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Tesla: atualização 8.1 traz um novo modo de arrancada

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A Tesla disponibilizou para seus clientes a atualização 8.1. Agora os donos de Model S e Model X receberam a versão 2.0 do Autopilot com mais funções do Autosteer e aumento do limite de velocidade do Autospeed, que passou a ser de 130 km/h. Fora isso, o 8.1 ainda adicionou aos dois modelos as funções Summon – que permite chamar o veículo no estacionamento, que sai e chega ao proprietário de forma autônoma – e mudança de faixa autônoma durante a condução no Autosteer.

Porém, os donos do Model S já poderão explorar um pouco mais seus carros, pois existe agora uma função escondida, de acordo com fontes internas da Tesla. Trata-se de um recurso chamado “Modo Tartaruga”, que precisa de uma série de ações para ser ativado, assim como o Ludicrous. Ele funciona como um retardador de largada para arrancadas. O objetivo desse modo é fazer o Model S sair depois do oponente numa pista de arrancada, mas ganhar a disputa ao final com uma margem muito pequena de vantagem.

Com isso, as saídas serão menos estressantes para o condutor durante a prova. Esse modo funciona utilizando dados do veículo oponente, tais como marca, modelo e versão, inseridos no computador de bordo. Porém, se o carro for modificado, os sistemas do Model S – usados pelo Autopilot – detectam sua aceleração e velocidade, compensando automaticamente sua própria aceleração.

Esse modo só funciona de forma automática, com largada independente do condutor, uma vez que o sistema detecta as luzes de largada e o movimento do veículo ao lado. Além disso, por enquanto, só funciona nas provas de um quarto de milha, mas acredita-se que até o final do ano possa faze-lo em distâncias mais altas.

Apesar do Model S não ser um carro de corrida e muito menos um superesportivo, ele tem vaporizado seus adversários movidos a gasolina nas pistas de arrancada, batendo recordes de aceleração e – no P100D com Ludicrous – ir de 0 a 100 km/h em meros 2,5 segundos, apesar de testes de avaliação de revistas indicarem até 2,3 segundos.

Poderia ser essa função mais um “primeiro de abril”, mas estamos falando de Tesla e Elon Musk, cujas ações – por mais mirabolantes que pareçam ser – podem ter algo de real por trás. Funções escondidas em automóveis não são raridade, assim como clientes que conseguem burlar certas portas de segurança e modificar seus carros.

Um exemplo recente foi o do BMW i3, cujos donos americanos acessam o controle de abastecimento do veículo, permitindo a adição de mais gasolina (9 litros) do que o permitido (pouco mais de 7 litros, por conta da legislação americana para elétricos com extensor de alcance). No caso da Tesla, bem antes do 8.1, alguns proprietários conseguiam acessar funções ocultas, como aquele de James Bond e o “voador” Lotus Esprit 1977, entre outras curiosidades que Elon Musk esconde em seus carros.

[Fonte: Top Speed]

 

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