Brasil Elétricos Governamental/Legal Tesla

Tesla? Brasil quer atrair investimento de montadora de carro elétrico

Tesla? Brasil quer atrair investimento de montadora de carro elétrico

Em Brasília, já existe uma movimentação política para atrair um grande fabricante de carros elétricos, que é citado pelo portal W3, como uma das marcas mais valiosas do mundo.


Sem citar nomes, a matéria diz que o Deputado Federal Daniel Freitas (PSL/SC) já se reuniu com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para aproximar o governo federal dessa empresa, mostrando que o país tem potencial para atrair o investimento.

De acordo com o deputado, a empresa estaria se destacando no desenvolvimento de carros elétricos de alto desempenho. Diante disso, com ajuda do governo, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, o país poderia se tornar mais viável para este fabricante, que pela descrição parece ser a Tesla.

Freitas ressalta: “O Brasil tem um campo tecnológico em constante crescimento, mão de obra qualificada, um Governo que investe e acredita em iniciativas do setor de ciência e tecnologia. Além de uma grande oportunidade de abertura de mercado, atrairia uma empresa que investe em energia limpa, gerando emprego e renda para os brasileiros”.

VEJA TAMBÉM:

Autor do projeto de lei PL 4825/2019, que isenta carros elétricos de IPI e Imposto de Importação até 2029, Daniel Freitas quer criar uma comitiva liderada pelo presidente Jair Bolsonaro para visitar a sede dessa montadora e apresentar uma proposta para construção de uma fábrica em solo nacional.

Tesla?

Tesla? Brasil quer atrair investimento de montadora de carro elétrico

Como se sabe, a Tesla está em um processo de expansão após lucros recentes e valorização que a tornou a segunda marca de carros mais valiosa do mundo, ficando atrás apenas da Toyota. Após a Gigafactory 3, em Xangai, Elon Musk partiu para a Alemanha, onde fará a Gigafactory 4 em Berlim.

Cobrindo os mercados dos EUA (onde pode ainda ter uma fábrica no Texas), Europa e China, a Tesla pode se voltar aos mercados emergentes. Brasil e Índia estão na lista dos países onde o Model 3 será vendido oficialmente.

Em matéria recente sobre a “Giga Texas”, chegamos a sugerir o México como ponta de lança para atingir os mercados emergentes, uma vez que o país latino tem acordos automotivos com ambos e é uma plataforma de exportação, sem contar a proximidade com os EUA.

Caso seja de fato a Tesla, o Brasil poderia ter um salto enorme com o nível tecnológico de uma fábrica da empresa aqui. Mesmo sendo uma Gigafactory, isso não significa que ela precisa começar com 500.000 carros como a alemã.

Na China, a produção inicial é de 150.000 por ano. Aqui, a exportação aos países vizinhos seria obrigatória. Se o Brasil acabar recebendo essa fábrica, abriria a possibilidade de instalação de outra Gigafactory, mas na Índia, alimentando o crescente mercado local, que excluirá carros a gasolina e diesel em 2030.

Em busca de se tornar a maior fabricante de carros elétricos do mundo, a Tesla teria dois importantes mercados que atingem as regiões da América do Sul, Sudeste Asiático, África e Oceania.

[Fonte: W3]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Luconces

    Tão deixando a gente sonhar!

    • Raimundo Nonato

      Musk não é tão ingênuo de achar que aqui tem demanda para carro elétrico.
      Se isso tudo for verdade eu aposto que ele desenvolveu um tipo novo de bateria que precise de algum mineral que temos aqui em abundância. Faz o governo abrir as pernas e vem com uma boa isenção de impostos.
      Não for isso o cara é louco e deve ser internado

      • Gran RS 78

        Vc leu a matéria? Se a Tesla erguer uma fábrica no Brasil, seus modelos iriam vender aqui e ser exportado para toda América Latina.

        • Raimundo Nonato

          Só vizinhos ricos! Kkk

          • Gran RS 78

            Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, México e Brasil, só esses países já seriam suficiente para a Tesla vender bem.

      • LSM300C

        Carro não, mais caminhão sim, pode ser essa a ideia.

        • Raimundo Nonato

          Sim, aí faz muito sentido. Ônibus também, aqui temos grandes fábricas de carrocerias de ônibus, as maiores do mundo.
          Seria fácil desenvolver um chassis com motor e baterias

  • Chap

    Para vender para onde? Kkkkk.
    Arrumem todo o país primeiro, depois podem pensar nisso.
    Consertem a infraestrutura, diminuam a burocracia, a corrupção… E sobretudo INVISTAM na educação e não o contrário como essa gente que está no poder tem feito.
    Essa notícia me lembrou uns sonhadores que queriam trazer a Intel para o Brasil no passado. Obviamente não passou de conversas porque a Intel sabe que o país não oferece condições para indústrias de alta tecnologia.
    É um setor que precisa de alta eficiência e portanto o país também precisa ser eficiente.

    • Diego Berri

      Aqui em SC tem uma quantidade considerável de Tesla, e muitos carros elétricos como a Ipace da Jaguarestá vendendo de rolo, creio que seria uma mercado bom para eles é só Fabricad no Brasil que vende…

      • Aristênio Catanduva

        Aqui em SC se resume a Balneário Camboriú e Jurerê

        • th!nk.t4nk

          Nem isso ajudaria. Venderia uma dúzia de Teslas em BC, meia dúzia em Florianópolis e outra meia dúzia no interior. Acabou, é essa a “quantidade considerável” de Teslas na região. Agora imagina essas Gigafactory, que fazem 150.000 por ano. Vender onde isso? 1 semana de uma fábrica dessas funcionando já atende a demanda de 10 anos do Brasil todo.

          • Gran RS 78

            Se viesse com preços agressivos, pode ter certeza que iria vender, inclusive se a Tesla realmente erguer uma fábrica no Brasil, seus produtos seriam exportados para toda a América Latina tbm.

        • Diego Berri

          Jaragua e Joinville tem muito super carro que a gente quase não vê, inclusive Tesla por lá, e o oeste tbem tem bom poder aquisitivo.

          • Aristênio Catanduva

            aonde eles rodam no final de semana????

            • Diego Berri

              No litoral claro… só vejo placa de fora nesses carros rodando por aqui.

      • Chap

        Apenas o mercado interno não sustenta uma fábrica dessas. Seria visando exportações, mas exportar não é com o Brasil por todos os problemas que comentei acima.
        E parece que isso tem piorado, pois veja que mesmo com o real muito desvalorizado o Brasil não consegue aumentar de forma substancial suas exportações.

        • Jr

          Fora a mão de obra cara e não qualificada para esse tipo de empreitada, a tesla teria que pagar altíssimos impostos e por cima teria que gastar uma grana preta para qualificar a tal mão de obra

          • Diego Berri

            Não vejo dificuldade a BMW especializou mão de obra facilmente aqui na fábrica de Araquari, inclusive capacitando a falar em inglês e alemão.

        • Murilo Schiefler

          “Arrumem todo o país primeiro, depois podem pensar nisso” essa frase nao faz o menor sentido pois se for pra esperar condições ideais nenhuma fábrica viria para cá, além de que a prória Tesla e inúmeras outras empresas nunca teriam saído do papel em seus países de origem. Na verdade muitas vezes a chegada de uma empresa como essa é que força movimento e melhorias em outros setores.

          Além disso incentivos fiscais (isenções e dinheiro que o governo nao tem de forma concreta) em um setor nao exclui investimentos (dinheiro real em caixa) em outro.

          • Chap

            A Tesla é mais do que uma produtora de carros, é uma indústria de tecnologia, o topo da cadeia dos setores. Esse tipo de empresa é sensível e não se instala em lugares onde as condições não sejam plenamente favoráveis para tal.
            Uma empresa dessas deseja países com infraestrutura ótima para rápida entrada e saída de mercadorias, sem burocracias, com fartura de mão de obra especializada, segurança jurídica, baixo custo de operação, entre outros. Se atrairmos uma Tesla pra cá será mais por sorte do que qualquer outra coisa. Antes é necessário fazer a lição de cada, arrumar o país para gerar as condições propícias que farão eles se interessar por nós. Enquanto isso podemos tentar trazer indústrias que não sejam tão complexas, para gerar algum incentivo para o desenvolvimento do país, como você comentou, mas lembrando que isso depende mais de nós, do povo, do nosso querer para mudar tudo isso que taí.

            • Sino Weibo

              Quem comparar o Brasil com os Eua, ou a Alemanha, ou até a China que é o país que mais incentiva elétricos? Sendo que aqui nem a lei que incentiva é clara? Só a Alemanha terá 3 fábricas de baterias chinesas, além das próprias que eles tem, todas as montadoras tem projetos e modelos elétricos, a Europa inteira ta mudando, vão instalar mais de 1 milhão de postos de recarregamento de elétricos pelo país. Nem preciso falar de EUA e China, pois os números dos dois países falam por si só. Agora o Brasil esta engatinhando nisso ainda, o Inovar Auto que poderia ter feito a diferença na época fez o país retroceder com protecionismo exagerado e nada de incentivos pra híbridos e elétricos, agora estão tentando recuperar o tempo perdido criando estes projetos absurdos?

        • Cláudio Modesto

          A Tesla inaugurou a fábrica da China em 8 meses, fico imaginando em quanto tempo o Brazilzil conseguiria entregar uma dessas. Um viaduto de 10m demora 12 meses…
          Na boa, isso não é pra nós.

          • Ernesto

            Você está comparando uma empresa privada com obras de responsabilidade do Estado.

      • Jeanphil

        Infelizmente, nunca vi nenhum Tesla aqui em SC…

        • Diego Lip

          Nem eu.

        • Bruno Maciel

          SC e SP tem bastante

        • Marcio Souza

          Nunca vi um sequer no Brasil.

          • Diego Berri

            Dá um olhada no canal do Dudu do backstage ele andou com im space x de um cara que tem 3 e cara mostrou tudo do carro.

      • Diego Berri

        Tem aproximadamente 30 Teslas no Brasil, em Jaraguá do Sul uma pessoa tem 3, dois model X e um model 3.

    • Renato Texeira

      Verdade. Com os inúmeros ataques do ministério da educação as universidades públicas, que é um dos poucos lugares do Brasil onde se desenvolve pesquisa e ciência, chega a ser uma piada a fala do deputado de “governo que investe em ciência”…

      • Leonardo

        Enquanto as Universidades Federais possuírem em seu corpo docente e reitoria aliienados da esquerda, sempre ficaremos atrás mesmo.

        • Diego Lip

          Mais de 90% das pesquisas científicas no Brasil vem de universidades federais, será mesmo que estão alienados? Cada comentário.

          • Diego, nos EUA e Japão, quase todas as pesquisas científicas e tecnológicas são feitas por empresas privadas e quase todas as 100 maiores universidades do mundo são privadas! E apesar do Brasil ser a nona maior economia do mundo em PIB, não existe nenhuma universidade brasileira entre as 100 maiores universidades do mundo! No Pisa, as notas dos alunos brasileiros estão entre as 10 piores! O modelo universitário brasileiro está falido!

            • Diego Lip

              Privatizando as federais seria pior, visto que menos de 10% investem em pesquisa. As nossas universidades federais podem não ser as melhores do mundo, mas de longe são as melhores do Brasil. O que querem fazer aqui é o sucateamento proposital.

              • Gran RS 78

                Ser as melhores do Brasil, que somos o último país no ranking de ensino não quer dizer nada, pelo contrário, tem que mudar urgentemente o sistema de ensino brasileiro, pois é só ver o baixo nível dos estudantes quando se formam e vão para o mercado de trabalho, que na maioria das vezes nem conseguem escrever direito e nem fazer contas simples de matemática.

            • Renato Texeira

              O problema é orçamento. Só para ter uma ideia, a Harvard (que está sempre entre as 10 primeiras nos Rankings internacionais) possui orçamento anual de aproximadamente 40 bilhões de dólares, enquanto a USP (uma das primeiras brasileiras nos rankings internacionais) tem orçamento de 4 bilhões de reais (cerca de 1 bilhão de dólares). Além disso, diferente do que ocorre nos EUA, as empresas daqui investem tradicionalmente muito pouco em desenvolvimento tecnológico e de pesquisa dentro das universidades (tanto públicas como privadas), preferindo comprar tecnologia de fora.

        • Renato Texeira

          Pelo contrário. Conheço o ambiente dentro de algumas universidades federais (tenho vários conhecidos que trabalham nelas) e o que menos têm é gente dita de esquerda, principalmente nos cursos de engenharia e da área médica. Não é porque os de esquerda fazem normalmente mais barulho dentro da universidade que estes são a maioria…

    • Mais outro que NÃO sabe nada de economia! É para vender para quem quiser e puder comprar, independente de ser um consumidor interno ou externo! O importante é que a Tesla (ou qualquer outra indústria) irá gerar milhares de empregos diretos e indiretos e criar várias outras oportunidades!

      • Sino Weibo

        Tu acha que esse mercado justifica o investimento?

      • Chap

        Você acha que a empresa pensa assim? Só vão para onde eles podem fazer muita grana. E como se ganha dinheiro? Produzindo e vendendo muito. Não é instituição de caridade.

    • vicegag

      Como a fabrica da Apple no Brasil ( Foxconn ), quase desaparecida ( se não já desapareceu ), este país não é atrativo para empresas.

  • Aristênio Catanduva

    Brasil quer banir carros a combustão em 2060 a Índia fala em 2030 já podemos saber quem leva esse investimento, sem falar que se o governo falar uma proposta que bane carros o eleitorado quadrupede do micto vai falar que aquecimento global é coisa de comunistas

    • Aristênio, tu estás equivocado! O PL 304/2017 pretende PROIBIR a venda de veículos movidos a gasolina e diesel a partir de 1º de janeiro de 2030 e a partir de 2040 será proibida a circulação de veículos com motores a combustão!

      • Cláudio Modesto

        Completamente utópico. Somos um país pobre, explorado e extremamente corrupto. Mudar a frota inteira em 20 anos não me parece razoável. Não temos um trem pra escoar a produção agrícola, imagina o resto.

        • Jr

          Esse tal de José é tão alienado e sem noção que não sabe que a própria anfavea disse que era impossível de ser implementar o que estava nesse PL em um espaço tão curto de tempo, mas é aquela coisa né, não tem argumentos, usa-se a tática de dar carteirada, dizendo que é investidor, tem 47 anos e todo aquele blá blá blá

          • E este Jr e sua turma do CONTRA a instalação da fábrica da Tesla no Brasil acreditam em tudo que o sindicato das montadoras já instaladas no Brasil, a Anfavea, diz.

            Jovens esquerdistas ingênuos….rs.

            Obs: esquerdistas adoram usar o termo “alienado”. Ou seja, se você não é de esquerda, a favor do nacionalismo econômico, dos sindicatos, dos trabalhadores e dos pobres, tu és um alienado….rs.

            • Jr

              hahahahaha, falow José sem argumentos, continua chamando todo mundo de esquerdista só porque não concordam com a sua tese furada e usando como justificativa de que é investidor, desculpa mais sua tentativa de carteirada falhou com sucesso. Acho que todo mundo entendeu que seria muito complicado, quase inviável, para a tesla aparecer por aqui nesse momento, por falta de prioridade( tendo em vista que a prioridade da empresa são EUA, CHINA E EUROPA) por falta de mercado, por falta de mão de obra qualificada, por falta de infraestrutura para carros elétricos e etc… , enfim, mas você alienado e mimadinho do jeito que é, vai usar como único argumento que as pessoas que não concordam com a sua tese furada, são esquerdistas

  • Luka

    E quem vai comprar se a Tesla vir? Sério, grande parte do povo brasileiro mal pode comprar um carro acima dos 6 digitos e esse deputado quer quer a Tesla venha pra cá? Tesla é uma marca de Luxo, se ela for vender seus carros por aqui, ela não vai gastar dinheiro aqui pra fazer eles, ela vai importar que sai muito mais barato pra ela, já que não tem público suficiente por aqui pra justificar vir a fabricar elétricos por aqui.

    • Tu não sabe nada de economia e seu pensamento é muito pessimista e esquerdista! Não interessa se quem irá comprar são os consumidores do próprio país ou de outros países! O que importa é que a Tesla no Brasil irá gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de várias outras oportunidades. A Tesla NÃO é um montadora de luxo! É uma montadora de carros elétricos que deseja massificar os carros elétricos. E mesmo que a Tesla fosse de carros de luxo, não haveria problema algum porque os consumidores de alta renda também tem seus direitos! A Constituição garante o direito de todos e não somente o direito dos mais pobres! Esquerdismo é BURRICE!

      • Sino Weibo

        Qual atrativo teria pra tesla fabricar no Brasil sendo que seu modelo mais barato custaria acima de 200 mil? Qual incentivo o governo esta oferecendo? Desconto na compra do carro elétrico? Isenção de IPVA? Rodizio? Que mais? Nao basta abrir as pernas para a empresa vir, tem de pensar no mercado consumidor. Se é que existe um aqui.

        • Sino, tu és mais outro esquerdista que odeia a iniciativa privada e o desenvolvimento econômico via capitalismo e LIVRE MERCADO! A Tesla deve saber quais são as vantagens de fabricar e vender veículos no Brasil e no mundo! E o mercado consumidor NÃO é só o Brasil! É o mundo!

          • Sino Weibo

            ahah capitalismo e livre mercado com investimento de multinacionais é fácil ne, quero ver investir em tecnologia propria. Tu sabe quanto o governo deixa de arrecadar para atrair estas empresas? Daria pra construir umas 4 montadoras proprias, só nos ultimos anos de renúncia fiscal para as montadoras.

            • Esquerdistas só pensam em aumentar a arrecadação de impostos, só pensam em fortalecer os governos e os estados em detrimento das pessoas físicas e das empresas privadas! Quem deve investir em tecnologias são as próprias empresas privadas e não o estado!

              • Sino Weibo

                Ah ta e vc acha que um projeto governamental para incentivar uma empresa estrangeira a vir para o Brasil, é provável que irão oferecer descontos, subsídios e empréstimo no BNDEs, por parte do GOVERNO, seria o que?

        • Jr

          O cara é um alienado, como não tem argumentos chama todo mundo de esquerdista

          • E você Jr acha que todo mundo que não pensa igual a ti é um alienado! Sou um investidor há mais de 20 anos e conheço muito bem como funciona o mundo dos negócios, a economia e as finanças! Nacionalismos econômicos é BURRICE! Cada país tem suas próprias vocações econômicas e é impossível um país ser bom em todos os setores da economia!

            • MonHoe

              Fala muito bem como investidor

      • Luka

        Tu nem me conhece pra me chamar de esquerdista. E muito menos sabe de economia ou qualquer coisa pelo que falou. Tu acha mesmo que a Tesla vai investir milhões num país que mal carro híbrido ta se popularizando? Tu sabe quantos empregos ia gerar por aqui se ela viesse?! Te garanto que não vai ser muito, porquê mesmo que por alguma chance ela viesse a fabricar seus carros por aqui, ia ser que nem BMW que só termina de montar o carro aqui, eles não iriam gastar milhões pra vir fabricar tudo num país subdesenvolvido, e a Tesla é sim Marca de Luxo, só procurar, até o carro mais acessível dela com os incentivos gordos do governo dos Estados Unidos sai por mais de 130 mil reais, e isso sendo fabricado e com os impostos dos Estados Unidos, imagina com os impostos absurdamente altos do Brasil?! Se tu quer comprar um Tesla compra, mas vê se cresce e vê que o mundo não é um pais das maravilhas, maioria das empresas é CAPITALISTA e a Tesla não vai gastar e perder seu CAPITAL pra vir fazer fabrica e vender carros dela “Made in Brasil” por aqui, única justificativa pra termos fabricas brasileiras de Fiat, GM, VW e outras generalistas é porquê seus carros precisam ser mais “baratos” para vender, marcas premium não precisam disso, e Tesla é uma delas. Então vê se ACORDA GAROTO porque não é assim que economia funciona.

        • Luka, o garoto aqui és tu com este pseudônimo de adolescente de internet. Sou investidor há mais de 20 anos e tenho 47 anos! Se o governo brasileiro está mesmo conversando com os gestores da Tesla e se ela vier a montar uma ou mais fábricas e/ou concessionárias aqui no Brasil, só o tempo dirá! Com certeza, os gestores da Tesla sabem de muitos dados e informações sobre as oportunidades e os riscos de se investir no Brasil e não será um ou mais críticos que irão impedir estas negociações de grandes empresas com os governos!

          • Aristênio Catanduva

            CONCESSIONÁRIAS e Tesla….. o cara já demonstra que não tem a minima noção do que está falando KKKKKKKKKKKKKK em MAIÚSCULO para você

            • MonHoe

              Tesla com concessionária foi ótima

          • Luka

            Okay i believe you (sqn)

      • Thiago

        Afirmar que TESLA não é montadora de luxo soa como piada, já que os principais concorrentes do seu produto de ENTRADA são BMW série 3, Audi A4 e MB classe C.
        Só para te informar, no mercado americano, carros acima de 35 mil dólares são considerados de luxo.
        Esse é um site de carros e não de POLÍTICA, então chamar outros de esquerdistas o levará ao BANIMENTO.
        “A Constituição garante o direito de todos” isso não está escrito em nenhum lugar na Constituição e até pelo contrário, a interpretação dada pelo STF é que não existem direitos fundamentais absolutos, nem o direito à vida é absoluto.
        Procure ler a Constituição antes de falar alguma coisa errada.

      • MonHoe

        Procure tratamento psiquiátrico vc ta precisando

    • Jr

      Seu comentário foi perfeito, teve dois alienados que não conhecem o país em que vivem que deram dislikes, provavelmente moram em algum condômino fechado da vida, sabe como é, o mundinho deles, bolha em que eles vivem, é diferente da realidade vivida pela maioria absoluta dos brasileiros

      • Joao Victor

        Exatamente, o segundo país mais desigual do mundo tem dessas coisas.

      • Jr, tu é outro esquerdista que NÃO sabe nada de economia e fica elogiando outros que também são ignorantes em economia! A economia é GLOBALIZADA e este discurso de ficar só falando e defendendo a parcela mais pobre da sociedade brasileira é limitado e equivocado! O Brasil e o mundo NÃO são lugares onde só vivem os mais pobres! Existem bilhões de pessoas no mundo que não são miseráveis! A classe média e os mais ricos também tem direitos constitucionais e necessidades que devem ser atendidas pelas empresas privadas e pelos governos! Os direitos são para TODOS e NÃO somente para os mais pobres, como os hipócritas e falsos esquerdistas gostam de dizer! Esquerdismo é BURRICE!

        • Darlan Dos Santos Oliveira Jun

          Amigo você falou muito e não disse nada. Acusar o amiguinho de ser esquerdista e não saber de econômia é muito fácil

          Aponte a bibliografia de onde tirou as informações da taxa de riqueza geral da população brasileira + custos gerais de importação de produtos e dos direitos da tesla + a estimativa de custo de se trazer a marca pra cá

          Sem uma planilha, sem fonte e sem indicação alguma de suas falácias toda e qualquer informação dita por ti é pseudo-econômia ideológica.

          Lembre-se que mesmo dentro da lógica distorcida da iniciativa privada NÃO existe oferta sem demanda e tem uma diferença entre “ser esquerdista” e ter 3 neurônios pra ver que existem negócios que não valem a pena

          Agora se conseguir trazer a fonte da estimativa de vantagem comparativa da possível atuação da tesla aqui com o que ganhariam se mantendo afastados do território nacional, ai estaremos falando outra história.

          • Jr

            Jantando cedo hoje Darlan? O meu comentário vai bem na sua linha, não sou esquerdista, mas faço uma pergunta ao sujeitinho alienado, teria demanda para os carros da tesla no MOMENTO ATUAL a ponto da mesma montar uma fábrica aqui? O Brasil tem infraestrutura suficiente para carros elétricos? A tesla teria interesse em montar uma fábrica aqui, sabendo que o mercado brasileiro no momento é minúsculo para carros elétricos? veja bem em nenhum momento eu disse que a tesla

          • Darlan, se você está criticando a lógica da iniciativa privada caracterizando-a de distorcida significa que és um esquerdista que adora o estado. Sou um investidor há mais de 20 anos e conheço muito bem o mundo dos negócios, a economia e as finanças. Aliás, nas ciências econômicas NÃO existe esta tal taxa de riqueza geral da população brasileira…..kkkkkkk……o teu discurso que é pseudo…..rs.

            • Miguel

              Cara, tú é chato!!!
              Vc não vai fazer a cabeça de ninguém com esse discurso agressivo e chamando todo mundo de esquerdista!
              Você não passa de um Fake, não deve ter nada na vida, o teu discurso de investidor é pobre e equivocado pra quem diz que tem 20 anos de conhecimento!

              A Tesla não vai fazer fábrica pra vender 5.000 carros por ano, não temos tecnologia, infra-estrutura, postos de recarga pra esse país continental, mão de obra então…
              Fora nossa economia, que continua patinando até sabe-se lá quando!

              As empresas que tem mais chance no momento são as que trazem hibridos ou elétricos mais em conta, que já tem presença no nosso mercado e podem importar se beneficiando do IPI, com certeza nosso mercado crescerá, mas será devagar.

        • Jr

          Parei de ler quando você me chamou de esquerdista que não sabe nada de economia

        • Sino Weibo

          Nem se o Brasil zerasse todos os impostos e desse todos os subsidios possíveis pra Tesla fabricar aqui e mais uns gordos emprestimos do BNDEs, que seria a única maneira de atrair uma empresa destas, ainda assim o Elon Musk pensaria duas vezes por uma coisa simples, economia de escala por demanda. Se eles já tem fábrica nos Eua, que exporta pra todo mundo, inclusive na América Latina, terão na China pra atender a Ásia e o maior mercado do planeta pra elétricos, e uma na Alemanha que atenderá todo mercado europeu, o Brasil atenderia o que? Kd a demanda mundial que vc cita que NÃO está sendo atendida?

    • Murilo Schiefler

      Cara, tu leu direito a matéria? Obviamente nao seria só para o Brasil. Uma fábrica aqui provavelmente produziria somente o Model 3, que compete com BMW 330i, Merc C300 e Audi a4 45, na faixa de 250 mil. Se for para abastecer america latina com certeza nao faria sentido produzir 150mil carros por ano, acho que uns 30-50mil seria mais realista.

      Mesmo que seja produção menor e que seja pra uma pequena parcela da população, é importante que o setor de carros elétricos seja impulsionado de algum jeito por aqui, se nao for agora, provavelmente daqui a uns 5-10 anos alguem vai trabalhar essa idéia e tentar trazer denovo.

      Além disso é normal que as novas tecnologias custem caro e alcançadas somente pela elite no começo, porém invariavelmente elas produzem um impacto, o custo diminui e entao tornam-se mais populares.

      • Luka

        30-50 mil você ta sendo otimista, estamos no Brasil onde nem estrutura para carros elétricos direito tem, se quiser a Tesla venha pra cá beleza, mas o que vai justificar querer que ela venha fabricar por aqui? Quase não vai vender o suficiente pra justificar fabricação por aqui e vai exportar pra onde? México? Eles já podem receber do próprio Estados Unidos, União Europeia o mesmo ou até de uma fábrica na Europa que sai mais barato, e China ja vai ter uma fabrica da Tesla. Me diga, que outro país vai ter com que o Brasil possa exportar carros da Tesla? Argentina?! Do jeito que aquele país ta em crise?! Seja realista, não tem razão pra Tesla gastar dinheiro pra fazer uma fabrica aqui, é muito mais barato e lucrativo importar dos Estados Unidos, vai ser mais caro? Vai, mas Tesla é caro de qualquer jeito é, se quer que os elétricos comecem a se popularizar, tem procurar marcas generalistas como Renault, Nissan, GM e Cia pra dar incentivos a carros elétricos, aumentar a quantidade de postos de recarga pelo brasil e principalmente dar descontos para os veículos elétricos para incentivar os consumidores a comprar um elétrico. Querer que a Tesla mude isso fazendo uma fábrica aqui não vai mudar nada nem em curto nem em longo prazo.

        • Sino Weibo

          O povo não entende que a Tesla é uma Apple dos carros, eles estão pouco se lixando para o Brasil. Eles só abriram na China porque tiveram muita liberdade pra isso, inclusive foi a primeira fábrica a abrir la sem joint-venture, e a China é de longe o mercado que mais vende e mais da subsidios para elétricos no mundo. O Brasil está longe disso, até nos BRICs o Brasil é o que menos da incentivo.

      • ricmoriah

        Há pouco mais de um ano, uma importadora independente trazia o Model 3 por R$ 195.000, mas com a alta do dólar, o menor preço agora é de R$ 269.000.

        • Aristênio Catanduva

          será que essa importadora não estava ganhando um desconto maroto de 6,300 dólares do governo americano dados na compra do Model 3

  • Julio Alvarez

    Por isso que outros países evoluem e o Brasil sempre no buraco. O próprio povo é assim, basta ver os comentários e likes.

  • André Martani

    Com certeza esse deputado seria um cliente em potencial. 🙄

  • Sino Weibo

    Se for verdade que o governo vai dar algum subsídio, apoio ou investimento pra essa empreitada, e mais fácil a chinesa BYD, que ja faz ônibus elétricos no Brasil, passar a fazer carros também, como na China. Eles estão esperando so isso. Ou talvez a JAC ou alguma outra chinesa. Agora a Tesla, duvido muito.

  • Mário Cavalcanti

    “Essa gente que está no poder” desde 1985 voce quer dizer. Traz a fábrica e logo logo estão investindo em mão de obra qualificada.

  • Joao Victor

    O a4 em 2019 vendeu míseros 552 unidades, o sedan Premium mais vendido 3700 unidades, agora imagine um tesla (que é mais caro e é uma tecnologia nova para os Brasileiros), vão construir uma giga factory pra produzir 3 mil unidade/ano ??kkkk

    • th!nk.t4nk

      Daí ao invés de Gigafactory seria Nanicofactory 😁

    • Aristênio Catanduva

      para efeito de comparação seria só as vendas da BMW 330, pois o preço do Tesla Model 3 sem incentivos do governo é 40.000 dólares

  • Zé Mundico

    Sinceramente, não sei até que ponto isso é viável, pois nosso mercado automotivo é bem limitado tecnologicamente, a logística é precária, o crédito é caro e para encurtar a conversa, o consumidor é liso.
    Basta dar uma olhada aqui mesmo no NA na lista dos 10 mais, e só veremos carros populares, a maioria 1.0 ou 1.4.
    Mesmo que o objetivo seja exportação, a realidade dos nossos vizinhos também é bastante desanimadora. Argentina falida, Venezuela catando caroço, Bolívia, Colômbia e Perú não apresentam escala suficiente para viabilizar o investimento….
    Sei não, acho que isso é mais um daqueles balões de ensaio que o governo lança para sondar o mercado e fazer uma propaganda meio marota para assustar as montadoras locais.
    Por enquanto, nem montadora chinesa quer fazer carro elétrico aqui. Alguém acha mesmo que a Tesla iria se arriscar por aqui?
    Vamos manter o pé no chão, garotada. Bravata nunca botou ninguém prá frente…..

    • Sino Weibo

      Sem contar que toda a América Latina tem parcerias próprias com N países e preferem sempre trazer de lá. Tem muito país latino que preferem levar modelos da GM, Toyota, Ford etc.. de fábricas da Índia, China, Europa, México ou Eua pq eles tem acordos e é mais fácil e mais rentável pra eles. A SAIC mesmo acabou de inaugurar uma nova rota marítima para seus produtos pelo Chile, Peru, Equador etc..

  • Cesar Penna

    Se a Tesla conseguisse um financiamento bacana para motorista de Uber pagar com a grana q economiza na gasolina e manutenção seria interessante. Um model 3 mais pelado ou um modelo inferior com isenções de imposto e venda direta para o consumidor final

    • th!nk.t4nk

      Vish nem nos países mais ricos da Europa isso funciona direito. Exemplo: na Holanda a associação de taxistas comprou 80 Teslas pra atender a cidade de Amsterdam. Foi um baita fracasso, pois boa parte da frota está sempre em manutenção (infelizmente a qualidade construtiva dos Teslas deixa muito a desejar), e o pós-venda da Tesla é terrível (pra não dizer inexistente, fora dos EUA). Até pra recarregar os carros os taxistas têm dificuldades, pois precisam retornar até a associaçao, já que apenas lá encontram os carregadores rápidos. Agora me diz: se em Amsterdam tá sendo bem difícil, como seria nas cidades brasileiras? Sem chance hoje. Mas Uber de 300 mil e sem infra-estrutura nenhuma no BR? Só se for pra atender meia dúzia de magnatas em Congonhas ou Guarulhos, e olhe lá.

      • Cesar Penna

        Uma iniciativa destas teria que
        ser baseada em uma operação privada, ou seja, a Tesla tocaria a operação. O papel do governo se resume à concessão de benefícios fiscais e incentivos à instalação da fábrica. A ideia é factível, não sei se viável. Vamos aos pontos:

        Autonomia e Recarga: uma autonomia atende a demanda diária do Uber que roda 12 horas tranquilamente. Deixar o carro carregando à noite se trabalha durante o dia ou durante o dia se trabalha a noite resolve esse problema.

        Peças de reposição: este seria um problema muito simples que só depende da Tesla se estruturar aqui para resolver. Até porque um carro elétrico apresenta uma necessidade de reposição de peças muito pequena perto de um a combustão.

        Viabilidade: Esse é o maior problema. Vamos supor que com os incentivos a Tesla consegue ter lucro vendendo o veículo a 150.000. O motorista paga 30k de entrada (20%) e fica 4 anos pagando 3000 por mês num total de 174.000 de amortização mais juros. Vamos supor que ele rode 200.000 km nesse período, uma media de aprox 137km por dia. Quanto ele irá gastar de energia elétrica no período? Quanto ele irá gastar de manutenção? Será que o motorista de Uber possui renda e está disposto a fazer um investimento longo prazo destes?

        Não tenho estes números, mas caso as respostas sejam positivas acredito ser possível sim. O Brasil possui um mercado de transporte por apps colossalmente maior que a Holanda e com um potencial de crescimento igualmente superior e sólido. Se a ideia der retorno é possível sim que a Tesla se arrisque.

      • Thiago

        Por falar em construção do Tesla, você viu nos EUA o GT-R que partiu no meio o model X?
        Tudo bem que foi uma batida violenta, mas partir um carro ao meio?
        O GT-R chegou a entortar a coluna dianteira e recuar motor, mas o cockpit estava íntegro.
        Se tivessem pessoas no banco traseiro do tesla tinham morrido certamente.

  • Rogério R.

    Tem que pensar primeiro no investimento e planejamento da infraestrutura de recarga em rodovias e cidades, enquanto isso não estiver bem estruturado eu não compro um carro elétrico.

  • Paulo Rogerio Gaeta

    Alguns comentários por aqui vão de mal a pior…
    Certamente, essa proposta para atrair a montadora a se instalar no país, visaria as exportações….

  • Henrique12

    Expectativa: Tesla.
    Realidade: BYD.

  • andrevilsonpereira

    será que justificaria a Tesla ter uma fabrica aqui? eu não acho os Teslas venderia bem a ponto de justificar uma fabrica aqui só se for para exportar para toda america latina e para os EUA porque para o Brasil não teria uma demanda tão alta por Teslas, lembrando a Tesla é uma empresa capitalista (ela não é amiguinha de ninguem) se não fizer lucro o Elon Musk simplesmente fecha a fabrica e abre para onde tem demanda botando na rua milhares de pessoas

  • Paulo

    Seria interessante mas inviável para a Tesla, mesmo com isenções e etc etc etc Usando o Model 3 na versão mais barata como exemplo, nos EUA custa em torno de 34mil dólares (sem taxa), convertendo direto já passaria dos R$ 140.000,00 mas sabemos que nunca chegaria nesse valor nem com algumas isenções. Então o volume de vendas seria pequena frente ao investimento necessário.

    • Aristênio Catanduva

      “34mil dólares (sem taxa)” na verdade a realidade é pior esse preço tem 6,300 dólares de incetivos do governo, o preço do carro é 40.000 que fica no mesmo patamar de Audi A4 Quattro, BMW 330 e Mercedes C300

      • th!nk.t4nk

        Lembrando que na China ele é vendido acima disso. Só é barato assim nos EUA mesmo. No Brasil eu esperaria algo com preços ainda acima da China, ou seja, na casa dos 50 mil (próximo do que é negociado de fato na Europa, por exemplo). Nem pra exportar valeria a pena.

  • Sino Weibo

    O triste é pensar que se o Inovar Auto tivesse sido pensado exatamente lá atrás pra se criar uma base pra tudo isso, hoje isso sim seria possível. Naquela época vários países faziam leis pra incentivar a tecnologia de hiíbridos e elétricos, e o Inovar Auto não zerou imposto nem deixou claro nenhum incentivo para estes modelos, apenas criou protecionismo exagerado e exigiu certa eficiência energética que já se conseguiria facilmente apenas mudando a alíquota do 1.0 para carros eficientes com seus motores 1.2, 1.3, 1.4 etc.. Se o programa tivesse pensado desta forma, hoje o panorama seria outro e não só já teriamos várias marcas de elétricos do mundo todo como sim a Tesla estaria pensando em abrir no Brasil, pois seriamos tipo o que a China é hoje, onde se projeta que 25% das vendas de carros novos seja de elétricos.

  • Cláudio Modesto

    O governador de Brasília quer fazer uma Disney no cerrado, qual será que sai primeiro?
    A Tesla ainda não inventou a carro pro nosso mercado.

  • Infelizmente, muitos comentários são CONTRA a instalação de fábricas da Tesla no Brasil! Parece que esta turma do CONTRA são pessoas que trabalham nas outras montadoras já instaladas no Brasil com medo da concorrência da Tesla e da perda de seus empregos! Sem muita competição, a economia não se desenvolve em benefício de todos!

    • Mr Tony

      Pois é. Vamos pras ruas bater panela contra essa ideia! QUEREMOS DIESEL! QUEREMOS DIESEL! Pô, uma Gigafactory aqui poderia abrir espaço para baterias domiciliares também!

  • Felipe Kai

    A Tesla nunca vai abrir uma fábrica no Brasil,caro pro brasileiro e a estrutura de carregadores é ridícula…sem chances

  • carnero

    Tomara que de certo!

  • oloko

    Seria excelente a abertura de uma fabrica da tesla no pais, além dos empregos, também traria uma visibilidade boa ao país se uma marca como a tesla se comprometesse a construir uma fabrica no país.
    Porém acho bem dificil pois no brasil o mercado da tesla é muito de nicho, e mesmo que fosse para exportar para o resto da américa do sul, quais os países que realmente tem condições de comprar tesla? Male mal o chile e lá deve ser mais barato comprar direto dos eua provavelmente. Infelizmente o país tem 0 estrutura para carros elétricos, e um povo com menos condições ainda de comprar seus carros.

  • Paulão

    Pessoal nos comentários discutindo demanda…
    Maior problema é abrir empresa, de qualquer tipo, neste hospício jurídico, tributário, sindical, etc e se pensar em exportação, enfrentar a precária infraestrutura e corrupção generalizada desse meio.
    Primeiro o Brasil arruma isso, depois a gente pode esperar com seriedade qualquer tipo de investimento estrangeiro na área de tecnologia e outras que sejam realmente importantes.
    Até lá, tudo que esses vagabundos fazem é pensando em eleição ou benefícios próprios…

  • leitor

    Se a produção for para o mercado interno basta um galpão. Pelo preço que tem, um carro por mês é vender muito no Brasa.

  • Peppa Pica

    “mão de obra qualificada,”…Kkkkk as CSS tem funcionários que na maior parte não conseguem trocar um simples óleo do motor….

  • Mr Tony

    Isso aí! Não merecemos fábrica da Tesla! QUEREMOS DIESEL! QUEREMOS DIESEL!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Vai chegar aqui por 300 mil modelo de entrada, piada.

  • Marcio Souza

    Acredito que ainda não tenhamos mercado para absorver a produção de uma gigafactory, mesmo exportando. Quem sabe daqui alguns anos quando o preço da bateria cair com alguma nova tecnologia.

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