China Crossovers Elétricos EUA Mercado Montadoras/Fábricas Tesla

Tesla confirma Model Y para meados de 2019

Tesla confirma Model Y para meados de 2019

Elon Musk foi até Xangai para lançar a pedra fundamental de sua primeira grande operação industrial fora dos EUA, a chamada Gigafactory 3. A fábrica deve ficar pronto no meio do ano e a produção do Model 3 “made in China” vai ocorrer até o fim do ano, se não houver atrasos. O executivo sul-africano um alto volume a partir de 2020.


Na ocasião, Musk afirmou que antes do meio do ano, o Model Y será apresentado ao público nos EUA. De acordo com o bilionário, este crossover menor que o Model X será uma “revolução em fabricação”. O que se sabe é que ele será feito sobre a mesma plataforma do Model 3, o que deve cortar muito do custo de produção.

Sobre o local de produção, Musk disse que a Gigafactory 3 de Xangai será exclusivamente destinada ao mercado interno, desmentindo rumores de possível exportação de veículos para o Ocidente. A declaração do CEO da Tesla se refere também ao fato de que boatos diziam que a empresa buscava produzir o Model Y apenas na China, aliviando Fremont.

Tesla confirma Model Y para meados de 2019


Mas, através das redes sociais, Elon Musk confirmou que o Model Y será feito também na China, junto com o Model 3. Estranhamente, ele diz que Fremont produzirá somente as versões mais potentes da dupla de compactos da Tesla, o que novamente acende a questão da exportação.

O motivo para isso pode ser o fato de que EUA e China estariam comprometidos a acabar de fato com a guerra comercial entre os dois países, o que aliviaria a pressão tributária sobre os carros e facilitaria a importação americana de veículos chineses.

Além disso, Musk conseguiria reduzir o ritmo de Fremont e com ele os problemas na linha de produção robotizada e complexa. No caso do Model Y, ainda não se sabe se será montado na Europa, como fez a Tesla com o Model 3.

Tesla confirma Model Y para meados de 2019
Nota média 5 de 5 votos

  • Paulino Lino

    S 3 X Y : interessante!

    • Samluzbh

      Achei também!

    • Diego

      Ele tentou negociar com a Ford o nome “Model E”, mas não deu jogo. Aí usou o número 3. Acabou ficando mais “internético”.

  • Samluzbh

    Vai contratar ex funcionários da fabrica do Iphone?

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    No tocante aos veículos elétricos a China está despontando como o maior expoente desse mercado

    Seja com marcas próprias ( que são várias ) seja com a instalação da empresa automobilística Tesla

    Ademais se tratando de elétricos uma empresa automotiva que chama a atenção é a chamada BYD

    No tocante á tecnologia ela criou as baterias de Fosfato Lítio ( dos quais possuem várias vantagem )

    No tocante aos veículos : modelos Qin, Tang, Denza EV ( parceria com a Mercedes ) e suas ônibus !

    • Hodney Fortuna

      É uma tendência! O mercado de modelos a combustão não acabará mas, diminuirá muito nas próximas décadas. Os elétricos são a bola da vez.

  • tiago

    Como é que lança a pedra fundamental hoje e a fábrica fica pronta em 6 meses!?
    com produção ainda esse ano!?
    Me corrijam se eu estiver errado, mas não leva uns 2 ou 3 anos pra uma fábrica entrar em operação?
    Devemos dar muitos créditos à Tesla pelas enormes contribuições, mas o Elon Musk promete muita coisa que não entrega, em tempo, model y para o meio desse ano: ÇEI!!!!

    • Edson Fernandes

      E é por isso que o model 3 tem perdido a cada dia mais interessados. Todo mundo quer um produto de ponta, mas ninguem quer esperar mto para isso.

    • New World

      Algumas linhas de produção de células de bateria e de montagem de carros podem ficar prontas bem antes de a Gigafactory 3 estiver 50% terminada e eles ganharam muita experiência com a gigafactory de Nevada nos EUA e a outra Gigafactory de Fremont, tornando o processo muito mais rápido e eficiente, a Gigafactory de Nevada ainda não está 50% pronta e já estão fabricando milhares de peças importantes: motores elétricos, baterias e células cilíndricas de bateria, a Tesla é a melhor empresa de armazenamento de energia, produz powerwalls e powerpacks para entregar em qualquer país interessado

    • Mr Tony

      Na China eles levantam prédios (pequenos, mas são prédios) em semanas… Deles eu não duvido nada.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email