomada de 3 pinos, que nenhum país usa, inventamos a tv digital brasileira pra exportar, mas nenhum país comprou, inventamos o ginga sistema da tv digital, que até hj ninguém no mundo usou, nem os brasileiros.
          Nós não copiamos nada, só criamos problemas.

          • Chasseur

            Aqui, a tecnologia será utilizada para modernizar nossas máquinas de lavar com incríveis adesivos esportivos com a estampa da Tesla. Tudo isso pagando apenas 60% a mais do que a versão padrão.

        • Hodney Fortuna

          Afinal antigamente eram os russos durante a Guerra Fria, grandes clonadores!

      • Renato Duarte

        eu sou o advogado dos chineses que se sentiram lesados com o comentário ofensivo dele,, quero meus honorários em cerveja e a indenização dos chineses pode ser paga com pastéis de Flango.

    • Alejandro Torre

      Acredito 100%, que cada modelo dos Tesla, os chineses compram e fazem engenharia reversa até dos pneus.

  • Louis

    Ousado e revolucionário. Pode até ser meio louco, mas está mudando paradigmas na indústria automobilística.

    • Good Doctor

      Loucura nenhuma. Tá só repetindo o que a IBM fez com o PC e 1981 e permitiu que hoje a informática seja como vc conhece.

      Ele só tem a ganhar com a plataforma aberta, vai ganhar inúmeros desenvolvedores, inúmeros fabricantes e também seu projeto individual ficará imortalizado.

      • Louis

        Loucura me refiro quando fala umas asneiras pelo twitter fazendo as ações despencarem, e também por colocar um carro em órbita da Terra.

        • FrankTesl

          O foguete precisava ser testado na capacidade de levar X mil kg ao espaço. Poderia colocar um conteiner cheio de aparas de metal, um bloco gigante de cimento etc. Resolveu usar o carro para fazer marketing das duas empresas (Tesla motors e SpaceX) ao mesmo tempo.

  • Gabriel

    Bela atitude Stark.

  • th!nk.t4nk

    O Elon Musk já deixou claro em entrevistas que o objetivo da Tesla não é competir com as grandes montadoras, mas revolucionar o mercado e empurrar todas elas pra eletromobilidade. Nos próximos anos a Tesla deve ficar pra trás, quem sabe acabe até vendida, ou passe a atuar apenas em nichos. Mas não importa, porque já terá cumprido sua missão.

    • dallebu

      Eu acho que deve virar uma Apple dos carros…

      • th!nk.t4nk

        Também acho. Eles acabaram de cortar a versão de entrada do Model S. Creio que após certo ponto, irão parar de brigar por volume e irão se focar só em inovaçoes mesmo.

      • Marcelo Nascimento

        A Apple é o oposto disso, usou código aberto para criar um produto fechado e controlar o que os usuários podem fazer. Está preocupada apenas em controlar seu mundinho e processar todo mundo que a incomoda.
        Esse não parece o caminho da Tesla.

      • New World

        Eu acho que será carro de status, mas, com alto desempenho de aceleração, principalmente os modelos mais caros que ainda vão lançar nos próximos anos: Roadster 2020 e a Tesla Pick-up que será bem cara, com alta tecnologia e lucratividade nos EUA

    • vicegag

      E quem ver a história do Nikola Tesla, vai perceber que muito da atitude do Musk, segue alguns princípios do sérvio.

      • th!nk.t4nk

        Isso, mas Croata na verdade… A cidade natal dele é próxima de Zadar, na Dalmácia (lugar incrível, por sinal!).

    • Douglas

      Ele quer vender baterias, não carros.

  • vicegag

    Ainda bem que ele não é norte americano, Thomas Edilson deve ter rolado no túmulo, se a Apple seguisse este exemplo, gastaria menos tempo em tribunais, e trabalharia mais em inovação, que ultimamente vem faltando.

    • GreatU2

      Thomas Edison talvez. “Thomas Edilson” é nome de atacante do Paysandu

      • vicegag

        Sei o nome, maldito corretor gráfico, sofro quando vou me comunicar em outra língua, sempre ele tenta aportuguesar, preciso desligar este “auxílio”

    • Lucas

      A mensagem foi boa, mas não tem como não rir do Thomas Edilson.

    • Luconces

      Mas ele tem a cidadania e creio que mesmo se ele tivesse nascido nos EUA, teria a mesma mentalidade.

  • Diego

    Esse negocio de que carro elétrico é bom para o meio ambiente é balela , todos sabem de onde vem as baterias e a fabricação delas…é tampar o sol com a peneira.. e outra provavelmente a ideia dele é estimular ainda mais essa nova geração de fabricação , a fabricação elétrica é muito lucrativa mas poucas pessoas ainda trabalham com isso no mundo, então ao meu ver , a tentativa dele é de baratear a produção.

  • Hodney Fortuna

    Foi uma boa declaração! Reduzindo a burocracia dessas patentes poderá até mesmo ajudar a reduzir o preço dos carros elétricos afinal, royaltes custam muito caro para os fabricantes. Carro elétrico é uma tendência para os próximos 20 anos.

  • Lauro Agrizzi

    Dureza é que os convictos se deixam levar por esse papo do Musk. Brincadeira.è muita gente inocente nesse mundo

  • Edu

    O dentista da F40 pegou o carro errado.

    • Dp Som

      rachei rindo kkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email