Elétricos EUA Segurança Tesla Vídeos

Tesla: carros da marca poderão falar com pedestres

Tesla: carros da marca poderão falar com pedestres

A Tesla está preparando seus carros para falar com pedestres e até tentar evitar vandalismo dos veículos. Elon Musk usou as redes sociais para divulgar que os modelos da marca americana vão “conversar” com quem estiver fora e até criar “uma confusão épica para ladrões”.


Musk se refere a um sistema que acabou sendo divulgado na internet, onde duas pessoas estão a bordo de um Tesla Model 3 com os vidros abertos, quando está sendo filmado de fora. Ao cruzar com o pedestre, uma voz sintetizada diz: “Don’t just stand there staring, hop in.”

Não se sabe exatamente de onde veio o som, se foi do sistema de áudio – já que as janelas estavam abertas – ou do alto-falante de emissão de som de alerta (obrigatório para carros elétricos nos EUA). A princípio, a tecnologia utiliza o sistema Auto Pilot, que detecta a presença de pessoas no exterior do veículo, mesmo estas circulando ou paradas nas calçadas.


A função provavelmente está ligada ao alerta sonoro já mencionado, uma vez que é possível emitir frases e sons diferentes para o exterior, a fim de avisar os pedestres da presença do veículo. Aparentemente, Musk parece indicar algo além, talvez até mesmo parcialmente independente do condutor, caso este apenas aprove o envio de mensagens sem intervenção direta.

Isso fica muito claro na outra declaração de Musk, sobre ladrões. Os carros da Tesla vêm sofrendo diversos ataques nos EUA, a maioria com objetivo de simplesmente vandalizar os veículos, seja no carregamento ou mesmo com o automóvel simplesmente parado.

Para ajudar a evitar isso, a Tesla criou o Sentry Mode. Essa modo “sentinela” permite a gravação de imagens caso alguém force o conector plugado. Isso já aconteceu e o Model 3 captou claramente os agressores em Las Vegas, confira abaixo. No caso do alerta vocal, pode ser que ele funcione como aqueles alarmes “falantes” conhecidos aqui no Brasil.

[Fonte: Teslarati]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Bom, tem que ser algo decifrável para quem vai fazer vandalismo. Se for algo tipo “Por favor, caro meliante, sua atitude infringe o código civil e penal, podendo acarretar as penas aplicáveis”, o cara ignora. Tem que ser algo mais direto e sucinto, tipo “VAZA, MANO!”.

  • Holandês Louco

    Estou ansioso pelas customizações do sistema; exemplo:
    -Ooo, gox toza
    -Sai da frente, xis-frudu

    • Wendel Cerutti

      imaginei o mesmo , kkkkk

  • Maycon Farias

    Nossa que ridículo esses adolescentes que vandalizaram o carro. Extremamente ridículo. Um vandalismo gratuito idiota. Espero que tenham pagado pela justiça.

    • Alaor

      Essa é pro pessoal com síndrome de vira-latas ter a prova de que gente idiota e sem-educação tem em qualquer lugar, no primeiro mundo tá cheio deles também.

      • th!nk.t4nk

        EUA né. Um país de primeiro mundo bem ponto fora da curva, o pior pra citar como exemplo de gente civilizada.

  • Beto

    Seria legal o som das sirenes da polícia ou o riso sinistro do Coringa pra assustar os delinquentes kkkkkk

  • leitor

    Isso no Brazil non dar certo! Proibiram uma buzina vendida no Paraguay, non dar certo!

    • Beto

      É só desativar a voz no sistema

  • 1945_DE

    O pedestre corre na frente do Tesla. O Tesla dá aquela freada brusca e para. Ai a voz, completa. Quer morrer fila da ……? Arromb….

  • Miguel

    Eu quero saber é o que um fdp fod**do desses pensa pra querer quebrar o carregador do Tesla. Deve ser inveja de ter que se arrastar pela cidade com aquele (Civic?) ferrado deles, só pode.

    • Alaor

      É um Nissan Maxima com no mínimo 17 anos de uso. Um bando de muleques pobres de dinheiro, de espírito e invejosos…

    • th!nk.t4nk

      Nos EUA existe uma perseguição aos carros elétricos. Vivem quebrando os totens de carregamento também.

      • itmrn

        babaquice sem limites, porém mais comum do que imaginamos.
        Gente assim não chega a lugar algum.

  • Ⓜ️arcelo

    Genial a ideia!

    Tipo, agora, os pinguços norte americanos, quando estiverem embriagados na rua, terão mais uma opção! Além de conversarem com os cachorros, poderão conversar com um tesla kkkk

  • PAULÃO 🚬

    Pessoas que falam com carros estão praticamente no mesmo nível de insanidade de pessoas que transam com carros, penetrando-os inserindo sua genitália no cano de escapamento

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email